Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Criação de pássaros

3 participantes

Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Criação de pássaros

Mensagem  Ismael Dias Sex 24 Dez 2010, 13:21

Bom dia
Gostaria de saber a opinião dos criadores mais experientes em relação a quantidade de aves que devo ter para começar uma criação, visando o cruzamento delas para que se evite consanguineidade. Em outro tópico Ferreira fala que deve-se evitar cruzar aves com até 5º grau de parentesco. Minha dúvida se deve a muitos criadouros amadores da minha região não possuirem registros de suas aves. Assim, eles não possuem controle de parentescos e linhagem de mutações. Logo, não tenho como controlar a procedência. Então:
- Quantas aves devo ter no início da minha criação para que eu consiga manter um plantel sem consanguineidades e sem adquirir novas aves por um longo período de tempo?
Fiz alguns testes matemáticos e, por cima, cheguei ao resultado de 20 aves (10 casais), cruzando as proles entre si sempre evitando o parentesco. Dessa forma, consigo manter um plantel mínimo e com qualidade sem problemas de consanguineidade, onde conseguirei controlar a procedência e demais dados das aves...

Tenho dúvidas também em relação ao aprimoramento de uma determinada mutação/qualidade. Li por aí que o melhor cruzamento para aprimorar mutações é cruzar tio/a com sobrinho/a. Realmente essa informações procede? É isto mesmo que se faz?

Grato,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Ferreira Sex 24 Dez 2010, 16:30

Boa tarde Ismael Dias.
Houve má interpretação da tua parte em relação hás gerações uma vez que foi noutro contesto, iram buscar genes.
Até há 5ª geração são parentes, contudo só se deve evitar cruzamentos até há 3ª geração.
Uma das maneiras de evitares o cruzamento entre irmãos e até primos é comprares pássaros em diversos criadores e com 5 casais já dá para evitares a consanguinidade contudo, é sempre bom passado uns 3 4 anos ir buscar sangue novo a outros sitios, claro que quantos mais casais de diversas proveniências tiveres melhor.
Se não têm registo nem tão pouco num caderno é porque se estão lixando para quem compra os pássaros e até mesmo eles próprios não melhorarem os que têm.
Caso queiras eu ofereço um programa de gestão de pássaros em tudo mas tens que ser sócio de um clube e os pássaros estarem anilhados mais que não seja com anilhas de cor e ano.
Para mais informações sobre a matéria é melhor conversar-se via msn aqui vai a minha direcção ferreira_vn@hotmail.com

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Rui Santos 77 Sáb 25 Dez 2010, 10:54

Bom dia a todos e antes de mais um Feliz Natal para vós e respectivas familias.
Sr Ferreira, aproveito a deixa para o companheiro que deixou a mensagem anterior, para lhe perguntar se me poderia ceder também uma cópia desse programa?
De momento tenho apenas 4 casais de mandarins mas como penso alargar o meu plantel, e talvez mais a longo prazo, será mais fácil controlar a ascendência planear casais etc com um programa adequado.
Já tratei da minha inscrição no clube sediado em Beja, mas como o fiz há pouco tempo, só vou receber as minhas 1ª anilhas lá para Fevereiro e lógicamente também ainda não sei o STAM...
Como também sou viciado na net, gostaria de o adicionar ao meu messenger para poder de forma mais directa escaerecer algumas questões que possam ir surgindo, sem que isso implique o deixar de visitar ou participar no forum.
O meu mail no messenger é rui_santos77........


Rui Santos 77

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 51
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Ferreira Sáb 25 Dez 2010, 11:26

Bom dia Rui Santos.
Ofereço o programa aquem quiser e não é cópia contudo, como é oferecido e os piratas tentam a todo o custo tirar cópias, para se ter o programa tem quer instalado comigo porque tem diversos códigos para se poder trabalhar com ele e nem sempre está no mesmo site, ou melhor, fica nos sites mas com erros ou até mesmo vírus para não ser copiado e vendido lol! .
A tua direcção não está completa mas tens a minha.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Rui Santos 77 Dom 26 Dez 2010, 21:49

Sr Ferreira,
enviei-lhe há minutos um mail.
Na mensagem anterior não completei o meu mail ( do hotmail) propositadamente para que não fosse alvo de "fishing" ... não sei se e assim que se escreve cprrectamente...
Cumprimentos,
Rui

Rui Santos 77

Mensagens : 6
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 51
Localização : Ferreira do Alentejo

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Ismael Dias Seg 27 Dez 2010, 12:27

Sr. Ferreira,
Desculpe-me pela ignorância inicial, mas como tinha lido que deve-se evitar cruzamento de parentes e como lá em outro tópico diziam que era considerado parente famílias de até 5ª geração, achei que servia para evitar consanguineidades.
Sobre o programa de gerenciamento de plantel, eu cá em casa baixei um, útil, chamado Psicopata Derby. Por enquanto tem servido bem para controlar os cruzamentos (em especial dos meus outros animais de estimação, uma pequena criação de 50 hamsters Very Happy).
Mas se o senhor me recomendar um melhor ainda, ficarei grato.

Quanto ao meu plantel, inicialmente tenho 4 periquitos australianos que ainda não consegui distinguir o sexo, já que comprei-os ainda filhotes pela sua beleza de plumagem. Tenho também 6 calopsitas, das quais 4 são machos e duas fêmeas, que ainda estão em gaiolas. Tão logo providenciar o viveiro permanente com espaço para o ninho e tudo mais, tratarei de arranjar mais fêmeas.

De todo modo, muito obrigado pela sua ajuda.
Att,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Ferreira Seg 27 Dez 2010, 12:49

Bom dia Ismael Dias
O programa que falo é só de gestão num todo de aves, caso o amigo o queira tem que ser sócio de um clube e as aves anilhadas, uma vez que o programa trabalha com os números de criador e das anilhas dos pássaros.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Ismael Dias Seg 27 Dez 2010, 14:41

Sr. Ferreira,
Minha ideia inicial não era exatamente me associar, mas obter anilhas em uma loja especializada, já que por enquanto a minha criação se trata apenas apreciação da beleza das aves e pequenos roedores. Mas já estou projetando um futuro próximo, que é ampliar consideravelmente meu plantel.

Mas voltando ao assunto inicial, ainda não sei como fazer para realizar cruzamentos para aprimorar mutações e qualidade das aves, como por exemplo, uma cor diferente, etc...

-----
Também como pretendo ampliar meu plantel e organizar melhor a criação e cruzamentos, vou seguir a sua sugestão de anilhar minhas aves. Visitei alguns sites que tratam do tema, como o Anilhas.com (muito recomendado aqui), mas surgiram algumas dúvidas:
- Para periquitos australianos (diâmetro de 4mm) e para calopsitas (5,5mm) devem ser constituídos de qual material para que as aves não consigam retirar as anilhas, já que há diversos tipos, como de policarbonato, aço inox reforçado, alumínio, etc?

- Tenho algumas aves adultas, por isso devo colocar anilhas abertas. Mas quanto aos filhotes que nascerem, com qual idade devo colocar as anilhas? Há alguma forma de fazer isso sem que os pais rejeitem o filhote?

Att,
Ismael Dias

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Ferreira Ter 28 Dez 2010, 11:51

Bom dia Ismael Dias.
Para se conseguir ter aves ao nosso gosto há dois principios a considerar, o desenho incluindo a cor e o porte (tamanho, posição). para se conseguir aves com porte tem que ser sempre através das fêmeas ou seja, nas ninhadas escolher-se sempre o tamanho e não a cor. Para se conseguir aves com um desenho e cores a nosso gosto e escolhendo os machos com as caracteristicas que queremos, claro que isto não é de um dia para o outro que conseguimos a não ser que os vejamos há venda e cruzamos com os que temos, qualquer das maneiras para se conseguir o resultado desejado leva pelo menos 5 anos de cruzamentos.
Repito novamente, para se conseguir pássaros grandes e altivos é sempre através das fêmeas que se conseguem. Para pássaros com um desenho uniforme e bonitos é sempre através dos machos que se consegue.
Quanto a anilhas, basta serem de alúminio.
Sejam que aves for o anilhamento deve ser feito entre 5 a 7 dias de nascidos, portanto logo assim que nascem apontamos o dia de nascimento e passado 5 dias abrimos o ninho sem o tirar do sitio e com movimentos lentos tiramos os filhos todos para fora, mete-se as anilhas e volta-se a meter os filhos no ninho.
Só uma explicação no modo de anilhar psitacídeos, enquanto a maioria dos pássaros têm 3 dedos para a frente e um para trás os psitacídeos têm dois para a frente e dois para trás, portanto ao anilhar-se vão sempre dois dedos há frente a enfiar enquanto os dois dedos de trás ficam encostados há perna que depois com muito jeito se desentalam da anilha.

Um abraço, Ferreira.
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Ismael Dias Ter 28 Dez 2010, 14:08

Obrigado pela explicação Sr. Ferreira. Será muito útil para organizar minha criação.

Quanto aos cruzamentos, minha intenção inicial não é elaborar aves para competições e exposições, mas apenas para apreciar sua beleza, especialmente através da cor. O fato é que comprei um periquito australiano com uma mutação de cor que gostei e pouco se vê aqui na minha região. Ele possui um tom de verde-água nas costas que se extende da cabeça até as penas do rabo e com o peito e abdômem azul claro e com as marcações em tom de canela (uma beleza! Very Happy) e eu queria reproduzir essa mutação nos descentes e não tenho ideia de como fazer isso, já que não consigo encontrar outra ave com a mesma mutação.

Ismael Dias

Mensagens : 20
Data de inscrição : 23/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Criação de pássaros Empty Re: Criação de pássaros

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos