Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

2 participantes

Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Sex 16 Set 2022, 23:13

Olá, boa noite, Sr. Ferreira!

Espero que se encontre bem.
É a Maria, a quem o Sr. Ferreira ajudou há uns dois anos a salvar um canário da morte certinha por parasitas intestinais. Já não me lembro quais... mas soa-me coccidiose. Poderá ser?

Cá segue, vivinho... a fazer Amprolium e a Terramicina (em água destilada/purificada) de vez em quando, conforme o Sr. Ferreira recomendou, visto que de vez em quando tem as asitas caídas e, se o Sr. Ferreira se recorda, o Sr. Ferreira achou que talvez os parasitas tivessem afectado bastante o bichinho para o resto da sua vida.

Tem "casa" (gaiola) nova e maior, e companhia de outros dois canários na varanda do vizinho da frente, a uns 20 metros de distância. Mas lá se estimulam a cantar mutuamente.

Fui uns dias pra fora e quando regressei, na 3.ªf, reparei que tem tendência a fechar o olhito esquerdo e a manter o direito aberto.
Qdo interajo com ele está vivaço, abre bem os dois olhos. Mas se fica sossegado, lá vai fechando ou semi fechando o olhito esquerdo.

Os 2 olhos estão negros, brilhantes.
Não tem dificuldade em respirar, não há muco, nem lacrimeja.

À parte isto e notar que tem tendência a estar com uma das patas quase sempre levantada (apenas a pousa ao de leve no poleiro sem fazer mta força/pressão, para logo a levantar), aparentemente está bem...

Um forte abraço e bem haja.
Salvou-me o meu bichinho. Mais uma vez, bem haja.

Maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Ferreira Sáb 17 Set 2022, 12:27

Bom dia Maria Valente.
Dentro das mas minhas possibilidades e com muitas mazelas cá vou, obrigado, embora os anos já pesem alegremente Very Happy
apanhe o pássaro e verifique no centro da pata se tem uma espécie de calo ou até mesmo ferida.
Meta fotos do olho do pássaro e já agora também das pata no geral para ver isso. Tanto pode ser algo que tivesse entrado no olho (mosquito), como ácaros, daí para verificar também as patas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Sáb 17 Set 2022, 13:15

Olá Sr. Ferreira.

Viva. Presumi que pedisse fotos, e envio as que tireui esta manha antes de sair de casa. Não tenho a da pata. Tiro assim que possa e meto.

Para já tenho a do olho e fezes.

Obg.

MariaCanário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220910
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220911

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Ferreira Dom 18 Set 2022, 15:43

Boa tarde Maria Valente.
Pena a foto estar muito perto e por seguinte tremida, mas dá para ver que não está a lacrimejar, portanto meto de parte ser varíola aviária, dito isto, das duas uma, ou foi a coçar-se ou outro corpo estanho que entrou para o olho como poe exemplo um mosquito. Compre uma bisnaga de soro fisiológico, abra o olho e deite 2 pingos para lavar o olho, fazer isto de 12 em 12 horas. daqui a 5 dias se continuar diga algo para recomendar antibiótico oftálmico.
Não se esqueça de meter fotos do interior das patas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Seg 19 Set 2022, 02:34

Obrigada Sr. Ferreira.
Assim que possa faço-o e volto a enviar as fotos como pediu.

Maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Dom 25 Set 2022, 12:46

Olá Sr. Ferreira.

Estive uns dias fora a trabalho, e ao chegar encontrei o bichinho muito pior.

Lacrimeja.
Tem o olho inchado e avermelhado nas bordas.
Tenho lavado com soro fisiológico.

A única diferença mesmo nos cuidados que tenho com ele é que tive que me ausentar uns dias a trabalho, e mais ninguém cá de casa se atreve a pegar-lhe.

Eis as fotos.

Vai a tempo? O que faço?

Obg,

Maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Dom 25 Set 2022, 12:50

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220914
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220915
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220916Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220914
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220915
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20220916

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Ferreira Seg 26 Set 2022, 12:30

Bom dia maria.
Vá a uma farmácia e compre uma bisnaga de Clorocil-colirio, abra o olho e mete um pingo uma vez ao dia durante 5 dias no máximo.
Atenção que o frasquinho juntamente com a embalagem tem que ser guardado no frigorifico depois de aberto.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

mafvalente gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Qua 05 Out 2022, 14:21

Bom dia Sr. Ferreira!

Tem razão.

Coloquei a mensagem e as fotos no tópico errado.
É o que dá escrever e fazer o upload das fotografias no telemóvel.
Peço desculpa.

Sim, tem razão quanto às unhas. Ele não gosta muito que eu lhe corte as unhas, por isso deixo passar algum tempo.
Mas já cortei há minutos.

Quanto aos ácaros internos - dada a escamação das patas - coloquei esta manhã pulmosan.
Ajuda, ou devo fazer algum outro tratamento.

Quanto ao olho, tinha-me recomendado colírio durante 5 dias, o que fiz.
Quer que coloque novamente aqui as fotos do olho?

Obrg desde já,

Maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Ferreira Qua 05 Out 2022, 19:42

Boa noite Maria Valente
Por essas e por outras é que tenho um ódio a tal instrumento Twisted Evil Não uso nem tenho tal coisa maldita. Eu vi logo que havia troca de tópicos, lol! aliás, já apaguei a sua resposta e vou tirar esse/a endivido/a do Fórum.
Fez bem em aplicar o Pulmosan não esquecer de tornar a pingar passado uma semana e tornar a fazer um reforço passado 21 dias a contar da ultima aplicação e na água de beber vai adicionar 5 gotas de Complexo-B durante 5 dias seguidos.
Quanto ao olho, recomendo mais 5 dias a aplicação do Clorocil, isso era para ficar bom, provavelmente foi mais fundo a unhada a coçar-se.
Quanto a fotos, meta daqui a 5 dias para dizer-me e ver o resultado do olho e ao mesmo tempo saber se ainda se coça.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Dom 09 Out 2022, 14:09

Olá Sr. Ferreira.

Sigo fazendo o tratamento como prescreveu. Amanhã completam-se os 5 dias e volto a tirar fotis e enviar-lhe.

Ainda lacrimeja um bocadinho, mas amanhã terminam os 5 dias e já lhe envio novas fotos e novidades.

Bjinho,

Maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Ter 11 Out 2022, 10:42

Bom dia.

Aqui vão novas fotos após tratamento.
Envio também fotos das fezes, para o caso de ajudar. Esteve a fazer complexo B, e dou também cenoura às vezes.

Bjinho e obg.

Maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Ter 11 Out 2022, 10:45

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20221013
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20221014
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20221015

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Ferreira Qua 12 Out 2022, 12:20

Bom dia Maria Valente.
Para mim aparenta estar curado do olho.
Quanto a fezes, a foto devia ter sido tirada mais perto para melhor ver, mas em principio aparenta estar bem. Já das patas não posso dizer o mesmo e do bico, pois apresentam-se escamosas e o bico um pouco grande, o que quer dizer que têm ou que tiveram ácaros internos. Continue com a aplicação do Pulmosan, apare o bico e besunte as patas e pernas com pomada de Própolis. caso não a encontre, besunte com vaselina neutra até as patas ficarem com a pele lisa. Penso que na farmácia encontra, caso não tenham sempre pode recorrer na direcção que lhe mando.
https://www.celeiro.pt/21142-propolis-15-gramas-kg-dalipharma

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Seg 17 Out 2022, 22:05

Boa noite, Sr. Ferreira.

Obrigada.
Já estou a fazer o tratamento às patas, embora ele não goste nada.

Como se apara o bico?

Entretanto, também voltei a aplicar Pulmosan 7 dias após a primeira aplicação, como indicou.

Mas, ele piorou muito, mesmo muito do olho. E reparei que coça o olho aos poleiros e paredes/grades da gaiola. Envio fotos do olho.

Já fez por duas vezes colirio, 5 dias.
Que faço?
Obg.

Bjinho,

Maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Seg 17 Out 2022, 22:12

As fotos.

Na primeira foto, em que está na minha mão, está melhor. Foi tirada esta manhã. A segunda, na gaiola, solto, foi tirada agora, à noite.

Estou deveras preocupada.

O olho direito segue impecável.


Entretanto, noto que está mais letárgico, come menos, e deixou de cantar desde sábado.

Bjinho,

Maria


Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20221016
Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto 20221017

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Ferreira Ter 18 Out 2022, 12:28

Bom dia Maria Valente.
Pergunto se tem metido na água de beber Complexo-B quando aplica o Pulmosan?
É que a Ivermectina deita-os abaixo. Passado 48h. depois de aplicar novamente o Pulmosan, se continuar a esfregar os olhos avise-me.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  mafvalente Ter 18 Out 2022, 13:28

Bom dia, Sr. Ferreira.

Sim, tenho posto complexo B. Fez Pulmosan na 6feira, creio, e pela 2da vez, 7 dias após a 1a aplicação.

Ainda coça o olho.

Devo aplicar novamente o pulmosan?

Bjinho, maria

mafvalente

Mensagens : 45
Data de inscrição : 04/01/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Ferreira Ter 18 Out 2022, 17:47

Boa tarde Maria Valente.
Depois de completar os 7 dias, torna a aplicar passado 21 dias.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto Empty Re: Canário com olho esquerdo meio fechado, meio aberto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos