Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturras - Gaiola

3 participantes

Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Caturras - Gaiola

Mensagem  Artur Correia Qua 28 maio 2014, 17:36

Boa tarde,

Queria pedir a vossa ajuda para o seguinte:
Eu ah 2 semanas mais ou menos, arranjei uma gaiola com as seguintes medidas 45X40X34 (comprimento, altura, largura). A caturra esta lá desde então e já esta praticamente domesticada, graças a gaiola tive maior acesso a caturra e tudo. A minha gaiola não tem grade por baixo, eu tenho metido papeis por baixo, para ser mais "higiénico", mas a caturra (cujo nome é a Becas), de vez em quando vai lá para baixo e começa a pegar nos papeis e anda com eles de um lado para o outro, significa alguma coisa? Tenho que me preocupar se ela comer um pouco de papel ? Sad
Outra questão, eu tenho um amigo que tem uma caturra (macho), ah pouco mais de 10 anos mais ou menos, sempre esteve na gaiola e sozinho. A pouco mais de um ano é que ele começou a sair da gaiola pelo dedo do dono.

Será que reúno as condições necessárias para acasalamento se os juntar?

A minha gaiola é de criação dá para por uma separação a meio, logo tem quatro portas de mola para colocar o ninho. 2 a frente e 1 em cada lado da gaiola. Estive a ver os ninhos e digo desde já que 8 euros pelo ninho é caro s: mas o problema não é esse. O problema é onde prender o ninho :s

Podem-me ajudar em todas estas questões?
Obrigado

Cumprimentos,
- ArturCorreia

Artur Correia

Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Ferreira Qua 28 maio 2014, 18:20

Boa tarde Artur Correia.
Para já uma gaiola com essas dimensões é pequeníssima para uma caturra quanto mais para 2 e fazerem criação Twisted Evil No mínimo a gaiola deve ter de dimensões 100x50x50cm com ninho exterior.
A caixa ninho deve ser na horizontal e ter de dimensões uma base de 20cm por 30cm de altura com entrada de 7cm.
Não há problema com a idade do macho do seu amigo, já idade da fêmea que não diz, deve ter pelo menos ano e meio a dois anos, mas atenção, que só deve ser junto desde que primeiro se vejam durante uns tempos e mesmo assim tem que se ter muita atenção hás reacções da dona da gaiola, é que para ela o macho é um estranho e por conseguinte pode haver sangue de briga.
Quanto ao papel que tem no fundo da gaiola, se for do das cozinhas não há problema do papel em si, no entanto como o papel está conspurcado com fezes não é lá boa coisa, já se for de jornal, aí sim faz bastante mal porque a impressão é feita com tinta há base de chumbo, ora o chumbo é das coisas mais tóxicas que existe ao de cimo da terra. Sempre pode pôr no fundo da gaiola areia.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Artur Correia Qua 28 maio 2014, 19:23

Hum, Obrigado pela sua resposta.

Era bom se eu conseguisse arranjar uma gaiola com essas dimensoes, se voce souber de alguem que queira dar ou vender agradecia Smile

Já juntei os 2 na mesma gaiola e parece que é ele que manda e não ela  Razz

Quanto a areia, sabe me dizer o preço dela e em quantos em quantos dias tenho de troca-la?

Cumprimentos,
- ArturCorreia

Artur Correia

Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Artur Correia Qua 28 maio 2014, 19:49

Caturras - Gaiola 10365903_10201069171451139_902094264556767298_n

Caturras - Gaiola 10357600_10201069171411138_838450303601330083_n

Fica aqui 2 fotos da gaiola e da minha becas Razz

Cumprimentos,
- ArturCorreia

Artur Correia

Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Ferreira Qua 28 maio 2014, 20:04

Boa tarde Artur Correia.
As aves em criação fazem a corte e portanto necessitam de um espaço mínimo para o fazerem.
O que não falta na internete é anúncios e sitios de gaiolas viveiros para psitacídeos com as dimensões que eu digo ou aproximadas.
Quanto há areia, se viver perto do mar, basta lava-la em diversas águas e na ultima adicionar na dita antes de meter a areia 2 gotas de tintura de iodo por cada litro de água e deixar repousar durante uma hora, depois pode escorrer e deixar secar. També existe areias especificas para gaiolas e há quem utilize a terra dos gatos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Artur Correia Qua 28 maio 2014, 20:18

óbrigado Smile

cumprimentos,
-ArturCorreia

Artur Correia

Mensagens : 16
Data de inscrição : 12/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Convidado Qua 28 maio 2014, 20:59

Coitados, criarem nessa gaiola é que não.
O ninho deve ser na vertical, e não na horizontal, deve ter sido lapso do sr ferreira.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Ferreira Qua 28 maio 2014, 22:00

Boa noite José Jesus.
Sim foi equivoco, as caixas ninho devem se na vertical Very Happy , claro que se as coitadas não tiverem mais nenhum e chegando o momento de fazerem a postura!!! Que remédio se não num horizontal, é tal e qual quando uma mulher chegar a altura de parir se não tiver uma cama!!! Que remédio se não parir no chão lol! .
A maioria dos psitacídeos fazem o ninho em buracos na vertical há excepção dos cabeças de ameixa que o fazem em fendas nas rochas, assim como alguns da América Central escavando galerias nas barreiras de terra, os periquito monge fazem um ninho fechado com ramos e os ficheri fazem o ninho rapinando os ninhos comunitários dos pardais africanos, há ainda outros que o fazem rapinando termiteiras mas na vertical.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  carlos martins Qui 29 maio 2014, 08:24

Bom dia a todos.
De  facto essa gaiola quase nem conseguem bater as asas quanto mais para meteres um casal para criarem.
Para resolveres esse problema é bastante facil e até mais barato do que comprares uma gaiola, baste ires a uma casa que venda rede galvanizada e comprares 2 metros dessa rede, neste topico https://forumdoferreira.forumeiros.com/t1570-construcao-viveiro  que eu postei mostra uma das maneiras de fazeres uma gaiola, mas se não quiseres comprar as prateleiras fazes assim.

Supondo que compras dois metros de rede com 1 metro de largura + granpos e um alicate proprio para aghrafar os ganpos.
1 º cortas dessa rede 1 metro, depois de 50 em 50 cm dobras a rede até fazeres um paralelipipedo nas pontas soltas agrafas os granpos e tens a estrutura base pronta.
2º De seguida é fechar os topos, da restante rede que sobrou corta dois paineis com 50x50cm e de seguida agrafa os 2 topos e tens a gaila quase pronta,
3º Fazer as portas e colocar poleiros.
O restante que sobra da rede serve para fazer as portas se fizeres uma porta de 15x15cm o bocado a cortar para fazer a porta deve ser de 20x20cm ou seja a porta deve ser sempre maior que o buraco que fizeres na gaiola.

Penso que esta é uma das soluçõe que tens, a rede normalmente se venda em casas de vedações,e á sempre o investimento do alicate e da tesoura de cortar rede, mas estes servem para futuras gaiolas.
carlos martins
carlos martins

Mensagens : 230
Data de inscrição : 27/06/2012
Idade : 54
Localização : Quarteira-Algarve

https://www.facebook.com/carlos.martins.9028194

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Ferreira Qui 29 maio 2014, 12:10

Bom dia.
Também podem fazer uma gaiola seguindo as indicações do meu antigo sitio.
http://forumdoferreira.no.sapo.pt/artigos_002.htm

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturras - Gaiola Empty Re: Caturras - Gaiola

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos