Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas com o meu casal de catturras

2 participantes

Ir para baixo

Dúvidas com o meu casal de catturras Empty Dúvidas com o meu casal de catturras

Mensagem  MCarmo Sáb 20 Out 2012, 21:42

Boa noite Sr. Ferreira,
Tenho um casal de caturras (em que a fêmea tem 1 ano e o macho à volta de 3 anos).
A fêmea iniciou a postura no dia 25 de Setembro (Tem 4 ovos).
A minha dúvida é:
- Como já passaram 25 dias desde o 1º ovo e ainda não nasceu nada, o que devo fazer? retirar os ovos? esperar mais dias?
Por favor ajude-me pois é a 1ª vez que fazem criação e eu não sei que fazer.
Muito obrigado.

Maria do Carmo

MCarmo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com o meu casal de catturras Empty Re: Dúvidas com o meu casal de catturras

Mensagem  Ferreira Sáb 20 Out 2012, 22:19

Boa noite Maria do Carmo.
Tem a certeza que é casal?
Há duas maneiras de se contar o tempo de encubação.
1ª- conta-se 21 dias a partir do primeiro ovo posto.
2ª- conta-se 18 dias a partir do 3º ovo posto.
Em qualquer dos casos dá-se uma tolerância de 2 dias mais, caso nada tenha nascido pode-se mandar fora os ovos.
Os ovos podem ser vistos se têm embrião gerado a partir do 6º dia de encubação, para isso basta ter-se uma lanterna de fechadura ou um mira ovos que é práticamente o mesmo objecto e encosta-se a ponta da lanterna no ovo, se foram galados vê-se perfeitamente o embrião e raios de sangue.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com o meu casal de catturras Empty Re: Dúvidas com o meu casal de catturras

Mensagem  MCarmo Sex 26 Out 2012, 18:34

Boa tarde sr Ferreira.
Muito obrigado pela sua ajuda. Tirei os 5 ovos à minha caturra, analisei-os com uma pequena lanterna, parti-os para ver e
estavam com a gama e a clara não tinham nada de diferente.
Ela já começou a pôr de novo, na 3ª feira e já lá tem 3 ovos.
O macho fica no ninho durante o dia e ela durante a noite, mas não acredito que vá sair dali alguma coisa porque nunca vi o
macho acasalar com ela. No entanto ele coça-se no poleiro como se estivesse em cima da fêmea, isso vejo eu frequentemente.
Será que é por ele ter já 3 anos e tal?
Que acha que devo fazer Sr. Ferreira?
Gostava de saber a sua opinião.
Beijinhos e muito obrigado.
Maria do Carmo

MCarmo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com o meu casal de catturras Empty Re: Dúvidas com o meu casal de catturras

Mensagem  Ferreira Ter 30 Out 2012, 21:36

Boa noite Maria do Carmo.
Acho isso estranho da parte do macho a não ser que não esteja desparasitado internamente e as lombrigas fazerem-lhe comichão na cloaca e os movimentos que faz é a coçar-se.
Se estiver desparasitado e tiver outra gaiola separe o macho e vai administrar na água de beber Intervermes O.C. cápsulas (embalagem pequena) da seguinte maneira:
- Á tarde tira toda a água que tiver na gaiola e no outro dia por volta do meio dia mais ou menos, abre uma cápsula e mistura em 100ml de água e dá. Á tarde tira novamente a água mas desta vez com o desparasitante, no outro dia há mesma hora torna a fazer como lhe expliquei. No outro dia ao meio dia tira a água com o desparasitante e vai meter na água durante 5 dias seguidos Complexo-B sendo, 5 gotas para 100ml de água, fazer isto todos os dias.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com o meu casal de catturras Empty Re: Dúvidas com o meu casal de catturras

Mensagem  MCarmo Qua 31 Out 2012, 21:35

Boa noite sr. Ferreira.
Pois é verdade não esta desparasitado internamente e de facto pode ser isso.
Vou iniciar a desparasitação amanhã.
O senhor com a sua experiência e boa vontade é uma grande ajuda.
Muito obrigado.
Bom fim de semana e um beijinho.
Maria do Carmo

MCarmo

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas com o meu casal de catturras Empty Re: Dúvidas com o meu casal de catturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos