Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Registo de aves

4 participantes

Ir para baixo

Registo de aves Empty Registo de aves

Mensagem  Rui Ferreira Sex 08 Fev 2013, 01:35

Boas

Queria saber se ainda é possivel fazer a legalização das aves? Quero ter tudo legal !!! Comprei aves a um senhor que nao tinha nada de papeis, algumas aves tem anilha outras nao!

Cumprimentos

Rui Ferreira

Rui Ferreira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Ferreira Sex 08 Fev 2013, 12:41

Boa tarde Rui Ferreira.
Não sei como estão no ICN em termos de facilitismo, por isso nada como entrar em contacto com um dos responsaveis pela legalização.
DCGB/UACI
António José Salvador da Palma
Rua de Santa Marta, n.º 55, 3.º sala 3.09
1150-294 Lisboa
Telefone: 213507900
Extensão 1332
UACI - Antonio Palma <palmaa@icnb.pt>

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty registo d aves

Mensagem  Rui Ferreira Sex 15 Fev 2013, 11:24

bom dia.. Sr. Ferreira

Só hoje consegui falar com a responsável do registo, visto que o Sr.Antonio Palma já faleceu

Falaram-me que o registo das aves por duas testemunhas já passou, era até dia 05/12/12, mas disseram que ainda dava tinha era que pagar uma coima de atraso, e aí fiquei com
medo, mas a senhora disse que ainda não havia valor defenido porque não tinha saida nada no diário da republica.

Vou me deslocar ao ICN para clarificar toda esta situação

Cump.

Rui Ferreira

Rui Ferreira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 08/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Registo de Aves

Mensagem  antonio.cvalmeida Sáb 25 maio 2013, 22:18

Boa Noite,

Gostaria de saber o que devo fazer para registar o meu papagaio que tenho desde 15 Março de 2004.
O papagaio foi adquirido sem factura, tem anilha aberta com a menção "ARG", presumo que seja proveniente da argentina.

Não estou inscrito em nenhuma associação.


Obrigado

António Almeida

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Ferreira Dom 26 maio 2013, 12:28

Bom dia Sr. António Almeida.
Segundo o que sei e está escrito no tópico anterior ao seu do Sr. Rui Ferreira, os registos das aves para as não legalizadas terminou em 05-12-2012, mas que poderiam degalizar pagando uma multa.
Se a anilha que o pássaro tem só tiver letras não é válida uma vez que alem do país de origem têm que ter um número de serie e ano de nascimento. Se assim for entre neste sitio http://www.anilhas.com/site/ e peça para lhe gravarem em uma anilha de 11mm (amazona aestiva) aberta, um número de série qualquer mas com o ano de 2004 e ARG (exemplo ARG-04-055) e entre em contacto com o ICNF e pergunte como deve legalizar o pássaro.

Rua de Santa Marta, n.º 55, 3.º sala 3.09
1150-294 Lisboa
Telefone: 213507900

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Registo de Ave

Mensagem  antonio.cvalmeida Qua 29 maio 2013, 11:11

Bom Dia,

No seguimento à questão anterior, agradeço desde já a informação fornecida, e de forma a complementar a correcta informação que consta na anilha da ave (uma vez que estive a interagir com ela), deu para tirar a informação toda que consta na anilha.

A anilha tem a seguinte informação:
AR-08036

Será que a informação é:
AR - Argentina
08 - mês de Agosto
03 - Ano de 2003
6 - regerência

Eu adquiri em 2004, e era bastante jovem, por isso lanço o ano de 2003 para "03"

Será assim???

Esta anilha é válida???

Obrigado

António Almeida

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  avilandiapt Qua 29 maio 2013, 12:29

Olá,

Estamos a falar de que espécie?
As anilhas de identificação para efeitos de controlo CITES (importação, exportação e registo) não têm obrigatoriamente de ser "iguais" às anilhas de criadores, pode ser apenas um números seriado dependendo dos serviços e processos de registo.
Aliás, a "obrigação" é que tenham uma anilha fechada inviolável.
De qualquer forma, falando com o ICNF (sei que nem sempre é fácil...) podem esclarecer isso.

Cumps.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Registo de Ave

Mensagem  antonio.cvalmeida Qua 29 maio 2013, 13:13

A especie é aestiva xanthopteryx, anilha aberta (grampo a fechar), ave de importação do ano de 2003.

Obrigado

António Almeida

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Ferreira Qua 29 maio 2013, 14:41

Bom dia António Almeida.
Foi como lhe tinha dito anteriormente, desde que tenha a sigla do país, um número de série e ano é o que lhes interessa.
Pelo menos na Europa as anilhas quer sejam anilhas federadas ou não federadas não consta a inscrição do mês.
Segundo a lógica essa anilhar quer dizer:
PAÍS AR - ANO 08 - Nº da ANILHA 036
O amigo Ricardo M. que se pronuncie sobre a matéria uma vez que já foi dirigente de uma Federação e tratou precisamente de anilhas da dita Federação.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Registo de Aves

Mensagem  antonio.cvalmeida Sáb 08 Jun 2013, 13:11

Boa tarde,

Gostaria de tirar algumas dúvidas:

Comprei um amazonas aestiva, anilha aberta e com declaração de cedência do criador.

Na declaração consta o nome cientifico e o nº da anilha, com o seguinte modelo e numeração:

Amazona Aestiva Anilha 512MNº010
(Femea) cites nº pt/c1230/2007

....

E hoje verifiquei que a anilha do passaro não tem a mesma referência????

O que consta na anilha fisica que esta no passaro é um logo que não consigo decifrar seguido de VA 24253


Agredeço a vossa ajuda de forma a resolver esta embrulhada, poderei legalizar a ave assim????

MAis informo que apenas me foi entregue a declaração de cedência, não tenho cópia do cites, nem factura.


Muito obrigado

Carlos Silva

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Ferreira Sáb 08 Jun 2013, 17:00

Boa tarde Carlos Silva.
Com esses dados falsos só tem uma coisa a fazer, entrar em contacto com quem lhe vendeu o pássaro e exigir a decomentação exacta do pássaro para poder pedir o CITES.
Anilhas abertas segundo a lei não são válidas contudo, sei de casos que deixaram passar desde que a mesma seja em aço inoxidável e que conste país, número de série e ano
Pelo menos na declaração de cedência tem que constar os caracteres da anilha do pássaro, assim como as referências dos pais e respectivos Números CITES. Se a declaração for acompanha com uma fotocópia do registo CITES do casal melhor.
se a anilha só tem o que escreveu não é válida uma vez que nada diz, pois não se sabe se o que está gravado é um código de criador, se as iniciais e um número de série.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  antonio.cvalmeida Sáb 08 Jun 2013, 17:52

Boa tarde Sr Ferreia,

Desde já obrigado, pela pronta resposta.

O criador diz que a ave tem 8 anos e que foi legalizada na fase de transição da lei do registo de aves. De qualquer forma a declaração nao coincide com o N da anilha.

Ao legalizar a ave pela declaração passa a responsabilidade para mim pois estou a legalizar uma ave com base numa declaração que nao coincide com a anilha da ave.

Se a ave foi realmente legalizada nao vejo a razão desta descrepancia.

Mesmo que o criador altere a declaração (só vejo esta viabilidade de erro) necessito sempre de factura, correcto?????


Obrigado

Carlos

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Ferreira Sáb 08 Jun 2013, 21:50

Boa noite Carlos.
O Registo CITES é um documento unico, tal como o número do nosso bilhete de identidade, se uma ave transitar de dono, o que muda no registo é o nome do novo dono.
Se de facto o antigo dono legalizou a ave, então ele que lhe dê uma fotocópia do registo mas a coincidir com os caracteres da anilha que a ave tem, juntando a declaração de cedência nada mais é preciso para a passar para seu nome a não ser que o antigo dono seja criador registado no ICN, nesse caso sim tem que lhe passar uma factura.
Segundo o que me dá a entender ele registou aves mas não essa, provavelmente foi comprada depois do registo ou não tinha anilha e meteu-lhe uma qualquer e agora quiz desfazer-se dela para não lhe virem pedir responsabilidades caso lhe apareça em casa os inspectores do ICN ou os SEPNA

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Registo de Aves

Mensagem  antonio.cvalmeida Seg 10 Jun 2013, 17:31

Boa tarde Sr. Ferreira,

Agradeço desde já a sua disponibilidade.

No seguimento de contacto com o criador, informou que houve um erro na colocação da anilha (troca co outra ave), mesmo que houvesse, as siglas da anilha nada tem a ver com as siglas do criador.....

Enviou a cópia do registo da ave do ano de 2008, onde consta também outras aves, realmente vem lá a numeração da anilha que está na declaração de cedência.

O criador propos pedir uma anilha aberta com o nº que vem na declaração de cedencia e do registo de 2008, retirando a que esta no paasaro e colocar a nova.

Acha que devo aceitar, ou simplesmente entregar a ave.

Obrigado Sr. Ferreira.

Carlos

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Ferreira Seg 10 Jun 2013, 18:27

Boa tarde Carlos
Como lhe tinha dito anteriormente, a lei é explicita (aninlha fechada), contudo há funcionários que aceitam anilha aberta desde que a mesma lhes seja declarada.
Nada como telefonar para o ICN e pedir um conselho sobre a questão.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  antonio.cvalmeida Seg 10 Jun 2013, 19:01

Boa tarde,

Se bem entendo, mesmo que o registo seja de 2008, a anilha tem de ser fechada, correcto?

Na cópia do registo a informação que a anilha é aberta ou fechada, nada consta, essa informação pode ter sido dada, não se sabe é como.

Mas de qualquer forma eu pensava que quem tinha aves, sem anilha ou com anilha aberta poderiam ser registadas até Janeiro de 2010, se fosse assim bastaria saber se a ave foi registada com anilha aberta.

Se telefonar ao ICNB poderei trazer problemas ao criador, pois fundamentar que houve erro na anilhagem com um número que nada tem a ver com o criador poderá dar confusão.

O mais simples e de forma a não ter problemas com a ave no futuro será entregar a ave ao criador, a sensação que tenho é que estão a despachar a ave para limpar, engano de anilha por troca com outra ave não me parece uma justificação natural e obvia.

Agradeço a sua opinião, não acha que será melhor entregar e esquecer?

Obrigado

Carlos

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Ferreira Seg 10 Jun 2013, 19:17

Boas novamente.
Sim correcto, o que o ICN aconselhava para aves que não tivessem anilha era serem chipadas, havendo funcionários que por haver aves pequenas para um chip aceitavam anilhas abertas mas na requisição do CITES tinha que ser declarado anilha aberta e o motivo.
Quanto ao resto, não empurre para cima de mim uma coisa que tem que ser o Carlos a resolver.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  antonio.cvalmeida Seg 10 Jun 2013, 21:14

Boa noite,


Obrigado Sr Ferreira,

Abraço

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Registo de aves Empty Re: Registo de aves

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos