Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Roseicollis com penas esbranquiçadas na face

2 participantes

Ir para baixo

Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Empty Roseicollis com penas esbranquiçadas na face

Mensagem  Maria Mendes Qua 30 Dez 2015, 17:15

Boa tarde Sr. Ferreira

Em primeiro lugar desejo-lhe umas Boas Festas com tudo de bom que desejar.

O meu roseicollis tem as pontas das penas esbranquiçadas, na zona da face, principalmente na direita.
Experimentei lavar, pois de início pensei que se tinha sujado nalgumas fezes, mas de pouco valeu e as penas ficaram rijas e sem brilho levemente melhores mas depressa voltou a cor esbranquiçada. Aparentemente está bem de saúde não o vejo enrufado, come, voa e interage connosco mas aquelas penas assim preocupam-me.

O que acha que será senhor Ferreira?

Cumprimentos
Maria Mendes

[url=Roseicollis com penas esbranquiçadas na face 2qx0uhl]Roseicollis com penas esbranquiçadas na face 2qx0uhl[/url]

[url=Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Ezkiv7]Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Ezkiv7[/url]

[url=Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Ezkiv7]Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Ezkiv7[/url]

[url=Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Juydtv]Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Juydtv[/url]

[url=Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Mv2loo]Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Mv2loo[/url]
Maria Mendes
Maria Mendes

Mensagens : 50
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 58
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Empty Re: Roseicollis com penas esbranquiçadas na face

Mensagem  Ferreira Qui 31 Dez 2015, 11:38

Bom dia Maria Mendes.
Branco não vejo nada, o que vejo é uma espécie de casmarra cinzenta/acastanhada! Das duas uma, como anda à solta, podia ter-se esfregado em algo que se agarrasse hás penas, ou simplesmente sarna.
Não me recordo de outras coisas que o pássaro já teve e pena isto não estar escrito junto aos outros pedidos de ajuda para assim se poder seguir os mal e curas, qualquer das maneiras, pelo sim e pelo não, vai aplicar 2 gotas de Pulmosan ou Bogena Parasita no musculo do peito debaixo de cada asa (total 4 gotas) e esfrega a zona molhada, passado 21 dias torna a fazer o mesmo. Não esquecer de antes tirar toda a água que tiver na gaiola para se ter a certeza que não está molhado e só mete água quando estiver seco, quando meter a água, deve meter na dita, 5 gotas de complexo-B, fazer isto durante 5 dias seguidos.
Boas saídas e melhores entradas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Empty Roseicollis com penas esbranquiçadas na face

Mensagem  Maria Mendes Dom 17 Jan 2016, 23:39

Boa noite sr. Ferreira

No outro tópico de ajuda o senhor achou que o meu roseicollis tinha salmonelas, nesse sentido fez-se o tratamento, a ave recuperou e está otima Very Happy
Quanto às penas esbranquiçadas nas pontas, chegaram a ser muitas, parecia neve, o castanho que se vê nas fotos são cascas agarradas às penas. Depois de me ter aconselhado o desparasitante, e como eram dias de festa com feriados e fim de semana, não foi possível adquirir o desparazitante de imediato, o que fez com que tivesse mais tempo para observar a ave e perceber que era algo agarrado às penas. Depois de muito pensar e observar percebi que era o buraco de entrada do ninho que lhe fazia isso.
O ninho foi feito em casa e o buraco ficou muito à conta. Eles ainda cresceram e agora estava um pouco justo. Acontece que começaram a roê-lo e disso resultou a saída de alguma resina que lhes pegava às penas e como consequência outras sujidades. Com o alargamento do buraco e muito bem lixado o problema resolveu-se. É claro que foram precisas algumas lavagens de penas durante uns dias para sair tudo. Mas agora já está tudo bem de novo. Neste momento as minhas aves estão todas bem de saúde Very Happy

Obrigada por todos os conselhos
Cumprimentos
Maria Mendes
Maria Mendes
Maria Mendes

Mensagens : 50
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 58
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Empty Re: Roseicollis com penas esbranquiçadas na face

Mensagem  Ferreira Seg 18 Jan 2016, 15:00

Boa tarde Maria Mendes.
Até que enfim que está tudo bem Very Happy
Eu sempre tinha razão das penas sujas de cinzento/acastanhado, afinal eram sujas de resina

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Empty Roseicollis com penas esbranquiçadas na face

Mensagem  Maria Mendes Qua 27 Jan 2016, 11:19

Bom dia Sr. Ferreira

Sim agora está tudo bem com as minhas aves Very Happy Este meu verdinho é o que lhe acontece sempre mais coisas, pois é muito atrevido e curioso e como anda (os outros também) à solta, faz das suas!! Outro dia fugiu, cerca de uma hora voando num raio de 200m (culpa minha que deixei a janela aberta sem confirmar se as gaiolas estavam devidamente fechadas) no entanto, só ele é que fugiu, a curiosidade sempre que vê algo diferente levou-o a isso, os outros ficaram quietinhos, nem mesmo a companheira o seguiu. Enfim coisas do meu verdinho. Já foi à cerca de uns dois meses mas, ainda hoje fica por momentos à janela espreitando lá para fora. Tudo o que eu fizer em casa ele vem logo ver o que é, chega a andar em cima das minhas mãos para ver melhor o que faço. Enfim, é um maroto Very Happy

Muito obrigada Sr. Ferreira por tudo
Se um dia eu passar por ai e se o Sr. Ferreira achar bem, irei visitá-lo.

Cumprimentos
Maria Mendes
Maria Mendes
Maria Mendes

Mensagens : 50
Data de inscrição : 19/06/2015
Idade : 58
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Roseicollis com penas esbranquiçadas na face Empty Re: Roseicollis com penas esbranquiçadas na face

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos