Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquito com cloaca obstruída por fezes

3 participantes

Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ismael Dias Ter 04 Jan 2011, 15:00

Bom dia,
Adquiri de uma petshop um periquito australiano há umas duas semanas e que ainda está na quarentena para que eu possa tratar e analisar se ele por ventura não traz nenhuma doença. Pela cor da cera do bico ainda é um filhote. Infelizmente, para meu azar, hoje pela manhã (aqui no Sul do Brasil), fui tratar as minhas aves quando reparei que este periquito está com fezes nas penas ao redor da cloaca. Primeiramente achei que fosse apenas sugeira, mas observando bem reparei que parece que a fezes está entalada. Para o lado de fora são quase 5mm. Tive medo de mexer nele para providenciar uma limpeza manual.

Como é uma recente aquisição, apenas comecei o tratamento de desparatização externa. Meu próximo passo seria dar desparazitante interno. Será que somente com isto ela pode melhorar?

Estou alimentando ele com mistura de sementes para pequenos psitacídeos. Uma vez por semana um pedaço de espiga de milho e um pedaço de folha de couve, que já tratei de suspender.

Pesquisando um pouco encontrei uma lista de doenças postada pelo nosso colega do Passaril Real aqui no fórum, o sintoma remete a problemas no aparelho digestivo. Tanto pode ser Salmonelose ou Colibacelose. Para minha tristeza, ambos são graves e difíceis de tratar e por vezes a ave morre ou precisa ser sacrificada, mas como o periquito é de uma mutação que me agradou muito, não queria ter o desprazer de ter que sacrificar o animal. Alguma recomendação?

Minha preocupação maior é que ele estava até agora em uma gaiola com quatro outro periquitos recém adquiridos no mesmo dia e que possa ter passado a doença para outras aves. Crying or Very sad

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ferreira Ter 04 Jan 2011, 16:44

Boa tarde Ismael Dias.
Vais dar a ele e a todos os que estiveram na mesma gaiola isto.
http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=119 ou isto.
http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=1637
Cumprir rigorosamente com os folhetos informativos.
Enquanto andarem assim não dar também milho verde.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ismael Dias Ter 04 Jan 2011, 16:56

Obrigado pela prontidão, Sr. Ferreira.
Tratarei de tomar essas providências. Sabe como somos, com a saúde não se brinca.

O que me preocupa é não ter descoberto a origem do problema para cortar o mal pela raiz. Pode ter sido realmente o milho verde? A água troco todos os dias, pela manhã e a noite, mas eles são muito porcalhões e sempre sujam tudo.

Quanto às outras aves que ficam em gaiolas próximas, devo tomar alguma providência, já que também receberam a mesma alimentação?

E em relação à transmissão, há possibilidades de passar para humanos? Pergunto isso entre os moradores da minha casa até dá pra controlar, mas o problema é meu vizinho de 11 anos volta e meia está pela minha casa para apreciar as aves e não há como saber rapidamente se ele apresentar algum quadro clínico...

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ferreira Ter 04 Jan 2011, 19:31

Boa noite Ismael Dias.
Nada de preocupante, nos pássaros simplesmente fazer limpesa diária e se possivel na ultima lavagem misturar um pouco de lixivia.
Quanto aos humanos, basta lavarem as mãos com sabão azul e branco.
Normalmente são as lojas que são portadoras de todo o tipo de doenças uma vez que recebem aves de todos os lados e muitas vezes em péssimo estado misturando tudo sem fazerem uma quarentena, pois o interesse deles é venderem o mais rápido possivel.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ismael Dias Ter 04 Jan 2011, 19:55

Obrigado novamente Ferreira.
Sorte não ser nada grave. Já estava assustado com as possibilidades... Crying or Very sad
A ave com problemas já está separada para ter início a um acompanhamento mais próximo. As outras da mesma gaiola terão o mesmo tratamento e também ficarão de observação para ver se não terão evoluído o quadro patológico.
Como trabalho durante o dia, quem acaba cuidando das aves é minha mãe e elas a fazem companhia (ainda mais a calopsita mansa e o periquito australiano que imita bem-te-vi e trinca-ferro affraid ). Minha mãe me disse que esta ave comeu praticamente todos os grãos do pedaço de espiga de milho verde que coloquei na gaiola. Deve ter isso mesmo que provocou o problema.

Att,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ismael Dias Qua 05 Jan 2011, 14:42

Comecei ontem o tratamento com Avitrin Sulfa.
Hoje acordei e meu periquito já aparentava estar bem melhor. Pelo menos já não estava mais com fezes na cloaca. As fezes no fundo da gaiola parecem estar no aspecto normal das aves.

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ferreira Qua 05 Jan 2011, 14:56

Boa tarde Ismael Dias.
Nada de interromper o tratamento, fazer isso até ao fim mesmo que já esteja bom.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ismael Dias Qua 05 Jan 2011, 18:31

Sim, o tratamento continuará. Não há porque descuidar disso agora.
Esta ave e as outras que estavam juntos vão receber o medicamento conforme recomendação na bula.
Ainda bem que foi somente um susto que tomei, já que não parece ser nada grave, pois a ave continua muito ativa e brincalhona.

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ismael Dias Qua 12 Jan 2011, 14:23

Estou postando novamente para agradecer a ajuda dos colegas e amigos amantes das aves.
Hoje terminei o tratamento com Avitrin Sulfa como estipulado na bula e relembrado pelo Sr. Ferreira. Como resultado, a ave está novamente sadia e sem presença de fezes na cloaca ou nas penas da região. Ela está alegre, cantante e muito brincalhona. Até acho que me venderam um morcego, já que o periquito adora ficar pendurado de cabeça para baixo no teto da gaiola.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

Att,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ferreira Qua 12 Jan 2011, 16:07

Boa tarde Ismael Dias.
É sempre bom saber-se que os Conselhos deram resultado. Qualquer problema avisa logo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  tonymobile Dom 22 Abr 2018, 18:24

Ola sr Ferreira tou a escrever neste topico porque se trata do mesmo assunto . Tambem tenho uma femea de periquito com fezes na cloaca gostava de lhe perguntar qual é o tratamento em Portugal ? Agradeço desde ja

Antonio

tonymobile

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Ferreira Dom 22 Abr 2018, 19:51

Boa tarde António?
Uma vez que há outro António (madeirense), gostaria que assinasse António mais outro nome seu.
Para não criar confusão, também gostaria de abrisse um tópico só para sim e metendo fotos das fezes do seu periquito.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  tonymobile Dom 22 Abr 2018, 19:58

Ta bem sr Ferreira ja vou tratar disso obrigado
Antonio Duarte

tonymobile

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito com cloaca obstruída por fezes Empty Re: Periquito com cloaca obstruída por fezes

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos