Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior

2 participantes

Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior

Mensagem  albinon Seg 19 Abr 2021, 19:56

Snr. Ferreira, boa noite
Muito obrigado por me aceitar no seu fórum.

Tenho pequeno viveiro exterior para a minhas aves exóticas localizado no meu jardim. Genericamente está concebido:
1. Chapa e cobertura placa sanduiche;
2. Chão e cimento;
3. Resguardos com placas em acrílicos amovíveis - para evitar muito calor do verão;
4. Lâmpada de cerâmica de aquecimento para o inverno;
5. Espaço interior - resguardo . Revestido com eras artificiais (não sei se consegui anexar imagens);
6. Tem também uma pequena fonte com que leva +- 3 lits de agua que circula e tem um sistema de renovação (limpa de dois em dois dias)
7. Limpeza geral, só com vassoura e agua por pressão uma vez por semana; (não sei me aconselha algum produto para lavagens que não seja nocivo para as aves)
8. Tenho um pequeno sistema de vídeo vigilância que me permite ver remotamente o comportamento das aves;

Problema:
1. Noto uma constante coceira na maioria das aves, principalmente as que não estão disponíveis a banhos regulares na fonte;
2. Coloco de dois em dois dias uma colher de vinagre de maçã nos 3 litros de agua da fonte (quando é limpa e mudada a agua)
3.Talvez por estar próximo aves indígenas que procuram o jardim para nidificar e se alimentarem, possam transmitir piolho e e ácaros;
4.Estou a usar uma vez por semana o Men For San onde os tento borrifar (num viveiro não é fácil)
5.Coloco nos chão, ninhos sem criação, junto ao material para fazer o ninho Man For San em pó, também uma vez por semana;

Os resultados não são animadores.

Falaram neste produto, cuja pesquisa que fiz, é:

Fórmula: Óleo de Nim ......................................... 750 ml
Emulsificante Vegetal .......................... 350 ml
Teor das substancias da analise do EMULZINIM :
Azadirachtina – A Azadirachtina – B Nimbina – Salinina


Indicação, entre outras:

Para Pássaros:
Indicado para prevenção e eliminação das ectoparasitas, fungos, ácaros, bactérias, vírus e suas
complicações dermatológicas (SARNAS, DERMATITES, COCEIRAS ETC). Nos casos graves deve ser
adicionado à água do banho na proporção de (4%) 4 ml para 100 ml de água e (2%) 2 ml para 100 ml
de água nos casos de prevenção. (Utilizar água não clorada). Esta solução pode ser pulverizada sobre
os pássaros, gaiolas e viveiros utilizando-se de um borrifador sempre que notar coceira nos pássaros.

Sinceramente, não sou criador. Gosto muito de aves e de lhes proporcionar condições boas em termos de habitabilidade e saúde. Se criarem, obvio que fico feliz. Só por criação direta. Não tenho no viveiro nem mandarins nem bengalins por causa da ocupação dos ninhos.

Pensei em fazer esta experiência em numa única ave e correr o risco de a sacrificar. Pode estar aqui a solução do meu problema, se é este.. e ou o fim do meu plantel.

Por isso recorro à experiencia do Snr. Ferreira e de outros membros, sobre o produto que identifiquei e ou outros que possam ajudar. Admito que o meu diagnóstico esteja correto, que a coceira provenha de piolho e ou ácaros.

Desde já ao Snr. Ferreira e a outros membros que poderem contribuir com sugestões os meus sinceros agradecimentos.  

Albino Neves

Nota: anexo algumas fotos do viveiro. Por inexperiência não sei se comporta só uma se mais que uma..

albinon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty Re: A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior

Mensagem  Ferreira Ter 20 Abr 2021, 13:09

Bom dia Albino Neves.
Como lhe disse na apresentação, ter-se pássaros num viveiro exterior é uma gaita, é que as aves exóticas não têm defesas contra parasitas da Europa e em especial do Hemisfério Norte.
O que pode fazer é meter o Men For San diluído em 25% de água e borrifar mas com um borrifador de pressão e tentar borrifar todos os pássaros de modo que fiquem molhados e espalhar em redor do viveiro Terra de Diatomeas, ou Caniaves, este ultimo também já não se fabrica, contudo ainda há à venda em algumas lojas.
https://www.naturitas.pt/p/casa-e-jardim/jardim/substratos-e-fertilizantes/terra-de-diatomeas-2-kg-castalia?gclid=EAIaIQobChMIuJaQlNiM8AIVCeDtCh0MDQnYEAQYASABEgLWD_D_BwE
https://petcity.pt/antiparasitarios-parafarmacia/1551-2874-caniaves-caniave100g-5600389564046.html
Para meter fotos. Primeiro tem que alojar as fotos num servidor Ide fotos e depois clica em responder e no cabeçalho aparece-lhe diversos símbolos e ao passar com o rato por cima vai dizendo para que servem (os símbolos para meter fotos estão à esquerda do simbolo do Youtube. Faz cópia do link da foto e cola, de seguida clique em Pré-visualizar para ver se a foto está instalada no Fórum e clica em enviar.
Já agora, que pássaros tem no viveiro, fala que não tem bengalins e mandarins mas não diz os que tem.
O vinagre de cidra não é nenhum repelente de parasitas, contudo, devido há sua acidez sempre os afasta mas é coisa de horas, O vinagre é bom para regular as bactérias boas nos intestinos das aves depois de um tratamento com antibióticos e alem disso dá brilho nas penas, nada mais.
Sempre pode desinfectar o viveiro com Virkon, ou simplesmente água com lixivia
Quanto ao óleo de Nem, nunca o vi e sei que no Brasil é muito utilizado em tudo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

albinon gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty Viveiros exterior - coceira aves

Mensagem  albinon Ter 20 Abr 2021, 17:39

Snr. Ferreira,

Boa tarde,

Muito obrigado pelas recomendações, que irei seguir. Sobre as aves, procura ter alguma diversidade. Tenho e já suportaram o inverno:

1. Um casal de Face carmesim - fizeram duas posturas no inverno., ainda por cima escolheram o espaço exterior para o ninho, deixaram morrer os filhotes;
2. Um casal de Cantores de Cuba - tiveram o mesmo comportamento que os face carmesim;
3. tenho, que já criaram, babetes; sparrows, e diamante estrela; diamante papagaio;  tricolor;
4. Ainda sem sucesso, degolados, amandinas; bengalim da Índia, modestos, forbes, mascarado; gould, bichinov
5. Ultima aquisição casal de sidney;

Procura sempre ter um casal de cada. Em termos de relação entre as espécies, considerando o espaço, não nota na de anormal.

Objetivo, vencer esta praga...

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Viveir11

Sinceros Cumpts

Albino Neves

albinon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty Re: A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior

Mensagem  Ferreira Qua 21 Abr 2021, 17:02

Boa tarde Albino Neves.
Tudo espécies que criam sem problemas lol!
Ora bem, nem sei por onde começar. Todos os que tem são do Hemisfério Sul e não perderam o seu sentido Hemisférico, portanto criam quando é lá Primavera/Verão e cá Outono/Inverno. Na criação destes pássaros há pelo menos 3 coisas a ter em consideração para que de facto acasalem e levem até ao fim a criação.
1º O seu bem-estar físico e livres de parasitas
2ºº- Climatização do espaço, têm que ter no seu ambiente uma temperatura entre os 21º e os 25º.
3ºº- A alimentação para estes pássaros é especial e na época de criação e muda de penas têm que ter alimentação viva e uma grande variedade de pequenas sementes
4º- Aquecimento nas caixas ninho em especial para os africanos, caixas ninho encobertas por vegetação que pode ser artificial e muito sossego.
1º- Têm que ser desparasitados internamente pelo menos uma vez ano na preparação para as criações a começar em princípios de Agosto, para isso faz da seguinte maneira:
No dia anterior a meio da tarde tira toda a água que tiver no viveiro. No dia seguinte a meio da manhã vai então desparasitar todos os pássaros com Vermizoo da Zoopan e há tarde tira novamente a água e no dia seguinte torna a fazer tudo igual (total 2 dias de tratamento). No dia seguinte tira a água com o desparasitante e mete outra com Complexo-B, ou Aminovit-L, ou ainda com Anima Strath durante 5 dias seguidos.
Passado 3 dias a água limpa, vai administrar durante 3 semanas mas com um intervalo de 2 dias por semana a água limpa, Colina Ca/P da AviZoon, ou Cálcio Colina da Latac, sendo 2 tampas cheias por litro de água, ou para quantidades pequenas 20 gotas por bebedouro.
Passado 3 dias a água limpa vai administrar como preventivo contra a coccidiose Amprolium, sendo 0,3g/L de água durante 2 semanas seguidas e depois de vez enquanto. (estes pássaros não só por viverem em viveiro exterior, mas por serem frágeis nesse sentido, apanham com muita facilidade o parasita que provoca a coccidiose, esta doença é mortal em especial as crias).

2º- A temperatura do viveiro tem que a regular com temperatura a cima dos 21º e quando começarem a criar aumenta para 25º
Tem que meter 3 ninhos por casal dispersos entre vegetação e os que ficarem fora da área tapada tem que meter manta de aquecimento para repteis na parte de baixo da caixa ninho regulada com uma temperatura entre os 25º e 30º, (isto em especial para os africanos, pois têm o habito de ao 5º dia após o nascimento da crias dormirem fora do ninho e assim com a manta de aquecimento as crias mantêm-se quentes durante a noite.
Para materiais da confecção do ninho, utilize fibra de côco, pastos finos e dobráveis, fios de lã, fios de sarapilheira, algodão, enfim, tudo menos fibra de sisal que se enrola nas patas e morrem pendurados.

3º- Alimentação. Como tem diferentes espécies de pássaros e de regiões diferentes, deve ter duas espécies de alimentação separadas em recipientes no que toca a sementes. Para os que têm o bico fino a alimentação é de sementes pequenas, portanto vai juntar mistura de exóticos há base de milhos painços e mistura sementes de relva, sementes da saúde mas mistura branca.
Para os que têm o bico grosso, a alimentação é de sementes maiores e neste caso dá-lhes mistura para exóticos mas há base de milhos alvos (branco, amarelo e vermelho. De vez enquanto em especial na época de criação e muda de penas, meter há disposição espigas de milho painço vermelho e branco.
Que tenham sempre na época de criação uma boa papa que seja húmida e há base de ovo (eu dou aos meus D. Gould uma mistura de Witte Molen e Raggio di Sol branca húmida e caso veja que esteja um pouco para o seco adiciono óleo de girassol, ou de milho.
Que não lhes falte um recipiente sempre cheio com GRIT.
Dar há descrição na época de criação e muda de penas alimentação viva (bichos dos farelos- larvas de tenébrio molitor, não dar larvas de buffalo porque são muito pequeninas e eles ao as espremerem acabam também por comer a casca que é bastante indigesta.
Para manter e fazer criação dos bichos é simples e fácil, arranje nos chineses caixas de plástico opaco e mete uma quantidade de farelos mais ou menos de 3 dedos de altura e mete em cada caixa uns 10 bichos e mete ao de cimo rodelas de cenoura e batata e quando verificar que comeram tudo mete mais. as larvas quando estiverem adultas transformam-se em crisalidas e depois em baratas, quando atingirem a cor preta acasalam e vão nascer milhares de novas larvas. Quando tiverem um tamanho aceitável 1,5cm/2cm muda-as para outra caixa com farelos, cenoura e batata e vai dando aos pássaros, claro que destas tira umas quantas para se reproduzirem. Não esquecer de fazer uns furos nas tampas para poderem respirar. Os bichos, mesmo as carochas não saem das caixas.
https://mercaportugal.com/produto/dac-amprolium-10/
https://goldpet.pt/tratamentos-aves/1638-vermizoo-po.html
https://www.kuantokusta.pt/animais-estimacao/Repteis/Aquecimento-para-Repteis
https://vivum.pt/larvas/1-263-larvas-de-tenebrio.html#/137-quantidade-50_g
Penso que esteja tudo, boa sorte Very Happy

PS. Quando tiver faces carmesim quero um casal Very Happy

Um abraço, Ferreira


Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty VIVEIROS EXTERIOR - COCEIRA AVES

Mensagem  albinon Qua 21 Abr 2021, 19:33

Snr. Ferreira, boa noite

Muito obrigado pela excelente explicação e recomendações.

Algumas, talvez não tão bem, mas já pratico. Dou com regularidade alimento vivo (tenébrio), também  sem grande conhecimento a não ser aceitação das aves, dia sim dia não dou verduras, (intervalando) entre brócolos, espinafres, rúcula, agrião.. nada de alface.. (pelo que li).
Em tudo o mais, com excepção do aquecimento interior no inverno em que uso lâmpada de aquecimento cerâmica. Tenho um sistema que monitoriza a temperatura interior e exterior. No inverno passado atingiu temperaturas durante a noite de de 10 graus no interior, com temperaturas próximas de zero no exterior no exterior (terei que rever e acolhe as recomendações do Snr. Ferreira). Curiosamente, os faces carmesim e os cubas, este inverno, por distração e inexperiência deixei dois ninhos na parte exterior - tipo canários - em metal muito junto ao teto. Foi os que escolheram para criar. Tiraram  os filhotes e agora percebo porque morreram com comida no papo. Aconteceu-me aos cubas e aos faces carmesins que tiveram o mesmo comportamento. Sobre os ninhos tive o cuidado de colocar no interior uma quantidade muito superior à necessidades: No teto da placa sanduiche tenho fixados com fixador em metal ninhos de coco, nas laterais envolvido o mais possível com as eras tenho madeira; plástico, e alguns também em vime e dois ou três em cordel (redondos e fundos - nunca nenhum os escolheu sequer para dormir).
Em tudo o mais estou a falhar ainda em muita coisa. Se me permitir vou fazer um copy e past das suas preciosas recomendações e fazer um manual de procedimentos.

Só por curiosidade, que espécies recomendaria para este tipo de viveiro nas atuais condições. Temperaturas interiores na ordem dos 10 graus e exteriores que podem  chegar a zero. Tenho um porta que posso fechar por completo a parte resguardo. Por acaso este inverno nunca a fechei totalmente. Deixava entreaberta.

Quanto aos carmesins compromisso aceite. Era sinal que tinha sucesso.

Mais uma vez o meu muito obrigado e aceite os meus sinceros cumprimentos,

Albino Neves

albinon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty Re: A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior

Mensagem  Ferreira Qui 22 Abr 2021, 12:56

Bom dia Albino Neves.
Embora tudo o que escrevo está protegido pelos Direitos de Autor, autorizo-o a fazer cópia.
Desde que sejam saudáveis, todos criam desde que lhes der-mos condições aceitáveis, em especial espaço, temperatura e comer mais ou menos idêntico ao da natureza para cada espécie.
Tire esse ninhos berlicoque e substitua-os por caixas de madeira idênticas a estas, não só porque a madeira é um excelente isolante como têm as medicas idênticas a muitas mantas de reptilário. Basta prendê-las na parte de baixo das caixas e ligar as mantas a um termostato e assim dentro mantêm o calor desejado.
Eles com temperaturas ambientais de 10º não morrem, no entanto páram de criar e há o problema de alguns por instinto saírem de cima das crias para dormirem a partir dos 5 dias de vida.
https://www.saidacasca.com/aves/ninhos-e-acessorios/exoticos-e-psitacideos/ninho-diamante-gould-20x12x10cm
Se for engenhoso em ligações elétricas, ou conhecer alguém que lhe faça, sempre pode comprar esta resistência de 3 metros que fica mais barato e colocar nos ninhos, claro que tem sempre que ligar a um termostato.
https://www.saidacasca.com/incubacao/acessorios-incubacao/pecas-incubadoras-/resistencia-50-w-silicone-3mt

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty problema coceira - viveiro exterior

Mensagem  albinon Qui 22 Abr 2021, 14:42

Snr. Ferreira, boa tarde

Sinceros agradecimentos pela permissão.
Sobre as restantes recomendações, agradeço também e vou colocar em prática. Sou cliente e tenho conta na saidacasca. Tenho a sorte de ter um cunhado "Engenhocas"  que me vai ser muito útil. A minha área é mais números. Bricolages.. não é o meu forte.

Sinceros agradecimentos pela disponibilidade e celeridade nas respostas às minhas preocupações.

Cumpts

Albino Neves

albinon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty Re: A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior

Mensagem  Ferreira Qui 22 Abr 2021, 22:20

Boa noite Albino Neves.
Da permissão de tirar cópia sim! Aceito os agradecimentos, com respeito ao resto, não tem nada de agradecer, estou nisto porque embora haja muitos bons criadores em Portugal, guardam a sete chaves os conhecimentos que têm e quando vêm alguém aflito por terem um passarinho doente ou outros problemas, ainda esfregam as mãos de contentes. O trabalho que aqui desenvolvo é um serviço de voluntarismo no mais alto grau.
Já agora, o amigo reside a onde?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty Morada

Mensagem  albinon Seg 26 Abr 2021, 18:59

Boa noite Snr. Ferreira

Resido em Leiria, mas também tenho uma casa numa aldeia que dista +- 15 Kms de Leiria, onde tenho o viveiro. É lá que passo o as minhas férias fins de semana e os tempos livres de semana a apreciar as minhas aves.

Cumpts

Albino Neves

albinon

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/04/2021

Ir para o topo Ir para baixo

A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior Empty Re: A minha apresentação - problema coceira - viveiro exterior

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos