Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de Papagaios

2 participantes

Ir para baixo

Criação de Papagaios Empty Criação de Papagaios

Mensagem  antonio.cvalmeida Sex 31 maio 2013, 16:06

Boa tarde,

Agradeço informação relativo a algumas dúvidas.

Possuo uam ave desde 2004, aestiva xanthppteryx femea, é muito meiga com toda a gente da casa.
Este ano sempre acentuou ainda mais os rituais de acasalamento connosco (membros da familia) e então decidi comprar um macho para poder acasalar.
Este macho já tem 8 anos e é muito selvagem, porém desde o primeiro dia que se tornou protector da femea, não deixando inclusivê que nos aproximemos da femea.
Porém a femea não quer estar junto do macho, tem um medo terrivel, procurando sempre a nossa defesa.
O macho fez por diversas vezes o ritual de acasalamento, porém ela não esta nem ai......
Como ela não se dava, chegando a brigar quando ele tentava dominar fui obrigado a separa e colocar noutra gaiola. Neste momento estão fisicamente separasos por grades e encostados.

O que devo fazer?? Eles vão se dar bem??? Ou é perda de tempo???

É preferivél comprar um papagaio criado à mão com menos idade e esperar que se torne adulto???


Obrigado pela colaboração

António Almeida

antonio.cvalmeida

Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de Papagaios Empty Re: Criação de Papagaios

Mensagem  avilandiapt Sex 31 maio 2013, 17:11

Olá António,

Os processos de formação de casais com aves de ciclo reprodutivo longo são sempre mais complicados do que com aves de ciclo curto ou anual. É uma das dificuldades da criação de psitacídeos de grande porte que exige tempo, paciência.
Muitos criadores preferem juntar casais novos e aguardar que atinjam a maturidade. Trabalhando com aves adultas é preciso calma e um introdução gradual. Não quer dizer que não possam aceitar-se rapidamente mas, quando isso não acontece, é mesmo um caso de paciência e que, por vezes, não funciona mesmo.
Quando estamos a falar de aves adultas, como é o caso, todos esses prazos e "intensidade" se tornam ainda mais importantes. Um macho com 8 anos está em plena idade reprodutiva pelo que não é de estranhar que imponha dominância. Para uma ave domesticada e mais dócil esse comportamento é algo de estranho. O grupo a que está habituada é a família, não este novo macho. É com a família que se reconhece e identifica. E aqui tanto pode aceitar o macho como não o aceitar sequer.

A única forma que vejo para já que não coloque em risco a fêmea é terem paciência. Manter as aves separadas mas permitindo que se vejam e vão aceitando. Periodos curtos de contacto vigiado entre o casal. É que uma coisa é ter aves reprodutoras, cujo papel é serem "aves" apenas reprodutoras, quando são domesticadas os comportamentos "naturais" nem sempre correm da mesma forma. Podem criar na mesma, mas é preciso equilibrar as coisas e essa introdução de novas aves deve ser sempre feita com muita calma, até porque uma situação de agressão pode deixar marcas e traumas que colocam em causa todo o processo.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos