Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

canário doente

2 participantes

Ir para baixo

canário doente Empty canário doente

Mensagem  pekland Seg 01 Out 2018, 14:34

boa tarde sr.ferreira, tenho uma femea com o comportamento muito estranho desde ontem 30/09/18
ontem reparei que ficava sempre no fundo da gaiola e tava com pouca vivacidade, hoje esteve ate agora sem comer nem beber , está toda enrolada como se fosse dormir, o que devo fazer?
aconselharam me a dar Baytril, mas nao sei se devo o que acha ?

cumprimentos Tiago

pekland

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  Ferreira Seg 01 Out 2018, 18:23

Boa tarde Tiago.
Depende do que o pássaro tem que pode ser muita coisa.
Meta fotos das fezes, do pássaro mas a ver-se bem a cabeça em especial olhos, narinas, bico.
O que lhe dá de comer em especial papas?
Assopre no ventre e verifique se está em estado de magreza absoluta.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  pekland Seg 01 Out 2018, 20:33

boa noite sr.ferreira, infelismente hoje quando cheguei do trabalho a femea ja tinha falecido Sad, foi muito rapido da mudança de comportamento até falecer, n sei o que terá sido estou um pouco triste pois nao sei se poderia a ter salvo

cumprimentos Tiago

pekland

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  Ferreira Ter 02 Out 2018, 12:11

Bom dia Tiago.
Temos que estar sempre atentos aos pássaros, é que de repente adoecem e numa semana morrem, é preciso ver que um dia na vida de um pássaro é o equivalente a um ano nos humanos.
Se ainda tiver a gaiola com fezes do pássaro meta na mesma fotos para ver.
Preciso saber na mesma o que lhe dava de suplementos em especial papas

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  pekland Ter 02 Out 2018, 23:02

boa noite sr.ferreira , a alimentaçao dos meus canarios é a seguinte, papa de ovo - witle molen e as sementes de mistura VL CLASSIC CANÁRIOS 20 KG

nao sei colocar aqui as fotos... falei com um criador de passaros local muito conhecido por aqui, ele pelos sintomas que lhe disse , calculou que fosse salmonela, enfim nao sei...

enrofloxacina foi o que me aconselhou...

já outro criador aconselhou-me baytril, pelo que entendi a diferença era no preço, e que o baytril se nao fosse cuidadosamente administrada podia matar...
agora tou com medo que aconteça algo semelhante ao outros canários que tenho

para além da alimentação, todos os meses durante 5 dias seguidos , administrava complexo b na agua, como o sr,Ferreira me aconselhou mais nada

cumprimentos Tiago

pekland

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  pekland Ter 02 Out 2018, 23:09

boa noite sr.ferreira , que tipo de cuidados tenho de ter para prever este tipo de situações no futuro?

devo administrar algo para prevenção ? desparasitantes ? quais ? e quantas vezes ao ano ?

cumprimentos Tiago

pekland

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  Ferreira Qua 03 Out 2018, 11:49

Bom dia Tiago.
Para meter fotos, siga as instruções do amigo Carlos Martins que meteu aqui no Fórum para quem não saiba, aqui vai a direcção no Fórum.
https://forumdoferreira.forumeiros.com/t1751-como-postar-imagens-no-forum-do-sr-ferreira
Quanto ao resto.
Para começar, Segundo instruções da Direcção Geral de Veterinária, as aves devem ser desparasitadas de 6 em 6 meses contudo, desde que não estejam em ambiente aberto, penso que uma desparasitação anual é suficiente. Para os desparasitar faz da seguinte maneira, na tarde do dia anterior tira toda a água que tiver na gaiola para no dia seguinte de manhã estejam com bastante sede e assim beberem a água com o desparasitante, é que os desparasitantes, dependendo da marca são administrados num espaço curto ou seja, uns são administrados numa dose única (24h.) e outros são administrados no máximo durante 48h.. A seguir às desparasitações deve-se sempre administrar 5 dias Complexo-B para ajudar o fígado da toxidade do desparasitante.
Pergunto, embora a papa seja Witte Molen, mas é seca ou húmida?
Quanto a antibiótico como prevenção, tente arranjar o FP20/20 que é o indicado para o efeito, basta de vez enquanto meter um pouquinho ( a quantidade do rabo de uma colher das de café) por cima das papas no comedouro, isto para prevenir as bactérias em especial na altura das criações.
Como tratamento, de facto, a enrofloxacina, (principio activo) é a mais indicada quanto não sabemos que espécie de bactéria está a atacar os pássaros quando adoecem, este antibiótico deve ser administrado nas doses e dias de tratamento exactos escritos nas informações do fabricante por ser muito potente ou seja, quando os outros antibióticos falham. No mercado há uma panóplia de medicamentos com o mesmo principio activo mas com nomes do fabricante como o caso do Baytril a 10% = enrofloxacina da Bayer.
Muito importante com este medicamento em especial aí no Algarve.
Como a vossa água é alcalina e como o calcário anula a maioria dos antibióticos em especial a enrofloxacina e as tetraciclinas, deve diluir os medicamentos em água destilada ou desmineralizada ( a que é empregue nos ferros de engomar)
Outro procedimento que deve ter com os medicamentos para não se estragarem e em especial com estes, é não apanharem Sol ou outra intensidade de luz e guardarem-se num sitio o mais fresco possível e seco.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que medicamento for deve ser feito todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual forma não devem apanhar Sol
Penso que esteja o que pediu.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  pekland Qua 03 Out 2018, 14:04

obrigado sr.ferreira pela informação, vou adquirir os desparasitantes o mais depressa possivel

a papa é humida
e os meus passaros estao na rua, mas como a temperatura está a baixar vou ter de colocálos num ambiente fechado, até a primavera seguinte...

cumprimentos Tiago

pekland

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  Ferreira Qua 03 Out 2018, 18:36

Boa tarde Tiago.
Não confunda desparasitações (matar vermes intestinais (lombrigas) com prevenções contra bactérias.
Basta um desparasitante, o importante é ler com atenção a bula e cumprir rigorosamente com ela. Pode ser Vermizoo Zoopan, Tabernil Vermicida, ou outro.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  pekland Qui 04 Out 2018, 14:51

boa tarde sr.ferreira

muito obrigado pela sua ajuda, um abraço Tiago

pekland

Mensagens : 40
Data de inscrição : 21/04/2018

Ir para o topo Ir para baixo

canário doente Empty Re: canário doente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos