Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crias de mandarim

2 participantes

Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Qua 31 Out 2012, 05:21

Boa noite Sr. Ferreira, como está?
No seguimento do topico criar bicos de lacre, e como lhe quero fazer umas perguntas dos meus mandarins, achei melhor criar este topico novo.
Os meus mandarins colocaram cinco ovos e nasceram 3 crias, têm cerca de duas semansa de vida, na alimentação tenho papa de ovo e mistura para exoticos, antes de nascerem dava de vez em quando maça e eles gostavam, posso continuar a dar agora com os filhotes?
Quando é que eles saem do ninho e se tornam independentes? Depois de sairem do ninho e de o limpar, posso coloca-lo logo novamente para os pais fazerem criação ou devo esperar um tempo? E posso deixar as crias com os pais até que idade?
A partir de que idade é que é possivel distinguir o sexo das crias?
Agora outro assunto, gostei muito de ver há uns dias um casal de diamantes babetes numa loja, e como a criação dos mandarins ate correu bem, e eu ainda tenho espaço para mais uma gaiola, gostava de saber se são aves de facil criação e as condições necessárias para os ter?
Desculpe estas perguntas todas de rajada.
Grande abraço, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Qua 31 Out 2012, 18:02

Boa noite Rui Nunes.
Os mandarins depois de nascidos saem do ninho mais ou menos aos 30 dias de vida mas continuam a serem alimentados em especial pelo pai e aos 45 dias já são totalmente independentes portanto desde que os veja a comerem bem pode-os separar dos pais.
Mais ou menos aos 35, 40 dias depois de nascidos a fêmea começa com nova postura, portanto assim que eles sairem pela primeira vez deve limpar a caixa e meter novos materiais.
Não sou da opinião que lhes dê maça porque pode azedar e lá se vão.
Quanto á criação de babetes, é como tudo, pode correr bem como nem por isso, sempre são mais complicados que os mandarins.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Seg 19 Nov 2012, 10:22

Bom dia Sr. Ferreira, como vai?
Os filhotes dos meus mandarins ja comem, mas ainda são alimentados pelos pais, no entanto a femea já tem seis ovos no ninho, a partir de que altura os filhos actuais são prejudiciais para a criação, ou seja há alguma altura em que os pais os queiram expulsar, pois eles ainda vão para o ninho, e já agora quando fazem a primeira muda, pois só nessa altura é que dá para ver o sexo não é verdade?
Muito obrigado, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Seg 19 Nov 2012, 12:02

Bom dia Rui Nunes.
Os filhos são prejudiciais há nova postura quando dormem no ninho e se este for pequeno meterem-se em cima dos ovos e consporcarem-nos.
Normalmente o pai corre com filhos machos e não com todos como devia ser, o esperto lol!
A partir dos 45 dias de vida pode-os tirar porque já são totalmente independentes.
A partir dos 4 meses de idade começam a fazer a muda e normalmente aos 6 meses já estão todos com a vestimenta de adulto, administre-lhes Aminovit-L para ajudar a fazerem a muda sem problemas e mais depressa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Ter 20 Nov 2012, 12:03

Bom dia Sr. Ferreira,
Peço desculpa. mas ontem esqueci-me de lhe perguntar se posso ou devo dar alimento vivo aos meus mandarins, se sim, sempre ou só na criação, e já agora que tipo de alimento, tenébrios ou também pode ser aquelas larvas usadas para a pesca?
Já pesquisei mas não obtive nenhuma resposta em concreto por isso o venho chatear mais uma vez e perguntar a quem sabe.
Muito obrigado, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Ter 20 Nov 2012, 15:46

Boa tarde Rui Nunes.
Para os Mandarins basta uma boa papa humida há base de ovo, mas se quiseres dar tenébrios e se eles estiverem habituados a comerem-nos melhor.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Sáb 01 Dez 2012, 10:31

Bom dia Sr. Ferreira, como vai?
Quando separei os filhotes dos meus mandarins, os pais já tinham seis ovos no ninho, passados dois ou três dias começaram a chocar, três ou quatro dias depois de começarem a chocar fui ver e tinham oito ovos, hoje fui ver novamente e já têm onze ovos, o que devo fazer?

Grande abraço, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Sáb 01 Dez 2012, 12:20

Bom dia Rui Nunes.
É simples, tira os ovos mais velhos porque não estão galados, basta olhar para eles e os recentes são mais branquinhos que os primeiros.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Sáb 15 Dez 2012, 22:21

Boa noite Sr. Ferreira, como vai?
Em conversa com amigos falámos em dar germinado aos mandarins, por isso fui pesquisar um pouco e apurei que uns aconselham e outros nem por isso, por isso gostava se possivel que o senhor me ajudasse, posso dar germinado aos meus mandarins e babetes, se sim a melhor maneira de o preparar e qual a parte do germinado a dar, ou melhor ao fim de as sementes germinarem quantos dias depois as posso dar, quais as sementes a usar, e ja agora acha que vale a pena isto tudo, já dou papa, sementes, grit e osso choco.
Tenho colocado à disposiçao broculos, mas eles não ligaram muito, acha que posso triturar um pouco de brocolos e misturar na papa de ovo, e colocar um pouco de cada vez, ou devo continuar a colocar os brocolos ate se acustumarem.
Muito obrigado, um abraço, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Dom 16 Dez 2012, 11:50

Bom Dia Rui Nunes.
Não sou apologista do germinado.
O germinado em si é um alimento muito rico em nutrientes uma vez que as sementes ao germinarem triplicam o seu valor nutracional só que tem um senão, apanham bactérias e bulores com grande facilidade mesmo tratado para que dure uns dias e com a humidade que anda no ar é fatal. Por causa do germinado, todos os anos vêm uma data de forenses pedirem ajuda por terem os pássaros a morrerem precisamente por causa de tal alimento.
Quanto aos brócolos, não é a verdura mais indicada para esse tipo de pássaro, dá antes e de vez enquanto uma folha de espinafre, nabiça, agrião, baldroega.
Nunca misturar seja o que for com as papas uma vez que as estraga num instante.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Dom 16 Dez 2012, 16:50

Boa tarde Sr. Ferreira, é por isto que quando tenho alguma ideia até gosto de pesquisar, mas antes de fazer seja o que for gosto de perguntar a quem realmente sabe, mais uma vez muito obrigado.
Se não nos falar-mos antes, um santo natal e prospero ano novo, abraço, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Ter 25 Dez 2012, 20:10

Boa noite Sr. Ferreira, como vai, espero que tenha tido um otimo Natal.
Isto da passarada é realmente viciante e como até me estou a safar bem com os meus mandarins e babetes, convenci a minha mulher a deixar colocar mais duas gaiolas na varanda, nas mesmas condiçoes das outras, protegidas da chuva, da geada, do vento, com sol de manha.
A dúvida está nas especies a escolher e que são os goulds, bichenov, bicos de chumbo e mascarados, as gaiolas terao 50*40*40.
Venho pedir o seu conselho sobre as duas especies que na sua opinião se darao melhor, quais as mais resistentes e que poderam fazer criação.
Se possivel das especies que escolher, gostava que me orienta-se a nivel de alimentação, cuidados e outras coisas.
Muito obrigado, grande abraço, Rui Nunes.





Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Qua 26 Dez 2012, 12:38

Bom dia Rui Nunes.
Para essas condições os Goulds estão fora de questão, entre as outras os mais resistentes são os bico de chumbo e os bichenov

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Qua 26 Dez 2012, 21:32

Boa noite Sr. Ferreira,
Por acaso estava a torcer que fossem os bichenov e os mascarados, pois eram os meus preferidos, mas como a sua opinião é fundamental e não desgosto dos bicos de chumbo, lá para a primavera vou tentar arranjar as aves, mais uma vez muito obrigado e umas otimas entradas.
Grande abraço, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Qui 27 Dez 2012, 12:33

Bom dia Rui Nunes.
Podes tentar com os mascarados, mas pela experiência que tive com eles achei os pássaros muito melindrosos e isto em aviário.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Seg 07 Jan 2013, 22:56

Boa noite sr. Ferreira como está?
Mais uma vez venho em busca dos seus conselhos, tenho os mandarins e babetes, e os mandarins têm cinco crias quase independentes, mas quando os comprei, a todos, o criador garantiu-me que não era necessário fazer qualquer tipo de tratamento, pois ele já tinha tratado disso, dou o complexo B todos os meses mas nunca fiz mais nenhum tratamento, e eles estáo otimos.
Lá para Março vou adquirir um casal de bicos de chumbo e um de bichenov, e queria saber se você me aconselha a fazer algum tratamento de prevenção às aves que ja tenho e às que vou ter.
Muito obrigado, abraço.
Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Ter 08 Jan 2013, 18:28

Boa tarde Rui Nunes.
Aos filhos quando os separares dos páis convém administrar pelo menos durante uma semana Aminivit-L, 5 gotas para 100ml de água.
Para os da futura compra, primeira coisa a fazer é desparasitar externamente e internamente as aves antes de as juntar no mesmo espaço que os residentes, pois podem trazer parasitas tanto externos como internos e infestar os outros.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Dom 27 Jan 2013, 22:12

Boa noite Sr. Ferreira, como vai?
Sr. Ferreira, os meus mandarins fizeram duas criações, da primeira tiveram duas femeas e da segunda tambem cinco femeas, ou seja so tiveram femeas, sera que calhou ou haverá algum motivo para so terem nasicdo femeas.
Muito obrigado, abraço Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Ter 29 Jan 2013, 17:07

Boa tarde Rui Nunes.
Olha há muitas teorias sobre a questão, uns dizem que tem a ver com a idade dos pais ou seja, os sexos tem a ver com a idade do mais novo dos progenitores. Outros dizem que tem a ver com a temperatura e humidade ou seja, tal como acontece com os repteis, umas espécies nascem mais fêmeas com temperaturas baixas e outras com a mesma temperatura nascem mais machos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Rui Nunes Seg 11 Mar 2013, 21:41

Boa noite Sr. Ferreira, como está?
Mais uma vez venho em busca dos seus conselhos, os meus manadrins ja vão na terceira criação seguida, quando estas crias tinham cerca de 4/5 dias fora do ninho, retirei o mesmo para que os pais tivessem descanço.
Mas dois dias depois de ter retirado o ninho, colocaram um ovo no comedouro da papa, já na criação anterior foi igual, eu deixei que fossem pondo os ovos e retirava-os, colocaram seis e depois passados alguns dias recomeçaram a por mais ovos e nessa altura com pena deles coloquei o ninho.
O que posso fazer para que os mandarins parem por um tempo, tenho medo que fiquem desgastados e morram.
Grande abraço, Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Ferreira Ter 12 Mar 2013, 12:17

Bom dia Rui Nunes.
Tira a caixa ninho, dá-lhes só alpista durante uns 3 dias e não dar papas aos pais. Em principio é quanto basta para pararem a postura devido a alteração na alimentação e deixarem de comer proteína animal (ovo da papa)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de mandarim Empty Re: Crias de mandarim

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos