Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

3 participantes

Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Pedro Gomes Qua 08 Jan 2014, 14:44

Boa Tarde,

Como iniciante no fórum e amador no hobbie, e depois de ter encontrado uma resposta para uma das minhas dúvidas, acontece que queria rever esse tópico e não consigo encontrar, que falava da administração de certos produtos para uma melhor e mais consistente postura!

Ou seja, pretendia preparar casais de mandarins/canários/periquitos para as posturas e recordo-me de ter lido que se pode, ou deve, administrar-se:

- Desparasitante

- Complexo B ou outro produto que contenha a vitamina e seus "ajudantes"  para que não haja problemas de figado.

- Colina Ca/P como tratamento, limpeza de gorduras e restabelecedor do fígado, se for caso disso.

- Probiótico - Protexin com a finalidade de ajudar na imunidade e no funcionamento da flora intestinal, que penso que se assemelha a um gênero de ultra-levur para humanos, se estiver errado, corrijam se faz favor.

- Cálcio em em casca de choco e como reafirmante cálcio em líquido.

- AD3E, as vitaminas essenciais para o acasalamento e postura.


Então, antes de me tornar um químico, e de tornar os pássaros nuns drogados com overdoses Laughing queria uns esclarecimentos  Smile...

1) Que desinfectante de gaiola e acessórios devo usar? Uso o Sprayavex, mas acho que é apenas inibidor e não eliminador de bactérias, fungos, etc, visto que não serve para lavar mas sim para aplicação pulverizadora de prevenção.

2) O desparasitante Naturgermes da Avizoon é adequado para a desparasitação antes do acasalamento? Se sim, li que se deve misturar na papa (site petvendas), ha possibilidade de se misturar na água? Se sim, em que quantidade?

3) AD3E é o produto que adquiri. Posteriormente li sobre o AD3E+Se e AD3EC, quais as diferenças e qual o mais adequado para administrar antes do acasalamento?

4) Qual a ordem de administração do Desparasitante/Complexo B/Probiótico (Protexin)/Cálcio/AD3E, quantidades/intervalos de tempo entre tomas, para a preparação para do acasalamento/postura?


Dou a papa em suportes de medicamento, acho que é mais distribuído e controlo melhor a quantidade de papa, calculo 2 aves para cada suporte cheio. Dou papa de ovo húmida 2x semana e papa de mel húmida 1x semana e 1x mês se tanto dou papa insectívora, em todas elas adiciono Daily Essentials 3 - 1.5g para 15 casais de exóticos e ProBoost SuperMax (The Birdcare Company) - 2.5g para 16 casais de exóticos, mas tenho sempre tendencia para adicionar menos do que está prescrito. Calculo, e pelo que li pelo fórum que se administrar estes produtos polivitamínicos não será necessário o complexo B, o cálcio liquido nem o AD3E.
Se isto estiver completamente errado ou merecer alguma correção, corrijam-me pff.

A alimentação, passei a fazer a mistura de sementes, mas está muito complicado de encontrá-las á venda separadamente e com qualidade, principalmente a semente de milheto que não encontro, nem em lojas online. E queria misturar o pó acariasma na mistura, como é proposto pelo sr. ferreira, mas queria saber quantidade de pó p/ quantidade de sementes e qual a marca de pó  Razz  que me aconselha.


Cumprimentos,
Pedro Gomes

Pedro Gomes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Ferreira Qui 09 Jan 2014, 13:02

Bom dia Pedro Gomes.
Acho um exagero isso tudo.
Quer os pássaros para criarem ou simplesmente para fazer uma fritada.
Os pássaros para criarem na sua devida altura devem estar livres de gorduras.
Basta terem uma boa mistura especifica para cada espécie e uma boa papa há base de ovo em especial húmida.
Um comedouro com GRIT e administrar por sistema durante 5 dias mês Complexo-B.
Na preparação para as criações fazer uma desparasitação tanto interna como externa.
Administrar Colina caso haja pássaros gordos e também para ajudar a regular o fígado.
Como sou criador de exóticos em especial Goulds, e quando preciso de administrar viagra, administro vitamina-E pura e não esse AD3E.
Não conheço esse desparasitante novo da AviZoon.
Não vejo necessidade de administrar probióticos porque as papas já o trazem.
Não vejo necessidade de administrar cálcio liquido porque o GRIT é composto por cálcio assim como o composto que vem juntamente com a colina. Estar-se a administrar cálcio liquido equivale a danificar os rins com tanto cálcio.
O milhête japonês encontra nas casas que vendam Versele Laga, caso não o tenham basta encomendar.
 http://petvendas.com/products/VERSELE%252dLAGA-%252d-MILHO-ALVO-JAPON%C3%8AS-25.00kg.HTML

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Pedro Gomes Sex 10 Jan 2014, 03:41

Boa noite Sr. Ferreira,

Quanto ao cálcio liquido só o administrei uma vez, comprei por concelho do lojista e administrei.
Sou um pouco naturalista, ou tentar ser, visto que num apartamento é complicado e muitas vezes existe mesmo a obrigação de quebrar muitas características da vida natural das aves.
E muitas vezes pela necessidade e pela falta de fontes naturais, somos obrigados a substituir as fontes naturais por "químicos", que são mais facilmente encontrados do que uma mera concha de ostra triturada para aves exoticas pequenas, em lojas comuns da especialidade. É idiota, mas é verdade, e que leva as aves de cativeiro a consumirem muitos substitutos de fontes naturais, muitas vezes podendo ter apenas o cálcio no seu aspecto natural e apenas triturado.

As minhas perguntas podem ter parecido exageradas mas queria simplesmente saber, dos produtos mais vendidos quais deles são mesmo necessários e em que fases da vida/quantidades devem ser administrados de forma a assemelhar/balancear a vida das aves em cativeiro com o seu meio natural, principalmente a nível nutricional - "químicos"- porque muitas vezes é impossível em cativeiro seguir "o que" e "da forma que" a natureza apresenta as suas fontes de alimento ás aves , tendo mesmo que se optar por "químicos".

 lol!  ou seja, scratch , sou naturalista mas quero aprender a parte "em cativeiro" para que também não tenha aves a viver em piores condições que muitas vezes no exterior devido a civilização/evolução. Gosto de as ter em cativeiro, que de si é uma contra-natura, mas muitas das vezes é a forma mais fácil para as poder observar/apreciar as suas características físicas e hábitos de vida que também têm no seu habitat natural.

Isto tudo, não só, mas também para agradecer o esclarecimento e demonstrar de que forma vejo os "químicos" para as aves de cativeiro, não quero que fiquem a pensar que tinha ideia de os fritar, "antes de pôr ao lume" registei-me, apresentei-me e perguntei, antes de seguir a intuição e obter uns douradinhos  lol! ! Como habitualmente deve acontecer com muitas pessoas, umas por não poderem e outras porque "dá muito trabalho" perguntar ou pesquisar!


Queria "organizar" os mandarins antes do inicio da época, ao estarem todos juntos como falei na Apresentação, é difícil porque andam sempre a acasalar e a pôr, mas só um casal tem ovos que vingam, o resto das fêmeas não põe ovos galados ou não vingam por serem irmãs com irmãos. No primeiro ano tive uma segunda postura de outra fêmea de sangue diferente que acho ter vingado 2 crias, mas já não tenho a certeza, daí querer vender ou mesmo ceder a alguém que tem aves de sangue diferente e ficava com o casal  de pais e tentava trocar ou comprar outra mutação ou espécie de Diamante para cruzar.

Os canários vou tentar o processo de separar o casal na mesma gaiola e com o essencial a sua disposição e depois juntá-los e na altura aplicar um ninho de caixa com cúpula por baixo, só vai ser complicado porque estão na sala perto da janela e a movimentação de pessoas e uns raros feixes de luz repentina podem complicar, logo se vê.

Os periquitos é o primeiro ano que vou tentar procriar tal como os canários.

Criarei outro tópico da criação se tudo correr bem  lol! .

Abraço,
Pedro Gomes

Pedro Gomes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Ferreira Sex 10 Jan 2014, 13:14

Bom dia Pedro Gomes.
Primeiro que tudo, as aves exóticas não são canários.
Todos os exóticos sem excepção incluindo os periquitos, criam na Europa (Hemisfério Norte- Primavera Boreal) na mesma altura que nas suas regiões de origem, Hemisfério Sul-Primavera Austral), portanto a partir dos fins de Setembro até meados de Fevereiro.
Basta dar-lhes a alimentação base adequada, terem sempre um comedouro com GRIT (mistura de casca de ostra, coral, tijolo, carvão, tudo triturado e lavado).   http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/grit/vl-grit-coral.HTML
Uma verdura de vez enquanto (todas menos alface ou da mesma família), um pedacinho de maçã ou outra fruta menos pêra abacate. Na época de criações meter papa há base de ovo húmida e é quanto basta.
Administrar 5 dias seguidos por mês Complexo-B para proteger o fígado de sementes rançosas.
Evitar em excesso sementes brancas ou pretas que são as que fazem engordar.
Como vê, não é preciso andar a encharcar pássaros com tanta mistela, é certo que tal como nos acontece, algumas vezes temos que recorrer a químicos, mas só em casos pontuais e esporádicos.

Tudo o que se referir aos seus pássaros meta neste tópico.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Pedro Gomes Sex 10 Jan 2014, 19:20

Boa Tarde,

lol! eu falei nas aves exóticas porque tenho os mandarins ha mais tempo e aprecio bastante a especie de Diamantes.

Tinha um canário na sala que os meus pais não cuidavam, decidi começar eu a tratar dele e daí ter adquirido mais um macho e uma fêmea, entretanto postarei fotos, se possível, para uma possível identificação das especies, visto existirem muitas e estou um pouco confundido, alem de já ter andado a pesquisar.

Os periquitos são da criação de um Primo meu, que tem uma criação já alargada, tinha-me oferecido um casal em que a fêmea tem já alguma história, poucas certezas e muitas dúvidas pois nunca pôs ovos com uma variedade de machos já experimentados, quando veio para aqui pôs logo 3 ovos que secaram e de seguida mais 3 que secaram e tive que tirar o ninho, pois ela não saia do ninho, e o outro casal foi-me oferecido agora em dezembro e pelo que consta é um casal de ótimas reproduções, daí me ter sido aconselhado trocar os pares e talvez ambos os casais acasalem e obtenha resultados.

Vou então passar a aplicar o Complexo B 5 dias seguidos por mês, e entretanto tinha Vitamina E da Nekton em pó, acontece que alem de fora da validade está em pedra, daí andar a procura e aí deixo de aplicar o AD3E.
O meu problema é que encomendar pela internet é um dispendioso gasto em portes, de qualquer forma vou tentar juntar algumas coisas que precise como material para ninho, desparasitante, desinfectante e uns comedouros sem desperdícios para que deixem de dormir lá dentro ou fazer posturas (os sr's. mandarins lol), e aí já compensa so portes.

Vi uns ninhos para Periquitos de plastico iguais aos de madeira, mas tenho uma noção que eles apreciam mais madeira, acontece que ganha bolor  Rolling Eyes mesmo aplicando o Sprayavex. Posso investir no de plástico ou é escusado?

Abraço,
Pedro Gomes






Pedro Gomes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Ferreira Sáb 11 Jan 2014, 12:38

Bom dia Pedro Gomes.
Para lavares e desinfectares as gaiolas nada melhor que água com lixivia.
Podes utilizar esse AD3E menos em Goulds.
Para desparasitar internamente podes experimentar esse natural de que falas.
Atenção com o juntar periquitos. São as fêmeas que escolhem os parceiros em especial os mais novos, se por ventura uma fêmea estiver com um macho novo e por nossa conveniência tirarmos esse macho e a juntarmos com um macho velho, é mais que certo que mata o macho.
Torno a chamar a atenção para a época de reprodução das diversas espécies.
Não sei onde moras, mas dá-me a entender que és amigo de coisas de supermercados e não de casas da especialidade, ou então preguiçoso de procurares.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  avilandiapt Sáb 11 Jan 2014, 19:16

Olá,

Eu por norma não comento e não devia comentar mas, até porque foram feitas referências erradas a produtos com que trabalho, vou comentar. De qualquer forma não há muito tempo foi o próprio Sr. Ferreira por quem tenho consideração que me deixou à vontade para fazer referências aos nossos produtos, algo que nunca fiz nem vou fazer com objectivos de promoção.

Em primeiro lugar as papas, até por questões técnicas, não incluem probióticos. Eventualmente podem ter prebióticos, que são coisas diferentes, com funções diferentes.
As aves do hemisfério sul não criam sempre no seu período de criação "natural". Se assim fosse os Goulds nunca criariam em Outubro Novembro uma vez que em liberdade (e existem dados de levantamentos e recenseamentos que o confirmam é só consultarem a fundação que estuda os goulds) estes são os únicos meses em que normalmente não criam em liberdade.
Tens ai 2 tipos de aves completamente diferentes. Os mandarins são aves com uma grande distribuição natural com uma ecologia típica de zonas desérticas e semi-desérticas, mais ou menos como os periquitos ondulados. Os goulds são originários de uma zona bastante mais limitada (na realidade estão confinados a duas ou três regiões/populações principais e mais alguns focos dispersos dentro dessas) com características de biótopos mais subtropicais.
Enquanto mandarins e periquitos reagem sobretudo a variações de quantidade de alimento, os goulds reagem a qualidade da dieta e condições atmosféricas (criam no inverno porque é a altura de chuvas). Com dietas mais "ricas" os primeiros criam como se não houvesse amanhã quase até à exaustão. Os goulds têm mais problemas em manter altos níveis nutricionais por muito tempo (dai a obesidade e dificuldades de gestão dos lípidos). Resultado? Mandarins e perqiuitos em cativeiro criam em qualquer altura se deixarmos (é mentira?) mas goulds nem por isso. Mas podemos criar goulds na primavera sem problema nenhum desde que se aprenda a controlar o seu ciclo. E até faz muito mais sentido na minha opinião nas condições da maioria dos criadores. 90% de humidade e 12ºC para criar goulds não é de todo parecido com as condições "naturais". Esses dados também estão acessíveis, é só pesquisar um bocadinho.

O cálcio que se encontra no grit, ostra e companhia é muito pouco biodisponivel, ou seja, é o mesmo que nós comermos pedras de calçada e esperarmos que o organismo o consiga absorver. O choco é superior nesse aspecto (por questões de estrutura física e arranjo molecular) mas dentro das mesmas formas químicas de baixa absorção. Nenhum deles é útil sem níveis adequados de vitamina D3 na dieta ou de equilíbrio com outros minerais (em particular com outros catiões).
As dietas típicas de sementes secas são de alto valor energético e baixo valor proteico. São boas para aves desérticas e aceitáveis para granívoros em geral mas estão longe de ser indicadas para aves de zonas subtropicais e tropicais que se alimentam muito mais de sementes verdes, frutas, vegetais e insectos que as desérticas.
O perfil de aminoácidos das sementes comuns é, por regra, deficitário em lisina e metionina, ambos aminoácidos essenciais e limitantes directos para aves.

Claro que "basta" dar sementes secas e água e papa de vez em quando. Mas o que cada um quer fazer depende dos objectivos que tenha e querer ou não perceber como funciona a dieta das suas aves. Agora generalizar que tudo o resto é "encharcar as aves" sem saber e perceber o que é cada coisa e qual o seu efeito/base não acho que faça grande sentido. Mas visto que muito do que existe no mercado também é feito com a base de "faz-se isto assim e logo se vê"...

Tens espécies diferentes que estás a querer tratar da mesma maneira quando têm ciclos completamente distintos. Eventualmente até podes meter os mandarins e goulds no mesmo barco mas nunca será a melhor solução pois os níveis nutricionais e de suplementação nunca serão ideais para ambos. E só pela mistura em si já existia muito por onde pegar como nas variações da mesma ao longo do ano para mandarins e goulds. Nem nisso deve ser igual mas contam-se pelos dedos os criadores que percebem e fazem essas mudanças. Não é por isso que deixam de criar, mas não é por criarem que estão a fazer bem! As tais sementes brancas (alvo branco em particular) são precisamente uma das sementes importantes para estes exóticos em manutenção quando queremos baixar o nível nutricional. Para perceber como e porquê eram precisos mais uns parágrafos que sinceramente não me vou dar ao trabalho de escrever. Digo apenas que tem a ver com composição, digestibilidade e equilíbrio proteico/energético das diferentes sementes. "Encharcar" é meter goulds, e sobretudo mandarins, com 70% ou mesmo 100% de alpista (em goulds) como já vi fazer porque "é mais completa e assim não engordam".

Olhando para os tais suplementos que te "recomendaram" (e secalhar também sem te conseguirem explicar bem porquê, por vezes pode ser uma das desvantagens das lojas quando se trabalha com gamas específicas). Mas num supermercado não foi de certeza!
O Daily 3 está formulado para ser usado todos os dias, incluindo em goulds e sim, tem vitamina a (266,666 UI/kg), vitaminas D3, vitamina E, Bs, etc... Com uma utilização correcta com a maioria das papas nas doses recomendadas (que não são por kg mas relativas ao consumo por isso mesmo) vai fornecer cerca de 24UI vitamina A (na dieta global), sendo que as necessidades estimadas para passeriformes com 30gr peso vivo andam pelas 25UI. Infelizmente não temos dados concretos sobre todas as espécies mas as coisas não são feitas ao calhas!! Pergunto se naqueles suplementos de 5000000UI/lt que fornecem 50-75UI/dia (ou mais) isso é tudo em conta? O mesmo e aplica aos restantes destes suplementos, incluindo a utilização aditiva diária deste e outros suplementos para responder ao acréscimo de necessidades nutricionais em reprodução, etc. Aminoácidos, bla bla bla para compensar o perfil, melhorar o efeito proteico das sementes em si, reduzir a carga metabólica sobre rins e fígado na conjugação e eliminação proteica, bla bla bla... E curiosamente, tem também colina. Não o cloreto de colina típico, por ter vários inconvenientes, mas bitartarato que não é equivalente 1:1 mas nesta aplicação tem vantagens, bla bla bla
O Proboost é um suplemento proteico combinado (e é combinado por algum motivo... as aves granívoras não lidam com a proteína vegetal e animal da mesma forma) que tem como objectivo fazer variar a dieta em reprodução aumentando a proteína total. Tem 84% de proteína mas podia ter 90% que era logo "muito mais forte, uma bomba" Tem 84 porque é isso que dá a fórmula que queremos atingir da forma que entendemos fornecer e utilizar com os ingredientes que usamos. Isso permite modificar o nível de energia/proteína da dieta que, para quem quiser pesquisar um bocadinho sobre nutrição, é um dos factores essenciais na avaliação de uma dieta, se relaciona com a densidade calórica, bla bla bla... Também não é por acaso.
O cálcio liquido, não imagino se é o Calcivet ou não, mas se for além de cálcio tem vitamina D3 e, também sem ser por acaso, magnésio (não conheço muitos mais que o tenham). Podiamos dizer para usar 20ml em vez de 10 ou de 5, todos os dias em vez de no máximo 5 (normalmente raramente usamos mais de 3), mas não é por acaso que indicamos o que indicamos. E tem uma desvantagem considerável que é não distinguir necessidades de fêmeas em postura e crias em crescimento das dos machos, mas como normalmente estão juntos, milagres ainda não fazemos, nem penso vir a conseguir fazer. Essa é a diferença da nutrição no papel e na prática em que por vezes, o que conseguimos são soluções de compromisso. É grave? Nem por isso, reduzimos as dosagens um pouco, alteramos a frequência e não há grande problema.
Impacto a sério nos rins tem a quantidade de antibióticos que se recomendam e utilizam sem necessidade, muitas vezes mal doseados, mal escolhidos só porque sim para prevenir as "salmonelas" as isto e aquilo que na maioria dos casos nem se sabe bem o que são. Mas também não vou explicar o metabolismo do cálcio no organismo, as suas funções e processos de autocontrolo ou os diferentes tipos de calcificação patológica.

Papas húmidas há muitas, desde algumas aceitáveis, algumas boas e outras que as aves comem muito bem mas não têm qualquer utilidade nutricional e estão fora de todos os parâmetros de equilíbrio energético da dieta. Mas comem bem, são baratas, bonitas, cheiram bem e têm uns nomes pomposos na embalagem como "inclui prebióticos" que mesmo não se sabendo bem o que são, devem fazer muito bem.
Esses tais prebioticos são, de forma muito simples, "açucares" mais ou menos complexos, geralmente não digestíveis que as bactérias "boas" gostam e aproveitam quando chegam ao intestino e que por isso ajudam a manter a flora intestinal. São úteis para aves adultas precisamente porque já têm bactérias no sistema digestivo. Os probióticos por outro lado fazem todo o sentido em crias quando o objectivo é colocar o mais rapidamente possível bactérias "boas" no intestino. Quanto mais depressa menos espaço para que as "más" se instalem. Mas se lhes vamos dar prebióticos sem estarem lá primeiro as bactérias "boas" sevem de pouco. Portanto também não é por acaso.

Alguma coisa disto é necessário? Não, nem por isso. Agora que permitem melhores resultados quando bem usados não tenho a menor dúvida, quer pela teoria, quer pelo trabalho e estudo nestas "coisas", quer pela experiência prática minha (a criar coisas muito mais complicadas que goulds e mandarins...) e de muitos criadores com que vou trabalhando. Agora complicar é não perceber porque se fazem as coisas.

Por mim é igual se usam estes produtos, outros ou nenhuns, se usas as dosagens recomendadas, metade ou o dobro. Infelizmente não posso chegar a toda a gente. Trabalho nisto há mais de 10 anos, é a minha área e gosto imenso. Felizmente não vivo disto pelo que não tenho de andar a vender banha da cobra para vender mais uns produtos. E tanto assim é que nem aparecem na maioria das lojas, mas a vantagem é que mesmo vendendo menos cada vez mais sei o que se passa e o que funciona. O que sei é que daqueles criadores com quem trabalho faço os possíveis por seguir as coisas, ajustar os planos, encontrar alternativas e soluções quando necessário. Se quiserem entender isto como publicidade que seja, da minha parte não é assim que o vejo. Mas realmente estou cansado de continuar a ver que se pode dizer tudo e mais alguma coisa, que se pode fazer publicidade enganosa sem qualquer fundamentação técnica, passar constantemente a linha já de si duvidosa do tipo de alegações que se pode fazer e continuar alegremente só porque sim. E a internet está cada vez mais cheia de informação errada, enganadora e mal fundamentada só porque alguém diz que sim. Como nunca gostei do "é assim porque sim", hoje em dia quem quer procurar informação válida tem essa possibilidade, é uma questão de perder tempo e procurar.

Mas esta é a minha opinião que não percebo mesmo nada disto dos "passarinhos" e todos os dias continuo a aprender mais alguma coisa.

Cumps.

Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Pedro Gomes Dom 12 Jan 2014, 04:02

Boa Noite,

Antes de mais queria voltar a frisar que muitas das vezes podem achar-me afirmativo de mais devido a forma como me tento explicar mas afinal de contas quero apenas aprender e errar o menos possível, porque são seres vivos.

Passo a explicar também que não sigo para a frente com tudo o que me dizem, daí ler, pesquisar, perguntar e tentar chegar a uma conclusão no meio de milhões de dicas cibernautas diferentes sobre mandarins (neste caso mais especifico) que na maioria das vezes depois se contrariam, daí não sei como o Sr. ferreira tirou a conclusão dos supermercados, visto que só falei em produtos bons, pouco comercializados na generalidade das casas da especialidade, muito menos em supermercados como disse o Ricardo M., e se tenho estes produtos passo a desvendar que o meu pai ha bastante tempo pegou em dinheiro e encheu a casa de material  e aves do mais conceituado, mas havia um grande problema, quem iria tratar diariamente tantas aves, daí as vezes dizer que por muito que seja um hobbie, são seres vivos e daí não falar disto como montar um um barco em madeira e usar a cola x's. Conclusão, aves a morrer e com doenças devido á falta de higiene e muitas vezes falta de alimento e água podre, e como o meu pai existe mais gente, ou seja se os obrigamos ou criamos forma de ter aves domesticamente, já que se habituaram e nos fizeram o favor, então que as tratemos com as devidas conclusões e não atuemos de forma sempre experimentaria, porque experiencias já muitos fizeram, e depois mortes ou linhagens sanguíneas com doenças incuráveis, etc.

Isto tudo, faz-me ter muita atenção e ter o maior cuidado com as minhas aves. Até hoje morreu-me apenas um gould que sobrou da carnificina do meu pai, tinha uns 8 anos e  2 dedos numa pata e a outra pata toda defeituosa, caia na gaiola, tratei~lhe feridas na barriga, até que chegou o dia, porque sinceramente mais vale morrer das doenças do que de uma cura mal feita!

E as aves que tenho, volto a dizer, são 3 Canários numa gaiola na sala, 4 periquitos noutra e 9 mandarins noutra gaiola, estas duas gaiolas estão na W.C na parede.

Posso também afirmar que os supermercados por vezes vendem o mesmo produto, da mesma marca, do mesmo lote, com a mesma validade que os da loja da especialidade, simplesmente conseguem vender mais barato porque compram uma tonelada e não 100 kg. De qualquer forma posso esclarecer as lojas que frequento:

- Saldanha, Correia & Serpa (onde compro sementes e ja comprei "químicos")
- Aki á Bixo (São Marcos, criadores de Papagaios e outras espécies)
- Jardim da Bixarada (Mem Martins, pelo que sei, o dono é um criador conceituado)
- Espanha, Tienda Animal ( online, porque o meu pai compra alimento para cães e gatos e eu aproveito para incluir umas coisas para as minhas aves)

Nas online encontro muitos acessórios que me seduzem, mas que ficam caríssimos quando incluímos os portes, daí prefiro ir a uma loja e pagar um preço mais afável, seja num supermercado ou numa loja, sei o que quero comprar, a marca que quero e desde que encontre, ganha o melhor preço. Ou seja, tanto numa loja como num supermercado
se vendem coisas boas e coisas para encher e de má qualidade, tudo depende do cliente saber escolher.

Quanto ao âmago da questão, pelo que o Ricardo disse, ainda tenho bastante para aprender até chegar a parte de oferecer o ideal na altura ideal e o mais idêntico ao meio natural das aves.

E toda a questão á volta das épocas e zonas visitadas por certas especies, o que eu quis dizer é que sendo de certa forma preservador da natureza, tenho um argumento para ter aves numa gaiola, e isso serve para qualquer ave, que é o facto de poder observá-la e apreciá-la mais de perto e até interagir mutuamente, visto que para muitas especies, ter que ir a africa para as observar é complicado.

PS: Sr. Ferreira, vivo em São. Marcos, está na Apresentação!

Desde já um obrigado ás respostas, simplesmente não quero criar nenhuma polêmica por causa dos químicos e de comprar no supermercado e e de criar na altura ou criar condições para criarem em qualquer altura. Eu apenas quero partilhar o que tenho, como faço e aprender como posso melhorar e progredir.

Cumps,
Pedro Gomes

Pedro Gomes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Dúvida sobre mancha amarela nos cantos do bico Fêmea Mandarim

Mensagem  Pedro Gomes Seg 13 Jan 2014, 13:12

Boa Tarde,

Hoje observei que uma fêmea tem ambos os cantos do bico (na parte das penas tem uma mancha amarela de 2 a 3mm de cada lado do bico e alguns mandarins macho estão com falta de penas por baixo do bico.

Pretendia saber se será alguma espécie de sarna ou algo do gênero.

De resto não noto mais sintomas, nem diarreias, nem falta de apetite, nem nada do genero.

Se for preciso foto, digam!

Cumprimentos,
Pedro Gomes

Pedro Gomes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas Empty Re: Preparação para o Acasalamento/Criação - Dúvidas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos