Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Neophema fêmea com bico desfeito

2 participantes

Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Hvieira Sex 05 Abr 2019, 19:01

boas pessoal ,

Preciso da vossa ajuda , tenho uma fêmea neophema turquosine com problemas no bico, tem a parte de cima gasta e já está a apanhar o olho direito , a parte de baixo também está afectada , já marquei consulta com o veterinário mas se me disserem qual o medicamento a usar ia logo comprar e colocar .

Abraço

Hvieira

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Ferreira Sex 05 Abr 2019, 21:50

Boa noite.
Começo por lhe fazer uma chamada de atenção e uma advertência.
Chamada de atenção-- Uma das regras do Fórum que não dispenso e que é de lei, é meter-se o nome no fim de cada vez que se escreve, ora HVieira não me dizia nada mesmo que o metesse.
Advertência--Se não tiver a, nome cientifico-(neophema pulchela), nome português-(periquito turquesa), nome estrangeirado-(turquasine) legal, uma vez que é uma ave protegida no anexo-II do CITES, assim como no anexo-B da Convenção de Berna-CE e para não arranjar problemas, aconselho-o a tratar do assunto comigo através das MP mensagens pessoais Que está no cabeçalho do Fórum (BARRA AZUL) entre o PERFIL e SAIR, o método é igual ao Fórum só que ninguém sabe o que se escreve a não ser nós.
Caso assim queira, meta foto do bico e do pássaro em geral para ver isso.

Cumprimentos, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Hvieira Sex 05 Abr 2019, 23:17

Boa noite sr Ferreira,
Em primeiro lugar peço desculpa por não ter colocado o meu nome no final, foi a primeira vez que aconteceu, em segundo lugar sou criador registado no ICNF como criador, em terceiro lugar eu sei que ave em questão necessita cites, em quarto lugar tenho todas as aves que necessitam cites registadas, em quinto lugar estou a pedir a sua ajuda se quiser ajudar agradeço se não estiver interessado em ajudar não há problema.
Sinceros cumprimentos
Henrique Vieira

Hvieira

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Ferreira Sáb 06 Abr 2019, 12:47

Bom dia Henrique Vieira.
Não se zangue que a vida são dois dias, a minha advertência foi simplesmente ajudar o modo de podermos escrever sem outros lerem, é o modo que aconselho a quem tem aves não legais e não pense que são poucos e ao mesmo tempo, caso o amigo não soubesse, descriminei os nomes da ave em questão.
Em tempos tive muitos periquitos turquesa, clássicos, mutação amarela e arlequins, em 2009 com a entrada em vigor do Regulamento 407º CE, as pessoas deixaram de comprar tais aves entre outras e por esse motivo simplesmente deixei de criar tal espécie e os que tenho vão morrendo de velhos, tendo presentemente só um macho de mutação arlequim com 25 anos.
Tinha-lhe pedido para meter fotos tanto do bico como do pássaro em geral em geral, provavelmente sarna.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Hvieira Sáb 06 Abr 2019, 21:19

Neophema fêmea com bico desfeito 20190413
Neophema fêmea com bico desfeito 20190414
Neophema fêmea com bico desfeito 20190415

Boa noite sr Ferreira,
Em seguimento da msg segue em anexo fotos da ave .

Abraço Henrique Vieira

Hvieira

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Ferreira Dom 07 Abr 2019, 12:16

Bom dia Enrique Vieira.
Isso é sarna provocada por ácaros que vivem entre as duas camadas de pele e nas zonas córneas e falta de minerais, para ser franco, nunca tinha visto um pássaro chegar a esse ponto. Desde já lhe digo que isso vai ser uma batalha quase perdida.
Vai aplicar na primeira vez, 2 gotas de Pulmosan ou Bogena Parasita (Ivermectina) na pele do músculo do peito debaixo de cada asa e uma gota na pele do pescoço mas no lado direito e esfrega as zonas molhadas com um palito para irritar a pele e assim melhor se introduzir. Passado 7 dias torna a aplicar a Ivermectina mas 1 gota de cada lado do peito e uma no pescoço. Passado mais 7 dias torna a repetir e depois novamente passado 21 dias.
O bico vai untar e esfregar muito bem com vaselina medicinal pelo menos uma vez ao dia e até ver uma recuperação.
Não esquecer de antes tirar toda a água que tiver na gaiola para se certificar que está seco e só a volta a meter quando secar totalmente, isto para não tirar a Ivermectina, é que vai ter muita comichão.
Quando meter água e também na papa, vai adicionar um tónico que seja há base de minerais e vitaminas, Ex. Anima Strath, Nekton Bio, Quikon forte, etc., etc..
Mete no fundo da gaiola um recipiente baixo com bichos dos farelos (tenébrios).

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Hvieira Dom 07 Abr 2019, 12:28

Bom dia Sr.Ferreira,
Obrigado pela ajuda mas infelizmente já se foi esta noite, eu já por precaução tinha separado dos outros no viveiro porque não sabia o que era , agora já sei o que fazer se aparecer em alguma ave do viveiro, o macho que lhe estava a dar comida está bom neste momento e espero que não esteja infectado também, se tiver terei de fazer o tratamento, uma pergunta a sarna é muito contagiosa? É que no mesmo viveiro tenho caturras e roselas .

Abraço
Henrique Vieira

Hvieira

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Ferreira Dom 07 Abr 2019, 13:13

Boa tarde Henrique vieira.
Valeu mais assim, no estado que estava, penso que nunca iria recuperar.
Sim, os ácaros passam de ave para ave através das sementes e basta um pássaro andar debilitado para aparecer sintomas. Aconselho-o a administrar a Ivermectina a todos mas como prevenção, ou seja, aplica 2 gotas na pele do músculo do peito debaixo de cada asa e só faz o reforço passado 21 dias.
Dê-lhes os bichos e que que tenham sempre um comedouro com GRIT.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Hvieira Dom 07 Abr 2019, 14:48

Boa tarde Sr Ferreira,
Dá para vaporizar o viveiro para evitar a sarna? É que estão lá aproximadamente 50 aves e estar a colocar invermectina em todos é dificil e além disso há criação, se calhar vou colocar no macho e esperar para ver , eu todas as semanas coloco omnivit e mutavit na agua , antes da criação dei vermizoo e calcio, têm sempre grit à disposição, tem chiba de choco, fruta , verduras , mistura prestige da Versele-laga, não sei o porquê da fêmea apanhar sarna , todos os suplementos que disse coloco diariamente? .

Abraço
Henrique Vieira

Hvieira

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Ferreira Dom 07 Abr 2019, 20:03

Boa tarde Henrique Vieira.
A Ivermectina não dá para borrifar. Pode é borrifar tudo com QUIKO ARDAP concentrado 200ml que dá para 20L de água e mata toda a espécie de parasitas que circulem pelo viveiro incluindo larvas. http://www.canariz2.com/insecticidas/733-quiko-ardap-concentrado-200-ml-.html

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Hvieira Dom 07 Abr 2019, 20:56

Boa noite caro Ferreira,
Você é uma enciclopédia em pessoa , espectáculo! , muito obrigado pela sua ajuda, vou fazer o que disse, só mais uma questão, pode-se borrifar as aves ou só chão, paredes e poleiros? .
Grande abraço
Henrique Vieira

Hvieira

Mensagens : 23
Data de inscrição : 29/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Ferreira Dom 07 Abr 2019, 21:23

Boa noite Henrique Vieira.
Sou mais que uma enciclopédia lol! é preciso ver que tenho 70 anos e trato e tratei toda a espécie de pássaros desde 1967 e quando tinha e tenho problemas com eles, não vou ao que diz que disse! Vou sempre ver e ler questões técnico/cientificas as causas e modos de tratamento.
Sim, pode borrifar tudo incluindo pássaros.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Neophema fêmea com bico desfeito Empty Re: Neophema fêmea com bico desfeito

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos