Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Luz artificial.

3 participantes

Ir para baixo

Luz artificial. Empty Luz artificial.

Mensagem  Rui Nunes Qui 16 maio 2013, 22:18

Boa noite Sr. Ferreira, como está?
Sr. Ferreira mais uma vez preciso dos seus conselhos, tenho uma arrecadação com a area de 10 a 15 m2, sem luz natural nenhuma e gostava de saber se será possivel criar exoticos nestas condições, só com luz artificial.
Se sim, que quantidade de lampadas e de que tipo posso usar, quantas horas têm de estar ligadas, e quais as especies de exoticos que posso criar?
Pelo que já pesquisei tenho que ter dois tipos de iluminação uma mais suave e a outra a substituir a natural.
Tambem tenho de usar um ventilador para ventilar a area, certo?
Mais uma vez obrigado, uma grande abraço.
Rui Nunes.






Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Ferreira Sex 17 maio 2013, 12:34

Bom dia Rui Nunes.
Não sei que claridade tem essa arrecadação! Até pode não lhe bater o Sol mas ter uma janela ampla em que a claridade seja quase idêntica ao exterior. Se o espaço não tiver claridade aí sim tem que lhes meter iluminação.
Quanto a pássaros, aí não lhe posso valer porque cada um tem os seus gostos, o que posso ajudar nesse aspecto é o amigo dizer que pássaros é que gosta ou pretende adquirir e a partir daí dar-lhe ensinamentos sobre os mesmos.

Um abraço,Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Rui Nunes Sex 17 maio 2013, 18:36

Boa tarde Sr. Ferreira, como vai, a arrecadação não tem claridade nenhuma, so tem luz de lampadas, quanto às aves, gostaria de manter as que tenho: mandarins, babetes, bicos de chumbo, bichenov, bengalins e depois talvez os gould e mandarins gigantes, que também gosto, bem na realidade gosto de todos os exoticos e se pudesse tinha um casal de cada.
Acha que é possivel nestas condições criar as aves?
Muito obrigado.
Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Ferreira Sex 17 maio 2013, 18:58

Boa tarde Rui Nunes.
Sim claro que podes. Acabei de explicar o modo como tenho iluminação nos meus pássaros ao amigo Alexandre Mendes, só que no teu caso a lampada principal tem que ser maior.
Se poderes furar a parede para o exterior basta meteres um exaustor dos pequenos (casa de banho) o mais baixo possivel e de preferência frente hás gaiolas, isto porque o pó das penas vai para baixo e não para cima. Basta ligares de vez enquanto é mais que suficiente. À quem os ligue a um relógio temporizador.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Rui Nunes Dom 19 maio 2013, 00:44

Boa noite Sr. Ferreira desculpe so agora responder, e o que acha melhor uma so lampada ou duas separadas, no caso de uma so que potencia sera que chega.
Pois, para os golds é que não sei se vou conseguir os 20 graus, primeiro quero experimentar com os outros, depois logo se ve.
Agora outra coisa, durante a criação a conselha 12 horas de luz? e fora da criação quantas horas ?e como so têm luz artificial há diferença entre começar a ilumnição às 7 ou 8 ou 9 da manha e depois prolongar entao as 12 horas.
Se calhar não é má ideia arranjar um sistema para em caso de falta de eletricidade as aves não ficarem de repente as escuras e terem um pouco de luz que vai apagando lentamente, aconselha algum sistema.
Muito obrigado.
Rui Nunes

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  avilandiapt Dom 19 maio 2013, 12:41

Olá,

Rui, podes perfeitamente criar aves no interior sem luz natural. O que não falta é pessoal a criar em caves, garagens e sótãos. A iluminação não é problema e embora tenhas por ai espécies com algumas diferenças de ciclos, nenhuma delas é especialmente sazonal em termos de fotoperiodo.
Não sei o que pensas fazer em termos de interior (tipo de material), qual a altura e tipo de gaiolas. Tudo isso influencia a escolha da luz. Uma coisa é teres 15m2 em 3x5m outra um corredor 15x1, o que altera bastante o angulo de incidência dos pontos de luz, sobretudo num sistema de baterias.
No teu lugar, assumindo que não é uma disposição "estranha" optava por uma solução com duas armaduras duplas (2x18). Desta forma podes aumentar a intensidade durante a criação mas se quiseres reduzir na muda basta retirares um dos tubos. Além disso podes também optar por fluorescentes Daylight ou combinar daylght + branca em reprodução.

Em relação a extração de ar, não estou de acordo. A extração de ar deve ser sempre feita a nível superior onde se concentra o ar mais saturado. Novamente depende da disposição mas por regra a entrada de ar é inferior e a saída superior. Isto sem entrarmos em esquemas de ventilação forçada/conduzida que num espaço desses não se justifica. Claro que o pó se deposita mas isso é resolvido com limpeza regular, não com extração de ar em si. Ou, em último caso com filtragem interior.
A não ser que estejas numa zona onde a luz falta por muito tempo, não me parece que justifique sistemas de apoio de luz.

A temperatura é um opção e questão de ponderares vantagens e desvantagens de criar em local aquecido. Posso-te dizer que criei coisas bem mais sensíveis que essas e desde que a humidade fosse controlada não havia problema de inverno com temperaturas interiores de 6-7ºC. Simplesmente passei a criar na época mais quente.

Cumps.
Ricardo m.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Ferreira Dom 19 maio 2013, 12:55

Bom dia Rui Nunes.
Tu aí em conformidade com a disposição das gaiolas é que tens que ver se precisas de uma só lampada ou duas, Começa com uma de 36W.
Sim 12 horas de claridade é mais que suficiente.
A de penumbra acender ás 7.00h e a desligar ás 7.30h e depois acender ás 19.30 e desligar ás 20.00h
A de claridade acender ás 7.15h e a desligar ás 19.45h.

Existe no mercado programadores de luz só que são caros e têm que funcionar com lampadas incandescentes e têm como agravante destas lampadas terem sido proibidas pela UE, podendo serem vendidas as que existem em armazém.
Estive a ver no Sai da Casca a ver se já havia aparelhos programadores para lampadas fluorescentes e por acaso já! Só que acho caro e o sistema que tenho e que vos apresento faz o mesmo efeito, até é engraçado! Os pássaros ainda com a lampada principal acesa mas assim que a de penumbra acende, todos procuram o canto para dormirem Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Rui Nunes Dom 19 maio 2013, 13:19

Bom dia Sr. Ferreira, para começar vou colocar uma estante das do AKI,com 180*120*40, com quatro prateleiras, das quais duas prateleiras vou dividir em 4 gaiolas de 60*45*40, mais outra prateleira dividida em 3 de 40*45*40 para colocar bengalins,e a ultima vai ser de 120*45*40, para uma pequena voadeira.
Nas gaiolas maiores vou meter em principio babetes, bicos de chumbo, bicos de prata e bichenov, gostava dos tentar os gould, mas não deve dar condiçoes, o que acha destas dimensões e especies?
Caso aprove, vou começar a tratar de tudo o mais rapido possivel para em setembro, ja estarem ambientadas e preparadas para começar a criar.
Muito obrigado.
Rui Nunes.
Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Ferreira Dom 19 maio 2013, 16:27

Boa tarde Rui Nunes.
Sim as dimensões são mais que suficientes no entanto, não dividas as estantes em compartimentos sem primeiro arranjares as frentes e fazeres então os compartimentos em função do comprimento e altura das ditas.
Se a arrecadação for das que estão no interior das casas práticamente não precisas de aquecimento, a não ser que mores num sitio muito frio e a tua casa não tenha nenhum aquecimento.

Um abraço,Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Rui Nunes Dom 19 maio 2013, 17:47

Muito obrigado a todos, abraço.
Rui Nunes

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Ferreira Seg 20 maio 2013, 17:44

Boa tarde Rui Nunes.
Com respeito há ventilação vá por mim, até porque é um dos princípios elementares da física ou seja, as maças de ar quentes circulam por cima das maças de ar frias, sendo assim, o ar que se encontra junto ao chão e ao ser aquecido eleva-se, por sua vez o ar que se encontra mais elevado por estar frio desce, hora se meteres o respirador o mais elevado possivel está a mandar fora o ar que acabou de se elevar quente, se meteres o respirador o mais baixo possivel, o ar frio vindo da parte mais elevada juntamente com o pó desce e é puxada pelo exaustor. Quando o exaustor estiver parado entra ar renovado do exterior.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Rui Nunes Seg 20 maio 2013, 19:16

Ok, mais uma vez obrigado.
Rui Nunes.

Rui Nunes

Mensagens : 93
Data de inscrição : 20/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  avilandiapt Ter 21 maio 2013, 16:07

Olá,

Sr. Ferreira, como sabe eu respeito todas as opiniões mesmo as que não concordam comigo.
É a pura verdade o que indicou, o ar quente sobe e o frio desce. É uma lei da física mais que conhecida. Mas é por isso mesmo que se retira o ar quente uma vez que a capacidade deste reter água é superior, e desta forma consegue-se controlar aquilo que mais interessa, a saturação de ar e humidade ao mesmo tempo. A circulação de ar numa instalação não é apenas "mexer" o ar é retirar aquele que tem dióxido de carbono, amónia e "outras coisas" e trocá-lo por ar exterior, seja este natural, filtrado, condicionado, preparado, etc...
Por isso volto a dizer, uma extracção é feita retirando ar ao nível superior e fazendo entrar ar ao nivel inferior precisamente pelo que expliquei. Se retiramos ar por baixo, criamos um bolsa de ar saturado ao nível superior que não é renovado. Além disso, um extractor não deve permitir a entrada de ar, isso seria inverter um circuito de circulação totalmente ao contrário (dai serem de usar aqueles com alhetas direcionais).
Em instalações aquecidas, isso implica geralmente uma perda térmica que pode ser compensada por alguns factores e circuitos de reaproveitamento de ar.
Isto é uma explicação MUITO simplificada sem entrarmos em humidades absolutas e relativas, circuitos de renovação, velocidade de circulação, desenho de instalações, ventilação térmica ou dinâmica entre outros conceitos.

Agora na "nossa" realidade, que brincamos aos passarinhos, o resultado é muitas vezes pouco diferente quer se "faça bem" ou se "faça" apenas.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Ferreira Ter 21 maio 2013, 18:54

Boa tarde Ricardo M.
De certeza que não estás a ver os ventiladores das casas de banho em que faz de extrator e quando parado deixa entrar ar.
Ao longo de dezenas de anos não me tenho dado mal com o metodo que tenho.
O amigo Rui Nunes que escolha.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  avilandiapt Qua 22 maio 2013, 08:18

Olá,

Não. Realmente estou a ver os ventiladores das instalações que estudo e com que trabalho (aviários, suiniculturas, armazéns...)
Por isso é que referi que nestes casos estamos a "brincar" às instalações.

Cumps.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Ferreira Qua 22 maio 2013, 17:03

Boa tarde Ricardo M.
É do genero deste.
http://www.izibuild.com/jardim/exaustor-syp-edm-80-n.html
Série EDM-80
N/ Ref 650001
Características Exaustor helicoidal para extracção de ar viciado e húmido em quartos de banho bem como em todos os tipos de pequenos locais que precisem de renovação ambiental
Modelo base
Velocidade: 2500 r.p.m.
Potência: 13 W
Tensão: 220 V - 50 Hz
Nível de Ruido: 33 dB
Diâmetro da descarga: 90mm
Peso: 400 gr.
Garantia de 5 anos.
Dimensões LxAxH
(124x82x124)
Caudal 80m3/h

Um abraço, Ferreira





Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Luz artificial. Empty Re: Luz artificial.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos