Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fêmea Diamante Gould doente

2 participantes

Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Carmen Medronho Qua 21 Fev 2018, 20:24

Boa noite Sr. Ferreira,
Venho pedir a sua ajuda para tentar descobrir o que se passa com uma fêmea diamante gould que tenho.
Por volta do dia 12 deste mês, estranhei ver a bichinha no poleiro mais baixo da gaiola, começou por ficar muito sonolenta, apática, embolada, penas eriçadas e quando me apercebi que só queria estar no fundo da gaiola, assustei-me. A experiencia não é muita e por isso, de início, pensei que pudesse ser por causa de algum ovo. Apanhei-a, e vi que não era o problema do ovo preso, tinha a barriguinha muita vermelha e lisa, sem gorduras e sem manchas. Depois fui ver os poleiros e as fezes, apercebendo-me dos “cocós gigantes” (o dobro do tamanho normal) e da fome que ela tem. Aflita fui a loja dos animais deram-me uma pequena quantidade de sulfaprime para dar durante 8 dias. Iniciei o tratamento no dia 17 e separei-a dos outros.
Mesmo com a medicação passa os dias no mesmo poleiro, muito quietinha. Perdeu algumas penas à volta do pescoço e hoje reparei que tinha uma ferida próximo do bico. É suposto acabar a medicação no dia 24 e neste momento não sei o que fazer.
Abaixo anexo 3 links
1 foto das fezes, 1 foto da ferida e 1 vídeo dela no poleiro
photos.app.goo.gl/I0pGts9p0QjcOezo2
photos.app.goo.gl/V5Z0ju37fnbYQgk32
photos.app.goo.gl/hGC3xTJZyM3xWd7h1

Agradeço a sua ajuda.

Obrigada,
Carmen Medronho

Carmen Medronho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Ferreira Qui 22 Fev 2018, 12:30

Bom dia Carmem Medronho.
Para que eu possa ver as fotos tem que primeiro meter as fotos num programa de fotos, depois clica em responder, copia o Link da foto onde está hospedada e mete dentro do rectângulo que está ao pé do símbolo do YouTube.
Para já, compre um frasquinho de Pulmosan.
Diga-me de que cor são as fezes.
Os pássaros inda estão a criar ou não chegaram?
Que lhes dá de alimentação mas tudo?
Costuma administrar na água suplementos vitamínicos ou não?
Onde tem os pássaros?
Que tipo de gaiola têm?
Estão fixos ou anda com eles de um lado para o outro.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Carmen Medronho Qui 22 Fev 2018, 19:32

Boa tarde Sr. Ferreira,
Quando tento inserir links, o forum diz-me "Você não tem permissão para postar links externos e e-mails.", por isso tentei colcar daquela forma.
Para já, compre um frasquinho de Pulmosan.
Em relação ao Pulmosan, já tenho o produto para aplicar assim que for necessário, aguardando as devidas instruções.
Diga-me de que cor são as fezes.
Ontem eram verde-escuro e branco e tamanho XXL; hoje castanho esverdeado e branco tamanho XL (reparei que estavam ligeiramente mais pequenas assim como a côr).
Os pássaros inda estão a criar ou não chegaram?
A doente ainda não criou. Quanto aos outros jovens, um dos casais colocou hoje o 1º ovo Very Happy
Que lhes dá de alimentação mas tudo?
Compro toda a comida na loja dos animais e em pequenas quantidades para evitar que rancem ou estejam muito tempo em casa. Pois a primeira vez que comprei comida e papa devidamente embaladas estavam completamente rançosas e tive de jogar tudo fora, daí ter optado por comprar desta forma.
Espiga vermelha e/ou branca comprado avulso  
Papa amarela comprado avulso  
Papa fruta comprado avulso
Sementes próprias para diamante gould, comprado avulso  
Grit e choco.
Já tentei dar couve, pêra, maçã, cenoura ralada e ovo cozido mas não comem.
Costuma administrar na água suplementos vitamínicos ou não?
Salvo nas situações de doença, confesso que não tenho por hábito dar vitaminas, mas estou cá é para aprender.
Esta menina, em meados de Janeiro constipou-se fez zooserine e depois dei-lhe o complexo B.
Assim como, há cerca de 3 semanas dei Aminovit-L por causa da perda de penas que teve na cabeça e resultou lindamente.
Onde tem os pássaros?
Pode parecer estranho, mas estão numa casa de banho que não é utilizada, com janela virada a sul, pois é uma das zonas da casa onde tem menos diferença de temperatura e onde tem bastante luz.
Que tipo de gaiola têm?
Costumam estar todos juntos numa gaiola de madeira devidamente tratada (procurei por produtos inodoros e menos prejudiciais para os passarinhos) para poder ser lavada e desinfectada sempre que necessário. Dado que a bichinha está doente coloquei-a numa gaiola pequena em cima de um estendal que está na cabine de duche e tem 1 paninho (que não deita fio) para poder envolver a gaiola para não ter frio.
Estão fixos ou anda com eles de um lado para o outro.
A gaiola de madeira tem as seguintes dimensões 150x80x60 e  tem rodinhas,  mas vai ficar na casa de banho até o tempo melhorar e devidamente tapada à noite.

Fêmea Diamante Gould doente 43_310
Fêmea Diamante Gould doente 20180210
Fêmea Diamante Gould doente 20180211
Fêmea Diamante Gould doente 20180212
Fêmea Diamante Gould doente 20180213


Espero ter consigo responder o melhor possível.
Carmen Medronho

Carmen Medronho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Ferreira Sex 23 Fev 2018, 12:00

Bom dia Carmem Medronho.
Lei com atenção tudo o que aqui lhe escrevo.
As fotos foram tiradas muito longe e o vídeo foi feito na penumbra o que não dá para ver as peladas, portanto não consigo verificar tanto as fezes como as ditas peladas no pássaro, se não se importar tirava outras ou redimensionava essas, é que desconfio que seja coccidiose (parasitas) mas também pode ser bactérias (salmonela ou (e-coli) devido a essas papas de fruta.
Não é bom os pássaros começarem a criar agora uma vez que a partir de Março começam a fazer a muda de penas, ora a fazerem a muda e a criarem esgotam-se muito rápido e lá se vão os pássaros.
Os D. Goulds são aves da Austrália, portanto do Hemisfério Sul, o que quer dizer que quando é cá Primavera é lá o Outono e os D. Gould embora nascidos no Hemisfério Norte (Portugal) não perderam o seu sentido reprodutor, portanto as criações começam cá em Setembro/Outubro e vai até Fevereiro/ Março. Todas as aves nascidas a partir de meados de Março em diante até Maio já não fazem a muda definitiva, o que só acontecerá no ano seguinte.
Fico na mesma em relação ao comer. Que mistura lhes dá, qual a composição de sementes, já agora, que sementes são essas próprias para D. Gould! E que marca é a papa (pergunte onde a compra).
Mande fora essa papa de frutos que é um poço de bactérias em especial salmonelas.
É vez de fruta, dê-lhes verduras frescas em especial agriões e espinafres. Não lhes dê alface ou outras leitosas como o caso do rúcula que são indigestas para eles e provocam diarreia.
Deve administrar como sistema na água de beber Complexo-B, sendo 5 gotas para 100ml de água durante 5 dias seguidos por mês. O Aminovit-L ou outro que tenha na sua composição vitamina-A deve ser evitada, pois os D. Gould não estão preparados para a sintetizar uma vez que na parte da Austrália de onde são originais não a há na natureza. Só se deve administrar Aminovit-L ou outro do género por um período curto quando entram em muda de penas, nunca mais que 2 semanas seguidas.
Quanto há criação. Os Goulds só são adultos a partir dos 2 anos de idade e mesmo assim são imprevisíveis na criação, tanto levam a criação desde a postura até as crias serem independentes ou de um momento para o outro abandonarem, para que não se tenha desgostos e frustrações nessa sentido, devemos ter pelo menos 3 casais de bengalins por cada de D. Gould. Os D. Gould com um anos já galam e as fêmeas fazem posturas, só que depois não sabem o que fazer, olhe, tal e qual como nós humanos, nós com 12/13 anos também já galamos e as meninas já engravidam só que depois não sabem o que fazer com o rebento lol! . Para bem deles, tira as caixas ninho e mete-as em meados de Agosto.´
É uma gaiola boa como voadeira. Os Goulds acasalam para a vida inteira e são territoriais, portanto para criarem sem problemas devem estar em casais a vida inteira em gaiolas com medidas mínimas de 50 X 50 X 40cm, claro que quanto maior for melhor.
Quanto a clima, para criarem sem problemas devem ter uma temperatura mínima de 20º e uma humidade entre os 65º a 75º, tudo o que é menos os embriões morrem secos e tudo o que é demais morrem afogados.
Aguardo então novas fotos incluindo as peladas da fêmea.

Um beijinho, Ferreira


Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Carmen Medronho Sáb 24 Fev 2018, 16:35

Boa tarde Sr. Ferreira

Ontem retirei as papas e joguei tudo fora. Aproveitei para retirar também os ninhos.

Fui a loja dos animais, e quer a comida quer as papas são da marca Jarad. Uma vez que não fixei o nome das sementes, achei mais fácil juntar uma foto.
Fêmea Diamante Gould doente Mistur10
Fêmea Diamante Gould doente Papas_10

Em relação as fezes e as peladas, também anexo fotos.
Fêmea Diamante Gould doente Fezes11
Fêmea Diamante Gould doente Pelada11


Reparei que a nossa doentinha, hoje estava um pouquinho melhor (mais activa).

Fico contente com toda esta informação, ajuda MUITO para quem está no inicio. cheers

Obrigado e um beijinho,
Carmen Medronho

Carmen Medronho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Ferreira Sáb 24 Fev 2018, 19:26

Boa tarde Carmem Medronho.
Tem aí um imbróglio do caraças, vamos ver se a desgraçada fica boa.
Confirmo as minhas duas suspeitas. Sarna provocada por uma espécie de ácaros que vivem entre as duas camadas de pele e nas zonas córneas (queratina) que tanto pode ser bicos como unhas.
Tira toda a água que tiver na gaiola para ter a certeza que não está molhada e tire o produto, apanha o pássaro e vai deitar uma gota de Pulmosan na pele do peito mas debaixo de cada aza (total duas gotas) e esfrega as zonas molhadas com um palito para irritar a pele e melhor absorver o liquido. Quando estiver seca, mais ou menos 4 h., mete então água no bebedouro mas com 5 gotas de Complexo-B e durante 5 dias seguidos. Passado uma semana torna a repetir tudo menos administrar na água o Complexo-B. Passado outra semana torna a repetir.
Com um corta unhas vai cortar o bico de cima de modo que fique com o mesmo tamanho do de baixo porque está demasiado grande devido ao mesmo problema e dificulta a comer.
Quanto hás fezes, aparenta ser coccidiose devido tanto na cor como na forma, mas também pode ser ela só comer papa por ter dificuldade em descascar as sementes devido ao problema do bico.
Pelo sim e pelo não, compre o medicamento AMPROLIUM  http://www.petanimalfeliz.com/
Como a loja onde compra as coisas, são da marca Jarad, portanto andaluza, pergunte na loja se podem comprar em Espanha o Amprolium que é muito mais barato porque vendem em carteiras e quando o tiver diga-me algo.
Aos outros pássaros, aconselho-a a borrifar de vez enquanto fazendo uma mistura para 1L de água duas colhes de sopa de vinagre de cidra.
Compre um pouco de alpista e misture nessa mistura de sementes que tem pouca.
Esse Sulfaprime que lhe administrou é um antibiótico que ajuda a eliminar os parasitas da coccidiose só que são há base de sulfamidas e estas esterilizam quem as tomar, daí recomendar o Amprolium.
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h. estão alterados e podem matar, de igual modo, não devem apanhar Sol

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Carmen Medronho Dom 25 Fev 2018, 13:51

Boa tarde Sr. Ferreira,

Já dei uma borrifadela na maltinha que está na voadeira.

Em relação à doentinha, foi a terceira que vez que se corta o bico (desde Novembro) e já apliquei o pulmosan conforme instruído.

Amanhã ligarei para a loja para saber qual a disponibilidade do medicamento.

Mais uma vez, agradeço a sua precisiosa ajuda.

Um beijinho
Carmen Medronho

Carmen Medronho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Carmen Medronho Qui 01 Mar 2018, 18:15

Boa tarde Sr. Ferreira,

Já fui a loja buscar o medicamento sugerido.

Um beijinho

Carmen Medronho

Carmen Medronho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Ferreira Sex 02 Mar 2018, 11:56

Bom dia Carmem Medronho.
Aconselho-a também a administrar aos outros uma vez que o parasita passa de uns para os outros através das sementes.
Ao mesmo tempo, para prevenir, aconselho-a a comprar sementes de fónio e mete a quantidade de 2 colheres das de sopa misturadas em um quilo de papa. Antigamente andava sempre aflito com coccidiose nos meus pássaros e desde que lhes dou o fónio deixaram de ter tal doença.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Carmen Medronho Sex 02 Mar 2018, 18:53

Boa tarde Sr. Ferreira,

Já liguei para a loja dos animais, a pedir as sementes de fónio.
No que diz respeito ao medicamento Amprolium devo seguir as instruções da embalagem ou tem alguma outra sugestão.
Mais uma vez agradeço a sua atenção e disponibilidade.

Um beijinho
Carmen Medronho

Carmen Medronho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Ferreira Sex 02 Mar 2018, 19:30

Boa tarde Carmem Medronho.
Siga as instruções da embalagem tanto nas doses como dias de tratamento.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Carmen Medronho Sáb 03 Mar 2018, 14:42

Boa tarde Sr. Ferreira

Obrigada e assim farei.

Um beijinho
Carmen Medronho

Carmen Medronho

Mensagens : 25
Data de inscrição : 21/02/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Fêmea Diamante Gould doente Empty Re: Fêmea Diamante Gould doente

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos