Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Emblema picta

2 participantes

Ir para baixo

Emblema picta  Empty Emblema picta

Mensagem  Machado Seg 19 Out 2015, 20:02

Boa noite sr Ferreira,
Já à algum tempo não o contacto e a verdade é que, felizmente anda tudo sobre rodas...
Vinha solicitar lhe uma ajudinha: ofereceram me recentemente um casal de emblemas picta e a verdade é que tenho pesquisado na net e nada encontro em relação a ele... Será que me pode dar algumas dicas? Tamanha da gaiola... Alimentação..
Época de criação... Ninhos... Comem bichos? Tratamentos e manutenção... Outras coisas que ache pertinente...

Com os melhores cumprimentos,
Esperando que se encontre de saúde,
Beijinho cristina machado
Machado
Machado

Mensagens : 124
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 29
Localização : Viana

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Ferreira Ter 20 Out 2015, 14:42

Bom dia Cristina Machado.
Obrigado por perguntar pela minha saúde, mas por enquanto vai bem embora tema pelo tempo húmido e apanhe as macacoas dos costume lol!
Os emblema picta.
São pássaros do interior desértico australiano, portanto para que tenha algum êxito aqui vai o que deve fazer.
Gaiola- O mais grande possível, mas desde que tenha de dimensões entre 50cm a 60cm de comprimento, uma largura e altura de 45cm +/- é suficiente. Como são aves que se alimentam no chão em estado selvagem, é muito importante que o fundo da gaiola tenha tabuleiro e o mesmo tenha sempre areia (pode ser areia fina das obras).
Alimentação base- Como têm um bico comprido e fino, as sementes devem ser o mais pequenas possíveis. Compra um saco de 4Kg ( http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes/exoticos/vl-exoticos.html) e junta-lhe, 1Kg de alpista, 150g +/- de sementes de chia ( encontra nos supermercados), 150g +/- de sementes de relva (encontra no AKI ou em casa de rações), 150g+/- de sementes da saúde mas brancas, (há pretas), 150g +/- de foniopaddy (http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes/outras/avicor-foniopaddy-1kg.html). Se não quiser andar há procura das sementes que indico, sempre pode comprar sementes selvagens e misturar 1Kg (http://www.pet4you.net/aves/alimentacao/sementes/outras/vl-sementes-selvagens.html)
Terem um comedouro com papa húmida há base de ovo. Um comedouro com GRIT. Em tempo de descanso dar uns 8 bichos dos farelos (tenébrio molitor) por pássaro e por semana, na época de criação dar a mesma quantidade mas por dia, ser ver que não os chupam todos, reduz a quantidade (os pássaros chupam-nos porque a pele é ingesta para eles).
Criação- A época de criação é agora, desde Outubro até janeiro. Têm que ter ambiente aquecido nunca inferior a 20º e o menos possível de humidade,caixa ninho igual há dos Goulds, para fazerem o ninho, fibra de coco, pastos finos e macios, pode utilizar tudo desde que seja fino, macio e direito, nada de utilizar fio de sisal. Podem fazer posturas até 5 ovos e chocam durante 14 dias. Embora sejam aves muito tranquilas, precisam de sossego durante a criação. se tudo correr bem não precisam de amas.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Machado Ter 20 Out 2015, 22:13

Boa noite sr. Ferreira,

Ainda bem que se encontra bem, o que interessa é ter saude! Razz

quanto aos emblemas:

tem de facto um tabuleiro com terra e estao directamente em contacto com ele, a gaiola tem sensivelmente as dimençoes que disse
quanto à alimentação nao conhecia as sementes phinoppady que indicou mas irei investigar...

os bichos eu tenho tentado da (já tenho as aves à uma semana e meia, talvez até mais vieram da Holanda), mas nunca os comeram... acha que devo tentar dar aqueles mais pequeninhos?

com os melhores cumprimentos,
Cristina Machado Correia
Machado
Machado

Mensagens : 124
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 29
Localização : Viana

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Ferreira Qua 21 Out 2015, 13:02

Bom dia Cristina Machado.
É foniopaddy e não phinoppady Very Happy
Os bichos devem ser metidos num comedouro de papas mas dos pequenos.
Se cumprir com o que lhe ensinei tem pássaros.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Machado Qua 21 Out 2015, 20:29

Ora muito merci!
Vou fazer tudo direitinho e esperar pacientemente os resultados, imagino que para eles também não seja fácil a adaptação à nova casa :-P

Um beijinho sr Ferreira e obrigada mais uma vez
Cristina
Machado
Machado

Mensagens : 124
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 29
Localização : Viana

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Ferreira Qui 22 Out 2015, 12:12

Bom dia Cristina Machado.
Esqueci-me de lhe responder ao ultimo parágrafo e acrescentar algo mais.
Tamanho dos bichos, tanto faz, mas quanto maiores melhor, porque como lhe disse, eles chupam-nos e não comem a casca.
Compre um frasquinho de Aminovit-L e deita 5 gotas para 100ml de água, fazer isto durante uma semana, depois 2 dias água limpa e mais uma semana a Aminovit-L, depois, de vez enquanto.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Machado Sex 18 Dez 2015, 11:53

Ola Sr. Ferreira,

os emblemas já fizeram a primeira postura de 4 ovitos, vamos la aver como a coisa corre Very Happy

outra coisa: ja 2 semanas (visto que fiz um investimento numa gaiola enorme) decidi comprar um casal de peitos celestes que já a muito que pretendia fiz a desparazitação que fiz aos emblemas...
a minha questão é (e visto que nao há muita informação sobre eles) epoca de criação, tipo de ninho, alimentação... manutenção em geral...

cumprimentos,
Cristina Machado Correia
Machado
Machado

Mensagens : 124
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 29
Localização : Viana

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Ferreira Sex 18 Dez 2015, 12:59

Bom dia Cristina Machado.
Sendo os peito celeste aves africanas, portanto também aves do Hemisfério Sul, é tudo idêntico aos emblema picta, só há uma diferença que ocorre em todos os africanos, é saírem de cima dos filhos e dormirem fora do ninho a partir do 5º dia de nascidos, se o local for aquecido não há problema, agora se não for, morrem de frio. À quem afirme que os criam com amas o que eu duvide, é que por experiência própria na criação de exóticos africanos utilizando amas, os bengalins saem disparados do ninho assim que os pintos saem do ovo e metem-se a espreitar , é que os pintos africanos nascem com uma penugem preta. Quando os tive conseguia bons resultados utilizando o método espanhol que é:
Meter-se uma placa aquecedora dos repteis, ou uma resistência em silicone na parte debaixo das caixas ninho.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Machado Sex 18 Dez 2015, 13:56

Ola bom dia,

Obrigada pela sua pronta resposta,

Eu nos emblemas coloquei um ninho de gould e eles prontamente colocaram s ovitos, nos celestes fiz o mesmo mas da-me ideia que eles preferem o ninho em cima da tabua... pelo que nao sei se será adequado... tem alguma sugestao melhor?
essa ideia da resistencia parece me boa! Nascem com penas genero mandarim?


cumprimentos,
cristina correia
Machado
Machado

Mensagens : 124
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 29
Localização : Viana

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Ferreira Sex 18 Dez 2015, 18:40

Boa noite Cristina Machado Correia.
Ora bem, em estado selvagem constroem duas camaras ou seja, uma bola em que tem o ninho propriamente dito com a entrada dissimulada com uns pastos e outro por cima que é onde dormem a partir do momento em que as crias já tenham 5 dias de nascidos, dito isto, se eles querem fazer o ninho há maneira deles que seja, é meter bastantes materiais. Deixe ficar na mesma a caixa.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Machado Sex 18 Dez 2015, 21:03

Boa noite sr ferreira,

vou deixar o ninho a vontade deles ate porque ja vi o macho fazer a corte para ela hoje (aindaa nao tinha visto) pode ser qe a coisa corra bem... Razz

como estao na cave do a 10m do portao nunca apanham correntes de ar e nunca desce dos 18ºC pode ser que tenha sorte... de qualquer maneira vou investir na tal resistencia...

cumprimentos,
Cristina Correia
Machado
Machado

Mensagens : 124
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 29
Localização : Viana

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Ferreira Sex 18 Dez 2015, 21:23

Boa noite Cristina Machado Correia.
18º é pouco para manter as crias, têm que ter uma temperatura entre os 25º e 28º


Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Machado Sáb 19 Dez 2015, 23:26

Boa noite,

se me aconcelha assim o farei entao Razz

Beijinho Cristina
Machado
Machado

Mensagens : 124
Data de inscrição : 16/01/2012
Idade : 29
Localização : Viana

Ir para o topo Ir para baixo

Emblema picta  Empty Re: Emblema picta

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos