Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

3 participantes

Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  C. Costa Sex 29 Ago 2014, 22:21

Boa noite, Sr. Ferreira.
Tenho seguido com interesse muitos tópicos do seu fórum, no intuito de aprender mais sobre a criação dos periquitos australianos, pois sou apenas criador amador, com pouca experiência ainda, apenas pelo amor a estas aves que acho maravilhosas.
Tenho alguns casais a criar e tento dar-lhes as melhores condições que posso e sei, mas ultimamente tem-me surgido um grave problema: em alguns ninhos as crias morrem já com 2 semanas ou mais, os pais tratam-nos bem, alimentam-nos, estão muito bem desenvolvidos até serem já grandinhos e de repente, de um dia para o outro, aparece algum morto. Quando isto acontece, nunca é só um, em dias a seguir morrem outros. E geralmente têm comida no papinho, não é por deixarem de os alimentar. Vai-se metade da ninhada ou mais, faz tanta pena vê-los tão lindos e morrerem assim sem saber porquê, já com penas, gordinhos e tudo.
Agradeço se me puder ajudar com alguma indicação, se haverá alguma medida a tomar. Eu costumo tirar sempre os ninhos no fim de cada criação, limpar, pôr ao sol, até já pus ninhos novos em alguns, mas acontece o mesmo.
Obrigado pela atenção, fico a aguardar a sua resposta.
C. Costa

C. Costa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Re: Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  carlos martins Sex 29 Ago 2014, 23:48

Não será a femea que os mata. Eu tinha aqui um caso desses e quando tinha cerca de 2 semanas começavam a morrer crias e restavam só uma a ou 2, desconfie disso e começei a tira-la do ninho e o macho acabo de cria-las. Segundo consta isso acontece por as femes sentirem-se ameaçadas por novas femeas e dai mata~las.
Eu fiz isso e resultou.
Pode ser outras coisas, mas este foi um caso que me aconteceu.
Espera pela resposta do sr Ferreira, para ver o que ele diz.
carlos martins
carlos martins

Mensagens : 230
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 54
Localização : Quarteira-Algarve

https://www.facebook.com/carlos.martins.9028194

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Re: Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  Convidado Sáb 30 Ago 2014, 07:23

Penso que se fosse a fêmea a matar as crias eles apareciam bicados, e bem bicados.
Deve ser doença que anda aí, acho estranho é eles morrerem já com penas, normalmente morrem na primeira semana.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Re: Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  Ferreira Dom 31 Ago 2014, 13:59

Boa tarde Celina Costa.
Penso que é assim que se chama, caso afirmativo agradecia que metesse o seu nome legível uma vez que posso confundir como por exemplo Carlos Costa.
De facto morrerem com 2 semanas não é habitual e as causas podem ser as duas coisas, se como diz o amigo José Jesus as crias não apresentem sangue de ser mortas pela mãe e que acontece pelo que explicou o amigo Carlos Martins e que é verdade, só resta para as causas das mortes ser bactérias ou parasitas, por esse motivo pergunto se costuma desparasitar os seus pássaros em especial internamente e se no princípio da época de criações costuma fazer um tratamento preventivo contra bactérias em especial salmonelas e E-Coli?
Alem das sementes que mais lhes dá de alimentação?

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Problemas nos ninhos dos p. australianos

Mensagem  C. Costa Dom 31 Ago 2014, 22:14

Boa noite, Sr. Ferreira.
Costumo desparasitar os adultos com Vermizoo, aproveitando a época em que estão em descanso, sem os ninhos.
Mas para as salmonelas e E. Coli não sei que tratamento se deve fazer, de facto nunca o fiz. Tenho muito cuidado com a higiene e desinfeção dos bebedouros, comedouros e tabuleiros das gaiolas, limpo tudo frequentemente e lavo com lixívia , depois enxaguo bem e deixo secar ao sol. Tiro sempre os ninhos após cada ninhada, lavo e deixo também ao sol uns dias.Tenho cada casal em sua gaiola.
Quanto a alimentação, compro mistura de sementes para periquitos e junto um pouco de alpista, porque trazem pouca ou nenhuma, e dou papa amarela, de cria, quando têm filhotes, em comedouro separado. De resto, só de vez em quando ponho uma folhinha de serralha, que eles adoram, mas só uma vez por semana, ou menos. Quando estão em descanso ou que os acho mais fraquitos, ponho uma gotinha de Anima-Strat na água, ou uma vitamina E da Versele-Laga, mas essa só mesmo quando não estão a criar.
Houve uma pessoa que me disse para dar aos filhotes que restavam num dos ninhos, quando começaram a morrer os primeiros, meio comprimido de Zooserine, mas tive receio de fazer ainda pior e não dei. Será que ajudava?
Muito obrigada pelos seus conselhos, que aguardo ansiosamente.
Cumprimentos.
Celina Costa

C. Costa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Re: Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  Convidado Seg 01 Set 2014, 07:26

O zooserine não cura nada, podiam durar mais um dia, mas sem saber o problema acabavam por morrer à mesma.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Re: Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  Ferreira Seg 01 Set 2014, 12:55

Bom dia Celina Costa.
Tudo leva a querer que o problema esteja nas bactérias vindas na papa ou então por as ter ao ar ou por as ter em quantidades no comedouro que não as comam todas no máximo em 2 dias, é preciso ver que na composição das mesmas são há base de ovo e este é causador de muitas mortes devido a apanharem salmonelas com muita facilidade, dito isto, vai arranjar Salmocoli da Zoopan e administra a todos os pássaros incluindo aos que têm filhos, uma vez que os adultos na maioria dos casos são portadores mas não se manifestando a doença a não ser que enfraqueçam por algo, no entanto as bactérias manifestam-se nos filhos em especial na primeira semana de vida.
O frasco vem com a boca selada por uma placa de alumínio e para que não se estrague por estar em contacto com o ar, fura só um pedacinho junto há boca do frasco de modo que o pó escorra, ter sempre o medicamento guardado em local seco e fresco, não pode apanhar humidade e temperaturas superiores a 30º. Na embalagem vem uma colher anexa que cheia de pó é para um litro, a dita, a meio tem um tracinho para meio litro. Caso queira fazer só 2,5dl de água, divide a quantidade de meia colher a meio dando uma parte e guardando a outra enrolada num pedacinho de folha de alumínio para dar no dia seguinte. O tratamento a fazer é durante 5 dias seguidos e a seguir não pode administrar Anima Strath ou outro complexo que contenha vitaminas da classe-B.
Não deve dar alface ou verduras da mesma família tais como rúcula e muito menos serralha ou folhas de dente de leão por lhes provocar diarreias. Dê antes espinafres, nabiças, brócolos, cenoura, pêros.
Que tenham sempre um comedouro com GRIT
*MUITO IMPORTANTE*
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24h estão alterados e podem matar, de igual modo não devem apanhar Sol.
Todas as vezes que estiverem a antibióticos, tem que lhes tirar todas as fontes de cálcio que tenham há disposição (GRIT, osso de choco, ou em liquido), por neutralizar a maioria dos químicos que compõem os antibióticos.
Quanto ao Zoocerine
É um antibiótico bom mas só serve em S.O.S. tal como os medicamentos receitados nas urgências em Hospitais dos humanos.
A escrita já vai longa e penso que por agora está elucidada Very Happy

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Problemas nos ninhos

Mensagem  C. Costa Seg 01 Set 2014, 23:33

Muito obrigada, Sr. Ferreira, pelos preciosos conselhos que me deu.
Vou procurar o Salmocoli e fazer tal como me diz.
De facto eu já me tinha lembrado se o problema teria a ver com a papa, isto porque tenho uma fêmea que nunca costuma dar papa aos filhos, embora eu lha ponha também, e com esses por agora não tem havido nada.
Na gaiola ponho só uma colherinha de papa de cada vez e ponho nova quase todos os dias, mas comprei um saco maior, que sai mais barato, e tenho-a guardada numa caixa plástica, com tampa fechada, de onde vou tirando para lhes dar, na verdade já está lá há um tempo... É o tal caso: o barato sai caro, pelos vistos foi o que me aconteceu, mas a partir de agora só passo a comprar um pacote pequeno de cada vez. Como é seca, nunca pensei que ganhasse assim bactérias, fiquei a saber da pior maneira... Enfim, com as experiências e a ajuda de pessoas como o senhor é que vamos aprendendo, espero que sirva também de exemplo para outros.
Mais uma vez agradeço a sua presteza e boa vontade em ajudar, e desejo-lhe tudo de bom, bem haja!
Cumprimentos.
Celina Costa

C. Costa

Mensagens : 22
Data de inscrição : 29/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Re: Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  Ferreira Ter 02 Set 2014, 11:08

Bom dia Celina Costa.
Não aconselho a dar-lhes papa seca, é que essa papa deteriora-se com mais facilidade uma vez que tem que ser molhada ou simplesmente molhada por eles tanto do resto de estarem a beber ou a saliva, dê-lhes antes papa húmida há base de ovo e que seja mais para granulada que em pó, esta papa aguenta-se mais tempo porque trazem na sua composição conservantes.
Se na mistura de sementes que compra tiver pouca aveia descascada, adicione mais, é que a aveia não engorda e dá-lhes mais robustez.
Tenha sempre em atenção as recomendações que lhe dei sobre medicamentos em especial quando se trate de antibióticos.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas nos ninhos dos periquitos australianos Empty Re: Problemas nos ninhos dos periquitos australianos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos