Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Influencia das horas de luz na criação de aves

3 participantes

Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Ter 04 Set 2012, 13:12

Bom dia caros colegas, eu tenho uma placa destas que faz o amanhecer e o anoitecer mas esta placa só dá para lâmpadas incandescentes, (antigas), não dá para as fluorescentes, e já não é fácil se arranjar lâmpadas destas, eu como soube que ia deixar de fabricar comprei algumas lâmpadas para ficar de reserva... Como é sabido as aves necessitam de alguns estímulos para criarem, pois não é á toa que criam, então o que temos de diferente nestas alturas do ano ????:
Melhor alimentação
Assim como uma melhora significativa do clima
Uma umidade relativa média/alta (dependendo dos anos)
Mais horas de luz
Esta talvez a mais importante em termos de reprodução, porém, com as alterações climáticas que vivemos e com as chuvas, ou as secas perlongadas, tivemos variações drásticas da luminosidade, tanto no mesmo período de um dia, como a totalidade de variações mensais. Além disso, não se podemos guiar pelas alturas do ano (estações), pois as aves năo as seguem, e sim vivem em funçăo dos períodos de luz. Sabemos também que qualquer alteração do clima ou alterações ambientais poderão causar desconforto ás aves e reduzir a fertilidade. Todos estes fatores ambientais influem nas aves por meio de estímulos luminosos captados pelos olhos delas. A retina é a região do olho sensível á luz. Ela se encontra na parte posterior interna do olho. A retina está composta por células denominadas bastonetes e cones, que captam a luz e por excitações nervosas estimulam o hipotálamo. O hipotálamo é um campo central do cérebro dos animais e é responsável, entre outras tantas funções, pela liberação dos hormônios reprodutivos. Os bastonetes e os cones têm a rodopsina como substância química. Quando a energia luminosa é absorvida pela rodopsina, esta é transformada em retineno. O retineno é formado a partir da vitamina A. Quando a retina se mantém exposta á luminosidade forte por períodos longos, a maior parte da rodopsina é transformada em retineno e vitamina A, e o olho estará pouco sensível á luz e assim não estimulará por sua vez o hipotálamo a produzir hormônios da reprodução. Quando há escuro total, este processo se reverte em rodopsina, fazendo com que a menor quantidade de luz estimule os bastonetes, e assim possa levar este estímulo até ao hipotálamo. Em casos de dias curtos, ou quando a iluminação natural está reduzida, poderemos utilizar a iluminação artificial para supri-la, mas não em quantidades absurdas, não deixando as aves descansarem, no meu caso eu tenho a placa mas só no inicio de Outubro começo aos poucos a introduzir mais horas de luz para estimular a reprodução, (Diamantes de Gould no meu caso), tenho 2 lâmpadas (philips softone soft white 100w) para fazer o amanhecer/anoitecer, e duas florescentes de arcadia que acendem logo que as outras atingem 100% de luminosidade apagando em seguida, para mim, nesta altura do ano eu acho que ainda não necessitamos de mais horas de luz se compararmos em habitat natural na Austrália temos, (Nascer do sol - 06:51/Por do sol – 18:43 = a), 11h52m11s de luz, em Portugal nesta altura do ano temos 13 horas de luz, se compararmos as tabelas de luz relativas a Portugal/Austrália só lá para o final de Setembro temos exatamente as mesmas horas de luz nos dois países, que em Portugal vão encurtar e na Austrália vão almentar ao longo dos meses, o que faço é tentar levar a luminosidade baseado nas tabela da Austrália tentando igualar as mesmas horas do habitat natural, assim como uma alimentação que vai ficando mais/menos calórica gradualmente este é o 3 ano que o faço e para ser sincero acho que eles também criam bem sem tudo isto, pois criei muitos anos sem iluminação, mas pronto actualmente é como faço… (Mais informo que isto é o procedimento desenvolvido por mim que não digo que é melhor ou pior que os outros e cada qual faz como quer e entende que é melhor para o bem estar das suas aves I love you )…
O que acha disto senhor Ferreira?????? Question

Melhores cumprimentos a todos
Hugo Miguel
[img]Influencia das horas de luz na criação de aves 20110331211112kit20r112[/img]


Última edição por Diamantes do montejunto em Ter 04 Set 2012, 17:02, editado 2 vez(es)
Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Ter 04 Set 2012, 16:55

Diamantes do montejunto escreveu:
[img]Influencia das horas de luz na criação de aves 20110331211112kit20r112[/img]

Para quem pouco percebe de electrónica com esta placa é fácil fazer a ligação aos relógios e às lâmpadas?
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Ter 04 Set 2012, 17:17


Sim é mesmo muito facil, é só seguir o manual que vem com a placa...
Eu montei tipo uma caixa na parede e apliquei a placa com 2 relogios, hoje já tiro uma foto e amanhã já meto aqui...
Abraço, Hugo Miguel.
Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Ter 04 Set 2012, 17:57

Diamantes do montejunto escreveu:
Sim é mesmo muito facil, é só seguir o manual que vem com a placa...
Eu montei tipo uma caixa na parede e apliquei a placa com 2 relogios, hoje já tiro uma foto e amanhã já meto aqui...

Fico a aguardar. Se possível da instalação.
Obrigado.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Qua 05 Set 2012, 11:50

Bom dia Ricardo Carvalho, aqui ficam as fotos do meu sistema de amanhecer/anoitecer, com as lâmpadas. A placa foi aplicada numa base de PVC com uns parafusos 4mm em inox, em cada um dos 4 parafusos leva uma anilha de plástico (no meu caso usei 4 cones de plásticos daqueles dos terminais de ligação para fazer altura) para a placa não ficar encostada ao PVC, depois furei o PVC e enrosquei-o á caixa de parede (caixa tipo quadro elétrico podem comprar no AKI que é barato), os relógios eu tenho destes da merlin gerin, pois quando montei isto ainda não havia este tão baratos de tomada do AKI, e também tive medo pois estes tipo chineses não me expiram grande confiança, então falei com um amigo que trabalha em eletrónica industrial que me arranjou 2 relógios destes a custo 0, lol! , mas também podem utilizar os de tomada do AKI que fazem o mesmo, eu tenho um de duplo canal que liga a placa e que faz o amanhecer/anoitecer e um de um canal que liga e desliga as fluorescentes, no teu caso tens de comprar 3 relógios, um para ligar/desligar a placa, outro para fazer o amanhecer/anoitecer e outro para as lâmpadas fluorescentes e ligar tudo… Se não te entenderes com isso scratch eu faço um esquema e mando-te... Very Happy

abraço, Hugo Miguel

[img]Influencia das horas de luz na criação de aves 04092012327.th[/img]
[img]Influencia das horas de luz na criação de aves 04092012334.th[/img]
[img]Influencia das horas de luz na criação de aves 04092012333.th[/img][img]Influencia das horas de luz na criação de aves 04092012331.th[/img]


Última edição por Diamantes do montejunto em Qua 05 Set 2012, 12:06, editado 1 vez(es)
Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Qua 05 Set 2012, 12:05

Diamantes do montejunto escreveu:Se não te entenderes com isso scratch eu faço um esquema e mando-te...

Obrigado pela disponibilidade, mas se fosse possível o tal esquema agradecia.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Qua 05 Set 2012, 12:16

Cool Pois amigo Ricardo, lamento mas isso já tem de ser a pagar... lol! lol! lol!
Estou a brincar... lol!
Quando compras a placa já vem uns esquema de como ligas, é pena, pois moras muito longe,
se não ia aí e ajudava-te a ligar isso, mas no fim de semana se tiver tempo
já faço um esquema e meto aqui para o pessoal ver como liguei a minha placa...

Abraço, Hugo Miguel
Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Qua 05 Set 2012, 12:18

Diamantes do montejunto escreveu:Cool Pois amigo Ricardo, lamento mas isso já tem de ser a pagar... lol! lol! lol!
Estou a brincar... lol!
Quando compras a placa já vem uns esquema de como ligas, é pena, pois moras muito longe,
se não ia aí e ajudava-te a ligar isso, mas no fim de semana se tiver tempo
já faço um esquema e meto aqui para o pessoal ver como liguei a minha placa...

Abraço, Hugo Miguel

Obrigado. Fico a aguardar|
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Ferreira Qua 05 Set 2012, 13:07

Bom dia a todos.
Por acaso quando meti luz no meu aviário estive para comprar uma placa dessas no Sai da Casca, mas como sabia que as lampadas de filamentos iam acabar optei só pelos relógios e o que é certo é que eles mal vêm acender a lampada de penumbra mesmo com a principal acesa aconchegam-se todos e calam-se para dormirem lol!
Em termos de diferenças horas luz vou fazendo manualmente conforme a faze horária do Emisfério Sul mas só a partir do final de Setembro.
Um aviso para quem tenha aparelhos automáticos de luz. Como é sabido eles deram um período de 2 anos para se mudar de lampadas de filamento para lampadas fluorescentese esse tempo terminou no dia 01 de Setembro, portanto a partir de agora só haverá lampadas fluorescentes (noticia divulgada nos jornais)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Qua 05 Set 2012, 13:12

Ferreira escreveu:Bom dia a todos.
Por acaso quando meti luz no meu aviário estive para comprar uma placa dessas no Sai da Casca, mas como sabia que as lampadas de filamentos iam acabar optei só pelos relógios e o que é certo é que eles mal vêm acender a lampada de penumbra mesmo com a principal acesa aconchegam-se todos e calam-se para dormirem lol!
Em termos de diferenças horas luz vou fazendo manualmente conforme a faze horária do Emisfério Sul mas só a partir do final de Setembro.
Um aviso para quem tenha aparelhos automáticos de luz. Como é sabido eles deram um período de 2 anos para se mudar de lampadas de filamento para lampadas fluorescentese esse tempo terminou no dia 01 de Setembro, portanto a partir de agora só haverá lampadas fluorescentes (noticia divulgada nos jornais)

Um abraço, Ferreira

Sr Ferreira, qual a marca da sua luz principal do aviário?


Última edição por RC em Qua 05 Set 2012, 15:00, editado 1 vez(es)
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Qua 05 Set 2012, 14:11

Boa tarde Ricardo, não sei se estava a perguntar a mim ou ao senhor Ferreira...
As minhas lampadas Idea principais no viveiro dos Diamantes de Gould são:

ARCADIA BIRD LAMP
36W-120CM

ARCADIA BIRD LAMP
58W-150CM

No viveiro dos bengalins tenho lampadas fluorescentes normais...

Como o senhor Ferreira diz e muito bem, as lâmpadas de filamento já não são fabricadas,
se comprares uma placa destas têm de tentar arranjar primeiro lâmpadas, o que não é fácil,
se não depois é uma placa para o lixo, eu tenho lá umas 10 lâmpadas de cada guardadas, quando
sobe que iam deixar de fabricar dei uma volta aqui na minha sona e comprei o que encontrei,
pois estas lâmpadas eram relativamente baratas 1/2€, agora já não é fácil de encontrar mas algumas
casas ainda têm lâmpadas destas em stock, é a questão de procurares...


abraço, Hugo Miguel



Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Qua 05 Set 2012, 15:01

Segundo me disseram não precisam de ser incandescentes, podem ser fluorescentes, têm é que ser de balastro electrónico.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Qua 05 Set 2012, 15:32

Boa tarde Ricardo, antes de falarmos se não sabemos o melhor é mesmo pesquisar sobre tal...
Vai á net ver o que é um balastro eletrónico e depois vem aqui me explicar... Twisted Evil

abraço, Hugo Miguel
Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Qua 05 Set 2012, 15:39

Diamantes do montejunto escreveu:Boa tarde Ricardo, antes de falarmos se não sabemos o melhor é mesmo pesquisar sobre tal...
Vai á net ver o que é um balastro eletrónico e depois vem aqui me explicar...

Na minha intervenção referi. (...) foi o que me disseram (...) Como sou leigo na matéria apenas mencionei o que me tinham sido dito. Agora se é verdade não sei.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Diamantes do montejunto Qua 05 Set 2012, 16:12

Boa tarde amigo Ricardo eu já testei tudo isso os balastros magnéticos em corrente com a placa piscam e a intensidade não almenta e os balastros eletrónicos quando liguei nem arranca, tentei ligar só uma lâmpada e queimou o fusível da placa…

Abraço, Hugo Miguel
Diamantes do montejunto
Diamantes do montejunto

Mensagens : 32
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 47
Localização : Cabanas de Torres / Alenquer

http://diamantesdomontejunto-hugo.blogspot.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Ferreira Qui 06 Set 2012, 12:39

Boa tarde Ricardo.
O que o amigo Hugo Miguel lhe disse é verdade, não conheço nenhum dispositivo que faça as lampadas fluorescentes perderem intensidade de luz.
Peça a essa pessoa que afirma tal coisa como fez o aparelho (dizendo as peças e esquema), até pode ser que com resistências e condensadores consiga o que duvido.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Sáb 20 Out 2012, 19:49

Sr Ferreira,

Qual a marca da sua lâmpada principal do aviário?
Usa alguma específica para aves ou normal?
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Ferreira Sáb 20 Out 2012, 22:45

Boa noite Ricardo Carvalho.
A lampada principal que tenho no meu aviário é das incandescentes normal de metro (36w), eles nunca se queixaram, e se queixarem só aceito a queixa por escrito lol!
Há quem utilize lampadas da Arcádia porque dizem que tem UVs, sei la se têm, penso que a cor violeta é nada mais nada menos que gaz corante tal como as lampadas dos reclames.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  RC Dom 21 Out 2012, 14:39

Ferreira escreveu:Boa noite Ricardo Carvalho.
A lampada principal que tenho no meu aviário é das incandescentes normal de metro (36w), eles nunca se queixaram, e se queixarem só aceito a queixa por escrito lol!
Há quem utilize lampadas da Arcádia porque dizem que tem UVs, sei la se têm, penso que a cor violeta é nada mais nada menos que gaz corante tal como as lampadas dos reclames.

Um abraço, Ferreira

Obrigado pela informação, mas as Arcádia que refere e que têm os UV não são violetas, mas sim branco puro, assemelhando-se à luz do dia natural.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Influencia das horas de luz na criação de aves Empty Re: Influencia das horas de luz na criação de aves

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos