Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Melros e pardais

2 participantes

Ir para baixo

Melros e pardais Empty Melros e pardais

Mensagem  Sónia Ferreira Qui 14 maio 2015, 16:14

Boa tarde Sr. Ferreira,

Após algumas pesquisas na net, para tentar dissipar as minhas duvidas, acabei por encontrar este seu fórum no qual agora me registei.

Gostaria de lhe fazer uma pergunta relativamente à alimentação dos melros e dos pardais.

Estas duas espécies existem em abundancia no jardim de minha casa. Assim, tenho andado a pensar em adquirir 1 comedouro e 1 bebedouro de exterior, para colocar no meu terraço.

Contudo, gostaria se saber o seguinte: eu sei que aos melros, para além de comida para insectívoros, também lhe posso dar fruta.

Mas e aos pardais? Que tipo de comida devo comprar?

Há algum problema se, apesar de no comedouro eu separar as comidas, uns acabarem por comer a comida dos outros? Ou será melhor comprar 2 comedouros?

Grata pela sua atenção

Sónia Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Melros e pardais Empty Re: Melros e pardais

Mensagem  Ferreira Qui 14 maio 2015, 19:05

Boa tarde Sónia Ferreira.
Se calhar somos parentes e não sabemos Very Happy
Uma das regras do Fórum que não dispenso e meter-se sempre o nome no fim de cada mensagem, portanto agradecia que numa próxima o fizesse.
Quanto ao que me pede, os pardais comem tudo, no entanto fazem uma alimentação diferente por épocas como a maioria dos pássaros, ou seja, na época de criação (Março até Julho) precisam de proteína animal, fora disso, se lhes meter uns pedacinhos de pão comem, se lhes meter comer de pássaros exóticos ainda melhor.
Como são aves selvagens preferem sítios e comedouros abertos, basta meter o comer em simples pratos de vasos de flores de preferência da cor do barro. A fruta é que convém ser metida noutro recipiente porque acaba por se estragar e contaminar os outros alimentos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melros e pardais Empty Re: Melros e pardais

Mensagem  Sónia Ferreira Qui 14 maio 2015, 19:50

Ola Sr. Ferreira,
Obrigado pela sua resposta.
A minha ideia é comprar um comedouro daqueles que são de pendurar, abertos, tipo uma pequena casa com telhado.
Acho que vou colocar metade com comida de melro e outra metade com comida para os pardais. Assim os pequenos não se zangam

Sónia Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Melros e pardais Empty Re: Melros e pardais

Mensagem  Sónia Ferreira Sex 15 maio 2015, 12:09

Bom dia Sr. Ferreira,

Desculpe mas só agora vi que a minha resposta de ontem, não sei porque razão, não saiu completa.

Enviei do telemóvel e devo ter feito algo de errado.

Grata pela sua atenção. Vou dando noticias.

Sónia Ferreira

Sónia Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Melros e pardais Empty Re: Melros e pardais

Mensagem  Ferreira Sex 22 maio 2015, 13:15

Boa tarde Sónia Ferreira.
A resposta é atrasada mas actualizada.
Não vá atrás dos documentários e filmes americanos, isso que pretende meter é mais um enchuta pardais que outra coisa.
De facto vê-se casinhas e outros adornos/comedouros nesses documentários mas são para aves que têm hábitos alimentares nas arvores, (chapins, cardeal e no Sul os colibris o que não é o caso dos pardais ou dos melros.
Os pardais, comem sempre no chão de preferência em espaços abertos para poderem fugir ao menor perigo, até mesmo no campo em cearas, primeiro esgravatam as sementes da planta para o chão e depois vão ao chão para as comerem.
Os melros, esses também comem no chão mas de preferência escondidos, os frutos fazem o mesmo que os pardais, e o restante alimento, esgravatam no chão á procura.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Melros e pardais Empty Re: Melros e pardais

Mensagem  Sónia Ferreira Sex 22 maio 2015, 14:38

Boa tarde Sr. Ferreira,

Obrigado mais uma vez pela sua resposta.

Apesar de eu ter um terraço mais do que suficiente para colocar comedouros / bebedouros no chão do mesmo, o meu problema são os gatos vadios que por lá aparecem.

Ou seja, o meu terraço é ao nível do rés-do-chão, virado para o jardim das traseiras do empreendimento, o que permite que, pelo menos um gato vadio, que é alimentado e tratado por mim há já alguns anos, suba com facilidade para o mesmo. Para além disso, aparecem outros gatos no jardim propriamente dito.

Por isso, tenho receio de que se colocar comida no chão, os pássaros corram mais riscos de serem apanhados por algum gato.

Dai ter pensado em colocar comedouro o mais alto possível.

Mas se realmente os melros e os pardais não gostam de comer em sítios altos, então não sei que faça.

Cumprimentos,

Sónia Ferreira

Sónia Ferreira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Melros e pardais Empty Re: Melros e pardais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos