Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criadeira para canários como desinfete-la?

5 participantes

Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  anamotaveiga Seg 24 Jan 2011, 13:50

Sr. Ferreira,

cá estou eu outra vez.. cheers

Deram-me uma gaiola com cerca de 1m com divisão ao meio para criar canarios. É usada. Por fora é de aglomerado de madeira, frente em grade com tabuleiros em metal. Vem com poleiros de plástico, suporte para ninhos, comedouros.

Como devo desinfeta-la e o que substituir?

Um beijinho
Ana Mota Veiga
anamotaveiga
anamotaveiga

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/09/2010
Idade : 51
Localização : Esposende

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Re: Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  Jose Fernando Seg 24 Jan 2011, 19:13

Saudações,
na minha opinião deveria lavar todo o material com lixívia e se for o caso pintar depois o viveiro de cor branca de preferência.
Em relação aos poleiros e restante material se estiverem em bom estado deve aproveita-los, senão compre novo.
Quando estiver tudo pronto deverá colocar CaniAves debaixo dos Tabuleiros e até mesmo debaixo do viveiro e na parte inferior dos ninhos de corda.
Eu uso o Insectornis para todo o tipo de piolho, mas como a Dona Ana tem poucas aves acho que nao justifica, podendo então se puder desparasitar as aves externa e mesmo internamente usando o Ivomec, uma gota atrás da nuca das aves. Ou pode em vez de usar o Ivomec , se tiver o Frontline Spray para cães poderá então colocar a gota atrás da nuca das aves de 3 em 3 meses.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 27
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 49
Localização : Vila Nova de Gaia

http://nandoexoticos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Criadeira para canários como desinfeta-la?

Mensagem  anamotaveiga Seg 24 Jan 2011, 21:54

Boa noite, sr. Jose Fernando

Muito obrigado pela ajuda.

Deixo aqui uma questão; CaniAves não pode ser substituido por cal? Conheço um criador que coloca uma pequena quantidade de cal até nos ninhos dos canários e das caturras.

O Frontline Spray não sabia que se podia pôr nas aves... tenho em pipetas para a minha cadela, também serve?

Um beijinho,
muito obrigado
Ana Mota Veiga
anamotaveiga
anamotaveiga

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/09/2010
Idade : 51
Localização : Esposende

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Re: Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  astavares Seg 24 Jan 2011, 23:04

Olá, boa noite.
Independentemente de tudo o que o colega referiu, se fosse eu fazia o seguinte:
1- Lavava muito bem a gaiola e os repestivos apetrechos.
2 - Se os poleiros forem ocos, deite-os fora e compre uns maciços. Os poleiros ocos são óptimos para o piolho se esconder.
3 - Depois da gaiola lavada e seca, dava-lhe uma boa caiadela prestando perticular atenção às ranhuras.
4 - Depois de bem seca metia lá então as aves.
5 - A primeira coisa para evitar o aparecimento de piolhos é manter sempre uma boa limpeza das instalações (gaiola e local onde a mesma se encontra.
6 - Como preventivo pode usar semanalmente o Caniaves no fundo da gaiola (mas de modo a que não tenha contacto com as aves) ou pode borrifar a gaiola com o Insectornis (terá que diluir o pó em água) e pode borrifar com as aves lá ou ainda com Tabernil spray. Existe um Insectornis liquido à venda no mercado mas parece não ser aconselhável borrifar as aves com esse produto.
7 - O Frontline que o colega aconselha é, normalmente, o que é utilizado para cães até dois quilos.
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.
astavares
astavares

Mensagens : 20
Data de inscrição : 22/05/2010
Localização : Porto - Portugal

http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Re: Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  Paulo C. Sex 28 Jan 2011, 12:14

Olá,
Relativamente aos conselhos que foram dados, está-me a fazer alguma confusão se o aglomerado aguentará ser submetido à lexívia. Pessoalmente, a não ser que o aglomerado esteja em perfeitas condições e perfeitamente lacado, por forma a que seja lavável, recusaria a reutilização dessa gaiola.
Assumindo no entanto que o aglomerado está em boas condições, e que permite uma boa lavagem com lexívia, faça como a aconselharam.

Em relação á aplicação de produto nas aves, como estas não são cães (Frontline) ou bois (ivomec), sugiro que use produtos para específicos para aves, como seja o Pulmosan ou o Parasita da Bogena Wink
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 56
Localização : Seixal

http://www.passarilreal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Re: Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  Jose Fernando Sex 28 Jan 2011, 18:16

Olá Paulo C.
em relação a lavar o viveiro de madeira, é claro que não o vamos pôr de molho, mas podemos lava-lo rapidamente e usando lixívia.Colocando-o ao Sol de seguida, fiz assim durante muitos anos e serviram sempre os seus propósitos.
No que diz respeito a usarmos produtos específicos para aves concordo plenamente, mas existem algumas excepções como é o uso do Mycostantin, Complemento B, várias vitaminas e composições à venda nas farmácias, e claro está o frontline para cães que faz o mesmo efeito da ivermectina, e sai mais em conta.
Dona Ana,
Quando intervi noutro tópico escrevi que devemos tirar as conclusões sobre o que lemos e aplicar de forma racional sem servir de regra simples, ou seja se por acaso um criador disser que dá o Intravermes na quantidade de uma cápsula por bebedouro, não vamos seguir a regra sem lermos as recomendações do fabricante, pois como já aconteceu a um amigo ele fez isso e provocou a esterilidade das aves que tinha a criar, pois na verdade é uma cápsula por litro de agua.
Em relação a colocar pó de cal, cada um sabe de si, mas vamos supor que cai agua ou até humidade nesse pó vai provocar uma corrosão, esperemos que não seja nas aves.
Jose Fernando
Jose Fernando

Mensagens : 27
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 49
Localização : Vila Nova de Gaia

http://nandoexoticos.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Re: Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  Paulo C. Qua 02 Fev 2011, 12:07

Olá,
A madeira, e o aglomerado ainda em maior grau, é o ideal para se alojarem todo o tipo de bicharada, desde ácaros a piolhos ou a bactérias dos mais diversos tipos. Por isso, ou o aglomerado está bem tapado, lacado ou pintado com tinta não porosa e isolante, ou então pode estar cheio de tudo e mais alguma coisa indesejável. Uma passagem suave com lexívia, pode matar alguma coisa mas se o aglomerado não estiver bem isolado, das duas uma, ou é tão pouca que não mata tudo, ou então ‘mata-lhe’ o aglomerado Wink
Em relação ao Frontline, não é a primeira vez que ouço/leio essa sugestão, mas volto a dizer que os Pássaros não são cães e um produto que é elaborado em função do peso de um cão, não é com certeza o adequado para o peso de uma ave como seja um canário ou ainda mais pequeno que isso. Até se pode ter sorte, e as aves sobrevivem e APARENTEMENTE até não sofrer com isso, mas porquê arriscar e porquê inventar quando temos produtos especificamente doseados e calculados para aves? É a minha opinião, é claro!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 56
Localização : Seixal

http://www.passarilreal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Re: Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  Ferreira Qua 02 Fev 2011, 16:59

Boa tarde a todos.
A minha opinião sobre o assunto.
Penso que a gaiola em questão mesmo sendo velha tam alguma camada de tinta ou verniz, portanto se passar com um pano embebido em água com lixivia, meter a secar e depois dar umas 2 ou 3 demãos de tinta plastica fica com uma gaiola como nova.
Quanto ao Frontline, são inteiramente da opinião do Paulo C., se há produtos especificos para aves de pequeno, médio e grande porte, porque raio se ha-de administrar algo para mamíferos. aliás, a composição quimica do Frontline é totalmente diferente da Ivermectina.

Um abraço e beijos, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criadeira para canários como desinfete-la? Empty Re: Criadeira para canários como desinfete-la?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos