Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

alimentação caturra bebe

+2
Ferreira
Elisabete Santos
6 participantes

Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty alimentação caturra bebe

Mensagem  Elisabete Santos Qua 07 Dez 2011, 18:59

Boa tarde
Foi-me oferecida uma caturra bebe para acabar de criar e tornar-se mansa ( é para permanecer como ave de companhia e única).
Segundo o livro que li deve ter entre 15 a 20 dias, adaptou-se bem a alimentação com seringa de papa para crias, mas só a aceita morna assim que esfria não come.
Quando poderei dar a papa á colher e introduzir sementes esmagadas ou mesmo fruta?
Tenho cães e gatos em casa, mas por agora não permito que contactem com a caturra - diz que são muito assustadiças; quando será o momento ideal de iniciar o contacto com os outros animais?


Última edição por Elisabete Santos em Qua 07 Dez 2011, 19:01, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correcção gralhas)

Elisabete Santos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Ferreira Qui 08 Dez 2011, 16:08

Boa tarde Elizabete Santos.
Primeiro que tudo bem vinda aos Conselhos do Ferreira, não se esqueça de meter o nome no fim da cada mensagem, é uma das regras do Fórum
Vamos de principio, por se tratar de uma caturra bebé não quer dizer que não tenha os mesmos cuidados que um bebé humano em especial nos cuidados da alimentação, ferver utensilios, ferver a água antes de misturar o pó, dar a papa sempre morna, etc., etc. Cumpra rigorosamente com as indicações do fabricante no que diz respeito a dozes e vezes a dar. só deve fazer a quantidade no máximo para duas tomas, tudo o que sobrar tem que mandar fora. Aconselho-a a comprar uma agulha/sonda curva de 2,5mm, assim não tem problemas em dar a papa uma vez que a sonda é enfiada até ao papo. para se saber quando se deve parar de dar, é encostando um dedo ao papo e assim que o sentirmos cheio mas não duro está no ponto.
Aqui vai um link com as ditas agulhas para ver como são. http://www.petshop.com.pt/acessorios-aves/90488-agulhas-para-alimentar-aves-a-mao.html Passe o rato por cima dos quadrados das agulhas para ver melhor.
Quanto ao resto, Quando os pássaros são criados pelos pais começam a comer por eles próprios embora o macho ainda lhes dê de comer aos 45 dias de vida, portanto por essa altura mete comer no comedouro para ele ir vendo e começar a mordiscar, não precisa de esmagar seja o que for. De igual modo deve meter um comedouro cheio com GRIT pois é muito importante para todas as aves.
Quando começar com o desmame deve meter na água de beber 5 gotas de Aminovit-L ou Anima Strath para 100ml de água durante uma semana, depois 2 dias só água e mais uma semana a aminoácidos, isto é por causa do stress. De igual modo quando tiver 6 meses uma vez que é quando fazem a primeira muda de penas.
Quanto à socialização com outros animais, quanto mais cedo melhor para se irem acostumando uns aos outros, desde já lhe digo! Com os cães não vai ter problemas, já com os gatos há menor hipótese que tenham cravam-lhe as unhas. Os gatos nunca são domesticados, aliás, eles é que nos domesticam Very Happy, podem ser o mais pachorrentos, ternorentos, meigos, mas têm sempre o instinto selvagem de predador e à minima era uma vez uma caturra.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Elisabete Santos Sex 09 Dez 2011, 11:00

Obrigado Ferreira
Tenho sempre fervido a agua e as seringas, que também posso subtituir com regularidade.
Ontem a gata mais nova esteve a assistir á hora da comida, mas eu sempre de olho nela, a caturra não se assustou.
O meu marido só lhe deu de comer uma vez e a ele sopra, como um gato, quando o vê, e a mim estica o pescoço todo e pede comer. Acho que ele têm de lhe dar mais vezes de comer.
Nas asas as penas, que há 2 dias eram só canolos, estão todas com o aspecto normal de pena, o resto do corpo é que ainda tem penugem e canolos por abrir. Mesmo assim mantenho a caturra aquecida, mas durante a alimentação para de comer para esticar as asas e mesmo bater as asas parada . devo incentivar este comportamento? tenho receio que assim apanhe frio, mas ao mesmo tempo entendo que se queira movimentar.
Fiquei muito contente quando começou a piar como um adulto em resposta aos meus assobios e procura vir para a minha mão ou colo.

Elisabete Santos

Elisabete Santos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/12/2011
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty alimentaçao caturras

Mensagem  joao santos Seg 07 maio 2012, 19:02

boa tarde,

peço desculpa se este nao é o campo correcto,mas é a 1ª vez que entro num forum
comprei ontem uma caturrinha amarela e a pessoa que me vendeu,diz que ela ainda está a papa,vendeu-me tambem uma lata e indicou-me para dar á caturrinha 2 doses diarias de 5ml cada,mas ela nao está a comer e eu estou super preocupado pois só lhe consegui dar um pouco de papa em 4 ou 5 vezes que tentei Sad

pode ajudar-me?

joao santos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Tiago Santos Silva Seg 07 maio 2012, 20:01

Boa tarde caro João Santos,

Como está a dar a papa? Com ajuda de uma sonda? Senão está a utilizar a sonda para alimentar a caturra, deverá comprar.

Cumprimentos,

Tiago Silva

Tiago Santos Silva

Mensagens : 115
Data de inscrição : 10/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty a minha caturra nao come

Mensagem  joao santos Seg 07 maio 2012, 20:33

ja estive a ver um pouco na internet e de facto sao bastante caras as sondas para dar de comer á minha caturrinha mas se tiver que ser...

obrigado

joao santos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Ferreira Qua 09 maio 2012, 12:45

Boa tarde João Santos.
Bem vindo aos Conselhos do Ferreira.
Quantos dias tem de vida a caturra?
Já agora que papa é essa que lhe venderam?
Não se esqueça de ler o que escri e foi respondido pela amiga Elisabete mas tudo na integra.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty alimentaçao caturra bébé

Mensagem  joao santos Qua 09 maio 2012, 13:01

hoje é um dia triste a minha caturra morreu:(
a pessoa que me vendeu a minha caturrinha disse-me que bastava dar-lhe a papa 2 vezes por dia,vendeu-me a papa e disse apenas para fazer de forma a nao ficar muito expessa,tentei durante 2 dias dar-lhe de comer, mas ela comia muito pouco,tentei de tudo inclusive embrulhei-ma numa toalha pequequena só com a cabecinha de fora para lhe dar a papa,mas ela nao comia:(

joao santos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Carlos_Costa Qua 09 maio 2012, 14:39

Boa Tarde,

Não sou a pessoal mais experiente mas tenho vindo a aprender muitas coisas e de momento até estou a criar 2 caturras á mão.

Se o homem lhe disse para dar de comer 2 vezes por dia a caturra já deveria estar na fase de desmame pois se não estiver essa quantidade é muito pouca, contudo como não sei a idade da caturra também não posso dar certezas. As minhas com 3 semanas comem 4/5 vezes ao dia, basicamente sempre que ficam com o papo vazio. Só na 5/6 semana é que começo a reduzir a quantidade e começo o desmame sendo que só á 7/8 semana é que passa a comer 2 vezes por dia papa, tudo depende da idade da ave.

Outra questão é a forma como a alimentou, provavelmente a caturra estava habituada a comer por sonda e deveria ter continuado a ser assim pois pode ter sido por isso que ela não comeu. Aos meus não alimento por sonda, mas estão habituados desde a primeira vez a comer pela seringa sem sonda (Sim eu sei que com a sonda é mais correcto, mas eles alimentam-se bem assim também)

E mais não sei, espere por alguma resposta mais experiente e se eu errei em alguma coisa corrigam-me se faz favor

Abraço

Carlos Costa
Carlos_Costa
Carlos_Costa

Mensagens : 77
Data de inscrição : 27/04/2012
Idade : 33
Localização : Cartaxo

http://costaves.webnode.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Ferreira Qua 09 maio 2012, 14:42

Boa tarde João Santos.
Lamento a morte do pássaro mas não me chegou a responder, provavelmente as causas foram:
Papa não adequada.
Não leu as instruções do fabricante da papa.
Não fez o que tanto eu como a amiga Elisabete escrevemos.
Seja cria de caturra ou humano é sempre bebé, os cuidados são sempre idênticos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty alimentaçao caturra

Mensagem  joao santos Qui 10 maio 2012, 21:17

quando comprei a minha caturrinha a srª vendeu-me a papa numa lata nao identificada e disse-me apenas para dar a papa numa seringa normal(nunca falou em sonda), a caturra ja tinha algumas falhas nas penas e por isso pensei que seria bebe(tinha 2 meses),deu o meu melhor mas ela nao comia,por isso talvez estivesse já doente...

agora no sabado vou comprar uma caturra tb ela lutina e tenho algum receio de utilizar a mesma gaiola,será que devo?

joao santos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Ferreira Qui 10 maio 2012, 21:30

Boa noite.
Não se esqueça de meter o nome no fim.
Porque não respondeu logo ás minhas questões, caso o tivesse feito a caturra ainda poderia estar viva Evil or Very Mad
Lave a gaiola com detergente e depois desinfecte com água e lixivia.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty alimentaçao caturra

Mensagem  joao santos Sex 11 maio 2012, 14:42

boa tarde,

de facto na sabia responder ás suas questoes,pois a papa vinha numa lata nao identificada,a idade a srª disse que tinha 2 meses e de facto nao li o srit da srª elizabete onde falava das sondas para dar de comer:( Sad


hoje fui ao barreiro buscar uma caturrinha amarela,com 6 messes de vida,já comprei a mistura para caturra,as vitaminas e osso de choco,(mais um baloiço de madeira), no entanto esta caturra nao é tao mansa e ja me bicou Smile,faz um som estranha como se estivesse a bufar.

será possivel domesticar uma caturra de 6 meses?

obrigado
Joao Santos

joao santos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Tiago Santos Silva Sex 11 maio 2012, 14:54

Boa tarde João Santos,

Ainda bem que culmatou o espaço deixado pela a caturrinha bebe Very Happy . A caturra é macho ou femea? Em relação à sua questão, é possivel mas vai perder muitas horas. Precisa de ter muita paciência, não forçar o passáro a nada. Tente ser sempre a pessoa que coloca a comida na gaiola, para ela habituar-se à sua presença. Vá deixam uns pedacinhos de maça ou cenoura, para ver se ela vai penicar. Caso veja que penique, tente abrir a gaiola com o pedacinho na mão ver se ela vai de encontro ao pestico. Se tiver que ela não está para ai virada, não insista. Repita noutra altura ou até mesmo noutro dia. Assobie de vez enquando, para lhe despertar atenção. Quando estiver numa de falar com ela, fale baixo e com calma para não passar más energias ao passáro. Quando já estiver afeiçoada a si, faça com que a caturra associe um nome quando está a dar festas a ela. Quando lhe disser a palavra, ela vai perceber o que é e será mais fácil. Desculpe o testamento, mas estou a passar a experiencia que tenho com a minha caturra.

Cumprimentos,

Tiago Silva

Tiago Santos Silva

Mensagens : 115
Data de inscrição : 10/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty caturra que morde

Mensagem  joao santos Sex 11 maio 2012, 20:55

boa noite Tiago

a minha caturrinha é uma menina!
vou seguir os seus conselhos e nao forçar nada,vou-lhe colocar um pedaço de maçã e só depois tento dar--lhe festas...gostava muito de interagir com ela mas parece que ela ainda nao o quer fazer e sim vou ter muita paciencia com a minha menina.
ela está sempre com a crista ao alto significa que está atenta ou apreenciva?


obrigado

joao santos

joao santos

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Tiago Santos Silva Sex 11 maio 2012, 22:08

Boa noite João,

Há partida vai ter "sossego" em casa Very Happy ! Nada de grandes chinfrins, porque a femea normalmente é mais calma e não assobia tanto. Em relação à crista, quando esta está em posição normal, significa que sua caturra está relaxada e calma.Com a crista muito ereta, significa atenção; ao contrário, se a crista estiver abaixado, significa que a ave está concentrada, interessada ao que está à sua volta.

Cumprimentos,

Tiago Silva

Tiago Santos Silva

Mensagens : 115
Data de inscrição : 10/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Nicole Correia Sáb 15 Dez 2012, 13:48

Boa tarde.
Na terça feira recebi 3 caturrinhas para domesticar, elas têm cerca de duas semanas e alguns dias. Abriram os olhos já cá na minha casa e até ontem estava a correr tudo bem. Eu li o tópico da alimentação deles, li as dúvidas que outras pessoas colocavam e li também as respostas. Fervo os utensilios antes de os utilizar e dou a papa bastante líquida. A papa que dou é Nutribird A19, também já li que não é a mais adequada.
Portanto, o problema é que elas não estão a fazer a digestão muito depressa. Hoje comeram às 9 da manhã e no entanto ainda não esvaziaram o papo por completo e tenho medo de voltar a dar mais, pois não quero que a papa que lá está azede. O problema é que estão a demorar muito e só comem entre duas a três vezes por dia e de noite só uma vez. Levanto-me várias vezes por noite para ver se está tudo bem com elas, se têm o papo vazio ou se têm frio. Não sei que lhes fazer mais pois elas quando têm o papo mais vazio pedem comida e eu não posso dar por causa daquilo da comida azedar. Dou-lhes papa com uma seringa.
Podem-me ajudar?
Fico à espera, se estiver a fazer algo de errado por favor digam e corrijam-me depressa.
Obrigada

Nicole Correia

Nicole Correia

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/12/2012
Idade : 29
Localização : Casa Branca, Sousel

https://www.facebook.com/nicole.correia.165

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Ferreira Sáb 15 Dez 2012, 17:41

Boa tarde Nicole Ferreira.
Abra um tópico só para si, é que torna-se mais facil depois seguir todo o histórial dos seus pássaros.
A papa Nutribird A21 é mais especifica para psitacídeos de médio porte.
Na questão do trato, a água tem que ser fervida e depois amornar antes de misturar com a farinha. Quanto a doses e vezes de tomas, não vá pelo que lhe dizem ou lê! Cumpra escrupulosamente a bula que vem dentro da lata.
Para ser mais facil dar a papa e ir menos ar, compre uma ponteira curva de 3mm.
http://www.petshop.com.pt/acessorios-aves/90488-agulhas-para-alimentar-aves-a-mao.html
Que estejam num sitio em que tenham de temperatura entre 39º a 40º ( os pintos precisam de calor para fazerem a digestão)

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

alimentação caturra bebe Empty Re: alimentação caturra bebe

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos