Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problema num olho

2 participantes

Ir para baixo

Problema num olho Empty Problema num olho

Mensagem  Isabel Ter 16 Nov 2010, 16:24

Boa tarde,

Mais uma vez estou sem saber o que fazer. Hoje quando fui mudar a comida aos meus canarios reparei que um tinha um olho fechado, todo colado. Nao está constipado, nao tem mais nada de secreçoes mas tem aquele olhinho fechado. Sinceramente nao sei o que poderá ter acontecido porque esteve bem até a pouco. Posso fazer algo? Alguma agua morninha como se faz para limpar os nossos olhos e adequado? Esta mesmo mesmo muito colado.

Muito obrigado

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Ferreira Ter 16 Nov 2010, 18:33

Boa noite Isabel.
Vá vertendo soro fisiológico no olho e ao mesmo tempo abrindo e fechando com muito jeito e depois mêta pomada antibiótica oftalmica, (é a dos humanos e compra na farmácia) não se squeça de espremer a bisnada até sair o liquido protector e aparecer a pomada.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Isabel Seg 06 Dez 2010, 18:12

Boa noite,

Agradeço mais uma vez o seu conselho fiz como mandou. Quando consegui abrir o olhinho ja era tarde demais estava cego (estava com a parte central do olho branca e nao mudou ate hoje). Tem tido o olho meio "melado" por isso quando esta mais do que o normal ponho uma gota de soro.

Infelizmente hoje aconteceu o mesmo ao outro olho, foram questao de horas, sai de casa quando voltei estava colado. Com o soro la consegui abrir-lo mas mais uma vez tarde demais o canario agora esta cego.

Não sei o que fiz de errado onde errei para acontecer isto, o canario está protegido do frio e está na sua propria gaiola nao pode ter sido " bicado".
Mais nenhum canario apresenta o problema mas tenho medo que seja contagioso, é possivel? Será mais que uma conjuntivite devido ao frio e poderá ser algo que infectará todos os meus pequeninos?

A ave em questao tem 3 anos, é um canario gloster corona com aquelas " poupas" de penas. Estou a suspeitar que seja a poupa que causou o problema, o passarinho coça-se muito na cabeça (mas nao tem acaros ja verifiquei). Esta ave tem um pouco "tendencias" asmaticas que nao melhorou apos a desparasitaçao interna. Nao é sempre mas tem " crises de tosse" bastante curtas mas isso ja se verifica desde que o tenho.
Nao vejo sintomas adicionais que expliquem o ocorrido aos olhos, a ave come bem, bebe e nao esta embolado, nem sei que mais fazer. Isolei a ave para estar ainda mais protegida do frio e com medo que seja contagioso.

Agradeço qualquer conselho, estou a ponto de desesperar.
Muito obrigado, cumprimentos


Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Ferreira Seg 06 Dez 2010, 20:46

Boa noite Isabel.
Lamento isso mas é frequente, é o problema da consanguinidade! Claro, se a Isabel por exemplo não tem o hábito de espalhar pelo ar desodorizante ou outra coisa em Spray.
A unica coisa que é contagiosa e mortal é a variola (olhos chorosos, narinas ranhosas e com crostas).
Por favor não mude o pássaro para outra gaiola nem mude a posição da mesma, pois como ele está cego sabe onde está o comer e a água e se mudar só que seja o sentido da gaiola ele deixa de saber onde comer e beber.
Quanto a ver ácaros só se for com uma lupa, não são visiveis a olho nu.
Diz que o desparasitou com o quê e com que fim.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Isabel Seg 06 Dez 2010, 21:46

Boa noite novamente,

Muito obrigada pela resposta.
O unico spray que usado e o desparasitante e é cuidadosamente utilizado para nao atingir os olhos.
A desparasitaçao que fiz foi com o pulmosan para internamente e tambem é feita (nao por mim mas pela minha mae) desparasitaçao externa com um spray proprio.

Os olhos estao melados, mas as narinas estao secas. Esta ave em questao quando a arranjei estava a ser atormentada pelos "colegas" de gaiola que nao a deixavam comer e lhe davam bicadas violentas no bico. Nota-se algumas lesoes no bico suponho que devido a isso ou falta de comida, e tem as narinas diferentes das minhas outras aves porque tem mais penas na zona, mas desde o dia em que a trouxe para casa ate hoje nao se viu alteraçoes absolutamente nenhumas. É uma ave que quando nao esta muito frio canta, e come bem ate engordou um bocadinho estes ultimos tempos (esta com o peito nem magrinho nem gordinho demais). A ave sempre teve esta "tosse" ja vai ha 2 anos, nao é algo recente.
Mantive a ave na sua gaiola so a mudei de sitio.

Pode mesmo assim ser variola? As minhas aves nao tem tido contacto com mais nenhuma ave ha quase 1 ano. A variola tambem é contagiosa para as caturras? Em que espaço de tempo se for a variola devo esperar que os outros desenvolvam a doença?
Devo dizer que se já estava assustada antes agora estou ainda pior nunca pensei que pode-se ser este "papao" de doença.
Muito obrigado, cumprimentos


Última edição por Isabel em Seg 06 Dez 2010, 22:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar factos)

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Ferreira Seg 06 Dez 2010, 22:51

Boa noite Isabel novamente.
A varíola aviária é contagiosa a qualquer ave e a única cura possivel a partir do momento que se descubra é a vacinação de todas as aves não doentes, (as doentes devem ser abatidas e queimadas) mas depois durante um certo tempo todas as vacinadas vão apresentar os sintomas da doença. Isto é só uma explicação.
Se o canário não tem muco nas narinas quer húmido quer seco esteja descançada que não é varíola, alem do mais e por já desconfiar que perguntei sobre as desparasitações, lamento dizer-lhe mas o canário foi cego pela sua mãe ao pulveriza-lo com esse spray, esses insecticidas em regra geral são bons para se combatar tanto piolhos como ácaros mas têm o inconveniente de cegarem as aves desde que as mesmas sejam pulverizadas a menos que 50cm de distância e no caso dos Gloster como têm penas a taparem os olhos e como as mesmas ficam mais tempo impregnadas de insecticida mais tempo fica a irritar os olhos levando-os há cegueira.
Quando mudou a gaiola tem que ter atenção que ele sabe através do magnetismo onde é o Norte magnético e Sul, portanto pode mudar a gaiola de sitio mas tem que a meter na mesma posição, Exmplo, se o comedouro estava virado para norte no novo sitio o comedouro tem que ficar na mesma virado para norte, caso contrário anda há procura do comedouro no sentido inverso OK?
Torno novamente a dizer, se não tem muco nem crostas nas narinas não é varíola, quando aparece é ao mesmo tempo que nos olhos e morrem ao fim de 3, 4 dias.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Isabel Seg 06 Dez 2010, 23:44

Boa noite novamente,

A aplicaçao do spray nao coincide com a cegueira. A ultima aplicaçao ja foi ha mais de 1 mes.
Nao tive atençao a rotaçao da gaiola mas a ave ta orientada porque acho que ve luz, pelo sim pelo nao amanha rodo a gaiola.

Olhinhos lacrimejantes sim muco no nariz nao, bem entao espero uns dias ate descançar completamente da ideia da variola.

Mais uma vez muito obrigado, peço desculpas por tar sempre a perguntar coisas.
Muito obrigado cumprimentos




Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Ferreira Ter 07 Dez 2010, 15:44

Boa tarde Isabel.
O problema está aí, os pássaros não cegam logo. O ano passado aconteceu-me o mesmo com um Gould que tinha comprado, pois tenho por hábito borrifar com insecticida todos os pássaros que compro antes de entrarem no aviário e talvez por descuido borrifei-o perto demais, ao metê-lo na gaiola reparei que tinha os olhos fechados devido ao insecticida mas no dia a seguir estava bem, passado um mês estava completamente cego, o insecticida foi o MEN FOR SAN

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Isabel Ter 07 Dez 2010, 17:44

Boa noite,

Bem se assim o foi tenho imensa pena que tenha sido por descuido mas fico mais descansada por nao ser variola.

Tem estado temperaturas negativas onde vivo nao sei se isso tambem podera ter influenciado e ser como nos humanos " vista constipada", bem que tento proteger os pequeninos o melhor que posso, mas tambem nao os posso abafar com calor que começam a largar penas fora de epoca.

Hoje verifiquei todos 1 a 1, estao todos bem com uma execpçao de um tambem gloster corona que parece constipado (faz uns ronrons ao respirar), narinas limpas , olhos saudaveis e apetite no sitio.

Verifiquei hoje os olhos do doente, continuam melados mas consegue abrir los bem. Custuma os ter fechados suponho que lhe doi. As narinas nao tem crostas nem os olhos, mas de manha quando peguei nele para ver a 1º vez tinha nas narinas umas secreçoes liquidas transparentes/esbranquiçadas que diminuiram com o passar do dia. A minha mae diz que com o frio os mais fracos e pequenos podem se ter constipado, posso lhes dar algo pa ajudar se for mesmo constipaçao?
A ave come, bebe, passou parte da manha a investigar o novo local da gaiola.

Muito obrigado, mais uma vez peço desculpa por tar sempre com perguntas e com a minha ignorancia.
Cumprimentos

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Ferreira Ter 07 Dez 2010, 17:57

Boa tarde Isabel.
Compre na farmácia ou manda vir Anima Strath para aves, administra conforme vier no folheto informativo, isto é um tónico fortificante natural.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Isabel Sex 10 Dez 2010, 23:00

Boa noite,

Bem o meu pequenino ja recuperou parte da visao de um dos olhos Very Happy ja abre ambos os olhos nao completamente mas abre.Ainda estao meios chorosos mas suponho que seja como nas pessoas e a lesao no olho doa e cause o "chorar"
As narinas ja estao secas mesmo limpas.
A tosse tao habitual naquela ave tambem diminui um pouco.
Será melhor deixar lo no novo local em vez de daqui a uma semana ou assim o devolver para o pé dos outros? Parece-me ser uma ave muito sensivel ao clima e nao se importou por estar longe dos "compinxas".

O meu outro pequenino que parecia constipado com os ditos "ronrons" tambem ja esta melhor, nem comprei o produto que falou porque na manha seguinte ja fazia muito menos barulho. A cada dia que passa melhora.

Ainda ha risco de ser a variola? E se nao se importa em eu perguntar, e uma doença muito comum? Quais sao os meios de contagio?

Muito obrigada, Cumprimentos

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Ferreira Sáb 11 Dez 2010, 12:52

Bom dia Isabel.
Não sei porque pede ajuda se depois não cumpre com o que aconselhei, mas ok!! Não se brinca com problemas respiratórios, pois se forem atacados quando aparecem há cura, se não forem atacados passam a crónicos e aí já não há remédio que os valha, passando o resto da vida com altos e baixos ou seja, tanto apresentam sinais da doença como no outro dia parecem nada terem e no outro dia parecem estar a morrer.
Quanto há varíola aviária, ela anda por aí tal como a gripe e em especial quando a humidade é excessiva. Presentemente o virús está controlado mas de um momento para o outro pode explodir, a Itália, Suissa, França, Belgica só muito recentemente foram autorizados a exportar aves de toda a espécie, em Portugal na altura também houve um grande surto em que dezenas de explorações de frangos e perus tiveram que abater tudo e fechar portas, o grande risco hoje em dia é a própria vacina que protege os vacinados mas contamina os não vacinados, suponha que um criador de canários mora paredes meias com um aviário de frangos e estes foram vacinados, se houver uma fuga do vírus das instalações pode querer que os canários desse criador ficam todos contaminados com varíola.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Isabel Sáb 11 Dez 2010, 22:47

Boa noite,

Peço desculpa nao sabia que mesmo ja estando melhores mesmo assim seria melhor dar o produto, nao fazia mesmo ideia. Tentarei entao encontrar lo. A ave que teve o problema nos olhos ja arrebitou quase que completamente, e a outra com os ronrons ja esta quase a 100%, mas irei fazer os possiveis por encontrar o produto que falou ja que e importante.

Muito obrigado pela explicaçao, acho deveras curioso o problema estar na prevençao por parte de uns.

Muito obrigado cumprimentos

Isabel

Mensagens : 57
Data de inscrição : 17/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Problema num olho Empty Re: Problema num olho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos