Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de gould

2 participantes

Ir para baixo

Criação de gould Empty Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Qua 09 Set 2020, 02:30

Boa noite Sr. Ferreira e restantes utilizados;
Tenho 2 casais de gould cá em casa (1 tem cerca de 2 anos, o segundo foi adquirido este ano a um criador da minha zona este ano e como devem ser muito novos duvido que criem).
A minha dúvida é a seguinte, tenho seguido o seguinte esquema de preparação para as minhas aves desde do dia 1 de agosto de forma a criarem este ano (o esquema foi me passado pelo criador que me vendeu as aves):

DESPARASITAÇÃO

1º DIA – VERMIZOO (retirar a água no dia anterior à noite) - 1 Colher por litro de água.
2º/3º/4º DIAS - COMPLEXO B / ANIMASTRATH - 4 gotas por bebedouro (aplicar no primeiro dia yPULMOSAN e aguardar 2h até produto secar e só depois dar a água com vitamina)
5º/6º/7º/8º DIAS – Água limpa
9º/10º/11º/12º/13º/14º/15º/16º DIAS – SALMOCOLLI / FP20-20 – 1 Colher rasa por litro de água
17º/18º/19º DIAS – COMPLEXO B / ANIMASTRATH – 4 gotas por bebedouro
20º/21º DIAS – Água limpa
22º DIA - VERMIZOO (retirar a água no dia anterior à noite) - 1 Colher por litro de água.
23º/24º DIAS - COMPLEXO B / ANIMASTRATH – 4 gotas por bebedouro (aplicar no primeiro dia PULMOSAN e aguardar 2h até produto secar e só depois dar a água com vitamina)
-METER OS NINHOS
-5 DIAS - VITAMINA E – 4 gotas por bebedouro (se for necessário, igual na semana seguinte)

A minha dúvida é se esta será a melhor preparação que estou a dar as minhas aves e senão for se não estou a fazere-lhes mais mal do que bem (prefiro os meus pássaros vivos do que a criarem 😇 )

Para já ainda não obtive qualquer resultado pois as aves ainda não fizeram qualquer postura, tenho lhe continuado a dar a vitamina E mas sinceramente começo a desanimar um pouco e já penso em voltar a dar o mesmo tratamento que lhe dava antes de agosto (vitamina b e água com vinagre de cidra uma vez por semana entrecalamente).

Qual é a sua opinião sr. Ferreira? Sei que tenho estado um pouco ausente na participação do fórum desde da minha apresentação mas a sua opinião para mim era bastante importante, pois é uma pessoa entendida na área dos exóticos. Este ano ainda não consegui obter uma postura nem as aves entram no ninho 😔

PS. Os casais que formei foram dois de cabeça preta (os que adquiri a pouco tempo) e um de cabeça laranja (o ano passado tiveram juntos cerca de uma semana de 20/08 a 28/08 enquanto estive fora de casa e fizeram uma postura, provavelmente porque só foram incomodados 1 vezes pelo o meu pai que lhes trocou a comida).

Desde já agradeço a sua ajuda tenho aprendido bastante ao ler neste fórum;

Com os melhores cumprimentos,

Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Qua 09 Set 2020, 14:25

Bom dia Joel Mano.
Compre uma colher balança digital do género desta https://www.wish.com/product/57e2547b4daad935d0c7e25c?hide_login_modal=true&from_ad=goog_shopping&_display_country_code=PT&_force_currency_code=EUR&pid=googleadwords_int&c=%7BcampaignId%7D&ad_cid=57e2547b4daad935d0c7e25c&ad_cc=PT&ad_lang=PT&ad_curr=EUR&ad_price=6.00&campaign_id=9527731359&guest=true&gclid=EAIaIQobChMIhaiW3Pvb6wIV1OFRCh3J9gsgEAYYASABEgLXk_D_BwE&share=web
A coisa não está correcta segundo esse criador. Para já administra e aconselha a administrar Pulmosan como preventivo e depois, caso eles venham a precisar de serem curados o medicamento não lhes faz efeito porque foi administrado sem necessidade e os parasitas adaptaram-se ao medicamento caso venha a ter tais parasitas nos seus pássaros. caso veja as patas escamosas, bicos demasiadamente longos (as mandibulas não estarem certas uma com a outra e penas cortadas, nesse caso sim, deve aplicar o Pulmosan repetindo ao fim de 3 dias e depois passado 21 dias após a ultima aplicação.
O Vermizoo também está mal aconselhado em dias de tratamento e doses a administrar.
Na tarde do dia anterior tira toda a água que tiver na gaiola e no dia seguinte a meio da manhã vai então administrar 0,5g para 2,5dl de água. No mesmo dia há tarde torna a tirar a água e repte o tratamento, deixando-o ficar por 24h. mais ou menos. vai então administra vitaminas do Complexo-B.
Se for Complexo-B administra 5 gotas para um bebedouro normal durante 5 dias seguidos.
Se for Anima Strath administra 3 gotas para um bebedouro normal durante 10 a 12 dias seguidos.
Passado 21 dias torna a repetir tudo.
De seguida vai administrar Colina Ca/P ou Cálciocolina, sendo, 20 gotas para um bebedouro normal durante 20 dia seguidos http://www.orniex.com/pt/product/calcicolina-p-50-ml
https://goldpet.pt/suplementos-aves/22154-suplemento-alimentar-aves-avizoon-colina-ca-p.html
Como a colina é um composto de minerais juntamente com a colina, pode administrar de seguida a Vitamina-E.
Se for Seriferol vai administrar 10 gotas para bebedouro normal durante 15 dias seguidas.
http://www.orniex.com/pt/product/seriferol-15-ml
Se for Ferti-Vit vai administrar 1g para 2,5dl de água durante 3 semanas.
https://goldpet.pt/suplementos-aves/3981-versele-laga-oropharma-ferti-vit-25gr.html
Quando começarem com as criações administrar de vez enquanto para manterem os valores da vitamina, digamos 2 dias por semana.
Por fim, quando o tempo ficar mais húmido e continuo, administrar FP20/20 ou Salmocoli na formula preventiva.
Se for FP20/20 administrar 1g para 2,5dl de água NORMAL durante 5 dias seguidos.
Se for Salmocoli administrar 0,25g para 2,5 dl de água DESTILADA OU DESMINERALIZADA durante 5 dias seguidos e de seguida mete os ninhos.
Vai meter nas papas mas no comedouro, 6 gotas de Vigantol=(vitamina-D3) - (compra na farmácia) de modo que as comam todas no máximo 2 dias e durante uma semana e depois de vez enquanto.
Que tenham sempre um comedouro com GRIT
Os sites aqui mencionados servem simplesmente para ver como são os produtos que aconselho, mas nada o impede de recorrer a eles caso não encontre onde costuma comprar.
MUITO IMPORTANTE
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.
Boa sorte
Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

pranxa_bcl gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Ter 02 Mar 2021, 01:06

Boa noite Sr. Ferreira, infelizmente não consegui ter sucesso na criação dos meus gould. Talvez possa ter sido por não ter dado a melhor preparação para a criação ou mesmo por impaciência da minha parte.
Consegui fazer com que os meus gould chocassem um postura cada um, mas infelizmente acabaram por deixar as crias morrer a fome (haveria de ter utilizado amas como recurso).
De momento ambos os casais estão com ovos, mas acho que nesta temporada irei obter os mesmos resultados que até agora.
Estou a ponderar retirar os ninhos as aves de forma a da-lhes algum repouso e permitir que tenham tempo para fazer uma boa muda.
É da opinião que deverei fazer isso?
Quais serão os melhores suplementos que devo dar as minhas aves neste momento?
Desculpe tantas perguntas e ter estado ausente nos comentários (tenho só acompanhado os tópicos que vão aparecendo aqui no fórum)
Com os melhores cumprimentos e esperando que esteja melhor de saúde;
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Ter 02 Mar 2021, 20:03

Boa noite Joel Mano.
Se os pássaros fizeram posturas galadas é porque são compatíveis. Essa coisa de serem eles a criarem é uma gaita. Eu tenho 5 casis que nos anos anteriores sempre criaram sem problemas e este ano disseram-me! Cria-os tu. Na segunda postura tive que meter os ovos debaixo de bengalins-
Pare com as criações, já estamos em Março e já entraram em muda de penas e que se prolonga até Julho.
Os casais quando formados não devem serem juntos com outros, caso contrário dão uma facadinha no matrimónio e dizem para meteres to e chocar os ovos lol!
Para fazerem uma muda de penas sem problemas, vai administrar na água de beber 3 gotas de Aminovit-L para um bebedouro normal durante 12 dias seguidos e depois duas vezes seguidas por semana.
Que comer lhes dá incluindo as papas?
Têm sempre um comedouro com GRIT?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Ter 02 Mar 2021, 21:06

Boa noite Sr. Ferreira obrigado pela sua dica. Bem me parecia que já tinha visto aqui no fórum você a referir que devia parar com as criações em Março, vou maze deixar de seguir dicas de grupos do Facebook, lá não se aprende nada de feito.
Vou então amanhã de manhã bem cedo retirar os ninhos, hoje já tratei da limpeza das gaiolas (eu tenho utilizado areia de gato no fundo da gaiola pode ser certo? Imagine que o melhor casal de mandarim que tenho até a utiliza no ninho lol)
Em relação a alimentação que lhes tenho dado vou anexar uma foto.
Eu hoje comecei a dar anima strath (2 tampas por cada meio litro de água, a tampa pareceu-me ser a medida de uma colher). Será melhor então parar com o anima strath e começar com aminovit-l?
Criação de gould Img_2010
Criação de gould Img_2011
Criação de gould Img_2012
Em relação a papas dou whitemolle (tenho sempre os comedouros cheios, as vezes até deito fora se tiver mais de 15dias sem lhe tocarem)
Em relação a grit tenho também disponível.
Os bebedouros são todos os dias lavados em água quente e coloco, água com gotas de vinagre de cidra, anima strath, água com dentes de alho e também água simples da torneira
PS. Os ovos que estão nos ninhos vou colocar em bengalins (infelizmente segui a sugestão de um criador e adquirir 6 machos... Estão 3 em cada gaiola e tenhem chocado ovos de plástico lol)


Com os melhores cumprimentos
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Qua 03 Mar 2021, 21:31

Boa noite Joel Mano.
Eu não dou dicas! Eu dou ensinamentos.
Quem tudo quer tudo perde. O amigo está a rebentar com a figadeira dos pássaros, quem lhe disse para misturar 2 tampas de Anima Strath em meio litro de água! Penso que lhe disse para adicionar 3 gotas por bebedouro normal (70/80cc).
A foto coma folha de um jornal é para quê?
Mais uma vez foi enganado pelos dizentes que sabem tudo, se quiser que os bengalins choquem e criem sem problemas tem que juntar casais, quanto muito um casal e mais um macho caso se tenha duvidas que o companheiro da fêmea não gale e substitua a fêmea no choco.
Penso que areia de gato não seja a mais indicada uma vez que têm químicos e aromatizantes, quanto mais natural melhor (a das obras)
Deixe de meter alho e sei lá mais o quê na água. Agora estou a saber porque é que os pássaros não criaram.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

pranxa_bcl gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Qui 04 Mar 2021, 08:51

Bom dia Sr. Ferreira desde já agradeço a sua atenção.
Em relação ao Anima Strath vou arranjar então um conta gotas para aplicar nos bebedouros.
Peço desculpa pela foto realmente não é muito nítida, a marca da comida que dou é Conceito Animal (é a loja) e a composição é: Alpista, milho alvo branco, painço, milho alvo japonês, milho alvo vermelho e perilha.
Em relação aos bengalins estou a tentar adquirir fêmeas, mas ontem já retirei os ninhos dos gould e coloquei os ovos no ninho dos bengalins (os bengalins parecem ter aceitado os ovos... Eu já lhes tinha metido ovos de plástico).
Em relação a areia vou tentar então trocar por areia das obras. Eu de início utilizava jornal mas como vi aqui no fórum você a referir que não devíamos utilizar jornal por causa dos químicos, e em alternativa utilizar areia da praia bem lavada (como não se pode sair do conselho não consegui arranjar a areia da praia, pensei que a areia de gato sem cheiro podia ser mas vou trocar ainda hoje nem que tenha de ir comprar).
Desde já agradeço novamente pela sua ajuda, com os melhores cumprimentos;
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Qui 04 Mar 2021, 15:55

Boa tarde sr. Ferreira, infelizmente acabei por pagar caro as asneiras que fiz... Uma das aves acabou por morrer nas minhas mãos com o peito muito saliente para fora. Neutral
Criação de gould Img_2014
Comprimento,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Dom 07 Mar 2021, 00:04

Boa noite Joel Mano.
Meta fotos das fezes dos que estão vivos para ver isso.
Não vá atrás de cantigas, desde que sejam saudáveis quanto mais natural for a alimentação melhor, claro que se deve mas só de vez enquanto dar-se uma vitamina mas com peso e medida.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Qui 11 Mar 2021, 15:53

Boa tarde sr. Ferreira, continuo a dar aos gould anima strath.

Em anexo segue fotos de fezes de algumas das minhas aves.
Criação de gould Img_2017
Criação de gould Img_2018
Criação de gould Img_2016

Com os melhores cumprimentos Joel mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Qui 11 Mar 2021, 16:30

Boa tarde Joel Mano.
Pergunto se mora perto de Espanha, ou se conhece alguém que se desloque com frequência a Espanha, digo isto para comprar um medicamento que custa menos um terço que em Portugal.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Qui 11 Mar 2021, 16:47

Boa tarde sr.ferreira eu moro em Barcelos.
Durante o fim-de-semana vou ter que me deslocar a Beja para realizar um tratamento mas a licença que vou ter não me permite sair do país.
Não é possível adquirir o medicamento via internet? Com os melhores cumprimentos, Joel mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Sex 12 Mar 2021, 15:08

Boa tarde Joel Mano.
Não conhece ninguém de Barcelos a trabalhar na Galiza?
O medicamento é exclusivo para ser vendido só em Espanha (Prolcen), mas sempre pode tentar enviar um E-mail, que eu saiba não respondem a ninguém mas nunca se sabe https://cenavisa.com/en/products/135/prolcen
Cá, tem um com o mesmo principio activo (Amprolium) mas muito mais fraco e a custar o triplo ( https://pombos.mercasystems.com/index.php/amprolium-10-trichomoniasis-and-coccidiosis-by-dac.html )

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Seg 15 Mar 2021, 17:06

Boa tarde sr. Ferreira, de momento só tenho um familiar que trabalha em Espanha mas infelizmente está sem trabalho devido ao covid.... Vou ter que utilizar o segundo produto.
Já fiz a encomenda agora estou aguardar a entrega....
Este produto é para aplicar em todas as minhas aves?
Devo parar com o animastrath ao diamantes?
Entretanto hoje quando fui trocar a água das aves tive uma surpresa (afinal devo ter adquirido bengalins fêmeas no lote que comprei) tinha ovos nos ninhos.
Com os melhores cumprimentos,
Joel mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Ter 16 Mar 2021, 20:04

Boa noite Joel Mano.
Sim claro que é para administrar a todos os pássaros que tiver e pode administrar o Anima Strath até começar com o Amprolium.
Qui vai como deve administrar, isto faz referência ao espanhol (Prolcen) mas é a mesma coisa só que um pouquinho mais fraco, esse da Dac
MODO DE ADMINISTRAR O PROLCEN
GESTÃO VIA:
Oral na água potável.
MODO POSOLOGIA e GESTÃO:
Pássaros: Prevenção: 0,6 g de PROLCEN/l/dia, durante 3-5 dias.
Surtos graves: 1,2 g de PROLCEN/l/dia, durante 3-5 dias.
Recomenda-se continuar o tratamento em doses de 0,3 g
de PROLCEN/l por dia durante 1-2 semanas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Ter 16 Mar 2021, 21:35

Boa noite Sr. Ferreira. Na sua opinião posso aplicar a dosagem em caso surto grave certo?
Caso as aves estejam com crias devo aplicar o tratamento a mesma certo? (Tenho um casal de mandarins com crias)
No caso dos canários com este tratamento devo parar a criação?
Com os melhores cumprimentos
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Qua 17 Mar 2021, 11:20

Bom dia Joel Mano.
Pássaros cheios de parasitas a criar é ruim uma vez que os parasitas passam através dos ovos.
Sim, pode administrar com eles a criar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Sex 19 Mar 2021, 14:30

Boa tarde sr. Ferreira já recebi Amprolium vou começar aplicar amanhã.
Entretanto surgiu-me uma dúvida as aves podem ter fonte de cálcio disponível durante o tratamento?
Com os melhores cumprimentos,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Sex 19 Mar 2021, 15:59

Boa tarde Joel Mano.
Sim e se por algum motivo for preciso adicionar outro produto na água também o pode fazer juntamente com o Amprolium.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  pranxa_bcl Sáb 03 Abr 2021, 15:37

Boa tarde sr Ferreira,
Já estou aplicar a dose 0.3g Amprolium a uma semana. Já consegue perceber se o tratamento está a surtir efeito?Criação de gould Img_2020
Criação de gould Img_2019
Criação de gould Img_2021

Desde já agradeço a sua atenção e ajuda e desejo que tenha uma boa Páscoa, com os melhores cumprimentos,
Joel Mano
pranxa_bcl
pranxa_bcl

Mensagens : 39
Data de inscrição : 02/08/2020
Idade : 34
Localização : Barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Ferreira Qua 07 Abr 2021, 13:06

Boa tarde Joel Mano.
Pela ultima foto sim vê-se melhorias, contudo, a urina ainda apresenta sinais da infecção.
Quando passar uma semana a 0,3g, pode adicionar juntamente com o Amprolium 3 gotas de Aminovit-L, ou Anima Strath durante 2 semanas seguidas.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

pranxa_bcl gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de gould Empty Re: Criação de gould

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos