Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rola faz ninho mas não põe ovos.

2 participantes

Ir para baixo

Rola faz ninho mas não põe ovos. Empty Rola faz ninho mas não põe ovos.

Mensagem  Marcos Rodrigues Qua 20 Jul 2022, 00:15

Boa noite Sr. Ferreira!
Olha eu aqui mais uma vez com os problemas das minhas aves.
Meu amigo, a minha rolinha depois de todo tratamento para curar os defeitos nos ovos, agora, depois de eu ter trocado o macho porque o outro não estava enchendo ovo, ela agora cruza com o novo macho, faz o ninho, dorme no ninho como quem vai botar, como todas as pombinhas e rolinhas fazem, só que no outro dia nada de ovo. Já é a terceira vez que ela faz isso (parece gravidez psicológica 😁).
A alimentação continua a mesma, mistura de sementes com um pouco de ração de codorna.
O que pode estar acontecendo?

Grato!

Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro 🇧🇷

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rola faz ninho mas não põe ovos. Empty Re: Rola faz ninho mas não põe ovos.

Mensagem  Ferreira Qua 20 Jul 2022, 13:05

Bom dia Marcos Rodrigues.
Não conheço a espécie e por conseguinte não sei em que época elas criam em estado selvagem, é muito importante saber isso para se meterem a fazerem o arranque na criação nessa altura quando estão em cativeiro, é que assim é mais fácil, qualquer das maneiras pergunto. Sabes se o macho já é adulto para criar?
Normalmente todos os machos jovens praticam a cópula mas ainda não são férteis e em qualquer altura (sangue na guelra) Razz e se assim for, tens que esperar que chegue à idade de adulto e meteres então a plataforma para fazerem o ninho. Se já for adulto, nesse caso poderá ser que embora pratiquem a cópula, mas como não estão na época de criação, a fêmea não gera ovos. Também pode ser que o macho por algum motivo seja estéril, quer seja devido a algo que lhe tenham administrado para combater alguma doença, como distúrbio alimentar (alimentação muito gorda). Caso estejam na época de criação o que duvido, uma vez que a Primavera Austral só começa em Setembro, sempre podes administrar aos dois Vitamina-E
https://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=114

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rola faz ninho mas não põe ovos. Empty Re: Rola faz ninho mas não põe ovos.

Mensagem  Marcos Rodrigues Qua 20 Jul 2022, 15:18

Bom dia Sr. Ferreira!

As pombinhas e as rolinhas, pelo menos aqui no Brasil, se reproduzem o ano todo, mas, lógico, que elas preferem primavera/verão.
O macho já é adulto. As outras que tenho estão se reproduzindo normalmente, só ela que está me dando problema. A alimentação é a melhor possível.

Grato

Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro 🇧🇷

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rola faz ninho mas não põe ovos. Empty Re: Rola faz ninho mas não põe ovos.

Mensagem  Ferreira Qua 20 Jul 2022, 19:57

Boa tarde Marcos Rodrigues.
Pois! Cá também tanto rolas como pombos, desde que não sejam europeus também criam o ano inteiro se as deixarem, já as oriundas da Europa só criam na Primavera/Verão Boreal.
É meteres esse casal a criar só a partir de Setembro e caso a coisa continue é venderes a fêmea e comprares outra.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Marcos Rodrigues gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Rola faz ninho mas não põe ovos. Empty Re: Rola faz ninho mas não põe ovos.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos