Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os meus Diamantes de Gould

2 participantes

Ir para baixo

Os meus Diamantes de Gould Empty Os meus Diamantes de Gould

Mensagem  Nuno Duarte Qua 26 Jul 2017, 11:46

Bom dia a todos,

O meu interesse por diamantes de Gould começou quando fui a casa de um amigo e este tinha alguns exemplares. Achei as aves lindas, umas verdadeiras obras de arte da nossa mãe natureza. Decidi então, adquirir algumas aves destas. Comecei por pesquisar quais as melhores condições que eu poderia oferecer aos meus futuros companheiros. Desde alojamento, alimentação, suplementação e prevenção de doenças. De referir que tenho as aves no exterior da casa, num avançado. e que apesar de estarem resguardadas de correntes de ar, a temperatura é muito próxima da que se encontrar na rua. Após sentir minimamente que estaria apto a adquirir as aves, iniciei a procura de um criador credenciado que me vendesse alguns exemplares. Encontrei um criador em Sintra, zona relativamente perto da minha área de residência a quem comprei 2 casais. 1 Macho clássico, Peito roxo e cabeça vermelha, um macho clássico peito roxo e cabeça laranja, uma fêmea clássica peito branco e cabeça vermelha e uma fêmea clássica, peito branco e cabeça preta. De referir que adquiri as aves no mês de Dezembro de 2016. Na primeira semana mantive os machos separados das fêmeas e depois juntei os casais que entendi ser a melhor combinação. Coloquei os ninhos (2 Gr) nas gaiolas, Osso de Choco, Grit, Papa de ovo, coloquei fio de côco e em menos de nada os machos começaram a fazer os ninhos e a "cortejar" as fêmeas. Eu sabia de antemão que estava atrasado para iniciar a criação, pois segundo pesquisei, a criação destas aves inicia-se em Setembro e no máximo deve ir até finais de Fevereiro para que os juvenis possam fazer as mudas a tempo. mas mesmo assim quis tentar e este foi o meu primeiro erro.
As aves que adquiri são de 2016 e por isso deviam de criar só a partir de Setembro de 2017, sendo o ideal em Setembro de 2018, ou seja, quando atingem os 2 anos de idade. As fêmeas, não deviam ter sido preparadas pelo criador a quem as comprei para criação. Estavam à parte, noutra gaiola, para serem exclusivamente para venda. Resultado, na primeira postura da fêmea de cabeça vermelha (5 ovos) o ultimo ovo era mole, tinha uma membrana em volta, mas faltava a dita casca. A postura foi posta de forma irregular, pois a fêmea devia ter posto 1 ovo a cada dia e isso não aconteceu. entre o 2 e o terceiro ovo, houve um intervalo de 48 horas aproximadamente. Pesquisei e foi fácil chegar à conclusão que era falta de cálcio e possivelmente Vitamina D. Comprei cálcio e vitamina D, coloquei nos bebedouros e esperei pela próxima postura. Este foi outro erro, devia ter parado imediatamente, assim que me apercebi que as fêmeas não estavam prontas para criar. Enfim, brinquedo novo ...
A primeira postura de ambos os casais, 5 ovos cada, foram todos galados. Ao fim de 6 dias após o ultimo ovo, com uma lanterna pequena, consegui ver os raiados de sangue dentro dos ovos. Tinha os meus primeiros embriões. Pulei de alegria. Alegria que acabou depressa, quando passado 2 dias dei com os ovos todos no fundo da gaiola. Fiquei fulo, mas sabia que estava no inicio e que não podia esperar resultados positivos logo á primeira. Na segunda e terceira postura de ambas as fêmeas (5 ovos cada), outra vez os ovos todos galados, não houve ovos moles e as postura foram postas 1 ovo por dia. Passados 4 dias após o ultimo ovo ter sido posto, fui dar outra vez com os ovos todos nos fundos das gaiolas. Disse basta e fui pesquisar sobre criar diamantes de gould com amas. Escolhi bengalins do Japão. O criador a quem comprei estas aves, garantiu-me que estavam prontos para criar e que bastava colocar ovos de plástico no ninho que eles fizessem que eles começavam a chocar. Depois era só trocar pelos ovos de diamante e esperar 16 dias. Não foi assim tão fácil, porque alguns bengalins não queriam saber dos ovos de plástico para nada. Só consegui por a sexta postura das minhas fêmeas a chocar debaixo dos bengalins. Consegui tirar 4 diamantes de gould que já não vão conseguir fazer a muda toda este ano. Isto em troca de um esforço enorme das fêmeas que acabaram por ficar bastante debilitadas, a de cabeça vermelha quase morreu, não fosse a veterinária e hoje já não estava cá.
A todos os iniciantes, como eu, deixo o meu conselho. Paciência é palavra de ordem, assim como amor pelas aves que adquirirem. Pesquisa de informação sobre como tratar estas aves não fica atrás. Dúvidas? Quanto mais me interesso por este hobby, mais dúvidas tenho.
Eu cometi erros graves e provavelmente hipotequei o futuro das minhas fêmeas a troco de resultados rápidos. Resultados fracos diga-se. Em quase 60 ovos galados, tirei 4 passaros. 7% aproximadamente.

Desculpem o texto longo,
Bem haja a este forum,
Um abraço,

Nuno Duarte

Nuno Duarte

Mensagens : 44
Data de inscrição : 24/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus Diamantes de Gould Empty Re: Os meus Diamantes de Gould

Mensagem  Ferreira Qui 27 Jul 2017, 15:01

Bom dia Nuno Duarte.
Vamos de principio, para conhecer o que tem ou possa vir a ter, explico-lhe de uma maneira simples as denominações dos Diamante Gould.
Para começar, só se chama CLÁSSICOS aos de cor selvagem, todos os outros são MUTAÇÕES feitas pelo homem. Clássicos de cabeça preta, vermelha e laranja.
MUTAÇÕES
Peito banco de cabeça preta, vermelha, laranja. (Muda só a cor do peito, tudo o resto é a cor idêntica aos clássicos)
PEITO LILÁS, tudo igual aos clássicos, só variando a cor do peito que deixa de ser roxo para ser lilás.
PASTEIS, aqui há uma panóplia de cores no manto (costas) mas todas ligeiras, como se pintasse-mos com aguarela uma só demão (cor pastel). Nos ditos na gíria, amarelos, denominam-se PASTEL FACTOR-1 todos e só amarelos com o amarelo bem definido, denominam-se PASTEL FACTOR-2. Se tiverem o peito branco acrescenta-se mais essa mutação, (pastel factor-1 peito branco, ou pastel factor-2 peito branco. Nas cores das cabeças devido há ausência da melanina o preto passa a cinzento mas diz-se na mesma preto e em alguns é difícil distinguir-se a diferença entre o vermelho e laranja, por isso diz-se sempre vermelho/laranja.
AZUIS, azuis de cabeça preta, vermelha, laranja. Azuis de peito branco cabeça preta, vermelha, laranja, azuis pasteis diversos tons de cabeça preta, vermelha, laranja.
PRATAS, os mutantes de tons de marfim acrescentando-se as restantes denominações, prata de peito branco, etc., etc.
BRANCOS, brancos são brancos.
Presentemente há novas mutações oficializadas que são os que têm os olhos vermelhos (albinos), mas por aparecerem em diversos tons de amarelo foram denominados de INO, sedo assim, aos de factor-1 e factor-2 que tenham os olhos vermelhos, antecede-se INO e restante denominação, (Ino pastel factor-1) etc., etc. Se forem azuis, denomina-se primeiro azul e restantes denominações e só depois INO.
Abra uma página de uma exposição de um clube e vá hás classes e denominações na SECÇÃO-F1 e terás todas as cores dos Goulds.
http://internacsadotejo.wixsite.com/internsadotejo2017

As caixas ninho G2R não são as mais indicadas para os Goulds uma vez que eles constroem 2 ninhos dentro da caixa, alem disso, como são curtas, baixas e de abertura na frente, dá origem a que os ovos venham enrolados nas patas e caiam.

O melhor mês para se iniciar a criação de Goulds é em Outubro uma vez que há mais probabilidade de haver chuva, Se em Setembro houver chuva sim claro que arrancam, só que se vier a seguir tempo seco lá se vão os ovos.
Penso que esteja tudo respondido.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus Diamantes de Gould Empty Re: Os meus Diamantes de Gould

Mensagem  Nuno Duarte Qui 27 Jul 2017, 15:40

Boa tarde Sr. Ferreira,

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Sim ficou tudo respondido.

Abraço,
Nuno Duarte.

Nuno Duarte

Mensagens : 44
Data de inscrição : 24/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Os meus Diamantes de Gould Empty Re: Os meus Diamantes de Gould

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos