Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Urgente - Agapórnis desorientado

3 participantes

Ir para baixo

Urgente - Agapórnis desorientado  Empty Urgente - Agapórnis desorientado

Mensagem  LilianaLopes Ter 07 Fev 2023, 15:02

Boa tarde,

Tenho dois agapórnis Fischer, um macho (Indie) e uma fêmea (Blue) nascidos entre 2019 e 2020, que me foram entregues como casal.

Após ler alguns tópicos no fórum já me apercebi que cometi alguns erros quanto à sua alimentação, que consiste maioritariamente de sementes. Quando lhes ofereço frutas ou vegetais acabam sempre por murchar.

Na passada sexta-feira (03/02) após limpar a gaiola, ambos comeram maçã. Contudo o macho começou a ter um comportamento estranho: treme muito, parece meio bêbado e chegou a ter a cabeça com torcicolo. O tempo de reação dele aumentou imenso, e não deve ter muita força nas patas pois usa muito o bico para se apoiar e para se "arrastar".
Apercebi-me disto quando o vi sentado muito quieto no fundo da gaiola, que não é habitual em nenhum dos dois. Até permitiu que lhe tocasse, sendo que os dois são muito reservados e não gostam de mãos.

Talvez mais positivo seja o facto de comer com apetite e de procurar se movimentar pela gaiola.

A fêmea aparenta estar normal. Contudo os cocós de ambos estão muito aquosos e com uma coloração castanho pálido (foto do cocó da fêmea porque hoje o macho está mais recatado).

Vivo em Braga e não consegui encontrar nenhum veterinário que consiga ajudar. Espero que alguém aqui me consiga aconselhar no que devo fazer para que ambos os bichinhos (mas especialmente o macho) voltem a ficar saudáveis.

Urgente - Agapórnis desorientado  Img_2011

LilianaLopes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Urgente - Agapórnis desorientado  Empty Re: Urgente - Agapórnis desorientado

Mensagem  LilianaLopes Ter 07 Fev 2023, 15:06

https:// youtube. com /shorts/etT_bIec-vw?feature=Share

Video gravado ontem à noite (é só retirar os espaços para o link funcionar). Na esquerda está a fêmea (Blue) e à direita está o macho (Indie). Como podem ver o bichinho está mesmo mal Sad

LilianaLopes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/02/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Urgente - Agapórnis desorientado  Empty Re: Urgente - Agapórnis desorientado

Mensagem  ivanbarao Qua 08 Fev 2023, 14:43

boas tardes não sei se foi o caso e se é do seu conhecimento mas quando der maçã tire os caroços, eles têm cianeto e faz muito mal as aves... eu tiro caroços de maçã,pêras,uvas quase tudo, e não deixe frutas/legumes muitas horas na gaiola pis quando apodrecem também faz mal a eles..
boas melhoras
cumprimentos
Ivan Barão
ivanbarao
ivanbarao

Mensagens : 83
Data de inscrição : 07/02/2022

José Azedo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Urgente - Agapórnis desorientado  Empty Re: Urgente - Agapórnis desorientado

Mensagem  Ferreira Qua 15 Fev 2023, 12:18

Bom dia Liliana Lopes.
Desculpe de só agora responder, penso que saiba as causas.
Penso que é assim que se chama uma vez que não meteu o seu nome no fim de cada mensagem conforme as regras do Fórum.
Pergunto-lhe se o pássaro ainda é vivo.
Pergunto-lhe se a quando da aquisição dos pássaros fez a quarentena aos mesmos (desparasitações interna e externa).

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos