Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

caturra muito doente

2 participantes

Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Ter 29 Mar 2011, 13:07

Olá Sr Ferreira, como sou nova nestas coisas, coloquei o tópico da minha caturra na apresentação. Aguardo uma resposta sua se possível urgente, estou a ficar desesperada. Obrigado

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Ter 29 Mar 2011, 14:22

Boa tarde mais uma vez Gina Almeida.
Para o que me contou acontecer só pode ter sido duas coisas, por isso pergunto-lhe!
O que lhe deram de comer nos ultimos dias alem da mistura de sementes.
Se a caturra está desparasitada internamente (matar lombrigas).
Verifique se ela esfrega a cloaca nos poleiros ou em outros objectos.
Apanhe-a e verifique se está muito magrinha ao ponto do osso do peito parecer uma faca.
Diga-me se a vêm a comer mais que o normal.
Verifique e diga-me como são as fezes e a cor das mesmas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Ter 29 Mar 2011, 16:00

boa tarde sr ferreira

Nos últimos dias comeu somente a mistura de sementes habitual, a mesma que lhe dou há vários anos. Não está desparasitada, nem nunca lhe fiz tratamento nenhum, a não ser aplicação que já lhe relatei.

Quanto à cloaca, não me parece que se esfregue. Já o comer, sim, parece-me que come mais do que o normal.
Já no que toca ao peito, neste momento não estou em casa para obser ao detalhe, mas a "olho nu" parece-me que continua "corpulenta",as fezes, são verdes, com algo branco, o que me parece normal, assim como a consistência.
O que hoje lhe notei de anormal, foi o ter uma pata levantada, quando está no poleiro, e parece-me que essa pata apresenta um tom mais avermelhado que a outra.

Uma vez mais obrigado

Gina Almeida

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Ter 29 Mar 2011, 16:16

Boa tarde Gina Almeida.
Quando chegar a casa apanhe-a e verifique então o osso do peito e já agora repare se mesmo no centro da pata tem alguma ferida.
Entretanto para o olho, se não ver melhoras compre na farmácia uma bisnaga de pomada oftálmica a marca não interessa, não esquecer que quando abrir a bisnaga e antes de aplicar a dita tem que espremer um pouquinho para sair o liquido protector da pomada.
A cor verde das fezes é um verde vivo ou mais para o castanho?

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Ter 29 Mar 2011, 16:31

boa tarde sr ferreira

Já apanhei o meu Vipo e tem realmente o peito muito afiado. Quanto à pata, não está "normal" temo que parece ser uma calosidade, mas ligeiramente mole. O olho, com o conjuntilone, como lhe disse, melhorou e está aberto. O que se passa é que perdeu penas na parte de cima, e estáligeiramente inchado. não sei se serão os termos correctos, é aquela sensação de ter o olho "encovado". As vezes são mesmo verdes.
Obrigado
Gina Almeida

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Ter 29 Mar 2011, 16:59

boa tarde sr ferreira
Peço desculpa por ser tão insistente, mas lembrei-me de mais um sintoma que talvez também seja importante. Desde que começou a ficar doente, o meu Vipo, passa muito tempo a dormitar, com a cabeça virada para traz. Faz-me lembrar os miudos quando têm febre, os miudos são mais a minha área, e que ficam completamente prostados.
Uma vez mais obrigado
Gina Almeida

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Ter 29 Mar 2011, 18:11

Boa tarde Mais uma vez Gina Almeida.
Ora bem, a caturra tem dois males ao mesmo tempo mas diferentes, bactérias e ácaros.
Vamos primeiro tratar as bactérias e depois logo se trata dos ácaros.
Vá a uma loja de animais e tente arranjar qualquer destes medicamentos. http://www.zoopan.com/?info=produtos/7/39/134 http://www.zoopan.com/?info=produtos/7/39/135
Cumpra rigorosamente tanto em doses como dias de tratamento conforme vier escrito no folheto informativo
Ele comeu algo estragado que lhe provocou isso.
Nunca meta no fundo da gaiola jornal pois a tinta de impressão é feita há base de chumbo.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Ter 29 Mar 2011, 19:22

boa tarde uma vez mais, agradeço desde já a sua dedicação e ajuda. Vou já tentar encontrar o medicamento que me sugeriu, embora aqui na Covilhã, tudo o que diz respeito a animais é quase nulo.

prometo dar noticias e espero que sejam boas.

Já agora, tenho 3 mandarins, 2 femeas e 1macho que tiveram há 15 dias 3 crias. NãO LHES FIZ RIGOROSAMENTE NADA, DEIXEI QUE A NATUREZA ACTUASSE, E AO QUE ME PARECE AS CRIAS ESTÃO A IR BEM. ACHA QUE TENHO QUE FAZER ALGUMA COISA?

OBRIGADO
GINA aLMEIDA

PS: O meu filho está a perguntar se a doença é grave...

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Ter 29 Mar 2011, 20:58

Boa noite Gina Almeida.
A unicas coisas que os mandarins agradecem alem da mistura para exóticos é uma boa papa húmida à base de ovos e uma verdurinha de vez enquanto, espinafre, nabiça, etc. Very Happy
Quanto ao mal da caturra, sim é fatal caso não se actue logo assim que apareça os primeiros sintomas (a cor das fezes e a comerem muito), ao certo, a não ser através de análise hás fezes ou ao sangue é sempre dificil saber-se qual ou quais das bactérias são as responsaveis, no entanto nestes casos há pelo menos duas, a salmonella e a coccidiose.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Qua 30 Mar 2011, 10:33

bom dia sr Ferreira

tal como eu suspeitava, corri ontem todas as lojas de animais da cidade e nem sombra de qualquer medicamento. Vou contactar hoje uma veterinária que colabora comigo na Rádio, para ver se ela consegue arranjar.

Gostamos da nossa calma daqui, mas temos que pagar estes custos...

Se não conseguir arranjar o medicamento que outra solução posso ter?
Obrigado
Gina Almeida

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Qua 30 Mar 2011, 12:32

Bom dia Gina Almeida.
Tente arranjar este, Tabernil-Sulfa ou ainda Tabernil Gentamicina, se mesmo assim não conseguir arranjar tente este embora seja mais preventivo que curativo, FP-20-20 da AviZoon mas de preferência embalagem pequena porque já vem em dose individual (cápsulas) abre uma e mistura o pó em 100ml=1dl de água, fazer isto todos os dias durante 5 dias seguidos, depois 2 dias só água e torna a dar mais 5 dias seguidos.


Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Qua 30 Mar 2011, 23:55

Boa noite sr Ferreira

Vim aqui para lhe fazer um ponto da situação domeu Vipo.
Tal como lhe disse, consegui leva-lo a uma veterinária amiga minha aqui na cidade, que também partilha da opinião de que se deve tratar de uma infecção e, como se alimenta quase só de sementes, alguma carência vitaminica. Administrou-lhe antibiótico por via intra-venosa e como ele não bebe muita água, preparou-me doses individuais de antibiótico para lhe colocar no bico com seringa durante 3 dias. Depois volto lá para nova avaliação. Está também a fazer vitaminas na água. Ainda é cedo para dizer se está a reagir bem, nos momentos após a injecção ficou mais cambaleante, mas a veterinária alertou-me que tal poderia ocorrer, passadou cerca de umahora já estava de novono poleiro. Espero que seja um bom sinal.

Agradeço de novo a sua ajuda, virei denovo aqui dar noticias, espero que boas.

Gina Almeida

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Qui 31 Mar 2011, 12:49

Bom dia Gina Almeida.
Esperemos então que ele recuper.
É muito importante que ele tenha sempre um comedouro com GRIT (mistura de casca de ostra, coral, tijilo e carvão, tudo triturado e lavado) pois alem se ser uma grande fonte de cálcio tem também como função triturar as sementes no papo.
Dê-lhe de vez enquanto espinafres, nabiça, agrião, brócolo, cenoura, nabo, maçã, uva, laranja não ácida.
Pergunte à sua Veterinária se o antibiótico que administrou é á base de sulfas, caso afirmativo não dê as vitaminas se for Complexo-B porque cortam o efeito do antibiótico há base de Sulfas. Poderá administra-lo ao fim de uma semana após o ultimo dia a antibiótico

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Qui 31 Mar 2011, 16:16

Boa tarde sr Ferreira

O antibiotico não é a base de sulfas e as vitaminas também não são sócomplexo B, é um complexo vitaminico também com aminoácidos essenciais. não tem marca à vista, apenas diz para uso veterinário, venda proibida, logo não lhe consigo dar mais indicações.
Quanto à alimentação variada é o meu grande problema, é que o Vipo,mesmo retirando-lhe as sementes da gaiola, não toca em nada dessas coisas... é muito esqusito, logo que melhore, vou passar a retirar-lhe as sementes da gaiola por mais tempo, uma vez que em quase todos os casos a fome é boa conselheira...
Uma vez mais muito obrigado pela sua atenção

Gina Almeida

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente

Mensagem  covilhã Dom 08 maio 2011, 14:19

Boa tarde sr Ferreira

Já tinha vindo aqui dar noticias domeu Vipo, mas só agora verifiquei que o tópico não foi inserido, devo ter deixado a maio e não me apercebi.

O Vipo, a minha caturra, acabou por ter de ficar internado uma semana na clinica veterinária, para observação e administração de antibiótico, uma vez que a Veterinária, tal como eu, achava estranho que o bicho estivesse perfeito durante 1 dia, e depois no seguinte, perdesse o equilibrio e parecia ter ataques epiléticos...

Não se confirmou nada do foro neurológico e à medida que a infecção foi melhorando, os "ataques" desapareceram. Regressou a casa, já ganhou "peso", alterei a alimentação para uma mistura de papagaio que contem frutos que ela adora, compro directamente na clinica veterinária pois só encontro ali, é a mesma que dão na clinica a uma caturra que lá têm.

Quando regressou a casa, notei que a caturra continuava no entanto sem cantar, e começou a coçar-se muito. Fiz desparasitação em todas as gaiolas, caturra piriquitos e mandarins, passado 7 dias repeti, agora estou a aguardar pelo 21º dia para fazer de novo.

Já canta, não voltou a cair, come normalmente... parace-me estar a evoluir bem.

Os mandarins bébes, 3 como lhe disse, um perdeu-se antes dos 30 dias, os outros dois já têm 2 meses e estão quase do tamanho dos pais. comprei uma gaiola maior e mantenho-os todos juntos, acho que está tudo a correr bem.

Uma vez mais obrigado pelos seu conselhos e atenção

Gina Almeida

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Seg 09 maio 2011, 12:54

Bom dia Gina Almeida.
Ainda bem que tudo se compôs.
Não sou apologista de lhe dar alimentação para papagaios a não ser que a traga há solta para gastar as inergias que consome, não é por acaso que existe misturas especificas para os diversos tipos de aves, só para ter uma noção do que afirmo aqui vai uma página só com misturas para todo o tipo de pássaros http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes.html

Quanto aos mandarins, se não quiser que façam mais criação podem ficar juntos, caso queira, tem que tirar os filhos em especial se forem machos porque vai haver briga.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty caturra muito doente covilhã

Mensagem  covilhã Qua 11 maio 2011, 17:04

Boa tarde Sr. Ferreira

Começo pelos meus mandarins, o meu objectivo nunca foi fazer criação, mas como reparei que na gaiola apareceiam ovos, resolvi comprar um ninho e passado cerca de 1 mês tinha 3 bébes!!!

Resolvi deixar a natureza actuar e eles lá se criaram. quando os bébes sairam do ninho, comecei por tira-lo, mas depois pensei que poderia ainda servir-lhes de abrigo e voltei a coloca-lo na gaiola e eles dormiam lá à noite. Agora já lá estão mais 3 ovos... não sei o que fazer... para já ainda não há guerra, se começar terei que arranjar espaço para mais uma gaiola...

Quanto à Caturra, que é a que mais me preocupa, como lhe disse, o facto mais grave que deve ter sido provocado pela tal infecção parece-me ultrapassado. Ainda a noto mais "sonolenta" canta mais só de manhã... (ao nascer do sol se a gaiola estiver destapada). A alimentação é que é o meu grande problema, na nova mistura que lhe dou, há girassol branco e negro, semente de abobora, amendoins, umas frutas secas (tipo cerejas secas) do tamanho de feijões mas que por serem muito duras eu tiro. Há também frutas secas (não sei o que são mas há amarelas, laranjas, verdes e roxas) nem sei se todas serão frutas ou se algumas são vegetais... Há ainda umas sementes pequenas,umas verdes e outras brancas tipo feijões muito pequenos. Na embalagem não referem o que é, apenas dão a constituição empercentagem de produtos vegetais, sementes, origem animal e fruta. O que é que lhe parece? acha que devo mudar?

Já agora, e uma vez que estou a ase chata continuo com as minhas dúvidas. Disse-me logo no inicio que o Vipo poderia ter ácaros no sistema respiratório, por isso não "cantava" como é que posso vereficar isso? quandolhe fiz a desparasitação (usei um produto que se chama men for san) reparei que começou a "piar" mais de manhã e que as narinas ficaram mais abertas, terei razão ou sou eu que já ando a observar demais? Ainda me falta fazer uma aplicação do men for san, não só no Vipo mas na passarada toda. Suponho que devo fazer só isso e deixa-los descansar, o que é que acha?

Uma vez mais peço desculpa, mas adoro a minha passarada, e quero trata-los o melhor possível.
Bjs Gina

covilhã

Mensagens : 11
Data de inscrição : 29/03/2011
Localização : Covilhã

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Ferreira Qua 11 maio 2011, 21:22

Boa noite Gina Almeida.
Como lhe tinha dito antes essa alimentação é especifica para papagaios e araras, a que deve dar há sua caturra é esta http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes/grandes-periquitos/vl-grandes-periquitos.html

Quanto aos ácaros nas vias respiratórias só se consegue ver se abrirmos em operação a traqueia, no entanto pelos sintomas que provocam sabe-se, os sintomas são:
Abrir o bico, engolir em seco, barulho a sair da garganta e em casos mais graves muita dificuldade em respirar ao ponto de se enrofarem e meterem a cabeça debaixo de uma asa com uma respiração muito ofegante.
Estes ácaros só vivem nas vias respiratórias e há um outro que também causa grandes problemas a nivel da pele e zonas corneas como unhas e bicos a denominada sarna.
Presentemente embora seja dificil conseguir-se eliminar totalmente tanto um como o outro, há em Portugal 2 produtos que se formos persistentes conseguimos elimina-los, chamam-se PARASITA BOGENA e PULMOSAN, tanto um como o outro é de uso tópico ou seja, afastam-se as penas em qualquer sitio mas em especial na nuca e no peito mas debaixo das asas e para uma caturra pinga-se 3 pingos de modo que os PINGOS CAIAM NA PELE, não encostar caso contrário todo o liquido que estiver no conta gotas escorre para o pássaro e está sujeito a mata-lo, repetindo tudo entre o 21º e 25º dia, após aplicar-se o produto deve-se tirar toda a água que houver na gaiola pelo menos durante 2 horas para dar tempo que o produto penetre e seque na pele.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

caturra muito doente Empty Re: caturra muito doente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos