Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ovos fora do ninho

2 participantes

Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty ovos fora do ninho

Mensagem  Sonia Reis Dom 09 Dez 2018, 17:18

Boa noite, Sr Ferreira.
Tenho dois casais de diamante gould em gaiolas diferentes e de criações diferentes. Em ambos os casais verifico o mesmo problema: as fêmeas têm os ovos largados no chão da gaiola, ovos esse que têm uma casquinha muito fina e deformada. Já fui a uma loja mas não sabem me dizer o que devo lhes dar para estarem mais fortes. Dou-lhes papa amarela e grit em recipientes diferentes.

Sonia Reis

Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2018
Idade : 45
Localização : ourém

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Ferreira Seg 10 Dez 2018, 11:59

Bom dia Sónia Reis.
Começo por lhe dizer que uma das regras do Fórum e que não dispenso, aliás, é de lei, que se meta sempre o nome no fim de cada mensagem, portanto numa próxima agradecia que o fizesse.
Quanto à ajuda que me pede é simples de se resolver a questão dos ovos com a casca muito fina ou a ausência dela, isso acontece porque na maioria das vezes os pássaros em cativeiro não apanham Sol e por conseguinte não fabricam vitamina-D3 através dos raios UV para fixarem o cálcio no organismo. Vá a uma farmácia e compra um frasquinho de Vigantol (é vitamina-D3 para bebés humanos). Num comedouro para papas dos pequenos, mete papas que as comam todas em 48h. no máximo e deita 4 pingos sobre as mesmas e mexe-as mas só ao de cimo. Fazer isto durante 5 dias seguidos e depois de vez enquanto e fica com o problema resolvido com a questão da falta de cálcio no organismo, já ela mandar os ovos fora não! Isso acontece provavelmente porque a caixa ninho não é adequada ou então tem muito material para fazer o ninho propriamente dito dentro, dito isto, que ninho lhes meteu há disposição assim como materiais para fazerem o dito.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Sonia Reis Ter 11 Dez 2018, 08:44

Bom dia, sr Ferreira posso então misturar esse produto na ração deles? Tenho a sensação que eles não tocam muito na papa amarela para aplicar isso na mesma. Em relação aos ninhos, são rectangulares e têm uma "antecâmara", dispus fio de coco e eles fizeram o ninho. Envio aqui foto. Agradeço a sua atenção, um abraço,

Sonia Reis

Sonia Reis

Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2018
Idade : 45
Localização : ourém

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Ferreira Ter 11 Dez 2018, 13:09

Bom dia Sónia Reis.
Sim claro que mete 4 pingos numa quantidade de papa que a comam toda em 48h. (comedouro dos pequeninos), é o que dou aos meus quando isso acontece e na postura seguinte já vêm normais.
Se as papas forem secas, misture-lhes óleo de girassol a ponto de ficarem húmidas mas não em excesso.
Quanto ao ninho, foi a Sónia que meteu as fibras dentro da caixa ou foram eles que a levaram para dentro?
Provavelmente por os ovos terem a casca muito fina bicaram e conseguiram deitar os ovos fora.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Sonia Reis Qua 02 Jan 2019, 08:45

Bom dia, sr Ferreira

os goulds acabaram por ter crias, sendo que têm mais ou menos uma semana de vida. Os pais tem-se revesado no ninho, ou ficam os dois lá dentro. Acontece que na ultima noite dei com ambos os pais fora do ninho e de manhã ainda estavam fora do ninho. Tirei as crias para fora e tentei dar um pouco de papa amarela humedecida com agua, liguei o ar condicionado ( eles estão num canto da sala, perto de uma janela) porque receei que os pais os tivessem abandonado à fome e frio. Este receio veio-me porque o meu casal de periquitos fez isso nas duas ultimas ninhadas, às duas semanas de vida, as crias estavam mortas e os pais cá fora a acasalar de novo. Voltei a por os pássaros no ninho e reparei que a femea e o macho gould ao sentirem claridade da manha se abasteceram e foram para o ninho dar comida. Não sei se este comportamento de estar fora do ninho seja normal e se as crias aguentam a temperatura ambiente sem ter um dos pais lá dentro. Devo colocar a ama a cuidar deles ou mantenho os pais ?

Obrigado pela atenção e ajuda

Abraço

Sónia Reis

Sonia Reis

Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2018
Idade : 45
Localização : ourém

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Ferreira Qua 02 Jan 2019, 11:26

Bom dia Sónia Reis.
Teve sorte os pais voltarem a ligar aos filhos, o normal é eles abandona-los quando vejam que não se encontram no ninho em especial por um longo tempo, só se deve intervir caso os filhos não tenham comer nenhum no papo, também é normal eles passarem grandes períodos de tempo e inclusive dormirem fora da caixa ninho quando esta é pequena, se isso acontece antes da primeira semana de vida é mais que certo eles morrerem de frio, mas a partir dos 7 dias de vida e desde que a temperatura em casa seja na ordem dos 20º não há perigo de morrerem com frio.
Para ajudar a desenvolverem-se mais depressa, compre um frasquinho de Aminovit-L e vai misturar na água de beber no bebedouro 3 gotas durante 5 dias seguidos, depois dois dias só água limpa, depois mais 5 dias a Aminovit-L e só volta a meter Aminovit-L quando eles fizerem 30 dias de nascidos e mais duas semanas como recomendo, pois é nesta fase que eles se vão a baixo porque a fêmea começa a fazer nova postura e só são alimentados pelo pai até começarem a comer sozinhos.
Para compreender melhor
Os Goulds levam 14 dias exactos a encubarem os ovos a contar do ultimo ovo posto. Depois de nascidos e até serem independentes, a comerem sozinhos, levam 45 dias de vida, sendo que a partir dos 30 dias de vida já saem do ninho e só são alimentados pelo pai até terem 45 dias de vida. Sabe-se que isso aconteceu quando verificar que os diamantes do canto do bico secaram e caíram e que vão ao comedouro.
Que não lhes falte um comedouro com GRIT

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Sonia Reis Qua 16 Jan 2019, 10:42

Obrigado pelas dicas, um abraco

Sonia Reis

Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2018
Idade : 45
Localização : ourém

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Ferreira Qua 16 Jan 2019, 13:01

Bom dia Sónia Reis.
Eu não dou dicas. Tudo o que escrevo é exacto consoante o que me pedem descrevendo as situações.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim de cada mensagem, é obrigatório por lei.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

ovos fora do ninho Empty Re: ovos fora do ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos