Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gould com ventre inchado

2 participantes

Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Gould com ventre inchado

Mensagem  Paulo Gonçalves Dom 24 Fev 2019, 20:10

Boa noite sr. Ferreira.
Está tudo bem com o amigo? Espero que sim.
Desde que conheço este fórum e já vai uns anitos, sempre segui os seus sábios ensinamentos na criação dos meus Goulds.
Tenho épocas boas, outras menos boas mas o saldo é positivo.
Já tenho os meus 3 casais de Gould sem ninhos pois para mim, já está terminada a criação, tendo ainda alguns ovos nos bengalins.
A época foi boa e tive que parar por não ter onde meter os novos devido à falta de espaço.
Acontece que, apesar de raramente, quando me aparece uma ave doente, dificilmente a consigo salvar.
Na passada semana dei com um Gould embolado no poleiro e tinha 4 irmãos saudáveis estando ainda com os bengalins.
Estavam com cerca de 50 dias e separei os irmãos ficando a ave sozinha com os bengalins.
A ave tem o ventre inchado, e ventre e cloaca muito avermelhadas. Não tem manchas negras no ventre e a ave faz sacudidelas no poleiro como que estivesse obstruída.
Pensei para mim que aquela ave já era mas resolvi tentar ao máximo salvar aquele pequeno gould.
Meti numa pequena gaiola na minha cozinha que é quente e peguei nele e lavei bem a cloaca com água fria e esfreguei um pouco de vaselina.
As fezes são diarreia acastanhada.
Meti só semente e grit e tive 3 dias com salmocoli e agora está à 2 com complexoB.
Hoje dei Aminovit L e como o dia estava quente, meti uma meia hora de manhã ao sol.
Noto que tem muita sede e bebe com frequência.
O passarito está mais arrebitado e estou mesmo decidido a tentar salvá-lo.
O que me aconselha a fazer?

Cumprimentos.

Paulo Gonçalves


Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Ferreira Seg 25 Fev 2019, 22:12

Boa noite Paulo Gonçalves.
Pois! O amigo teve sorte Very Happy Cá para o meu lado a coisa foi preta Twisted Evil os desgraçados dos bengalins sem mais nem menos a meio das criações abandonavam os Goulds, era para ter mais de 200 e só tenho 40 anilhados já separados e umas 5 caixas com pequeninos e ovos galados, vamos ver como corre a ultima fornada uma vez que também já tirei praticamente as caixas aos Goulds.
Quanto ao problema.
Gostava de ver isso, mas se o amigo diz que tem o ventre inchado e as fezes são castanhas e em diarreia, é sinónimo do segundo estágio da coccidiose.
Compre um saquinho de Amprolium da Dac e vai administrar ao doente, aos bengalins que o criaram, aos irmãos e aos Goulds que fizeram a postura e vamos ver se os que misturou com os outros na voadeira não irá também contamina-los.
Eu à muito tempo que administro Amprolium nos meus pássaros, tanto como tratamento como preventivo, que compro através de uma pessoa que mo traz de Espanha (Prolcen-Cenavisa, recentemente apareceu no mercado O Amprolium da Dac embora muito mais caro. As diferenças entre um e outro não sei dizer porque os espanhóis apresentam os princípios activos em mg. e nós em percentagens, qualquer das maneiras, tanto uns como os outros as dosagens a administrar são idênticas mas em grandes quantidades (peso quilo/vivo) a única diferença entre eles é que os espanhóis metem também para pequenas quantidades. Aqui vai traduzido a quantidade e dias de tratamento como deves administrar o Amprolium em pequenas quantidades (1L).
https://pombos.mercasystems.com/index.php/amprolium-10-trichomoniasis-and-coccidiosis-by-dac.html
Aconselho também a juntares na papa sementes de fónio, há razão de uma colher das de sopa bem cheia por cada quilo
Só um reparo
Embora aqui eles digam que se trata de aves de capoeira, as doses a administrar para pequenos pássaros são as mesmas, uma vez que o que conta é o que cada ave bebe, Exemplo uma galinha bebe de cada vez 0,5dl, um Gould bebe 0,05dl

COMPOSIÇÃO DE G .:
Amprólio ................................... 200 mg.
Excipientes adequados, cs
ESPÉCIES ANIMAIS DESTINO:
Aves (galinhas e perus).
INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS:
Tratamento e prevenção da coccidiose produzida por: Eimeria tenella, E.necatrix,
E. brunetti, E.acervulina, E.praecix, E.mitis, E.meleagrimitis, E.meleagridis, E. adenoides,
E. galopavonis em aves.
VIA DE ADMINISTRAÇÃO:
Oral na água potável.
POSOLOGIA E MODO DE ADMINISTRAÇÃO:
Pássaros:
Surtos suaves: 0,6 g de PROLCEN / l / dia, durante 3-5 dias.
Surtos graves: 1,2 g de PROLCEN / l / dia, durante 3-5 dias.
Recomenda-se continuar o tratamento em doses de 0,3 g de PROLCEN / le dia
por 1-2 semanas.
TEMPO DE ESPERA:
Carne: Aves 3 dias.
APRESENTAÇÃO:
Recipientes contendo 100 g. e 1 kg.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Paulo Gonçalves Ter 26 Fev 2019, 16:14

Boa tarde sr. Ferreira.
Muito obrigado pela ajuda mas, para esta ave, já vem tarde pois morreu ontem à tarde.
Nunca consegui safar uma pássaro com sintomas de doenças deste tipo….
Quando lhe aparecem Goulds doentes, consegue recuperar o seu estado de saúde? Nunca consegui…..

Esse produto que fala, o Amprolium ou o Prolcen-Cenavisa, diz que administra às suas aves. Com que regularidade?
E essa tais de sementes de fónio(que nunca ouvi falar de tal coisa,Very Happy ), junta nas papas todo o ano?
Estive a pesquisar e é um ótimo remédio natural contra precisamente a coccicidose.
Onde compra essa semente?

Obrigado pela atenção.

Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Ferreira Ter 26 Fev 2019, 18:14

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Leia bem o que lhe escrevi! Não é só para o pássaro que acabou de morrer.
Primeiro sintoma da doença, normalmente não morrem mas são portadores dos parasitas que passam aos descendentes é, as asas descaídas e algumas vezes atrofia das patas por os parasitas atacarem as articulações.
Segundo sintoma e aqui começa o pesadelo, alem dos sintomas que descrevi antes, começam a vomitar o comer por os parasitas atacarem o papo, vê-se no comedouro sementes debulhadas e juntas devido ao muco do papo.
terceiro sintoma, alem dos sintomas anteriores e por os parasitas chegarem ao intestino delgado, começa-se a ver um ponto negro no centro do ventre mas encostado ao peito, as aves começam a embolar e as fezes passam a ser de diarreia castanha.
quarto sintoma e o fim da picada para a maioria dos pássaros, alem dos sintomas anteriores, como os parasitas já chegaram ao intestino grosso, este é perfurado, o ventre incha e as fezes passam a ser negras devido hás hemorragias que têm.
Respondendo
Desde que se ande atento, veja-se os primeiros sintomas e se actuar-mos logo, safam-se os pássaros, mas temos que estar atentos.
Como disse, administro o Prolcen da Cenavisa como curativo quando vejo o primeiro sintoma ou o mais tardar o segundo sintoma e como preventivo a todos na preparação das criações (todos os tratamentos e preventivos são também idênticos para os bengalins uma vez que são eles que chocam e criam os Goulds).
Está perto de Espanha, compre ou encomende numa farmácia espanhola o Prolcen que lhe custa a módica quantia de 5,00€, enquanto esse da Dac custa-lhe 15,00€.
As sementes de fónio normalmente costumo comprar nas grandes exposições, mas também já tenho comprado na CASA DOS CEREAIS que é onde compro o comer para o ano inteiro http://www.casacereais.pt/
Sim, adiciono nas papas o ano inteiro as sementes de fónio como preventivo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Paulo Gonçalves Ter 26 Fev 2019, 19:33

Sr. ferreira, eu li bem o que tinha escrito.
Não safei esta ave mas posso ter as voadeiras e não só, contaminadas e é uma chatice.
Daí o meu interesse em saber onde comprava os medicamentos e a tal semente.
Por acaso tenho um cunhado que vai quase todos os dias a Espanha e vou-lhe pedir que me traga o Prolcen, Very Happy
Mais uma vez obrigado.

Paulo Gonçalves.
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Paulo Gonçalves Sáb 13 Fev 2021, 22:08

Olá sr. Ferreira.
Cá estamos confinados.... Maldito vírus que nunca mais vai embora😡😡😡
Uma questão para ver se e o amigo ajuda... Mais uma vez, 😁
Tenho vários novos que aparecem de um dia para o outro com sangue nas pontas das asas.
Estão com os Bengalins.
Tenho 4 ou 5 assim. Nunca me aconteceu isso.
Aleijaram-se ou foram picados?
Deitei betadine e vamos a ver se passa.
Um abraço.
Paulo Gonçalves.
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Ferreira Dom 14 Fev 2021, 12:02

Bom dia Paulo Gonçalves.
Que as pessoas não tenham ilusões, o vírus nas suas mutações continuas veio para ficar. É o negócio do século para os parasitas farmacêuticos, desde 2002 que tentavam e conseguiram Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Isso pode ser as duas coisas, mas o mais certo serem os bengalins arrancarem as penas por falta de cálcio no organismo. Tem que administrar também o Vigantol aos bengalins. Tenha por norma fazer o mesmo tratamento aos bengalins uma vez que são eles que criam os D. Gould

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Paulo Gonçalves Dom 14 Fev 2021, 21:38

Sr. Ferreira, quando faço a preparação para as criações, dou o tratamento a todas as aves.
Bengalins e goulds.
Quando dou vitaminas semanais dou a todos.
A semente que comem os goulds dou aos Bengalins ao contrário de muitos criadores mão de vaca que dão aos Bengalins misturas baratas e nao pensam que são os Bengalins que alimenta as crias de goulds. 😁😁😁
Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves

Mensagens : 191
Data de inscrição : 04/03/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Ferreira Seg 15 Fev 2021, 14:07

Boa tarde Paulo Gonçalves.
Nem mais, aliás, eu trato melhor os bengalins que os D. Gould. Se por exemplo, vou administrar algo aos pássaros e se por ventura tiver pouco desse algo, primeiro dou aos bengalins e se sobrar dou então aos D. Gould.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gould com ventre inchado Empty Re: Gould com ventre inchado

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos