Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acasalar roseicolis

2 participantes

Ir para baixo

Acasalar roseicolis Empty Acasalar roseicolis

Mensagem  Rui ramos Seg 19 Dez 2016, 15:50

Boa tarde Sr. Ferreira,

Tire-me uma dúvida por favor, tenho um macho roseicolis com aproximadamente oito meses, à dois meses atrás adquiri uma fêmea para acasalar com ele. Ora, ele ainda era novo mas a fêmea pelos vistos já era mais velhinha, nestes dois meses que estão juntos nada aconteceu entre os pássaros, a não ser quatro ovos que ela pôs no fundo da gaiola que obviamente não estão galados. Queria saber em primeiro lugar se lhe tiro os ovos. E depois,visto que ela pôs os ovos no fundo da gaiola porque ele não a deixava ir pra dentro do ninho, se tiro o ninho ou separo os pássaros, o que devo fazer?
Muito obrigado pela atenção.
Com os melhore cumprimentos,

Rui Ramos

Rui ramos

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/02/2016
Idade : 56
Localização : Deutschland

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalar roseicolis Empty Re: Acasalar roseicolis

Mensagem  Ferreira Ter 20 Dez 2016, 13:03

Bom dia Rui Ramos.
Seja que agapornis for, os machos só são adultos com 2 anos, no entanto quando bem tratados e com uma ajudinha de Vitamina-E, já galam com 18 meses, portanto só para o ano é que formará casal. As fêmeas, igualmente só são adultas com 2 anos, no entanto já criam com 1 ano. se uma fêmea com um ano estiver acasalada com um macho adulto, metade da criação poderá vingar porque é o macho que ao ir levar comer para a fêmea para depois dar aos filhos, repara que estes estão com fome e como a fêmea por ser nova, (tal e qual como uma menina humana de 14 anos parir e não saber tratar do filho), deixa o macho alimentar as crias. Quando as fêmeas já são adultas e a partir do momento que os filhos nasceram, só ela é que alimenta as crias com o comer que o macho lhe leva, só saindo uma vez por dia, normalmente há tardinha para defecar e melhor se alimentar.
Os machos, quando jovens têm tendência de fazerem território, é o que o seu anda a fazer ao não deixar a fêmea ir para a caixa, quando têm 18 meses, começam a fazer a corte hás fêmeas acabando por acasalar com uma, só que depois não levam comer hás fêmeas e estas se forem adultas acabam por saírem da caixa para irem buscar comer e aqui pode acontecer duas coisas, o macho entrar na caixa, matar as crias e revirar o ninho para a fêmea fazer outro e ficar pronta para nova galação, ou a fêmea ao aperceber-se das intenções do macho não sair da caixa e as crias acabarem por morrerem há fome.
Sendo roseicollis, para fazerem o ninho propriamente dito, arranje caruma de pinheiro em especial pequena e verde para facilitar a fêmea no transporte para a caixa (espeta as agulhas nas penas das costas e leva-as para a caixa.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalar roseicolis Empty Re: Acasalar roseicolis

Mensagem  Rui ramos Seg 26 Dez 2016, 13:18

Boas sr. Ferreira,

Visto  não comemorar o Nascimento do Menino desejo que todas as outras festa sejam felizes. Wink
Venho desta feita falar dos Fischer. É normal a fêmea ter posto 6 ovos sem que tenha transportado nada pra dentro da caixa? E porque aconteceu isso? Pois tenho sempre material no fundo da gaiola para ela utilizar tal como feno, caruma, palha, etc. E o que devo fazer, deixo estar como está ou tento outra coisa, tal como colocar lá dento eu o material? Não me parece aconselhável mas sempre era uma ajudinha Very Happy Very Happy Very Happy

Fique bem sr Ferreira
Um abraço

Rui ramos

Mensagens : 7
Data de inscrição : 25/02/2016
Idade : 56
Localização : Deutschland

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalar roseicolis Empty Re: Acasalar roseicolis

Mensagem  Ferreira Seg 26 Dez 2016, 15:09

Boa tarde Rui Ramos.
Isso das fêmeas sejam de que espécie for fazerem posturas sem fazerem ninho é sinónimo de não estar acasalada com o macho, causas para isso, são muitas, o macho e a fêmea serem novinhos, ambos estarem doentes ou só um deles, a alimentação não ajudar no estimulo há reprodução, por estarem juntos com outros. Penso que esses ovos não estão galados, qualquer das maneiras, caso veja a fêmea a ir para a caixa, daqui a 5 dias, com o auxilio de um mira ovos, ou de uma lanterna das de fechadura (pequenas) observe os ovos a ver se vê os embriões (ponto em sangue e raios de sangue), caso afirmativo não mexer mais até as crias tiverem uma semana de vida. Caso não veja nada dentro do ovo, pode tirar os ovos porque mesmo que ela esteja no choco os mesmos estão goros.
Quanto ao resto e sem ofensas. Não festejo os anos dos meus filhos, portanto muito menos o filho de um outro e que nasceu há 2016 anos lol!
Boas saídas e melhores entradas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11843
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Acasalar roseicolis Empty Re: Acasalar roseicolis

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos