Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

2 participantes

Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Qui 05 maio 2022, 21:08

Bom dia Sr. Ferreira!

Estou precisando de uma orientação do senhor.
Estou criando pombas (lofote, asa verde/esmeralda e burguesa) e rolas (senegal, diamante e fogo apagou). Tenho um casal de Rolinha FOGO APAGOU, nativa aqui do Brasil, que estou tentando reproduzir, mas não estou conseguindo. A fêmea está botando ovos com defeito, incompletos, parece que tem um buraco na casca, mas não é, é apenas uma anomalia na casca (foto anexa), e por causa dessa anomalia os ovos não estão sendo galados. Creio que seja por causa dessa anomalia ou o macho é estéril.
Sei que o senhor cria outras espécies de aves, mas pode ser que tenha passado por esse problema e conseguido consertar.
Poderia me dá alguma orientação?
Desde já muito obrigado.

Marcos
Rio de Janeiro -Brasil
Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Img_2010

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Sex 06 maio 2022, 13:07

Bom dia Marcos Rodrigues.
Até que enfim que acertou com o sitio para meter a sua questão.
É bom receber noticias suas, pois à muito que tal não acontecia, é sinal que ainda está vivo Very Happy
Quanto ao que o amigo traz por cá, penso que isso se deve a falta vitaminas e nutrientes necessários, tanto na anomalia dos ovos como o macho não galar ou estar sem fabricar espermatozoides.
Faz uma mistura com GRIT Mineral de tamanho médio e farinha de casca de ostra também tamanho médio e que tenham sempre um comedouro com ele.
Na água de beber vais meter Fert-Vit-Aarão, sendo 1g para 2,5dl de água normal durante 4 semanas seguidas e depois de vez enquanto.
https://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=6843
https://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=6146
https://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=1540

*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Sex 06 maio 2022, 15:19

Pois é, Sr. Ferreira!
Muito tempo mesmo.
Demorei mas consegui.😁
Tive que acabar com minha criação de exóticos, os mosquitos estavam acabando com os pés e dedos dos meus diamantes gould, muito pássaros com os pés deformados, a solução foi acabar. Agora estou querendo uns casais pra por no meu viveiro, está ruim de achar.
Sempre recebo mensagem no email do seu fórum.
Eu tenho o FertVit em casa, e vou providenciar o grit e o farelo de ostra.
Ah... Que bom que estamos vivos, um pouco mais velhos, mas vivos!🙏😅
Muito obrigado!
Grande abraço!

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Sex 06 maio 2022, 17:39

Boa tarde Marcos Rodrigues.
Pois é verdade, com essa mortandade que houve aí por causa do Bolsonaro ira atrás da Trampa americana, pensei cá para comigo! O Marcos não morreu dos temporais mas se calhar não escapou ao covid
Os mosquitos é que pagam as favas lol!
Isso é devido há ausência da vitamina-A no organismo, o que origina que fiquem sem resistências para combaterem doenças e ataques de parasitas. Eu desde que comecei a administrar de vez enquanto Vitamina-A nunca mais tive problemas.
O Fertivit que tens é do Aarão ou da Versele Laga?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Sex 06 maio 2022, 21:19

Sr. Ferreira, a COVID matou muito sim, mas a culpa não foi de Bolsonaro. Infelizmente tudo que acontece aqui tentam botar a culpa no presidente. O erro dele é fazer as coisas dentro da lei, obedecendo a nossa constituição. O Supremo Tribunal Federal deu poderes aos governadores para fazer o que quiser nos Estados, foi uma bagunça das bravas. O Rio de Janeiro ficou 2 anos parado, com pessoas querendo trabalhar e o governador negando esse direito. O presidente liberou milhões de reais aos Estados e municípios para o combate da pandemia, o que se viu foi dinheiro sendo gastos com pagamento de funcionários ou mesmo desviados para o bolso dos políticos. Hospitais de campanha sendo feitos e nunca inalgurados, rios de dinheiro jogados pelo ralo. E aqui ainda estão querendo trazer de volta ao poder o maior ladrão dos últimos tempo: Lula.
Mas voltando as nossas aves... O FertVit que tenho é da Aarão, o da Versalle aqui é difícil e muito caro, são vendidos fracionados e estragam muito rápido. Acredito que da Aarão é uma "cópia" perfeita.
Estou fazendo um tratamento a base de Cetoconazol. Um criador de trinca-ferro (ave muito disputada aqui por causa do canto e fibra, chegam a valer milhares de reais) teve um problema igual com um casal dele, ele disse que foram diagnosticados com micoplasmose e o tratamento deu certo, o casal voltou a reproduzir. Não sei se é o mesmo caso do meu casal de rolinha, mas infelizmente aqui por perto não tem veterinário com especialidade em aves, por isso saio atirando para todos os lados.
Será que posso continuar dando o Cetoconazol junto com o FertVit?

Abraço

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Sáb 07 maio 2022, 12:27

Bom dia Marcos Rodrigues.
Não foi isso que se viu, aliás só começou a actuar quando aí já iam em centenas de milhares de mortos e depois de ser bastante censurado pelos organismos da saúde Mundial e começarem a alevantar processos no Tribunal Penal Internacional de Genocídio, mas OK!
Quanto ao problema das rolas. Esse medicamento que falas é um antifúngico, portanto para tratar micoses de toda a espécie e é muito tóxico. Mete fotos das rolas em especial a cabeça de lado e as patas. Já agora, mete também fotos das fezes.
Esse Fertvit da Aarão não tem nada do Fertvit da Versele laga, é muito completo e é idêntico a um complexo que dou e recomendo administrar aqui em Portugal com o nome de Aminovit-L. O Fertvite da Versele Laga é especifico para a reprodução e é só composto por 4 vitaminas para o caso. Dito isto, administra o Fertvit Aarão conforme te expliquei e poderei aconselhar ou não o antifúngico depois de ver as fotos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Sáb 07 maio 2022, 14:07

Bom dia Sr. Ferreira!

Então o FertVit da Aarão é melhor?
Que bom!
O Cetoconazol que estou dando é de uso veterinário, 2 gotas em bebedouro de 50ml, como essas rolinhas é de áreas muito seca, elas bebem muito pouca água.
O casal está chocando os 2 ovos que enviei na primeira postagem, mas vou tentar tirar as fotos que o senhor pediu.
A fêmea está com falhas de pena na cabeça porque um macho anterior agrediu muito ela. O macho dessa espécie é um excelente cantor e também muito agressivo.

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Img_2014
Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Img_2015
Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Img_2016



Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Sáb 07 maio 2022, 19:08

Boa tarde Marcos Rodrigues.
Mete o teu nome no fim de cada vez que escreves, é uma das regras obrigatórias do Fórum. Não tarde nada está a google a chatear-me.
O que a rola aparenta ter segundo as fotos, é sarna provocada por ácaros. Se fosse penas tiradas pelo macho ao fim de 15 dias estavam novas nascidas, alem disso, faltam-lhe penas em redor dos olhos e as patas estão rugosas. Agora e enquanto ela estiver no choco e a criar as crias nada podes fazer, mas assim que ela deixar de criar as crias caso nasçam, vais pingar na pele do musculo do peito mas debaixo de cada asa, 10 gotas de Allax. Passado uma semana tornas a pingar e depois passado 21 dias a contar da ultima aplicação. Nas patas e pelada da cabeça, vais besuntar e massagear pomada de própolis dia sim dia não até as patas ficarem lisas e as penas da cabeça começarem a crescer.
https://www.americanas.com.br/produto/4839107575?pfm_carac=pomada-de-propolis&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page&offerId=623e15aa87c00289c2d40183
https://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=562

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Sáb 07 maio 2022, 19:47

Boa tarde Sr. Ferreira!

Tinha me esquecido desse detalhe do nome no final. Não vou me esquecer mais.
Vou providenciar o Allax.
Acabei de fazer a ovoscopia nos ovos defeituosos e nem sinal de embrião. Vou separar o casal e trocar o macho, já que tenho mais 2, não consigo arrumar fêmeas pra eles.
Não sei se vai dá certo, essa espécie de rolinha o macho é muito agressivo, apesar que na natureza elas vivem em bando e cantam muito.
Aplicando o Allax devo continuar com o outro tratamento a base de FertVit?

Abs
Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro 🇧🇷

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Dom 08 maio 2022, 15:07

Boa tarde Marcos Rodrigues.
Faz o seguinte, deixa a fêmea ficar na gaiola onde faz a criação e a gaiola com os machos ao pé, passado uma semana ou mais juntas um macho e verifica a reacção da fêmea para com o macho, se veres indiferença da parte da fêmea, tiras esse macho e no dia seguinte juntas outro macho, fazes isso até veres reacções da parte da fêmea no sentido de o aceitar, caso contrário vai ser muito difícil assim de repente formarem casal, a não ser ficarem juntos até há época seguinte mas sem poderem fazer ninho.
Sim claro que na água de beberem continuas a administrar as vitaminas.
Já agora, notei as fezes muito pastosas e avermelhadas o que é sinal de coccidiose mas também do que lhes dás de comer, dito isto pergunto o que lhes dás mas mesmo tudo.
Á quanto tempo ela estava a chocar os ovos?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Dom 08 maio 2022, 17:29

Boa tarde Sr. Ferreira!

Eu estava dando a elas mistura de sementes (alpiste, paiços e milho picado), sementes maiores elas não comem. Agora estou dando ração de codorna, extrusada de curió e ração de tico tico, são alimentos que dou as minhas outras aves e que elas gostam.
Comprei hoje grit mineral muito bom.
Fiz a ovoscopia com uma semana de choca, elas levam de 13 a 15 dias pra nascer.

Abraço

Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro 🇧🇷

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Seg 09 maio 2022, 11:56

Bom dia marcos Rodrigues.
Provavelmente é devido a desse granulado.
Aguardemos então pelas melhoras.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Sex 20 maio 2022, 17:18

Boa tarde Sr. Ferreira!

Minha rolinha começou nova postura depois de eu fazer 20 dias de tratamento com Cetoconazol e FertVit da Aarão, o ovo está 80% melhor, antes os ovos estavam com a casca incompleta, o ovo que ela pôs hoje a casca já está completa, mas ainda um pouco mais fina, como na foto, espero que esteja fértil.

Abraço

Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro 🇧🇷

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. 16530410

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Sex 20 maio 2022, 21:55

Boa noite Marcos Rodrigues.
Desculpa que te diga, mas vós brasileiros quando metem uma coisa em mente mesmo que lhes digam mil vezes que não é adequado ou não é assim, estão-se barimbando para o que os outros dizem Twisted Evil. Penso que disse que esse Cetoconazol não é indicado para a rola uma vez que o problema dela não é um caso fúngico mas antes um parasita que provoca a causa e que recomendei pomada própolis. Nota, não és só tu! São todos os brasileiros sem excepção lol!
Vai a uma farmácia e compra um frasquinho de Vitamina-D3 para bebés humanos e pinga uma gota todos os dias pelo bico abaixo durante uma semana. Não metas na água porque é oleoso e por conseguinte não se mistura com a água. Isto é para ela fixar o cálcio no organismo e assim os ovos vêm mais fortes de casca.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Sáb 21 maio 2022, 01:26

😅😅😅 pensei em terminar primeiro esse tratamento para depois começar com outro, caso esse não dê certo.
Não fique nervoso com nós brasileiros, não 😅😅🇧🇷🤝
Abraço

Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro 🇧🇷

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Ferreira Sáb 21 maio 2022, 15:30

Boa tarde Marcos Rodrigues.
Vá lá sempre respondes! Os teus compatriotas deixam de responder Razz
Deixa de administrares isso, estás a intoxicar o pássaro sem necessidade. Cumpre com as instruções que te dei e o pássaro fica curado das peladas e a pôr ovos sem defeitos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Marcos Rodrigues Sáb 21 maio 2022, 17:47

Boa tarde Sr. Ferreira!

Tenho que defender o meu povo.😅
Ela botou o segundo ovo hoje, faltando pouca coisa para ficar perfeito, mas agora ela não quis saber de chocar. Coloquei os ovos em outras aves pra ver se estão férteis, mas vou ter que tirar pq essas aves estão chocando a mais tempo. Poderia por na chocadeira, mas dizem que não conseguimos criar filhotes de pombas e rolas por causa do tal leite de pombo, os filhotes não vingam.
Vou providenciar o remédio e vitamina que o senhor recomendou, encomendei um remédio homeopático para proteger e desintoxicar o fígado deles.
Abaixo a foto do ovo que ela pôs hoje.

Grande abraço

Marcos Rodrigues
Rio de Janeiro 🇧🇷Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Img_2017
Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Img_2018

Marcos Rodrigues

Mensagens : 106
Data de inscrição : 25/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito. Empty Re: Rolinha Fogo Apagou pondo ovos com defeito.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos