Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com caturras

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Sex 09 Mar 2012, 21:08

"Olá boa tarde!
Tenho um casal de caturras ha mais de um ano. Infelizmente ainda não consegui que tivessem criação:( são teimosas e teimam em não entrar no ninho para pôr os ovinhos. Por duas vezes que puzeram 3 e 4 ovos, respectivamente, mas...dentro da taça da comida elas bem iam para cima deles mas claro que não havia condições para nascerem dali novos membros
Como se já não bastasse o macho começou a emagrecer bastante, a ficar com um aspecto desmazelado e sem penas no peito e atrás ca cabeça!
Agora eu e o meu namorado estamos empenhados em mudar a situação, adquirimos um novo viveiro, novos comedouros e bebedouros, introduzimos suplementos vitamínicos e a desparazitação (coisa que nunca tinha feito:s) e vamos mudar o sítio do ninho... queremos dispôr as coisas de forma diferente a ver se lhes agrada e se nos presenteiam com bebés"

Relativamente às suas perguntas:

A gaiola antiga tem: 86cm x 34 cm x 68 cm (c x l x a) - é toda em arame excepto a parte de baixo que é em madeira.
A gaiola nova tem: 100cm x 75cm x 78 cm - é toda em arame galvanizado.
O ninho é um ninho vertical de madeira, tem uma abertura redonda que ao início tinha apenas 5 cm de diâmetro, mas limámo-la pa 7cm, quando adquiri o casal disseram-se ser o adequado para caturras.


Em relação ao Grit e papa de ovo começámos a dar há umas 2 semanas. Antes apenas dávamos a ração para caturras. Temos notado algumas melhoras no comportamento do casal, mas não sabemos se está relacionado com a melhoria na alimentação. Experimentámos colocar fruta (maçã) mas elas mal tocaram.
Fizemos o fim de semana passado, pela primeira vez a desparasitação com vermiex, é o adequado?

Tal como tinha dito aqui está o aspecto do nosso macho:

Ajuda com caturras Dsc02151l

Ajuda com caturras Dsc02152wm

O que acha que poderá ser isto e o que poderemos fazer?

Obrigada pela sua prontidão na resposta;)

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  Ferreira Sáb 10 Mar 2012, 12:51

Bom dia Sandra Paiva.
Quanto a instalações óptimo.
Caixa ninho não me disse as dimensões mas desde que tenha 20x20cm base por 30cm de altura está bem.
Quanto há alimentação, é normal não pegarem em fruta e vegetais quando não estão habituados mas mais tarde ou mais cedo acabam por lhes pegarem em especial quando fizerem criação.
O macho de facto está muito mal tratado, agora saber as causas é que é um pouco mais complicado. Tanto pode ser parasitas internos e externos como falta de nutrientes.
Para ser franco não cou muito há bola com os produtos EX mas confiemos que faça efeito, não se esqueça que ao fim de 21 dias tem que repetir novamente a desparasitação, uma das formas para termos a certeza que bebem a água com o desparasitante é fazê-los passar cede, para isso tira a água e deixa-os 24.00h sem beberem, mete-lhes então a água com o desparasitante e verifica se realmente o bebem. compre um insecticida antiparasitário para aves e borrifa muito bem os pássaros, depois passado uma semana torna a repetir. Fazer tudo de novo passado 21 dias. Não esquecer de tirar a água e só a voltar a meter depois de estarem completamente enxutos (mais ou menos 2 horas)
A segir há desparasitação interna vai administrar isto na água de beber http://www.avizoon.pt/pt/produto/10+393/aminovit-l/ sendo 5 gotas para 100ml de água durante uma semana, depois 2 dias água limpa e mais outra semana a Aminovit-L para POMBOS a ver se ele arrebita. A ela faça tudo igual.
Muito importante, não se esqueça que qualquer produto que se meta na água é para se fazer todos os dias e não podem apanhar Sol, pois ao fim de 24 horas perdem o efeito e estragam-se.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Sáb 10 Mar 2012, 14:21

Boa tarde Sr. Ferreira,
O ninho sim tem precisamente essas dimensões, mas elas nunca entraram Sad apesar do frio no Inverno (porque estão no exterior) acho que preferem passar frio a resguardaram-se la dentro Sad
Quanto ao desparasitante sim segui essas recomendações, deixei-as à sede umas quantas horas até que ficaram insuportaveis, a piarem imenso e assim que coloquei o bebedouro com agua e o desparasitante calaram-se x) fiz o tratamento durante 3 dias (mudando a agua diariamente) que era o que vinha indicado na bula.
Quanto ao resto dos produtos que recomendou vou ver se compro ainda este fim de semana e administro conforme disse, depois dir-lhe-ei os resultados Smile
Obrigada pelos conselhos.

Cumprimentos,
Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Seg 12 Mar 2012, 23:52

Ola Sr. Ferreira,

Já adquiri os produtos que me indicou e para além desses comprei tb o Complexo B da Avizoon. Hoje fiz a desparasitação externa, borrifei-as todas, se bem que não gostaram muito da experiência Mad
Entretanto surgiu uma dúvida, eu fiz a desparasitação interna há uma semana atrás tal, como lhe tinha dito, e terei de a repetir dia 28 deste mês (passados os tais 21 dias). Será que entretanto, neste espaço de tempo posso iniciar-lhes já o AMINOVIT-L ou será melhor aguardar pela 2ª fase da desparasitação interna e iniciar só depois?
Grata mais uma vez pela sua disponibilidade Wink

Cumprimentos,
Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  Ferreira Ter 13 Mar 2012, 12:21

Bom dia Sandra Paiva.
Sim pode, não há incompatibilidade entre os dois produtos.
Também comprou e meteu há disposição num comedouro GRIT?

Um beijinho Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Ter 13 Mar 2012, 15:11

Sim tenho um comedouro com GRIT sempre.
Quando diz que não ha incompatibilidades entre os produtos quer dizer que podem sobrepor-se? ou seja misturar ambos na mesma água?
Obrigada;)

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  Ferreira Ter 13 Mar 2012, 17:52

Boa tarde Sandra Paiva.
Não, quero dizer que um não corta o efeito do outro depois da toma do primeiro.
Há medicamentos em especial complexos vitamínicos que cortam o efeito de determinados antibióticos entre outros produtos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Ter 13 Mar 2012, 19:15

Ahh ok Wink percebido!

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Seg 07 maio 2012, 08:39

Bom dia,

Primeiro que tudo quero informar que o machao já está bastante melhor, não está totalmente recuperado, mas aos poucos parace estar a melhorar. Já tem muito mais penas e está mais activo.´
Após o tratamento o casal colocou a sua primeira postura do ano e nasceram 3 crias. Têm agora umas 3 semanas e parecem estar bem de saúde.
O que eu queria saber é se alguém com experiência me pode tentar dizer se são machos ou fêmeas e que mutação irão ter.
O pai é o que está na foto acima e a mãe é perola.

Deixo aqui a imagem:

Ajuda com caturras Dsc02177zk

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty MUTAÇÃO

Mensagem  bluehawk Sex 11 maio 2012, 16:35

Boa tarde, não consigo ver bem as crias, mas parece que:
em primeiro plano parece uma lutina (femea)
lá atras parece ser uma albina (nas caturras não existem albinas mas sim caturras lutino-face branca que dá uma ave totalmente branca de olhos vermelhos) - (femea)
e ao lado uma cinza (não sei o sexo)

Isto que dizer que o macho pai é em principio:
cinza portador de ino (lutino) + face branca (isto pelo menos)

a femea mãe
é uma perola cinza portadora de face branca
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Dom 13 maio 2012, 20:51

Muito Obrigado pelas indicações. Julgo que o pai é também arlequim segundo me disse um outro senhor de um forum.

Venho novamente com questões relacionadas com as caturras. As crias fazem hoje 4 semanas e da ninhada houve um ovo que não estava cheio.
Acontece que nunca foi retirado porque achámos melhor não mexer para não correr o risco de os pais os rejeitarem. Na 6ª feira passada reparámos que haviam 3 ovos em vez de apenas o tal que tinhamos visto inicialmente. Julgámos que talvez já lá estivessem e não nos tínhamos apercebido.
Agora hoje voltámos a ir ver o ninho, a fêmea estava lá dentro e reparámos que ela está aninhada em cima dos ovos e inclusivamente mudou de posição e vimo-la a aconchegar os ovos para debaixo dela.
Agora as minhas questões são:

Será que as actuais crias não estarão em perigo?Pois ao que tudo indica ela está a chocar os novos ovos. Será que os pais as vão continuar a alimentar ?

E estes novos ovos será que vão gerar alguma coisa? É que a fêmea também passa algum tempo fora do ninho...É certo que as crias estão dentro do ninho mas não sei se os ovos assim irão chocar... O ninho começa a ficar pequeno para as crias e a fêmea... Estamos em dúvida se devemos ou não tirar as três crias e alimentá-las à mão. Mas também não sabemos nada sobre esse assunto Crying or Very sad

Se puderem ajudar agradeciamos, pois estamos com medo de perder as crias actuais.

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  Ferreira Seg 14 maio 2012, 12:33

Bom dia Sandra Paiva.
Esteja descançada que as crias não as perde, pois a partir de agora quem as alimenta é o pai em exclusivo uma vez que a mãe entrou em postura e choco, o que poderá acontecer é:
A mãe consentir os filhos no ninho até serem independentes (45 dias de nascidos) e eles acabarem por sujarem os ovos e estes não ecludirem.
Ou ela começar a ver que o incómodo de eles estarem sempre a pedirem-lhe comer não a deixam chocar e correr com eles para fora do ninho, qualquer das maneiras se isso acontecer o macho acaba sempre por acabar se criar os filhos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Seg 14 maio 2012, 21:37

bluehawk escreveu:Boa tarde, não consigo ver bem as crias, mas parece que:
em primeiro plano parece uma lutina (femea)
lá atras parece ser uma albina (nas caturras não existem albinas mas sim caturras lutino-face branca que dá uma ave totalmente branca de olhos vermelhos) - (femea)
e ao lado uma cinza (não sei o sexo)

Isto que dizer que o macho pai é em principio:
cinza portador de ino (lutino) + face branca (isto pelo menos)

a femea mãe
é uma perola cinza portadora de face branca

Boa noite,

Pode explicar-me como consegue saber se as crias são fêmeas ou machos? Por exemplo a albina e a lutino como sabe que são fêmeas?
Quanto à outra cria como posso saber o sexo?

Sobre as mutações cada vez percebo menos Ino é o mesmo que lutino? Como sabe que um lutino é face branca? Apenas pelos pais ou h
a alguma coisa que se nota?

Em caso de querer formar casais com estas crias o que me aconselharia? E já agora pode explicar-me o porquê das escolhas que faria?

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Ola

Mensagem  bluehawk Ter 15 maio 2012, 16:41

Very Happy O saber que algumas crias são femeas (são auto sexadas), sei porque há certas mutações que se não forem visiveis, só os machos são portadores, é o caso dessas crias lutina e "albina"/branca. Só o macho é portador de ino (lutino é a mesma coisa).
Para nascerem crias machos dessas 2 mutações, só tendo femeas mães com a mesma mutação (albino ou lutino).
Quanto à cinza, das duas uma, ou manda sexar ou deixa mudar a pena (por volta dos 6 meses) e então fica a saber se é macho ou femea.
O que eu chamo de lutino-face branca (ou ino-face branca) é essa cria branca que tem, não existem albinos nas caturras por isso é preciso haver a mutação de face branca e ino (lutino) nos pais. Só a junção dessas duas mutações (ou de duas brancas/albinas) é que dá uma caturra totalmente branca (como se fosse albina).
Em caso de querer formar casais:
para a cria branca/albina femea - arranjava um macho face branca portador de ino (lutino) ou um macho lutino portador de face branca (só pode ter a certeza de serem portadores se comprar a um criador de confiança) e assim teria sempre 50% de crias iguais à cria branca. NÃO deve juntar um macho igual à femea por vão dar crias muito fracas.
para a cria lutina - um macho lutino ficando com 100% de lutinos
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Ter 15 maio 2012, 17:23

Então vamos ver se percebo mais alguma coisa disto das mutações e genética.

O meu casal será:

Macho - Arlequim/Face Branca/Ino ( o "/" significa portador, certo?)
Fêmea - Pêrola (opalina) / Face Branca / Arlequim (será?)

Com este casal poderei ter:

Machos:
Arlequim/Face Branca
Opalino/Arlequim/Face Branca

Fêmeas:
Lutinos/Face Branca/Arlequim (ou seja, Albinas/ Arlequim)
Face Branca/Arlequim

Todos as crias serão portadores de face branca e arlequim porque ambos os pais têm essa mutação, enquanto que lutinos só terei fêmeas pois só "herda" do pai que é lutino e só terei machos pêrola porque a fêmea é pérola.
Está correcto?

Quanto às minhas crias a lutina se fosse macho não poderia ser amarelo? Esta do lutino é que me está a confundir...

Tenho aqui a foto da cria cinzenta que saíu hoje do ninho:



Ajuda com caturras 20120515130848


Esta será uma fêmea Arlequim/Face Branca?

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  bluehawk Qua 16 maio 2012, 09:58

Sim correcto a / quer dizer que a ave é portadora do que estiver a seguir (de notar que é só do que estiver a seguir à / tudo o que estiver antes da barra é visivel).

E sim penso que estará correcto o "desenho" do seu casal.

Em relação às crias e mais ou menos por alto terá:

femeas:
19% lutino
6% albino
9% cinza arlequim/face branca
3% face branca
3% face branca arlequim
9% cinza/face branca

Machos (de notar que em adulto normalmente não se nota o perolado nos machos):
19% cinza perola arlequim/face branca
19% cinza perola/face branca
6%face branca perola
6%face branca perola arlequim


Como pode ver pelas percentagens, não posso apostar no sexo da cria arlequim, mas a apostar e só em termos de probabilidade seria macho (e neste caso como é arlequim a olho só comportamentalmente se consegue ver o sexo da ave, depois dos 6 meses).
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Qua 16 maio 2012, 10:35

Pode ensinar-me como faz essas contas? É que gostaria de entender e saber fazê-las...

Quanto ao hipotético casal entre a minha albina e um macho lutino face branca o esquema genético seria:

Machos e fêmeas:

Lutinos/face branca
Lutinos face branca (albinos)


Está correcto?

Se me poder indicar onde posso aprofundar mais os meus conhecimentos sobre isto da genética para não estar sempre a incomodá-lo agradecia.
Já tentei preencher os dados numa calculadora genética mas não percebo nada daquilo...

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  bluehawk Qua 16 maio 2012, 15:02

SandraPaiva escreveu:Pode ensinar-me como faz essas contas? É que gostaria de entender e saber fazê-las...

Quanto ao hipotético casal entre a minha albina e um macho lutino face branca o esquema genético seria:

Machos e fêmeas:

Lutinos/face branca
Lutinos face branca (albinos)


Está correcto?

Se me poder indicar onde posso aprofundar mais os meus conhecimentos sobre isto da genética para não estar sempre a incomodá-lo agradecia.
Já tentei preencher os dados numa calculadora genética mas não percebo nada daquilo...

Cumprimentos,

Sandra Paiva

Para a femea cria "albina" deve juntar um macho face branca/ino (portador de lutino) ou um lutino/face branca (portador de face branca) - estou a escrever isto porque se você escrever "lutino face branca" (sem /) que dizer que é um "albino" porque é essa a designação "lutino face branca ou face branca ino" (é a mesma coisa).

Quanto às contas... de cabeça também não vou lá. Usei também uma calculadora genética.
Que calculadora usou? Para lhe explicar como deve usar.
E em qualquer dos casos vai ter exactamente 50% de crias albinas e 50% de crias da mutação do pai portadores da inversa, isto é, se o pai for lutino serão portadores de face branca e se o pai for face branca serão portadores de lutino.
Em relação a estudar a genética... veja esta site: www.kirstenmunson.com, é fixe
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty AVESPT

Mensagem  bluehawk Qua 16 maio 2012, 15:41

Boa tarde, vi agora no avespt a mesma pergunta que colocou aqui.
Mas com fotos dos pais das crias.
O macho pai é cinza arlequim/ino/face branca
A fema mãe é face branca perola (e não cinza perola/face branca)
Isso muda as percentagens que pode obter:
crias femeas:
12.5% Femeas lutinas/arlequim/face branca
12.5% Female "albinas"/arlequim
12.5% Femeas face branca/arlequim
12.5% femeas cinza/arlequim

Crias machos:
25% Machos face branca perola
25% Machos cinza face branca
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Qua 16 maio 2012, 18:57

Boa tarde,

Estava a tentar usar a calculadora gencalc.com.

Agora já estive a ver a sua calculadora mas não consigo chegar aos seus valores. Pelo que coloco fico com estes dados:


Mother:Whiteface Pearl
Father:Pied Split To Whiteface {X1: Lutino}

male offspring:
25% Grey Split To Pied Whiteface {X1: Lutino} {X2: Pearl}
25% Grey Split To Pied Whiteface {X2: Pearl}
25% Whiteface Split To Pied {X1: Lutino} {X2: Pearl}
25% Whiteface Split To Pied {X2: Pearl}

female offspring:
25% Lutino Split To Pied Whiteface
25% Grey Split To Pied Whiteface
25% Whiteface Lutino Split To Pied
25% Whiteface Split To Pied


O que estou a fazer mal?

Quanto à fêmea diz que é face branca pérola porque são as mutações que se notam? Mas também é cinza ou não?
Quando fazemos o quadro genético as mutações recessivas como face branca podem estar presente ou não certo? Dái termos os que são portadores (só herdaram de um lado) e os que herdaram dos dois lados são mesmo face branca. É isto?
A fêmea será portadora de arlequim também?

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Qua 16 maio 2012, 22:45

Mais uma dúvidas:

A fêmea Albina saiu hoje do ninho cá está a foto dela ao lado do irmão(ã) e ao fundo está o pai:


Ajuda com caturras Crias2012


A minha primeira pergunta é se por esta foto não dá para dizer que a cria arlequim é fêmea? Digo isto porque no rabo dá ideia de ter o tal "zid zag"...

A minha segunda pergunta será mais para o Sr. Ferreira. Apanhei a cria albina e já a fêmea a coçar-se debaixo das penas e atrás perto do rabo. Será piolho? Como posso tratar?

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  bluehawk Qui 17 maio 2012, 09:34

Sandra, no fundo as pertentagens são a mesma coisa, eu é que me esqueci de por algumas mutações portadas na minha descrição, esse que tem está totalmente correcto.
As minhas percentagens são num total de 100% de crias (machos + femeas), enquanto que as que tem se fizesse uma soma tinha "200%" de crias, isto porque tem uma lógica de 100% para cada sexo e as minhas de 50% para cada sexo.
Em relação ao sexo da cria arlequim pode ser que seja femea mas no entanto não consigo dar a certeza, se depois dos 6 meses (1ª muda) mantiver essas raias no rabo então é mesmo femea.
A femea mãe não se chama cinza porque cinza quer dizer que é mutação selvagem. Neste caso é mesmo Face Branca Perola (e realmente penso que também poderá ser portadora de arlequim). Já o macho sim, é Cinza Arlequim...
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Qui 17 maio 2012, 10:23

Bom dia,

Pode responder-me a estas perguntas?

SandraPaiva escreveu:Quanto à fêmea diz que é face branca pérola porque são as mutações que se notam? Quando fazemos o quadro genético as mutações recessivas como face branca podem estar presente ou não certo? Dái termos os que são portadores (só herdaram de um lado) e os que herdaram dos dois lados são mesmo face branca. É isto?


Outra coisa, como nos machos posso irei ter sempre portadores de pérola e eventualmente portadores de lutino, como posso saber qual o que é portador de lutino e qual não transporta? Só quando acasalar a primeira vez e esperar pelas crias? Ou pelas penas? Pelo que entendi os machos serão semelhantes em termos de cor das penas só que um é portador de lutino e outro não...

Cumprimentos,

SandraPaiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  bluehawk Qui 17 maio 2012, 16:29

SandraPaiva escreveu:Bom dia,

Pode responder-me a estas perguntas?

SandraPaiva escreveu:Quanto à fêmea diz que é face branca pérola porque são as mutações que se notam? Quando fazemos o quadro genético as mutações recessivas como face branca podem estar presente ou não certo? Dái termos os que são portadores (só herdaram de um lado) e os que herdaram dos dois lados são mesmo face branca. É isto?


Outra coisa, como nos machos posso irei ter sempre portadores de pérola e eventualmente portadores de lutino, como posso saber qual o que é portador de lutino e qual não transporta? Só quando acasalar a primeira vez e esperar pelas crias? Ou pelas penas? Pelo que entendi os machos serão semelhantes em termos de cor das penas só que um é portador de lutino e outro não...

Cumprimentos,

SandraPaiva

Em relação à primeira pergunta (que me tinha escapado)...

O nome das mutações são sempre as visiveis, naquele caso... face branca perola... se for portadora de algo será: face branca perola/arlequim.
No caso de herdarem de ambos os pais a mesma mutação, essa mesma mutação será visivel.

Em relação á 2ª pergunta: não vai conseguir saber a olho, antes das crias machos (ou femeas) reproduzirem, se são ou não portadoras de alguma mutação, se existir a hipotese de no cruzamento dos pais, poderem ou não passar aos filhos a tal mutação.
Como é o caso dos cruzamentos das crias machos:
25% Grey Split To Pied Whiteface {X1: Lutino} {X2: Pearl}
25% Grey Split To Pied Whiteface {X2: Pearl}
nunca antes de se reproduzirem vai saber qual das crias será portadora de lutino, já que de perola, face branca e arlequim serão todos.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  SandraPaiva Qui 17 maio 2012, 16:37

Muito Obrigado por toda a ajuda. Acho que agora já entendi melhor isto da genética Smile

Agora pedia ao Sr. Ferreira que quando pudesse me respondesse a esta questão:

Apanhei a cria albina e já a fêmea a coçar-se debaixo das penas e atrás perto do rabo. Será apenas um comportamento usual das caturras ou piolho? Como posso tratar?

Cumprimentos,

Sandra Paiva

SandraPaiva

Mensagens : 19
Data de inscrição : 09/03/2012
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com caturras Empty Re: Ajuda com caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos