Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luz Artificial Aves

5 participantes

Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Luz Artificial Aves

Mensagem  Paulo Cordeiro Qua 15 Dez 2010, 17:30

Boas Sr. Ferreira ,

Quero colocar luz artificial nas minhas aves porque tem pouca luz natural , o que me aconselha?

Saudações

cordeiro
Paulo Cordeiro
Paulo Cordeiro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/12/2010
Idade : 58
Localização : Buraca - Amadora

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Ferreira Qui 16 Dez 2010, 12:32

Bom dia Paulo Cordeiro.
Hoje em dia existe uma panóplia de sistemas e aparalhagens para eluminação dos aviários, tudo depende o que se quer gastar.
Eu no meu aviário tenho uma coisa simples e barata que consiste no seguinte:
Dois relógios temporizadores e duas lampadas, uma florescente de metro e outra de 7W.
Um dos relógios está ligado há de 7w para fazer o amanhecer e o entardecer, o outro relógio está ligado á florescente.
tenho o relógio da de 7w a ligar ás 7.00 horas e a desligar ás 7.45 horas, o relógio da florescente liga ás 7.30 horas e desliga ás 9.00 horas (isto porque tenho luz suficiente), depois o relógio da florescente torna a ligar ás 16.00 horas e a de 7w liga ás 19.00 horas, a florescente desliga ás 19.15 horas e a de 7w desliga ás 19.30 horas.
No primeiro dia os pássaros podem estranhar mas mal vêm a lampada de 7W acender já sabem que se vai apagar tudo e
recolhem Very Happy
Também pode fazer estilo faça você mesmo com uma placas que há á venda no SAI DA CASCA

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Paulo Cordeiro Qui 16 Dez 2010, 17:44

Boas Sr. Ferreira

Tudo certo,só tenho uma duvida , as lampadas ligam e desligam bruscamente ou os temporizadores desligam progressivamente, se sim, que tipo de temporizadores são e se pode postar uma foto dos mesmos !?

Tenho um mas desliga bruscamente, é como o que tenho no aquário.

Saudações

Cordeiro
Paulo Cordeiro
Paulo Cordeiro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/12/2010
Idade : 58
Localização : Buraca - Amadora

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Ferreira Sex 17 Dez 2010, 12:58

Bom dia Paulo Cordeiro.
Não são temporizadores mas sim interruptores com relógio, portanto desligam bruscamente. É tudo uma questão de eles se habituarem e podes crer que não fica nenhum fora do ninho eles ainda com a luz principal acesa mas mal vêm a mais fraca acender recolhem-se logo, o que poderá fazer é comprares uma destas placas sempre fica muito mais barato que um aparelho.
http://www.saidacasca.com/paginatipo41.asp?id=1383&ilingua=1&item=1105&idpai=13

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Paulo Cordeiro Dom 19 Dez 2010, 19:00

obrigado.

já tenho la uma de 7w, só que tenho-a ligada das 11h ás 19horas porque o sol bate mais ou menos até as 12horas.
Paulo Cordeiro
Paulo Cordeiro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/12/2010
Idade : 58
Localização : Buraca - Amadora

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Ferreira Seg 20 Dez 2010, 11:45

Bom dia Paulo Cordeiro.
Uma lampada de 7W não dá claridade nenhuma, porque ao menos não mete uma lampada florescente de 18W

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Paulo Cordeiro Seg 20 Dez 2010, 13:11

boas Sr. Ferreira,

Esta lâmpada e daquelas economizadoras equivale 40W e não é de 7 mas sim de 9w e dá uma luz suficiente , tanto como a de 18w fluor. o espaço também não é muito grande.


Paulo Cordeiro
Paulo Cordeiro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/12/2010
Idade : 58
Localização : Buraca - Amadora

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Ferreira Seg 20 Dez 2010, 16:10

Boa tarde Paulo Cordeiro.
Uma só lampada não dá uma vez que apaga-se de repente e ficam de fora, tem que arranjar outra mais fraca tipo vigilia de modo que faça penumbra para assim fazer de aviso que a principal vai apagar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Paulo Cordeiro Seg 20 Dez 2010, 16:35

ok! Sr. Ferreira

mas tenho alguma luz artificial exterior, isto é, aonde tenho os passarocos é na minha arrecadação que tem uma janela e por sorte está virada para um poste de luz da rua, logo os passarinhos não ficam totalmente as escuras, esta ainda da alguma luz, assim os pássaros conseguem encaminharem-se para onde quiserem!
Paulo Cordeiro
Paulo Cordeiro

Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/12/2010
Idade : 58
Localização : Buraca - Amadora

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Ferreira Seg 20 Dez 2010, 21:04

Boa noite Paulo Cordeiro.
lol!

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Rui Vicente Ter 21 Dez 2010, 15:14

Olá Amigos

Também eu já instalei luz artificail no meu viveiro. Os relogios que adquiri podem ser encontrados em qualquer casa de venda de material eléctrico.
Estou a fazer o amanhecer a partir das 7.00h com uma lapada de 7w depois liga a lampada de 18w as 7.45 esta ligada até 8.30 da manhã.
No periodo da noite tambem estou a prolongar mais uma horas de luz ás aves, neste caso liga a lampade de 18w as 4.30 e delsliga cerca das 20.00H, em simultâneo liga a lapada de 7w por volta das 19.45 que fica ligada ate as 20.15h.

Os relogios que utilizei são estes.

Luz Artificial Aves Relogios

Abraço

Rui Vicente
Rui Vicente
Rui Vicente

Mensagens : 17
Data de inscrição : 11/11/2010
Idade : 52
Localização : Alfundão - Ferreira do Alentejo

http://alfundao.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Ferreira Ter 21 Dez 2010, 15:37

Boa tarde Rui Vicente.
Embora nos 37 anos a criar pássaros em continuado só o ano passado é que comecei a utilizar mais claridade no aviário através de luz artificial e para já não vejo melhorias.
Os interruptores/relógio que tenho são desses, a lampada de 7w para fazer penumbra está metida dentro de um vaso das flores castanho de plástico que por sua vez tem a boca tapada com plástico azul claro Very Happy a luz principal é uma lampada 33w (metro) fluorescente.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  RC Seg 03 Set 2012, 23:12

Ferreira escreveu:(...) A lampada de 7w para fazer penumbra está metida dentro de um vaso das flores castanho de plástico que por sua vez tem a boca tapada com plástico azul claro. A luz principal é uma lampada 33w (metro) fluorescente. (...)

A lâmpada fluorescente que usa é especial para aves ou é uma comum?

RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Ferreira Ter 04 Set 2012, 12:53

Bom dia Ricardo Carvalho
é uma lampada economizadora de 7w, como está dentro do vaso a fazer de abajur e tapada com o plástico azul claro, não faz sentido ter-se uma lampada UV

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Luz artificial nas aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Ter 04 Set 2012, 13:01

Bom dia caros colegas, eu tenho uma placa dessas que faz o amanhecer e anoitecer mas isso só dá para lâmpadas incandescentes, (antigas), não dá para as fluorescentes, e já não é fácil se arranjar lâmpadas destas, eu como soube que ia deixar de fabricar comprei algumas lâmpadas para ficar de reserva, como é sabido as aves necessitam de alguns estímulos para criarem, pois não é á toa que criam, então o que temos de diferente nestas alturas do ano ????:
Melhor alimentação
Assim como uma melhora significativa do clima
Uma umidade relativa média/alta (dependendo dos anos)
Mais horas de luz
Este talvez a mais importante em termos de reprodução, porém, com as alterações climáticas que vivemos e com as chuvas, ou as secas perlongadas, tivemos variações drásticas da luminosidade, tanto no mesmo período de um dia, como a totalidade de variações mensais. Além disso, năo podemos esquecer do horário de verăo, pois as aves năo o seguem, e sim vivem em funçăo do período de luz. Sabemos também que qualquer alteração do clima ou alterações ambientais poderão causar desconforto ás aves e reduzir a fertilidade. Todos estes fatores ambientais influem nas aves por meio de estímulos luminosos captados pelos olhos delas. A retina é a região do olho sensível á luz. Ela se encontra na parte posterior interna do olho. A retina está composta por células denominadas bastonetes e cones, que captam a luz e por excitações nervosas estimulam o hipotálamo. O hipotálamo é um campo central do cérebro dos animais e é responsável, entre outras tantas funções, pela liberação dos hormônios reprodutivos. Os bastonetes e os cones têm a rodopsina como substância química. Quando a energia luminosa é absorvida pela rodopsina, esta é transformada em retineno. O retineno é formado a partir da vitamina A. Quando a retina se mantém exposta á luminosidade forte por períodos longos, a maior parte da rodopsina é transformada em retineno e vitamina A, e o olho estará pouco sensível á luz e assim não estimulará por sua vez o hipotálamo a produzir hormônios da reprodução. Quando há escuro total, este processo se reverte em rodopsina, fazendo com que a menor quantidade de luz estimule os bastonetes, e assim possa levar este estímulo até ao hipotálamo. Em casos de dias curtos, ou quando a iluminação natural está reduzida, poderemos utilizar a iluminação artificial para supri-la, mas não em quantidades absurdas, não deixando as aves descansarem, no meu caso eu tenho a placa mas só no inicio de Outubro começo aos poucos a introduzir mais horas de luz para estimular a reprodução, (Diamantes de Gould no meu caso), tenho 2 lâmpadas (philips softone soft white 100w) para fazer o amanhecer/anoitecer, e duas florescentes de arcadia que acendem logo que as outras atingem 100% de luminosidade apagando em seguida, para mim, nesta altura do ano eu acho que ainda não necessitamos de mais horas de luz se compararmos em habitat natural na Austrália temos, (Nascer do sol - 06:51/Por do sol – 18:43 = a), 11h52m11s de luz, em Portugal nesta altura do ano temos 13 horas de luz, se compararmos as tabelas de luz relativas a Portugal/Austrália só lá para o final de Setembro temos exatamente as mesmas horas de luz nos dois países, que em Portugal vão encurtar e na Austrália vão almentar ao longo dos meses, o que faço é tentar levar a luminosidade baseado nas tabela da Austrália tentando igualar as mesmas horas do habitat natural, assim como uma alimentação que vai ficando mais/menos calórica gradualmente, este é o 3 ano que o faço e para ser sincero, (como o senhor Ferreira o diz) acho que eles também criam bem sem tudo isto, pois criei muitos anos sem iluminação, mas pronto actualmente é como faço… (Mais informo que isto é o procedimento desenvolvido por mim que não digo que é melhor ou pior que os outros e cada qual faz como quer e entende que é melhor para o bem estar das suas aves)… Very Happy
Melhores cumprimentos a todos
Hugo Miguel
Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  RC Ter 04 Set 2012, 16:59

Ferreira escreveu:Bom dia Ricardo Carvalho
é uma lampada economizadora de 7w, como está dentro do vaso a fazer de abajur e tapada com o plástico azul claro, não faz sentido ter-se uma lampada UV

Um abraço, Ferreira

Olá Sr. Ferreira,

Obrigado pela sua resposta, mas a minha questão referia-se à sua luz principal que refere ser uma lampada 33w (metro) fluorescente.
Esta é específica para aves (tipo Arcádia) ou é uma normal de luz branca?
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Luz Artificial Aves Empty Re: Luz Artificial Aves

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos