Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mandarim sem penas nas costas

2 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Qui 19 maio 2022, 22:44

Boa noite a todos,

Tenho alguns mandarins e de vez em quando, surgem momentos em que se andam a coçar muito, há um ano atrás a situação piorou e depois usar Men for San que, não teve muitos resultados, usei o Pulmosan (veterinário que me vendeu o produto disse-me para pôr uma gota na nuca de cada um, repetir o processo uma semana depois e posteriormente ser mensal).

Notei algumas melhorias a nível da coceira, mas ficaram com algumas peladas, alguns à volta do pescoço e uma delas na garganta, não sei se pode designar desta forma, mas que nunca mais voltaram a crescer  Crying or Very sad

Piorou agora com a mudança das penas nas últimas semanas, e usei o pulmosan novamente e no geral já não noto grande coceira. No entanto, estou muito preocupado com um deles pois está quase sem penas nas costas... Infelizmente, tenho passado muito pouco tempo em casa e não consigo perceber o comportamento dele mas noto que quando dorme, enfia o bico dentro da asa.

Tirei uma foto:

Mandarim sem penas nas costas 20220510

Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Sex 20 maio 2022, 20:16

Boa tarde Pedro Martins.
Foi pena a foto não ser da ave, para poder ver em especial as patas e o bico.
Já agora diga-me quantas vezes aplica o Pulmosan! Isto se de facto for Pulmosan ou seja, Ivermectina para aves e não Ivomec-Pour-On. O sitio onde aplica também é errado.
Isso também pode ser outra coisa ainda mais ruim, diga-me se tem psitacídeos, ou de onde eles vieram tinham psitacídeos

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Sex 20 maio 2022, 22:59

Boa noite Sr. Ferreira,

Antes de mais, obrigado pela resposta.

Tenho este macho e uma fêmea há 6 anos, os restantes já nasceram neste viveiro. Não tenho mais animais em casa.

Colocava uma gota na nuca de cada um e fiz isso nos últimos dois sábados. Agora é que percebi que não era assim.

Em relação ao medicamento, agora fiquei na dúvida… estou fora de casa e apenas volto no domingo. Quando chegar vou confirmar e digo algo. Vou ver se tiro fotografias melhores do que estas. Ainda assim coloco aqui umas que tirei na quinta feira.

Abraço,
Pedro Martins

Mandarim sem penas nas costas 20220513
Mandarim sem penas nas costas 20220514

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Sáb 21 maio 2022, 13:28

Bom dia Pedro Martins.
Suspeitava que poderia ser circoviros caso tivesse psitacídeos. Tanto as patas como os bicos vistos por cima não apresentam deformações e sendo assim trata-se simplesmente de ácaros.
Vai fazer o seguinte, antes de efectuar o tratamento tira toda a água que tiver na gaiola, aplica então uma gota na pele do musculo do peito mas debaixo de cada asa, repete ao fim de 3 dias, torna a repetir ao fim de uma semana a contar da ultima aplicação e por fim, ultima aplicação ao fim de 21 dias a contar da ultima aplicação, isto se for de facto Pulmosan e só vai meter a água quando estiverem secos mas com 3 gotas de Aminovit-L + 2 de Provit-A para 100ml de água durante duas semanas seguidas e depois de vez enquanto.
Quando se dá só sementes aos pássaros os mesmos começam a ter carências de Vitaminas, em especial da Vitamina-A, assim como de aminoácidos que por esse motivo os pássaros começam a ter poucas resistências e os parasitas atacam com mais facilidade.
https://www.papadovo.com/products/provit-a-100ml/
https://mercaportugal.com/produto/avizoon-aminovit-l-100-ml/
MUITO IMPORTANTE
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Sáb 21 maio 2022, 20:55

Boa noite Sr. Ferreira,

Neste caso é apenas colocar a gota ou também convém irritar a pele com um palito?

Aqui eles além das sementes também comem sais de frutos, dou na mesma os suplementos que aconselhou?

Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Sáb 21 maio 2022, 22:38

Boa noite Pedro Martins.
Que raio de sais de frutos lhes dá! Não conheço tal coisa a não ser para nós humanos quando estamos com azia Razz
Sim claro que tem que lhes administrar as vitaminas que recomendo e irritar a zona molhada com o palito, isso é simplesmente para a Ivermectina melhor penetrar na pele.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Sáb 21 maio 2022, 23:03

Na loja onde compro a comida deles é assim que lhe chamam.

É uma coisa deste género:

https://www.ornimundo.com/pt/vl424028-versele-laga-orlux-papa-multicolor-frutti-patee-para-canarios-exoticos-e-periquitos-pequenos?cmp_id=9940988101&adg_id=103611223674&kwd=&device=m&gclid=Cj0KCQjwm6KUBhC3ARIsACIwxBggvX86WC6euF3p2nyNG_lKxtdq1V25yJW4w74BYK8ZPA2jkLFiaGgaApb3EALw_wcB

Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Dom 22 maio 2022, 11:24

Bom dia Pedro Martins.
Desconfiei que fosse essa papa mas podia ser outra nova para adicionar na água. Quer um conselho meu?
Não dê isso aos seu pássaros. Isso é nada mais nada menos que pão embebido em corantes, que depois é seco e triturado. É um produto que apanha com facilidade humidade e por conseguinte cria bactérias em especial a salmonela. Tenho conhecimento de muitos casos de pássaros adoecerem e até morrem devido a esse tipo de alimentação. Dê antes papa húmida (humedecida com óleos vegetais) há base de ovo uma vez que traz conservantes e não se estraga com facilidade desde que não exceda mais que 6 meses o prazo do produto e a embalagem original esteja bem fechada e em sitio escuro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Ter 24 maio 2022, 10:01

Bom dia Sr. Ferreira,

Infelizmente o meu Mandarim acabou por piorar muito durante a noite, ficou com as penas eriçadas, a respirar mais ofegante e muito parado... acabou por morrer agora de manhã Sad

Se estiver de acordo, continuo com os tratamentos que me disse para fazer. Sinto que os outros, apesar das peladas e de se andarem a coçar um bocado, que estão normais, mas ficava mais confortável a saber que estou a fazer algo para que possa perder mais algum.

Fico muito triste com isto tudo, até porque tinha 3 casais, um com 6 anos (foi o macho que faleceu hoje), outro com 5 anos (a fêmea faleceu em Novembro) e outro com 3 anos. Com excepção dos 2 mais velhos, todos nasceram aqui, e no espaço de 7 meses perdi dois deles. Sinto de alguma forma, que desde começaram a aparecer os ácaros há cerca de um ano que não ficaram iguais, não só em termos estéticos mas antes pareciam mais alegres.

Muito obrigado por tudo.

Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Ter 24 maio 2022, 19:59

Boa tarde Pedro Martins.
Lamento a morte do passarinho. Sei como está de espirito, pois quando me morre algum também fico triste e ainda mais sabendo que o poderia salvar, no entanto fico sempre na duvida porque morreu, é que muitas vezes mesmo tratados morrem, é que o mesmo sintoma é igual para muitas doenças nas aves e muitas vezes não chego a tempo de alterar a medicação.
Sim claro que faz o mesmo tratamento a todos os que tiver em casa, é que na maioria das vezes, uns são portadores dos males mas não os manifestam a não ser que fiquem mais fracos por qualquer motivo.
Não se esqueça de mandar essas papas ditas de fruta que nada têm e já agora, essa mistura que lhes dá parece-me ser há base de milho alvo e não de milho painço, por esse motivo, compre milho painço de preferência amarelo e vermelho e mistura com as sementes que tem em casa, sendo há razão de meio por meio de painço amarelo e 1/5 de painço vermelho.
Não se esqueça das vitaminas que recomendei, são muito importantes na vida dos pássaros.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Ter 24 maio 2022, 22:39

Obrigado pelas palavras de conforto, nesta altura significa muito para mim.

Acerca das vitaminas, a minha mulher foi a uma loja, não tinham esses produtos e deram-lhe o mudavitex....

Eu vou antes optar por seguir os seus conselhos, mas fico com uma dúvida. Acho que devo conseguir o Aminovit L amanhã numa agriloja que descobri recentemente, mas não sei se consigo o Provit-A amanhã, assim teria de encomendar na loja que me recomendou, mas imagino que ainda demore uns dias. Acha que poderia começar amanhã apenas com o Amiovit L e depois acrescentar o Provit A logo que o conseguisse arranjar, ou espero que consiga ambos para fazer a mistura?

Fiquei com outra dúvida, que prefiro confirmar consigo: as 3 gotas do Amiovit L e as 2 do Provit A em 100ml de água são no mesmo bebedouro, certo? Fiquei mesmo com a ideia que sim, mas prefiro confirmar consigo.

Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Qua 25 maio 2022, 11:52

Bom dia Pedro Martins.
Sim é isso, 3 gotas de Aminovit-L mais 2 gotas de Provit-A para 100ml de água no bebedouro. Se tiver mais que uma gaiola faz a mistura água/vitaminas e depois divide pelos bebedouros que tiver. Se tiver só uma gaiola e se o bebedouro for até 60ml mete 2 gotas de Aminovit-L e 1 de Provit-A. Se o bebedouro for de 70/80ml mete 3 gotas de Aminovit-L e 1 de Provit-A. Não pode é ficar sobras para o dia seguinte, caso encha os bebedouros e lhe sobre, manda fora o sobrante.
Sim, pode começar com o Aminovit-L e assim que tiver o Provit-A começa então a adicionar os dois como explico.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Qui 26 maio 2022, 22:51

Boa noite Sr. Ferreira,

Sem querer abusar muito da sua boa vontade, gostava de lhe perguntar mais umas coisas:

De vez em quando, usava o men for san para pulverizar a gaiola mesmo quando eles não andavam com comichão, no entanto, o produto acabou há pouco tempo e não consigo encontrar mais. Na única loja onde encontrei para aves, apenas referia que era Men for San para aves, sem descriminar que era para ácaros (já comprei uma vez um para mosquitos por engano...) e disseram-me que agora, com uma legislação nova qualquer, não podiam descriminar na embalagem se era para ácaros, mosquitos ou outros, que simplesmente havia embalagens genéricas. Preferi não comprar e perguntar-lhe a si, como é melhor fazer, se compro aquele ou tento encontrar San for Man para aves especifico

Outra coisa, já cá tivemos o sprayavex, aconselha? A minha mulher gostava muito de pulverizar a gaiola com isto depois de a limpar.

Estive a ler mais coisas aqui no fórum e fiquei preocupado, pois percebi que os problemas nas minhas aves são de ácaros mais difíceis de lidar pois nos meus passaritos, a falta de penas ocorre quase sempre na zona do pescoço...


Abraço,
Pedro Martins


Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Sex 27 maio 2022, 12:01

Bom dia Pedro Martins.
TRETAS Twisted Evil Diga a esses srs. para serem sinceros. O que se passa é que eles para venderem esses produtos precisam de terem um espaço único separado na loja e pagarem uma licença anual e sendo assim preferem os terem.
O Men For San que digo é este https://www.miscota.pt/aves/men-for-san/pr-423816 Também pode aplicar este, todos os outros considero ambientadores. https://mercaportugal.com/produto/avizoon-zoo-spray-1000ml-inseticida-externo-para-pombos-e-passaros/
Penso que com as vitaminas que recomendei eles ganham resistências e deixam de terem peladas se bem que de vez enquanto apanhem parasitas. Com os meus pássaros aconteceu isso e desde que lhes administro de vez enquanto as duas vitaminas nunca mais tive pássaros com peladas. Atenção que não pode abusar com as ditas, caso contrário mata os pássaros com vitaminose.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Seg 30 maio 2022, 21:35

Boa noite Sr. Ferreira,

Espero que tenha tido um bom fim de semana.

Já consegui arranjar as vitaminas, afinal só vieram com um dia de diferença e estou a fazer tudo como me aconselhou. Já que refere que seria bom eles fazerem estas vitaminas de vez em quando, de quanto em quanto tempo acha que deveria fazer?

Também já encomendei o Men for San. Quando o tiver, posso pulverizar a gaiola sempre que fizer a higienização durante esta fase em que estão a ser tratados com o pulmosan?

Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Seg 30 maio 2022, 22:09

Boa noite Pedro Martins.
Administra durante 2 semanas seguidas e depois de vez enquanto, digamos 3 dias seguidos por mês é suficiente.
Pode borrifar com o Men For San mas só passado uma semana depois da aplicação do Pulmosan.
Se tivesse os pássaros em contacto com o exterior, eventualmente poderiam apanhar piolhos ou ácaros das aves e nesse caso é util a utilização do insecticida, quanto ao ácaro que ataca as raises das penas, torna-se difícil combatê-lo, primeiro porque vive entre as duas camadas de pele e segundo porque vêm juntamente com as sementes.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Sex 03 Jun 2022, 14:22

Combinado.

Um grande obrigado por tudo Sr Ferreira.

Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Qua 15 Jun 2022, 23:37

Boa noite Sr. Ferreira,

Tenho feito tudo conforme combinado. Acabei de fazer as duas semanas com as vitaminas no domingo e dentro de uma semana, parto para a última aplicação do pulmosan.

Apesar disto tudo, estou bastante preocupado, pois não estou a ver melhoras e noto que cada vez se coçam mais... Acha que existe algo mais que se possa fazer?


Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Qui 16 Jun 2022, 13:25

Bom dia Pedro Martins.
Roma e Pavia não se fizeram num dia.
Tem que dar tempo ao tempo, é dos males das aves que mais custa combater e temos que ser persistentes. É que muitas aves não têm resistências devido a problemas de consanguinidade. Passado uma semana após a ultima aplicação, se não tiverem peninhas a nascerem torna a repetir tudo como se fosse a primeira vez.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Qua 22 Jun 2022, 23:38

Boa noite Sr. Ferreira,

Espero que se encontre bem.

Hoje é foi o último dia da aplicação do pulmosan nesta fase de tratamentos. Infelizmente parece que teremos de repetir pois a extrema coceira mantem-se...

Hoje notei que um dos machos estava com muito menos penas à volta do pescoço, talvez há cerca de uma semana que venho notando isso, reparei em algo que me intrigou que foi a coisa vi no pescoço, coloco foto abaixo.


Mandarim sem penas nas costas 20220610


Talvez seja algo normal, mas como vi isso no outro macho que morreu em maio fiquei assustado...


Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Qui 23 Jun 2022, 12:49

Bom dia Pedro Martins.
Isso para mim é novo segundo a foto, parece ser ovos de algum parasita uma vez que aparenta estarem no exterior da pele, verifique melhor e se assim for, molhe um cotonete com Men For San e besunte essa zona, passado 3 dias torna a repetir, depois passado uma semana a contar da ultima besuntadela, depois passado duas semanas a contar da ultima e por fim passado 21 dias a contar da ultima.
Se esses grânulos forem no interior, então a coisa muda de figura. É a bactéria multirresistente Staphylococcus aureus que será o mais provável e nesse caso não sei se se safa mesmo medicado com ampicillin-t da Chevita

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Qui 23 Jun 2022, 14:46

Bom dia Sr. Ferreira,

Antes de mais, devo isola-lo dos restantes?

Pela imagem deste branco, e comparando com a imagem que (coloquei no início do tópico), do que morreu parece ser a mesma coisa...

Agora fui ver, peguei nele mas não consegui encontrar novamente isto que fotografei ontem, mas nessa altura tive ajuda para o fazer, logo à ontem vou tentar novamente acompanhado e digo algo.

Ontem foi a última aplicação do pulmosan, devo começar hoje com o tratamento do men for san?

Edit:

Notei, não sei se é importante, que os outros (um macho e duas fêmeas) desde que o outro mandarim morreu nunca dormem com este branco aqui, este dorme sempre sozinho.

Peguei agora no Men for San que me enviaram da Miscota, e não parece ser o mesmo do link em que o comprei! Lá refere-se como "Inseticida" mas tem lá que tem ação contra ácaros, e na parte das instruções refere "Não use em animais". Estamos a falar do mesmo produto que me recomendou, ou enganaram-se a enviar?

Mandarim sem penas nas costas 20220611
Mandarim sem penas nas costas 20220610


Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Ferreira Qui 23 Jun 2022, 19:22

Boa tarde Pedro Martins.
A foto não ajuda porque é bastante grande, mas se tem uma gaiola com um pássaro, sim é o insecticida para aves.
Não precisa estar a tirar outra foto ao pescoço do pássaro, só pretendo saber se os grânulos eram interiores ou exteriores na pele, qualquer das maneiras se já não os vê, chego à conclusão que era comer no papo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Qui 23 Jun 2022, 21:03

Estivemos agora a ver novamente e não conseguimos encontrar novamente esses grânulos. Então isso quer dizer que é das sementes que ele come ter ficado naquela zona, é isso?

Ele mantêm-se sempre activo e vai cantando e comendo normalmente, aquilo que notei foi que no espaço de uma 7/10 dias perdeu muitas penas à volta do pescoço e desde que o outro macho morreu este fica sempre sozinho a dormir. De resto, tem-se coçado muito, tal como os outros.

Fiquei preocupado com a afirmação no rotulo da embalagem "Não use em animais", se houver essa necessidade é para usar na mesma, certo?

Eu isolei-o dos restantes, posso voltar a colocar todos juntos?


Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Pedro Martins Sex 24 Jun 2022, 10:43

Bom dia Sr. Ferreira,

Hoje de manhã fui novamente procurar os tais "gânglios" e hoje já encontrei algo novamente. Enquanto tinha o Mandarim numa mão e fui buscar o smartphone para fotografar, parece que o interior "desapareceu", é difícil de explicar, mas quando peguei na ave estava quase como na primeira foto e depois quando fotografo parece que aquela "bolsa" fica vazia. Não sei dizer se não terei tocado naquela área entretanto...
Sei que me disse que não precisava de mais fotos, mas não consigo explicar de uma melhor forma.


Mandarim sem penas nas costas 20220614


Abraço,
Pedro Martins

Pedro Martins

Mensagens : 26
Data de inscrição : 05/03/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Mandarim sem penas nas costas Empty Re: Mandarim sem penas nas costas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos