Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra não come

2 participantes

Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Ter 26 Ago 2014, 10:02

Bom dia !
Sr. Ferreira, estou a criar uma caturra à mão (é de um familiar meu), entregaram-ma no Sábado, não sei que idade tem, no entanto já está cheia de penas e já voa. O que disseram ao meu familiar foi que ela comia 4 papas por dia (manhã, almoço,tarde, noite). Desde o primeiro dia que esta não quer comer tendo eu que a obrigar, quando verifico o papo antes de comer está vazio (tem um comedouro com comida no fundo da gaiola). Informo que lhe estou a dar o nutribird21,fezes hoje eram amareladas e que pesa aprox. 100 grs. Depois de ler alguns casos no seu forum, resolvi hoje administrar na 1ª toma do dia 1 gota de adminovit-l junto com a papa. Informo tambem que tenho em caso 3 capsulas de FP 20/20 e de complexo B caso seja necessario. Sr. Ferreira agradecia que me disse-se o que devo fazer, pois eu tenho uma caturra que criei á mão e comia lindamente e esta se não obrigo não come nada.
Desculpe o incomodo que lhe estou a causar, mas não sei mesmo o que fazer.
Cumprimentos
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Ter 26 Ago 2014, 12:08

Bom dia Maria Carriço.
Devia ter metido fotos das fezes para poder ver se é uma simples diarreia ou se mais alguma coisa.
Sem se saber a idade é sempre difícil tratar-se um pássaro saído do seu ambiente ainda por cima e provavelmente na altura do desmame. Utilize uma sonda curva lhe introduzir a papa, a se 2,7mm serve perfeitamente  https://www.google.pt/search?q=sonda+para+alimentar+passaros&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=_Wj8U8KRMozX7AbUhoCIBA&ved=0CCkQsAQ&biw=1024&bih=651#facrc=_&imgdii=_&imgrc=UKLgeLR51hjTuM%253A%3By_qtt7M9A1PXIM%3Bhttp%253A%252F%252Fimg2.mlstatic.com%252Fs_MLB_v_O_f_4298010437_052013.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ruralban.com%252Fponteira-canula-para-alimentacao-de-filhotes-de-passaros-pr-2909-104903.htm%3B500%3B254 
Não mete o Aminovit-L na primeira seringada, mas antes metade do pó de uma cápsula por dia até perfazer 6 dias.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra com fome

Mensagem  Maria Carriço Ter 26 Ago 2014, 12:30

Sr. Ferreira
Obrigado pela resposta, mas como deve visualizar não se consegue perceber uma grande parte. Agradecia que ma enviasse novamente.
Obrigado, um beijinho
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Ter 26 Ago 2014, 14:49

Sr. Ferreira
Por favor não considere a minha mensagem anterior pois eu não tinha visto bem a sua mensagem pois foi vista á pressa, mas agora com mais calma percebi que era o site das sondas. Desculpe.
Vou administrar o FP20/20 como o Sr. Ferreira disse e depois lhe direi como a caturrinha está (se já come melhor).
Obrigado por tudo.
Um Beijinho
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Convidado Ter 26 Ago 2014, 19:51

Ela não come porque já é demasiado grande para criar à mão.
Porque carga de água vai criar à mão uma caturra que já voa?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não Come

Mensagem  Maria Carriço Qua 27 Ago 2014, 10:09

Bom dia Sr. Borllock
A caturra quando foi aquirida o vendedor disse que embora cheia de penas ainda comia 3 a 4 papas por dia e ela foi comprada nessa condição para acabar de criar à mão. Após o 2º dia na nossa posse ela começou a dar pequenos voos mas o problema foi sempre a comida, não abre o bico e nunca tem fome. Antes de lhe dar comida verifico o papo e sinto que está vazio embora a veja picar na comida que tem no comedouro no fundo da gaiola. Ela é muito ativa quando me vê só quer sair da gaiola, o problema é mesmo a comida. Agora com o que o Sr. me disse não sei o que fazer( reduzir a toma das papas?).
Sr. Ferreira o que acha acerca do que o Sr. Borllock disse na mensagem anterior. Por favor peço ajuda.
Obrigado aos dois
Cumprimentos
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Qua 27 Ago 2014, 10:17

Bom dia novamente!
No site hppt://placeofbirds.pt.vu/ (para terem uma ideia de como é a minha) está uma caturra canela criada à mão com o corpo todo preenchido de penas.
Obrigado
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Qua 27 Ago 2014, 12:10

Bom dia Maria Carriço.
Nada mais digo e até mesmo se a quisesse ajudar também não podia uma vez que não sabe a idade e de cada vez que escreve vai acrescentando algo, primeiro disse que não tocava no comer que tem no fundo da gaiola, agora diz que a vê picar no comer!!

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Qua 27 Ago 2014, 14:45

Sr. Ferreira, boa tarde!
Quando informei que a caturra não comia, estava-me a referir á papa dada pela seringa o que continua a acontecer. No que diz respeito ás sementes eu vejo-a a picar mas sempre que lhe apalpo o papo (antes de lhe tentar dar a papa, que vai comendo a muito custo) este está vazio.
Não se aborreça comigo, foi um mal entendido.
Beijinho
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Qua 27 Ago 2014, 17:44

Boa tarde Maria Carriço.
Não é aborrecido mas antes zangado, tem que compreender que se trata de um ser vivo e não de um calhau.
OK, OK. Só preciso saber se vê cascas de sementes no comedouro ou no fundo da gaiola.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Convidado Qua 27 Ago 2014, 19:27

Maria, no meu site viu aquelas caturras amarelas pequenas? É com essa idade que se tira para criar à mão mais ou menos.
A sua foi tirada muito tarde, já quase independente, já que diz que voa e já bica na comida.
O que tem a fazer agora é verificar se ela come por ela própria, vendo se vê cascas abertas na comida, se não vir tem de a obrigar a comer a papa, caso contrário morre à fome.
A palpe o osso do peito.
Coloque uma foto dela aqui.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Qui 28 Ago 2014, 17:51

Boa tarde Maria Carriço.
Estou à espera de uma resposta sua.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Qua 03 Set 2014, 11:33

Olá Sr. Ferreira, como está?
Só hoje me foi possivel entrar no forum e gostaria de o informar que a caturra já come a papa dada pela seringa (já abre o bico sozinha não é preciso obrigar), no entanto em relação á semente só pica e não vejo cascas abertas no fundo da gaiola e quando lhe apalpo o papo antes de comer a papa este está vazio. Outra coisa que ela faz é entrar para dentro do comedouro ou então para dentro de uma tigelinha que coloquei no fundo da gaiola com semente e com as patas espalha a semente toda. Já pensei em juntá-la com outra caturra (macho)que tenho com 1 ano e meio para ver se aprende a comer. O que acha? Informo também que lhe dou papa 3 vezes ao dia (7h00,14h00,21h00). Outra coisa Sr. Ferreira não esteja zangado comigo porque eu não trato mal os animais pelo contrario, gosto muito deles e sempre fui habituada a tê-los, e se lhe peço conselhos é porque não sei o que fazer e não quero que eles sofram.
Um beijinho
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Qua 03 Set 2014, 19:23

Boa tarde Maria Carriço.
Pode meter a gaiola onde ela está perto da outra caturra para se irem habituando, mas só a pode juntar quando ela de facto comer bem sozinha, até porque pode ser um macho e haver briga.
Na primeira seringada e até começar a comer sozinha, vai deitar uma gota de Aminovit-L ou Anima Strath.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Qua 03 Set 2014, 22:58

Sr. Ferreira
Obrigado pelo conselho, vou fazer o que me disse.
Mais tarde darei noticias.
Um Beijinho
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Qui 18 Set 2014, 10:44

Olá Sr. Ferreira
Cá estou eu novamente um pouco desesperada pois continuo a dar papa á caturra com a seringa mas a muito custo pois parece que nunca tem fome. Estou a colocar uma gota de aminovit L na primeira toma como o Sr. recomendou. Estou-lhe a dar só papa de manhã e à noite para ver se tem fome mas nada, quando lhe vou dar com a seringa à noite parece que tem muita fome mas depois de lhe dar um pouquinho o resto já lhe dou a muito custo (tambem já experimentei outra papa e nada). Verifico o papo está vazio e as sementes não estão descascadas embora a veja a picar. Coloquei a gaiola frente a frente com a outra para ver se aprende e nada. Informo que tambem tem diarreia verde. Ajude-me Sr. Ferreira pois já não sei mais o que fazer.
Um beijinho
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Qui 18 Set 2014, 12:04

Bom dia Maria Carriço.
Não lhe pode dar a papa a bochechos. Tem que comprar uma agulha/sonda de 2 ou 2,7mm conforme lhe expliquei e injecta a papa no papo de uma vez só.
Fezes verdes sinónimo de salmonelas, isso tem a ver com o modo como a Maria Carriço está a tratar o pássaro. Os utensílios têm que ser fervidos assim como a água a utilizar na papa, não pode guardar restos nem tão pouco por 1 ou 2 horas, repare na data da farinha.
Deixe de administrar na papa o Aminovit-L e em seu lugar vai adicionar a quantidade de uma unha do dedo mindinho de pó antibiótico Salmocoli, fazer isto durante 5 dias seguidos. Torno novamente a avisar, nada de suplementos vitamínicos porque eliminam o antibiótico.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Qui 18 Set 2014, 12:22

Sr. Ferreira
Obrigado pela ajuda, vou tentar encontrar a sonda pois aqui em Vila Viçosa é muito dificil. Em relação ao material e à papa eu estou a ferver tudo antes de lhe dar e não lhe dou restos de comida. Vou fazer o que me disse. Darei noticias brevemente
Um Beijinho
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Qui 18 Set 2014, 12:47

Bom dia Maria Carriço.
Se onde costuma comprar as suas coisas para os pássaros gastem produtos da AviZoon, peça para que lhe encomendem o KIT de alimentação à mão da AviZoon. http://www.avizoon.pt/pt/produto/6+228/kit-de-criacao-ou-tratamento-a-mao-i/
Se diz que ferve tudo, então é a farinha estragada.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty caturra não come

Mensagem  Maria Carriço Qui 18 Set 2014, 14:35

Boa Tarde
Sr. Ferreira como lhe disse, nestes meios pequenos é muito dificil encontrar certo material, assim informo que não encontrei o salmocolli mas sim o Fp 20/20. Diga-me pode administrar este? se sim faço como da outra vez, meia capsula durante 6 dias na 1ª toma? Em relação à sonda também não têem, vou falar com eles para ver se mandam vir o Kit.
Sr. Ferreira, a antibiotico pode-se dissolver num pouco de agua fervida e quando estiver morna dar com a seringa? Penso que seja mais facil neste caso ( podia tentar).
A data de validade da papa é para 06/2015, talvez o que eu tenha feito mal foi ferver a agua para misturar na farinha e guarda-la num recipiente e depois ir aquecendo á medida que fazia falta.
Mais uma vez desculpe o incomodo
Beijinhos
Maria Carriço

Maria Carriço

Mensagens : 22
Data de inscrição : 01/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Ferreira Qui 18 Set 2014, 19:50

Boa noite Maria Carriço.
Hoje em dia temos tudo há mão e perto, basta um simples clique e já está, portanto não venha com a desculpa que vive no interior do Alentejo para arranjar isto ou aquilo, eu também vivo no Alentejo e não tenho problemas em arranjar seja o que for Very Happy
Embora o FP20/20 seja mais preventivo que curativo sim, pode administrar FP20/20 sento o pó de meia cápsula misturada na papa da primeira toma, também pode diluir a mesma quantidade de pó em 0,5cc de água destilada (a dos ferros de engomar) e dar-lhe com a seringa durante 5 dias seguidos na primeira toma.
A água depois de fervida não deve ser misturada seja com o que for a temperaturas superiores a 30º

Um beijinho, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra não come Empty Re: Caturra não come

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos