Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose

2 participantes

Ir para baixo

Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose  Empty Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose

Mensagem  Paulo C. Ter 07 Dez 2010, 12:02

Ia Jurar que aqui tinha lido aqui um tópico em que se falava no ESB3 e agora não o encontro. Cada vez mais se ouve falar nesta espécie de ‘poção milagrosa’ que impede a morte das aves por coccidiose, sobretudo de carduelis, e começo a constatar que apesar de alguma dificuldade em arranjar-se começa a ser banal o uso deste medicamento como ‘preventivo’ da coccidiose ou do que alguns chamam ‘doença da faca’.
As discussões sobre o uso de determinados antibióticos (ESB3, BAYCOX, etc.) como ‘preventivos’ são recorrentes em vários fóruns de ornitologia, mas eu muito sinceramente ainda não consegui ficar ‘convencido’ a usá-los com essa finalidade por nada do que li….antes pelo contrário.
Percebo que EM CASO DE DOENÇA, estes produtos sejam soluções possíveis e necessárias no respectivo tratamento, mas ainda está para vir a explicação que me convença a usar um ANTIBIÓTICO, e ainda por cima alguns à base de SULFAMIDA (Sulfaclozine no caso do ESB3), como PREVENTIVO do que quer que seja.
É graças ao uso abusivo de tudo o que é antibiótico nos animais usados na nossa alimentação, e ao que parece agora é moda usarem-se também nas nossas aves de estimação, que as bactérias estão cada vez mais resistentes e qualquer dia não há antibiótico que nos valha para combater as infecções bacterianas.
Entendo que para a maioria das pessoas seja mais fácil encharcar as aves de antibióticos do que manter as gaiolas em boas condições de higiene e dar aos animais uma boa alimentação e suplementação. E ninguém está livre de levar coccidiose para o aviário das 1001 maneiras em que isso é possível de acontecer. Mas ainda não me conseguiram convencer que a solução para evitar que as aves apanhem ácaros nas patas é cortar-lhes as pernas….se é que me faço entender!!

Face ao exposto, e até que me convençam do contrário, usar antibióticos para TRATAMENTO de doenças, SIM, mas como PREVENTIVO, NÃO! Antes me morram as aves todas, do que terem de andar suportadas a antibióticos e sem qualquer viabilidade sem eles!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 56
Localização : Seixal

http://www.passarilreal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose  Empty Re: Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose

Mensagem  Ferreira Ter 07 Dez 2010, 15:03

Bom dia Paulo C.
Vivemos num mundo cão em que não se olha a meios para se chegar aos fins.
Com efeito está na moda e de isso tenho constatado em conversa com um grande número de criadores em exposições, a utilização de antibióticos feitos a partir da SULFONAMIDA e ainda por cima em concentrações para animais pecuários, químico este que está proibido na UE mas a ser introduzido aos poucos alegando as empresas responsaveis que não há químicos alternativos no combate hás bactérias na industria agro-alimentar e aqui está o motivo por exemplo do desaparecimento de um dos poucos laboratórios que fabricavam antibióticos para a saúde animal mas em que as composições eram seminaturais, estou-me a referir há LATAC, sabia do fim da laboração da fábrica e a falta no mercado do SERIDONE entre outros até ao dia em que fui a Espanha mais própriamente a Almendralejo onde estava um representante da marca e pasme-se, a venderem alguns produtos ainda em armazém mas os principais da portuguesa ZOOPAN, falando com o responsável do pavilhão o mesmo me disse que a Latac tinha sido comprada pela ZOOPAN Portugal e proibido a produção dos seus produtos, como quem diz! SE A MONTANHA NÃO VAI A MAOMÉ, VAI MAOMÉ HÁ MONTANHA.
Paulo, como sabes sou um ignorante no que diz respeito aos carduelis mas devido ao Fórum tento estar informado teóricamente
o mais possível, como dizem que os cardinalitos da venezuela são sensiveis ao parasita da coccidiose e como presentemente todos os antibióticos existentes no mercado são feitos há base das SULFAS e como as mesmas alem de esterelizarem embora temporáriamente quem as toma também provoca hemorragias nos intestinos que por vezes os levam há morte, daí a maioria trazer na sua composição a VITAMINA-K (estancar hemorragias por engrossar o sangue) ou ter que se dar em separado, mas a toma desta vitamina em excesso traz ainda maiores problemas que são os enfartes seguidos de morte certa. Por tudo isto, porque não dás a famosa semente FONIO, pois segundo o que há escrito sobre a mesma, a sua principal função é combater a coccidiose, faz uma investigação sobre o fonio e ficas com o problema resolvido quanto há prevenção desse parasita nos cardinalitos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose  Empty Re: Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose

Mensagem  Paulo C. Ter 07 Dez 2010, 15:20

Pois é amigo Ferreira, estamos em sintonia Wink. Mas olhe que cada vez mais me sinto um 'estranho' no mundo da ornitologia por pensar desta forma.
Quanto ao fonio, as minhas aves, não só os cardinalitos, têm esta semente SEMPRE disponível, tal como Bela da noite. E nas papas misturo também alguns suplementos probióticos e prébióticos, tudo para ajudar a manter as aves saudáveis no que se refere ao trato intestinal. Pode ser mariquice, mas eu a PREVENÇÂO faço-a assim, e não à base de antibióticos.
Não quero dizer que não os tenha lá em casa, porque eu cá sou prevenido e ninguém está livre de problemas. Portanto posso dizer-lhe que também tenho lá em casa alguns produtos guardados para se surgir algum problema que necessite de TRATAMENTO (e até são da ZOOPAN Wink). Mas, graças a Deus, ainda não estão insertados, porque como 'preventivos' não os uso, só os usarei como curativos e se necessário.
Olhe, tal como já disse, mais depressa fico sem cardinalitos do que me vou meter a criar aves 'seguras por cordeis' na base de tomas periódicas e frequentes de Baycox e Vitamina K, ou outras porcarias quaisquer.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 56
Localização : Seixal

http://www.passarilreal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose  Empty Re: Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose

Mensagem  Ferreira Ter 07 Dez 2010, 16:17

Boas novamente Paulo C.
O importante é conseguir-se as primeiras crias criadas sem as drogas que os pais estavam habituados.
Como disse, fico abismado com as drogas que hoje dão hás desgraçadas das aves, pois já não se contentam com as dos pombos, vão logo para as dos porcos e vacas Twisted Evil
Tudo vale para terem o máximo de lucro possivel e quem as compra que se lixe (aves), claro que os laboratórios estão atentos e ajudam nisso pois também ganham fortunas.
Vê o que se passa por exemplo com os ácaros, antigamente era raro haver um pássaro atacado e quando aparecia um, com uma simples borrifadela de pó Acariasma ou similar acabava-se logo com eles, hoje, há-os por toda a parte e pasme-se, desde que o Pulmosan-Bogena foi comprado pela BEAPHAR, escusado será dizer que são introduzidos nas sementes (técnica utilizada na agricultura para venda dos químicos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose  Empty Re: Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose

Mensagem  Paulo C. Ter 07 Dez 2010, 16:21

Ferreira escreveu:Boas novamente Paulo C.
O importante é conseguir-se as primeiras crias criadas sem as drogas que os pais estavam habituados.
Como disse, fico abismado com as drogas que hoje dão hás desgraçadas das aves, pois já não se contentam com as dos pombos, vão logo para as dos porcos e vacas Twisted Evil
Tudo vale para terem o máximo de lucro possivel e quem as compra que se lixe (aves), claro que os laboratórios estão atentos e ajudam nisso pois também ganham fortunas.
Vê o que se passa por exemplo com os ácaros, antigamente era raro haver um pássaro atacado e quando aparecia um, com uma simples borrifadela de pó Acariasma ou similar acabava-se logo com eles, hoje, há-os por toda a parte e pasme-se, desde que o Pulmosan-Bogena foi comprado pela BEAPHAR, escusado será dizer que são introduzidos nas sementes (técnica utilizada na agricultura para venda dos químicos.

Um abraço, Ferreira
Pois....mas vá lá dizer isto em certos foruns que caiem-lhe logo em cima duas dúzias de entendidos muito 'experientes' a dizer que está errado, e que cardinalitos sem este 'batismo' não criam nada!
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 56
Localização : Seixal

http://www.passarilreal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose  Empty Re: Os Antibióticos como Preventivos da Coccidiose

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos