Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diamante Gould. Casais

2 participantes

Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Diamante Gould. Casais

Mensagem  Joaquim Neves Sex 30 Set 2016, 21:55

Boa noite, caro amigo Sr. Ferreira.
Neste principio de época surgiram -me os primeiros contratempos.
Nos casais que tenho (tinha) preparados para criação de gouldes, aconteceu que, no decorrer desta semana morreram duas fêmeas (uma motivo desconhecido e outra com ovo entalado).
Ora, tendo em atenção o velho ditado (gouldes, acasalam para sempre) acha no seu entender e de pessoa com experiencia, que, "valerá a pena" tentar juntar a ambos os viúvos novas fêmeas?.
Será tempo perdido, ou valerá a pena tentar?
Logicamente que...quem não arrisca, não petisca, mas o Sr. terá talvez outra sugestão/solução para o caso.
Grato pela atenção que venha a despender,
Votos de saúde e ...felicidades
Um grande abraço
Joaquim Neves

Joaquim Neves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 68
Localização : Louriçal- Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Ferreira Sáb 01 Out 2016, 12:43

Bom dia Joaquim Neves.
Vamos ver se é desta que consigo enviar a resposta, já por duas vezes que fico sem internet.
Para futuros casos.
Quando se vê uma fêmea em especial de ventre pendurado e de olhos cerrados de dor por ter um ovo entalado, enfia-se 2 comprimidos Zoocerine pelas goelas a baixo de uma só vez e passado pouco tempo ela põe o ovo.
O que costumo fazer e com bons resultados quando machos ficam viúvos, e metê-los em outra gaiola ou voadeira durante uma semana, mete-se as fêmeas novas nas respectivas gaiolas de criação e passado uma semana junto então os machos mas em gaiolas diferentes para perderem o sentido de território, ou seja, (ex. o que estava na gaiola nº 1 passa para a gaiola nº 5 e o que estava na gaiola nº 5 passa para a gaiola nº 1). Mete-se na água Vitamina-E pura durante uma semana para os espevitar.
Quando é ao contrário é que é mais difícil, as fêmeas são mais difíceis de aceitar os machos e normalmente só no ano seguinte é que aceitam outro macho.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Joaquim Neves Ter 04 Out 2016, 23:00

Boa noite, Sr. Ferreira.
Obrigado pela informação.
Peço desculpa por só hoje responder, mas tenho andado um pouco aborrecido a atarentado com as aves que tenho em colonia (8x4x2), que começaram a ficar em grande proporção meias emboladas, e algumas acabaram por morrer.
Só no fim de semana, foram 8 (5 gouldes, 1 kitllitz, 1 modesto e 1 babete )
Por agora as mortes pararam, eles parecem mais espevitados, tendo-lhe administrado sulpafrime desde ontem, por desconfiar se tratar de coccidiose.
De facto isto por suposição, pois não consigo "arranjar/averiguar", pontos detecção de causas.
Vamos ver como vai correr. Para já parece que se refletem melhoras.
Optei por sulpafrime, por sugestão de um amigo, não foi por conhecimento pessoal.
Na altura se tivesse um contacto directo do Sr. Ferreira, teria recorrido ao amigo; pois que por esta via, não sabia a assiduidade de sua pessoa, e estava/estou ligeiramente "perdido"
Renovo os meus agradecimentos
Votos de saúde
Um abraço amigo
Joaquim Neves

Joaquim Neves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 68
Localização : Louriçal- Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Ferreira Qua 05 Out 2016, 12:06

Boa noite Amigo Joaquim Neves.
Estou constantemente a abrir o Fórum até há hora do jantar (20.00h), a partir dessa hora só se for coisa combinada uma vez que desligo o PC
Os viveiros exteriores é no que dá, é muito bonito e menos trabalho, mas é a paga. Isto porque presentemente as aves ditas selvagens em especial os pardais, segundo estudos feitos, estão cheios dos parasitas (são vários mas da mesma espécie) que provoca a Coccidiose, hora basta aproximarem-se da rede e defecarem para largarem ovos do parasita que ao eclodirem procuram o comer ou até mesmo a água para serem ingeridos e completarem o ciclo.
Para saber se de facto é Coccidiose:
Apanhe os pássaros e verifique se vê alguma mancha negra no centro do ventre mas mais junto ao peito que há cloaca.
Verifique as fezes, se andarem de diarreia castanha ou preta é Coccidiose. Se as fezes forem negras mas de consistência normal é Coccidiose. Se as fezes forem tanto na cor como na consistência normais mas com comer por digerir é Coccidiose.
Quanto ao tratamento, o Sulfaprime é indicado quando não se tem a certeza, porque alem da Coccidiose também combate bactérias (salmonela, e-coli, entre outras). O mais Indicado para a Coccidiose é o Coccimir ou o Baytril a 10%. Tanto o Sulfaprime como o Coccimir são feitos há base de sulfas e este esteriliza os machos pelo menos durante 2 meses. Qualquer destes medicamentos, depois de abertos, só têm uma duração de 90 dias, depois disso perdem a eficácia.
Cumprir escrupulosamente tanto nas doses como dias a tratar.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Joaquim Neves Qua 05 Out 2016, 22:26

Boa noite amigo e Sr. Ferreira.
Muito obrigado pelas suas informações.
De facto o local onde se encontra o viveiro, é uma zona onde "proliferam" vários pardais (pardal do telhado/charéu) e outros em menor numero.
Permita-me um aparte:
O viveiro exterior não é na sequencia de "menos trabalho", mas sim por opção/gosto/prazer, sem ter qualquer pretensão de negocio.
Com esta idade e saúde, a intenção é ... sentar-me por perto e contemplar as atitudes das aves. (os seus voos, guerrilhas entre si, formas de acasalamento, enfim os seus dias a dias) e como tal até posso vir a aceitar aves com o P.D.I. que já não criem, apenas só para embelezar a "casa".
Mas enfim, vamos combatendo as "vicissitudes" .
Em relação ao facto de poder ser ou não coccidiose, vou tentar apanhar algumas das aves para ver se de facto haverá a tal mancha negra.
Quanto às fezes, julgo ser um pouco mais difícil, face a "quantidade" de aves e ao tipo de viveiro pela logística e extensão, mas como disse vou tentar.
Contudo após ter começado a ministrar o sulpafrime, noto alguma melhoria nas mesmas como por exemplo:
Deixaram de andar murchos, de cabeça baixa e na altura deixavam-se agarrar á mão, tendo agora muitas dificuldades em os apanhar mesmo com auxilio de camaroeiro.
Andam muito vivaços.
O Sulpafrime, iniciei na segunda à tarde.
Quanto a ficarem estéreis face ao medicamento, será um mal menor, visto que como disse, a base principal não é criação negocial.
Num futuro (que não venha a ser necessário, claro) seguirei as suas orientações/informações, tanto na tentativa de analise das aves como no tipo/medicamento a utilizar.
Fico-lhe uma vez mais muito agradecido pela ajuda.
Também fico por aqui, nesta extensão de post, porque as mãos estão a dificultar-me a escrita.
Muito obrigado.
Votos de saúde.
Queira receber um grande grande abraço
Joaquim Neves

Joaquim Neves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 68
Localização : Louriçal- Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Joaquim Neves Qua 05 Out 2016, 22:39

Boa noite, uma vez mais Sr. Ferreira.
Gostaria que me "complementasse" a continuidade de tratamento das aves, se de facto a imagem de tratamento se tratar de cura possível.
Depois da administração do sulpafrime, o que devo dar? Complexo B? Outro? Por quanto tempo?
Obrigado
Um abraço
Joaquim Neves

Joaquim Neves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 68
Localização : Louriçal- Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Ferreira Qui 06 Out 2016, 12:06

Bom dia Joaquim Neve.
O que quis dizer é que quem opte por viveiros exteriores, não interessa o motivo, é o preço a pagar por os pássaros estarem expostos a tudo.
Convém todos os anos em Agosto/Setembro fazer um tratamento preventivo para evitar isso.
Só pode administrar algum complexo vitamínico passado uma semana após o último dia de tratamento com o Sulfaprime, é que alguns componentes do complexo-B eliminam os antibióticos. Passado uma semana, administre de preferência Aminovit-L, sendo 3 gotas para 100ml de água durante duas semanas com intervalo a meio de 2 dias, depois, pode administrar de vez enquanto. O Complexo-B, deve ser administrado por sistema durante 5 dias seguidos por mês, claro que quando estiverem a tomar outro produto interrompe-se.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Joaquim Neves Qui 06 Out 2016, 21:27

Boa noite, Sr. Ferreira.
Obrigado pela sua informação.
Fico grato, pela sua sempre disponibilidade em ajudar.
Se me permitir, em tempo, lhe transmitirei o ponto da situação
Votos sinceros de boa saúde.
Um abraço
Joaquim Neves

Joaquim Neves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 68
Localização : Louriçal- Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Ferreira Sex 07 Out 2016, 11:36

Bom dia Joaquim Neves.
Claro que sim, estou com isto precisamente para ajudar quem necessita. Quando ajudo alguém, gosto sempre de saber os resultados, é que para doenças diferentes têm os mesmos sintomas e assim fico a saber se de facto era a doença que suspeitava.
Não se esqueça de verificar se sempre têm a mancha negra no ventre, embora isso devia ter sido visto logo de principio.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Joaquim Neves Sáb 08 Out 2016, 22:03

Boa noite, Sr. Ferreira.
Hoje mesmo, com algum "esforço e aventura", consegui apanhar 3 dos gouldes que apresentaram alguns sinais de doença e analisando o ventre, não é visível qualquer mancha negra em nenhum deles.
Em complemento, os mesmos dão outro aspecto, não se mostrando embolados, voam com naturalidade e esvoaçam de tal forma no espaço, que dificultou deveras que os tivesse apanhado, contrariamente ao anterior que se deixavam apanhar com facilidade.
Terminei hoje o sulfaprime e conforme me indicou estarei até ao próximo sábado com alimentação/bebida normal, prevendo a que no próximo sábado de hoje a oito dias inicie o Aminovit L.
Renovo o agradecimento pela sua disponibilidade e ajuda.
Com votos de saúde
Um abraço
Joaquim Neves

Joaquim Neves

Mensagens : 60
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 68
Localização : Louriçal- Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Ferreira Dom 09 Out 2016, 13:23

Bom dia Joaquim Neves.
Antes isso e é sempre bom saber que os pássaros recuperaram.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diamante Gould. Casais Empty Re: Diamante Gould. Casais

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos