Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem?

2 participantes

Ir para baixo

Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem? Empty Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem?

Mensagem  Ana Margarida Sáb 16 maio 2015, 14:35

Bom dia Sr. Ferreira,
Tenho um viveiro com cerca de 14 caturras, até à relativamente pouco tempo, tudo sempre correu bem. Elas criam, têm os bebes nos ninhos e crescem normalmente. Mais ou menos na terça-feira, as coitadinhas começaram a morrer todas, cerca de duas por dia. Num dia estavam bem e depois chegávamos de manhã e uma ou duas estavam todas moribundas, sem comer, não conseguiam voar, não conseguiam sequer levantar a cabeça do chão! O problema, estas caturras que ficavam assim, depois acabam mesmo por morrer, demoravam cerca de meia hora a morrer depois das encontrarmos todas moribundas! Chegaram a morrer no total cerca de 5 caturras, que eram as que estavam a criar! Tinham ovos e bebes no ninho! Resultado, fomos a um veterinário que informou que devia ser piolho que estava no ninho e que durante a noite, como estavam a criar, iam para o ninho onde apanhavam o piolho que lhe sugava o sangue todo, coitadinhas!!
Fizemos o tratamento e agora está tudo bem, mas ficamos com três caturras sem pais para os criarem! Dessas três, duas já são grandinhas! Uma tem cerca de 18 dias e é uma louca Very Happy Come muito bem e até já tenta comer sozinha! É uma maravilha! A outra é mais velha, deve ter uns 28 dias e não come nada! É tão grande e recusa-se a comer, não come papa de ovo, nem papinha para bebes! Tem sobrevivido porque nós o obrigamos a comer com uma seringa, senão por agora já teria morrido! Fecha muito os olhos mesmo em pé, durante o dia, parece que está sempre a dormir! Colocamos umas gotinhas de animastrath na agua para ver se ela fica melhorzinha e parece que às vezes até resulta, mas depois volta ao mesmo! O que será que se passa com ela??
Por fim, a terceira caturra deve ter entre quatro a seis dias, não dá para ter a certeza pois nunca nos aconteceu tal coisa! Ela tinha duas irmãs, mas quando fomos buscar ao ninho depois de ambos os pais terem morrido, duas já estavam mortas e estavam todas muito frias! Esta foi a única guerreira, quis logo comer e aquecemos uma botija de agua quente, que tem sido o ninho dela! Ela parece relativamente bem, come bem( papinha de bebe que compramos numa loja de animais, com seringa e um tubinho para a ajudar), dorme durante a noite inteira e o coco é normal! O que noto que é alarmante é ar no papo! Já li muito sobre isso e ainda não entendi se é bom ou mau! O que acha? Ela come bem e o ar fica por cima da comida! Hoje dei comida perto das dez e meia e saí de casa, quando cheguei às 13h fui ver como ela estava e parecia que estava a arfar e como está muito calor dei um pouquinho de água e arrefeci a zona onde ela estava, o papo continua bastante cheio, por isso optei por não lhe dar mais comida ate agora, ela também não pediu. O que devo fazer? queria mesmo que ela se safasse pois já me peguei muito a ela! Caso seja necessário posso tirar foto para mostrar para ser mais claro!
Peço desculpa por tantas dúvidas, mas nunca tivemos problemas com os animais!
Muito Obrigada

Ana Margarida

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 29
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem? Empty Re: Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem?

Mensagem  Ferreira Qui 21 maio 2015, 12:26

Bom dia Ana Margarida.
Desculpe de só agora responder mas tenho tido o PC que é fixo desmontado devido a obras onde o tenho.
Não se esqueça de no fim de cada mensagem meter o seu nome, é uma das regras do Fórum que não dispenso.
Quanto aos seus problemas! Até poder o que o Vet. disse, mas há aí mais qualquer coisa que não bate certo, é que se morresse uma e passado unas tempos morresse outra! Vá que não vá. Apanhe as sobreviventes e apalpando, veja se têm o osso do peito a notar-se de modo que pareça uma faca. Meta fotos das fezes.
Quanto Há que não quer comer, é provável a negação, uma vez que lhe faltava pouco tempo para sair do ninho (30 dias) e começar a comer sozinha, dê-lhe de comer e metam-na numa gaiola com sementes no chão, pode ser que comece a comer.
Para essa do papo com ar, provavelmente as papas fermentaram no papo. Causas, tanto poder ser papas confeccionadas retardadas, como ter arrefecido ao ponto de não ter feito a digestão (mais ou menos 39º). Experimente a administrar 2 comprimidos de Zoocerine de uma só vez, caso deixe de ter ar ou reduzir, torne a administrar 2 comprimidos de uma só vez por 24h, mas durante 3 dias seguidos. Meta fotos das fezes das crias para poder ver.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem? Empty Re: Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem?

Mensagem  Ana Margarida Sáb 23 maio 2015, 22:12

Boa noite Sr. Ferreira,
Entretanto, as caturras já voltaram todas ao normal e já estão a criar novamente(as que tenho no viveiro) era mesmo piolho pois depois do tratamento ficaram bem! A doença da faca não era pois a minha mãe conhece bem essa doença(ela cria canários) e disse logo que não era.
A que se recusava a comer já come e já voa! Só come à mão e de vez em quando já começa a ir às sementes. Esta que não comia tem mais de 30 dias. Tenho a outra maluquinha que come sozinha e tudo, já deve ter cerca de 23 ou 24 dias e já está bem orientada!
A bebe continua a ter ar no papo mas já não tanto e já cresceu imenso! Pelas minhas contas já tem 12 ou 13 dias, come muito bem e reclama imenso :p Já tem os olhos abertos, as asas e o corpo cheio de canocos e uma crista a nascer na cabeça! Eu dou-lhe uma papinha própria e desde ontem que comecei a misturar também papa de ovo amarela com sementes para começar a fazer a transição!
Em relação às vezes, são normais, aquele verde meio escuro com branco e o chichi. Na bebe não é verde mas sim um castanho mais claro, parecido com a cor da papinha, por isso deve ser da papinha mesmo!
Muito obrigada pela ajuda!
Cumprimentos,
Ana Margarida

Ana Margarida

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/05/2015
Idade : 29
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem? Empty Re: Caturra bebe, será que estou a fazer tudo bem?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos