Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Goulds: condições de criação

2 participantes

Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Qui 05 Jul 2012, 00:49

Boa noite Sr. Ferreira,

Cá estou de novo para mais um pedido de opinião. Espero não o maçar mais nos próximos dias. Então aí vai:

Apesar de estar agora a iniciar a criação de Goulds gostaria de experimentar a criação directa alternada com a criação pelos bengalins: a primeira postura deixaria para os bengalins, a segunda ficariam os Goulds a criar, a terceira para os bengalins e uma quarta novamente para os Goulds. Sei que é um pouco ambicioso para um “novato” Embarassed mas como não tenho pressa nem quero criar Goulds em quantidade, mas sim em qualidade, acho que vou experimentar. A minha questão/dúvida tem a ver o tamanho das gaiolas. Para optimizar as que tenho estava a pensar utilizar o separador de cada andar das baterias ficando cada casal com uma gaiola de 50 x 40 x 40. Acha que é suficiente para um casal de Goulds criarem os filhos, sendo minha intenção não os deixar com mais de 3/4 ovos?

Outra questão tem a ver com as condições de criação. Tenho as aves numa cave enterrada, com muito pouca luz natural, mas com duas lâmpadas de 120 cms para aves da Arcádia (para 3 baterias de 8 gaiolas cada). A regularidade da temperatura é o melhor que tenho: no inverno mais rigoroso nunca baixa dos 15º e nos dias mais quentes do verão não ultrapassa os 24º , mesmo que no exterior estejam perto de 40º. Quanto à humidade, como é uma cave enterrada de paredes em betão armado oscila lentamente, mas se estiver muitos dias a chover pode chegar aos 80%. Sendo um espaço relativamente grande (+/- 100 m2) não é exequível utilizar um desumidificador. O arejamento é bom pois mantenho sempre duas janelas abertas de 150 x 50 cms na outra extremidade da cave, pelo que não faz corrente de ar. Apesar de não serem as condições ideais de luz e humidade acha que serão suficientes para os Goulds criarem?
Os canários, estrelas e bengalins dão-se bem nestas condições e este ano ainda só me morreu um canário juvenil. Recebi há pouco um casal de Emblemas Picta e já estão a criar, pelo que tenho alguma fé que os Gould também se irão safar.

Como diz o amigo Ferreira, escrevo muito pelo que aqui fica mais um “testamento” Sleep para duas opiniões curtas.

Um abraço,
Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Ferreira Qui 05 Jul 2012, 21:15

Boa tarde Luís Gomes.
Eu quando me referi a escrever muito foi de admiração Very Happy é que normalmente escrevem pouco e tenho que estar a arrancar a ferros o que realmente querem Razz
Quanto ao que me pede.
Tretas para os que dizem que Goulds tirados pelos próprios são maiores, de melhor porte, etc., etc.. tenho casis de Goulds e de bom porte e que os filhos quando separados são muito mais pequenos que os criados com certos bengalins. Tudo tem a ver com a qualidade dos pais quer sejam os naturais ou os adoptados, mas ainda mais importante a alimentação que lhes pomos há disposição e o que os pais lhes dão. Obriga-los sempre a comerem tudo o que metemos no comedouro, só quando estiver quase vasio é que se mete novo comer.
Muito importante.
Os Goulds só comem há profundidade do bico, portanto quando em criação temos que assoprar todos os dias as palhas do comer, caso contrário deixam de alimentar os filhos.
É errado o metedo que quer empregar, das duas uma, ou deixa os Goulds desde o principio criarem os seu filhos ou na ultima postura ou então tira sempre os ovos, é que fazer como pretende eles acabam por perderem a vontade de criarem, os Goulds são aves que conhecem muito bem quem os trata bem.
Um casal desde que seja adulto (2 anos) e que venda saúde cria sem problemas os seus filhos.
Outra coisa errada, só deixar chocarem 3/4 ovos, porquê?
Os Goulds têm envergadura suficiente para taparem e criarem 8 ovos assim como bengalins ditos de exposição (dos grandes), se forem dos normais e as posturas dos Goulds grandes, aí sim tem que só meter 5 ovos mas por serem pequenos e não os conseguirem tapar na totalidade.
Gaiolas com as dimensões que pretende têm espaço mais que suficiente. As minhas antigas tinham 40x35x40cm, as actuais com separador em chapa para não se verem têm 45x40x40cm.
Quanto ás condições climatéricas, se tiver possibilidade de meter um aquecedor ao pé das gaiolas para conseguir uma temperatura de 20º melhor, com isto não quer dizer que não criem com 15º. quanto há humidade, se de facto não atingir mais que 80º graus pode tirar uns passarinhos, os ovos dos Goulds são muito sensíveis a excesso de humidade, não por ela em si mas porque absorvem-na com muita facilidade e assim as camaras de ar diminuem e quando estiverem para nascerem se não a tiverem acabam por morrerem na casca asfixiados, o ideal é entre os 65º e os 75º. Se meter um termoventilador perto das gaiolas a humidade sobe para o tecto e assim sempre desce uns graus de humidade, mas nada como verificar quando isso acontecer na realidade, basta verificar a camara de ar de um ovo quando tiver entre 10/12 dias de choco.
Nunca tocar com os dedos os ovos dos Goulds porque são muito sensíveis ao suor que mata os embriões.
Assuntos relacionados com os seus Goulds meta sempre neste tópico para assim estar sempre dentro do acontecimento
Penso que esteja tudo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Sex 06 Jul 2012, 00:04

Olá Sr. Ferreira,

Obrigado pela ajuda. Irei fazer como indica.

A ideia de alternar a criação entre os Goulds e os bengalins era para evitar ter muitos bengalins. Irei então tentar criar directo com dois casais de 2010/11 e ponho os mais novos a trabalhar com os bengalins.
Concordo completamente consigo quando diz que o tamanho/porte dos Gould é igual sejam criados pelos pais ou pelos bengalins, dependendo apenas dos genes e da alimentação. Pensar o contrário é como acreditar que uma criança adoptada fica mais pequena do que se tivesse sido criada pelos pais. Quando muito fica mais magra, ou doente, se for maltratada.

Quanto à alimentação dou-lhes a ração para Goulds da Versele Laga que vou buscar directamente à marca em Taveiro - Coimbra e utilizo os comedouros “automáticos” que tem a grande vantagem de obrigar as aves a escolherem menos as sementes que preferem. Há só alguns engraçadinhos que enquanto não despejam o depósito todo para o chão da gaiola não descansam, mas felizmente são raros Very Happy

Um abraço,
Luís Gomes


Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Seg 09 Jul 2012, 00:13

Boa tarde Sr. Ferreira,

Contrariamente ao que tinha dito, aqui estou de novo com mais um pedido de ajuda.

Embora o forte desta aposta nos exóticos sejam os goulds não resisti a comprar um casal de emblemas picta e mais recentemente um casal de diamantes Forbes. Acho-os muito bonitos e sendo aves que por vezes os próprios bengalins tem dificuldade em criar o desafio fica mais apimentado What a Face

Sempre que ouço falar nestas espécies ouço falar em alimento vivo, tenébrio, etc. Acontece que embora goste imenso de tudo o que é natureza detesto vermes, pelo que mexer-lhes diariamente era algo que me iria tirar o prazer de alimentar a passarada. Dito isto, duas questões:
- É o alimento vivo indispensável à criação destas espécies? Ou seja, sendo já extremamente difícil que os Picta/Forbes alimentem os filhos, é de todo impossível sem o alimento vivo?
- O que é que acha de, em alternativa ao alimento vivo, dar papa da Orlux para insectívoros (ORLUX - ALIMENTO PARA INSECTIVOROS INSECT PATEE), que tem bastantes insectos secos?

Ainda no campo da alimentação: o sr. Ferreira dá regularmente vegetais e fruta aos seus goulds? Quantas vezes por semana? Se dá, qual é em sua opinião a melhor fruta/vegetais para eles, tendo em consideração os menos susceptíveis de lhes causar problemas intestinais?

Por último vou-lhe fazer um pedido que lhe dará algum trabalho mas que para mim seria uma enorme ajuda. Tendo em consideração que trabalho quase a 100% com luz artificial e que os goulds tem um ciclo reprodutivo que não se coaduna com a nossa primavera, podia indicar-me o nº de horas de luz para cada mês do ano adequado à reprodução e muda dos diamantes australianos?

Se me indicar o nº de horas médio para cada mês (e tomo a liberdade de lhe pedir para todos os meses do ano) eu depois faço a variação gradual de um mês para o outro.

Antecipadamente grato cheers
Luís Gomes

Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Sáb 14 Jul 2012, 15:10

Boa tarde Sr. Ferreira,

Para a eventualidade da minha última intervenção lhe ter escapado, tomo a liberdade de insistir Embarassed

Obrigado,
Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Ferreira Sáb 14 Jul 2012, 20:05

Boa tarde Luís Gomes.
E escapou mesmo Very Happy
Desde que esteja a escrever no Fórum e se um forense estiver a escrever ao mesmo tempo isto não fica marcado.
O que os insectiva a criarem são os bichos vivos e não o alimento em si.
Com os diabos, os tenébrios têm a casca rija e até são agrádaveis ao tacto, se tem repulsa de lhes tocar utilize uma pinça lol!
Quanto há luz:
ÉPOCA DE CRIAÇÃO
Primavera artificial, Outubro a Janeiro
Nascer do Sol hás 7 horas
Por do Sol hás 20 horas

ÉPOCA DE MUDA DE PENAS
Verão artificial, Fevereiro a Julho
Nascer do Sol hás 6 horas
Por do Sol hás 21 horas

ÉPOCA DE DESCANÇO
Outono artificial, Agosto Setembro
Nascer do Sol hás 8 horas
Por do Sol hás 18 horas

Penso que seja isto que quer

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Dom 15 Jul 2012, 01:36

Caro Sr. Ferreira,

Antes de mais muito obrigado pela informação sobre o tempo de luz.

Certamente por lapso, e porque os meus textos são enormes Very Happy, não me respondeu a parte da alimentação "Ainda no campo da alimentação: o sr. Ferreira dá regularmente vegetais e fruta aos seus goulds? Quantas vezes por semana? Se dá, qual é na sua opinião a melhor fruta/vegetais para eles, tendo em consideração os menos susceptíveis de lhes causar problemas intestinais?"

Já agora, tenho um gould adulto que para além de ter o ventre gordo/amarelo (distrai-me com o controlo) passa grande parte do tempo "sentado" no poleiro com a respiração pesada. Creio que deve ter um problema no fígado, que deve já estar inchado, o que lhe dificulta a respiração. Comecei a dar-lhe colina. Com este quadro quantos dias aconselha que lha dê? É que na bula diz para dar apenas 3 dias por semana e alternados. Há mais alguma coisa que possa fazer? Estou a dar-lhe apenas a ração para goulds da Versele Laga e espigas de milhete.

Por último, tenho constatado o seguinte comportamento em vários casais de goulds. Durante o dia o macho e a fêmea mantêm uma relação pacífica, porém logo que as lâmpadas da arcadia próprias para aves se apagam e ficam acesas apenas as lâmpadas que fazem a transição para a noite, as aves começam a perseguir-se como se não se conhecessem. É espantoso pois a mudança de comportamento é imediata. Sei que o espectro de luz das lâmpadas da arcadia simulam a luz do sol, e que o reconhecimento das cores que as aves fazem umas das outras é mais difícil com lâmpadas normais. Por curiosidade, alguma vez lhe aconteu isto? Acha que prejudicará o processo de acasalamento, embora na prática só ocorra ao final do dia?

Um abraço,
Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Ferreira Dom 15 Jul 2012, 13:11

Bom dia Luís Gomes.
Por acaso não me esqueci de responder hás questões, o que se passou foi inadvertidamente ter clicado em enviar e era para continuar com as respostas noutra mensagem e esqueci-me é o caruncho lol!
Suplementos alimentares.
Na fruta poucos são os que lhe pegam a não ser que sejam habituados assim que os separarmos dos pais, eu por norma dou de vez enquanto quando estão a fazer a muda de penas meto entalado nas grades das gaiolas um gomo de maçã que seja madura e bem docinha.
Já as verduras dou com mais frequência, espinafres, baldroegas, nabiças, brócolos mas fora da época de criação. Nada de dar alface ou da mesma família porque provocam diarreia.
Quanto ao Gould, preciso saber qual a marca da Colina. Para já só lhe vai dar alpista, compre milho alvo amarelo e alpista e vai misturar nessa mistura que tem há razão de meio por meio ( para um quilo de mistura 500g de alvo amarelo e 500g de alpista)
Quanto ao resto, provavelmente não gostam um do outro já que quando casal dormem encostadinhos um ao outro mesmo fora da época de criação.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Dom 15 Jul 2012, 17:01


Boa tarde Sr. Ferreira,

A Colina que estou a dar é a da Avizoon: Colina Ca / P Líquido.

Um abraço,

Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Ferreira Dom 15 Jul 2012, 18:20

Boa tarde Luís Gomes.
Apanhe o pássaro e verifique se no ventre do lado direito vê alguma mancha vermelha e qual o tamanho ou bastante escura e a apanhar quase o ventre.
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Dom 15 Jul 2012, 21:11


Olá,

Agarrei-o agora e de facto não tem qualquer mancha. Curiosamente também já não tem tanto amarelo de gordura. A última vez que tinha visto foi há uma semana e já tinha cortado com a papa (Witte Molen) que lhe estava a dar durante a muda (embora eles pouca comessem). Mantém-se é pouco activo e está muitas vezes sentado no poleiro com a respiração algo pesada. Há uma semana dei a todos Pulmosan pois tinha alguns com ácaros na traqueia e creio que este também os tinha pois abria o bico sem razão para tal. Outro aspecto é que este Gould foi o único que até agora ainda não fez muda. Está agora a começar a ter umas pequenas penas brancas debaixo do bico.

Um abraço,
Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Ferreira Dom 15 Jul 2012, 21:21

Boa noite Luís Gomes.
Melhor assim, está nessa posição em descanço, também tenho alguns que acentam o peito nas patas nesta altura.
Se esse pássaro só agora é que está a entrar em muda é porque nasceu no fim da época (Fevereiro) portanto só irá arrancar com as criações lá para Dezembro. Administre-lhe Aminovit-L a ver se acelera a muda, 5 gotas para 100ml de água durante uma semana.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Luís Gomes Ter 17 Jul 2012, 22:45


Boa noite Sr. Ferreira,

Tenho quatro Goulds (dois machos e duas fêmeas) que nasceram em Out/Nov do ano passado. Nunca os juntei, tendo as fêmeas numa gaiola e os machos noutra. Quando é que acha que os devo juntar de forma a criarem por volta de Outubro/Novembro? Devo juntá-los já ou espero lá para Setembro?

Obrigado,
Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Ferreira Qua 18 Jul 2012, 12:51

Bom dia Luís Gomes.
Já deviam estar juntos.
Faz da seguinte maneira para saber se são compativeis e assim serem els a criarem os filhos.
Mete as fêmeas nas respectivas gaiolas e passado uma ou duas semanas mete os machos e fica a observar, os machos depois de darem umas voltas na gaiola para conhecerem onde estão começam a fazer o bailado ao pé a fêmea e esta se lhe interessar o parceiro estica-se toda a ouvir e passado um pouco começa a fazer um movimento há cauda com uma grande rapidez e ao mesmo tempo baixa a cabeça que por vezes a baixo do poleiro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds: condições de criação Empty Re: Goulds: condições de criação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos