Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Canário com asa aleijada(?!)

2 participantes

Ir para baixo

Canário com asa aleijada(?!) Empty Canário com asa aleijada(?!)

Mensagem  Vítor Gonçalo Dom 08 Abr 2018, 12:28

Bons dias a todos.
Como é possível verificar nas imagens anexadas, parece que faltam as ultimas penas das asas do canário, estando essa parte com uma cor avermelhada que só faz lembrar sangue.
No título coloquei um ponto de exclamação e interrogação graças à persistência da minha duvida - Será que a asa do meu canario esta aleijada ou é mesmo consequencia da muda de penas? Nao sou entendido na materia mas este fator preocupa-me. quem me pode dar uma ajuda?

Canário com asa aleijada(?!) 3c735011
Canário com asa aleijada(?!) 6ad9d911

Muito obrigado pela atenção dispensada.
Vitor Oliveira
Vítor Gonçalo
Vítor Gonçalo

Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/04/2018
Idade : 31
Localização : Funchal / Ilha da Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com asa aleijada(?!) Empty Re: Canário com asa aleijada(?!)

Mensagem  Ferreira Dom 08 Abr 2018, 12:36

Bom dia Vitor.
Nas maleitas sou Rei.
Isso é nada mais nada menos que ácaros a fazerem das suas, repare que tem penas ratadas e alem disso a mandibula superior do bico está bastante grande.
Pergunto! As aves estão desparasitadas externamente ou não?

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com asa aleijada(?!) Empty Re: Canário com asa aleijada(?!)

Mensagem  Vítor Gonçalo Dom 08 Abr 2018, 13:20

Antes de mais Sr. Ferreira, muito obrigado pela rapidíssima resposta. Ainda bem que temos cá não só um "Rei das maleitas" mas como um "Rei das Aves"  cheers .
Creio que o bichinho não esta desparasitado externalmente, salvo alguns banhos com gotas de vinagre de cidra de maçã que ocasionalmente costumo dar.
ficam então mais 3 questões:
-o que posso administrar contra essa maleita?
- em relação ao bico, o que posso fazer?
- a ave vai voltar a ter penas naquela zona infetada?

Passem todos bem, e muito obrigado pela ajuda :-D
Vitor Oliveira
Vítor Gonçalo
Vítor Gonçalo

Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/04/2018
Idade : 31
Localização : Funchal / Ilha da Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com asa aleijada(?!) Empty Re: Canário com asa aleijada(?!)

Mensagem  Vítor Gonçalo Seg 09 Abr 2018, 11:37

Sr.Ferreira apliquei uma gota de Pulmosan na nuca de casa ave e desinfetei bem os poleiros e gaiolas. Espero ter agido bem em tentar dizimar alguns ácaros e piolhos. Continuações de uma boa semana.
Vítor Gonçalo
Vítor Gonçalo

Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/04/2018
Idade : 31
Localização : Funchal / Ilha da Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com asa aleijada(?!) Empty Re: Canário com asa aleijada(?!)

Mensagem  Ferreira Seg 09 Abr 2018, 12:44

Bom dia Vitor.
Como disse anteriormente, o mal dos seus pássaros e pelos vistos todos, (era para ser tratado antes da época das criações ou pelo menos atenuar), é uma grande camada de sarna (ácaros) e desde já lhe digo que é difícil acabar com eles porque vêm misturados com as sementes, infelizmente..
Já vi que tem Pulmosan, sendo assim, vai pingar uma gota de cada lado do musculo do peito mas debaixo de cada asa (total 2 gotas) e esfrega a zona molhada com um palito para a Ivermectina se introduzir na corrente sanguínea, repetir isto ao fim de uma semana e depois passado 21 dias a contar da ultima aplicação. Não esquecer de antes tirar toda a água que tiverem nas gaiolas e só a volta a meter passado umas 4h., isto é para ter a certeza que estão secos e dar tempo que a Ivermectina seque na pele. Quando meter a água mete mas com Complexo-B durante 5 dias seguidos.
Com um corta unhas, corta as pontas dos bicos que estão desacertados tanto do canário como da canária e a todos que ver isso. Na canária e a todos os que ver com as patas escamosas (ácaros) vai untar e massajar com vaselina todos os dias até as escamas caírem e ficarem com as patas limpas.
Resumindo:
A todos que veja penas ratadas, patas escamosas e feridas nas extremidades, faz como expliquei, aos que não vê nada do género, mas de certeza que têm ácaros, aplica só uma gota mas no lado direito do peito como expliquei e faz uma segunda aplicação passado 21 dias para reforço.
*MUITO IMPORTANTE*
Quando se aplica Ivermectina ( Pulmosan ou outro), nunca se deve aplicar na nuca dos pássaros, quanto muito no pescoço do lado esquerdo, porque podem ficar com o cérebro afectado e até morrerem, é que a Ivermectina é um produto que não mata directamente os ácaros, o modo de os matar é, destruindo-lhes o cérebro quando se alimentam do sangue, ou plasma do hospedeiro que contém a Ivermectina, com o cérebro destruído não conseguem alimentarem-se e acabam por morrerem à fome passado 48h mais ou menos. Os dois reforços é para matar os ácaros que entretanto nasceram.
Quando se administra na água qualquer produto é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol.
Caso não compreenda alguma coisa torne a perguntar.

Um abraço a partir do Continente, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com asa aleijada(?!) Empty Re: Canário com asa aleijada(?!)

Mensagem  Vítor Gonçalo Seg 09 Abr 2018, 14:28

Melhor resposta era impossivel. Vou ler e reler para efetuar cada passo que me foi dito por si sr. Ferreira. Infelizmente acabei por aplicar o Pulmosan um pouco abaixo da nuca pois foi-me informado pelo profissional que mo vendeu. Mas não tornarei a efetuar esse erro graças a si. Muito obrigado pela sua disponibilidade.
Abraços da ilha.
Vitor Oliveira
Vítor Gonçalo
Vítor Gonçalo

Mensagens : 18
Data de inscrição : 08/04/2018
Idade : 31
Localização : Funchal / Ilha da Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Canário com asa aleijada(?!) Empty Re: Canário com asa aleijada(?!)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos