Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sexagem da caturra

3 participantes

Ir para baixo

Sexagem da caturra Empty Sexagem da caturra

Mensagem  nscerqueira Seg 10 Jun 2013, 23:07

Olá a todos,

Tenho uma caturra domesticada que deve ter perto de 6/7 meses.
Há uma mês caíram várias penas e não sei se já ocorreu a primeira muda de penas...
Penso que se trata de uma caturra pérola canela, mas não tenho a certeza. Poderiam-me dar a vossa opinião?
Relativamente ao sexo, também não tenho certezas. Junto envio algumas imagens.
Ela é muito dócil e dá alguns assobios, mas só de vez em quando. Por exemplo quando ela explora certas zonas da casa, como por exemplo os armários da cozinha, ela solta vários olás em forma de assobio (parece que o usa como um sonar...). Também assobia quando chegamos a casa (parece um cão Wink), ou quando quer sair da gaiola. É muito engraçado. De resto é bastante sossegada. Por estes motivos e pelo que li penso que se trata de uma fêmea.

Uma curiosidade que nunca vi escrito em lado nenhum é que só depois da primeira muda de penas é que a rodela laranja na face apareceu. Até à primeira muda ela era quase imperceptível. Pelo que tenho visto há caturras que a face laranja aprece desde pequenina. Isto é uma característica da mutação ?

Desde já agradeço os esclarecimentos.

Cumprimentos,

Sousa Cerqueira

Sexagem da caturra IMG_6831
Sexagem da caturra IMG_6841
Sexagem da caturra IMG_6837

nscerqueira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem da caturra Empty Re: Sexagem da caturra

Mensagem  bluehawk Ter 11 Jun 2013, 08:36

Esperemos mais uns meses (pois está na muda) mas aposto que é uma femea, sendo macho já se deveria notar a perca das perolas.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem da caturra Empty Re: Sexagem da caturra

Mensagem  Ferreira Ter 11 Jun 2013, 11:48

Bom dia Sousa Sequeira.
Para acelerar a muda de penas administre na água de beber 3 gotas ou meia colher das de café de Anima Strath para 100ml de água durante um mês mas fazendo intervalos da 2 dias por semana, ou então 5 gotas de Aminovit-L para 100ml de água

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem da caturra Empty Comida

Mensagem  nscerqueira Ter 11 Jun 2013, 15:54

Boa tarde,

Obrigado pelos comentários.
Só uma pergunta como é que se sabe que ainda está na fase de mudar as penas?
Nos meses anteriores caíram muitas penas mas agora quase que não cai nenhuma. Pensei que já tivesse acabado.
Nesta fase a cabeça começou a ficar mais amarela e perdeu algum perolado mas não sei dizer se foi muito ou não.
O facto das penas da cauda serem amarelas (já novas) não significa que é fêmea?

Relativamente à alimentação será que está a ser feito o correcto?

Estou a dar uma mistura de comida para periquitos com um própria para caturras como vi sugerido no forúm (proporções: 50%/50%).
Além disso a caturra tem à disposição dois tipos de papa: uma amarela que tinha desde pequenina e outra com uma cor amarela (mais viva) e que tem alguns pedaços vermelhos (que me foi sugerida mas não me lembro dos nomes...). No entanto ela só come a amarela a outra quase que nem toca.
Para além disso tenho grip espalhado no chão da gaiola ( que é de areia branca).
Tem também um complemento vitamínico na forma de uma bola que também serve para desgastar o bico.

Relativamente às gotas que foram sugeridas onde as posso adquirir?

Mais uma vez obrigado pelos comentários,

Cumprimentos,

Sousa Cerqueira


nscerqueira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 10/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem da caturra Empty Re: Sexagem da caturra

Mensagem  Ferreira Ter 11 Jun 2013, 18:31

Boa tarde Sousa Cerqueira.
Isso que tem no fundo da gaiola é simplesmente areia.
Compre GRIT (casca de ostra, tijolo, carvão) e que tenha sempre um comedouro cheio.
Bem lhe pode tirar isso vermelho que é nada mais nada menos que pão ralado tingido com corante vermelho.
Sempre pode pendurar nas grades da gaiola junto a um poleiro um pedacinho de fruta, brócolo, senoura, nabo, espinafre, etc.
O Anima Strath pode encontrar nas boas lojas de animais ou em farmácias.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sexagem da caturra Empty Re: Sexagem da caturra

Mensagem  bluehawk Qua 12 Jun 2013, 08:38

Se diz que já quase não ve penas é porque está a acabar a muda.
Numa primeira muda de penas ficavamos a notar logo que seria um macho, as face ficaria mais branca e perdia mais perolado.
Como tal será uma femea
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos