Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

3 participantes

Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Alexandre Jose Sex 22 Out 2010, 14:55

Boa Tarde sr.Ferreira!
Venho dar-lhe a conhecer mais um acontecimento nas minhas criações que é o seguinte...tenho um casal de fischer, o qual esta na primeira postura desta época.Quando a femea estava a por eu ia espreitando o ninho e quando cheguei a ver 6 ovos nao espreitei mais e fiquei á espera que os pequenotes nascessem...os pequenotes nascem apartir do dia 25 de Outubro mas hoje deu-me a tentação e espreitei o ninho para ver se estava tudo bem e qual nao foi o meu espanto ao ver que afinal a femea tem 8 ovos!!Fiquei bastante admirado pq nunca me tinha acontecido!!
Agora as minhas perguntas são as seguintes sr.Ferreira:

-acha que devo retirar alguns ovos ao casal para nao desgastar tanto a femea?se for para retirar algum ovo qual ovo é que devo tirar?(tenho aquela lampada para ver se ovos estao galados mas nunca utilizei)
-fiz o tratamento que o sr.Ferreira me aconselhou para a época de criação, devo dar alguma coisa á base de calcio ou coisa parecida para a femea se reestabelecer?Ela esta bonita e o macho alimenta-a normalmente, tem grite, casca de ostra e tambem bloco de argila para os pombos á disposição e todas as semanas dou fruta e legumes...
Se o o sr.Ferreira achar que deva dar mais alguma coisa aguardo o seu conselho!

Cumprimentos e Obrigada
Alexandre josé
Alexandre Jose
Alexandre Jose

Mensagens : 36
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 46
Localização : Vendas Novas

http://alexjose-aves.webnode.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Re: Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Paulo C. Sex 22 Out 2010, 15:42

Isso é algo que não é nada comum e habitual, 8 ovos!!! A primeira coisa que me ocorre perguntar é se tenm a certeza absoluta que tem um casal, e não duas fêmeas? Admitindo a possibilidade que foram todos colocados por uma fêmea, o desgaste do choco é o mesmo quer choque 4 ou quer choque 8 ovos. Já na criação de filhotes, não é a mesma coisa se nascerem 4 ou 8 filhotes!! Eu se fosse a si, tentava observar se estão galados e retirava do ninho os que não tivessem passarinho, mas também não tem mal se deixavar os ovos estarem todos quietinhos no ninho. Tem é que ter atenção ao que nasce, porque se nascerem muitos passarinhos, é natural que tenha de ser você a ajudar e a criar alguns à mão.
Paulo C.
Paulo C.

Mensagens : 62
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 56
Localização : Seixal

http://www.passarilreal.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Re: Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Ferreira Sex 22 Out 2010, 19:12

Boa tarde Alexandre José.
Vou de principio e assim penso que sejam casal uma vez que mandas sexar as aves.
Isso é o resultado dos tratamentos há Ferreira Very Happy, também o normal dos Goulds são 6 ovos e ainda hoje tirei de um ninho para bengalins 10 ovos, record absoluto lol!
Quando tinha personatas e Fischeris não era raro ter posturas de 8 ovos só que na maioria das vezes 2 ou 3 ovos não estavam galados, se o choco já vai há mais de uma semana e tens mira ovos só tens que fazer o que o amigo Paulo C. recomenda, verificares, se por ventura os 8 ovos estiverem todos galados deixa ficar, se nascerem todos, reforça a mistura com mais girassol, canhamo, aveia descascada, não te preocupes que o macho em vez de dar meia pedalada dá pedalada inteira no vai vem a caminho do comedouro lol! caso aguentem todos até terem uns 15 dias de nascidos metes na água duas vezes por semana Aminovit-L da AviZoon ou aminoácidos de outra marca e quando os separares dás durante uma semana depois dois dias só água e mais uma semana de aminoácidos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Re: Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Alexandre Jose Sex 22 Out 2010, 21:13

Boa Noite e desde ja obrigada ao Paulo e sr.Ferreira.
Quanto ao serem casal nao tenho qualquer duvida pois este casal ja me criou o ano passado e como costumo dizer, pelo tempo que passo a observa-las ja as trato por "TU"!por acaso é um casal muito bom,é femea quando espreito o ninho apenas se levanta e nao sai do ninho e o macho nao se assusta nem se mostra incomodado quando ando por perto da gaiola!Tenho entao de ver se os ovos estão galados, nao é das tarefas que mais aprecie mas vou tentar fazer o melhor, alguns estao galados de certeza pois apanhei o macho em cima da femea a fazer o serviço pelo menos 3 vezes...o coitado nem se envergonha na minha presença e da ultima vez estava a gostar tanto da fest que estive bem uns 2 minutos a observa-los até que ele fez o serviço e dps caiu para o lado,pensei mesmo que tinha sucumbido mas depois la se levantou todo cansadinho lol!
Visto isto, os tratamentos que o sr.Ferreira aconselha estao a dar resultado!Pelas minhas contas os pequenotes começam a nascer apartir de dia 25!
Depois vou dando noticias desta minha ninhada record!

cumprimentos e obrigada pelas respostas
Alexandre Almeida
Alexandre Jose
Alexandre Jose

Mensagens : 36
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 46
Localização : Vendas Novas

http://alexjose-aves.webnode.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Re: Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Alexandre Jose Sex 31 Dez 2010, 10:21

Bom dia Sr.Ferreira e restantes foristas!
Venho então de novo a este topico para o actualizar e dizer que dos 8 ovos apenas nasceram 3 pequenotes, 2 ovos nao galados e os outros 3 estavam escuros por dentro mas sem pequenotes!!
Os 3 pequenotes ja foram separados dos pais e a femea voltou a fazer nova postura....Sr.Ferreira, vou ter que fazer meio tratamento de preparação para a criação pois a femea...tem de novo 8 ovos!! cheers
Aparentemente esta boa de saude e de aspecto impecavel, tanto ela como o macho Very Happy ...........nesta altura do ano e em fase de reprodução tenho cuidados redobrados com as minhas aves....
Deixa lá ver o que sai desta vez.....
Ja agora sr.Ferreira, nao sei se é mito, historia ou coisa parecida mas as trovoadas influenciam alguma coisa com os ovos dos nossos passaritos?
É que como o sr.Ferreira sabe, e deve ter ouvido aqueles trovoes da passada 3ªf e 4ªf nao foram nada pequenos...

cumprimentos e bom fim de ano a todos
alexandre jose
Alexandre Jose
Alexandre Jose

Mensagens : 36
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 46
Localização : Vendas Novas

http://alexjose-aves.webnode.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Re: Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Ferreira Dom 02 Jan 2011, 17:11

Boa tarde Alexandre.
Para morrerem muitos pintos nos ovos é porque algo não está bem, por isso pergunto se notaste se o ninho estava bastante húmido.
Não precisas de reforçar seja o que for no que diz respeito há alimentação e suplementos alem do que estás a dar, se por ventura nesta postura morrerem pintos dentro dos ovos então há por aí bactérias a fazerem das suas.
Quanto hás trovoadas e foram cá com cada uma! O que acontece na maioria das vezes é os progenitores com o barulho assustarem-se e sairem do ninho e como estão há escuras só regressam ao mesmo de dia, escusado será dizer que os embriões acabam por morrer por arrefecerem, também há quem diga embora seja dificil provar que os pintos quando já estão prestes a nascerem morrem por colapso cardiaco devido ao barulho.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Re: Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Alexandre Jose Qui 20 Jan 2011, 17:12

Boa Tarde sr.Ferreira!
Cá estou eu para dar novidades acerca desta postura de ovos....apenas sairam 3 passaritos que estao a crescer de dia para dia e o resto morreu dentro do ovo!!Será que são as tais bacterias sr.ferreira?
O que me aconselha a fazer sr.Ferreira?
No tratamento de preparação para a criação eu dei fp-20-20...mas se calhar foi pouco :s

cumprimentos´
alexandre jose
Alexandre Jose
Alexandre Jose

Mensagens : 36
Data de inscrição : 24/05/2010
Idade : 46
Localização : Vendas Novas

http://alexjose-aves.webnode.com.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Casal de Fischeres com 8 OVOS!!! Empty Re: Casal de Fischeres com 8 OVOS!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos