Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Periquito Doente

2 participantes

Ir para baixo

Periquito Doente Empty Periquito Doente

Mensagem  Júlio Alves Seg 12 Mar 2018, 13:14

Boa tarde a todos,

Tenho um Periquito Australiano à cerca de um ano que foi encontrado perdido na rua. Há cerca de duas semanas que tem estado diferente.
É uma ave habituada a sair da gaiola, conviver com humanos, respondia a estímulos de assobios, fazia voos curtos, fazia a "limpeza" das penas regularmente.
Os primeiros sintomas que notei:
- Começou por pousar apenas uma pata no poleiro. Verifiquei se tinha alguma coisa de anormal na patinha e nada. À cerca de uma semana voltou a utilizar as duas patas para se deslocar pela gaiola e em estado de repouso.
- Quando estava nas nossas mãos, começou a "atirar-se para o chão" e neste ponto associo isso à falta de força física.
- Quando pegava nele, tinha as patas muito quentes.
- Notei e continuo a notar grande dificuldade na deslocação pela gaiola, sempre se deslocou muito rápido e neste momento, a meio do caminho para muito ofegante e as patinhas começam a escorregar nas grades.
- Tem o peito fino (provavelmente o tal problema da doença/sintoma da faca).
- Deixou de reagir aos estímulos de assobios ou carinhos coisa que agora já voltou, mas não como era antes.
- Parece-me que não faz tantas vezes a limpeza das penas e tem muitas vezes excrementos agarrados às penas da zona.

Hà cerca de uma semana que está a tomar uma medicação que se mistura em água (de momento não tenho o nome em mente), mas posso precisar quando chegar a casa.
Agora, noto que está um pouco mais bem disposto, tem dificuldade em deslocar-se, fica muito ofegante, vai reagindo a estímulos de carinho e assobios. Coloco-o muitas vezes deitado num pano e aconchegado ao meu peito e ele adormece por completo, assim que acorda, tem uma enorme vontade de comer/beber.

Espero ter sido completamente esclarecedor quanto aos sintomas.

Cumprimentos,
Júlio Alves

Júlio Alves

Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/03/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Periquito Doente Empty Re: Periquito Doente

Mensagem  Ferreira Seg 12 Mar 2018, 18:29

Boa tarde Júlio Alves.
Pelos sintomas que descreve dá-me a entender que isso é coccidiose (enfermidade provocada por parasitas protozoários que tanto atacam o aparelho digestivo como as articulações em especial das asas e pernas.
Meta fotos das fezes e se não se importar dizia-me o nome do medicamento que lhe está a administrar e o modo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos