Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra - problemas na pata

3 participantes

Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Dom 18 Ago 2013, 22:14

Boa noite.
Começo já por dizer que não tenho fotografia pois a minha caturra apesar de ser muito calminha parece ter medo do meu telemovel e quando estava a tentar tirar a foto parece ter-se assustado com o telemovel e começou às voltas na gaiola e pensei que era melhor desistir da foto se não ainda se magoava mais.

Há uns 3 dias notei que parecia coxear um pouco mas não liguei muito, ontem é que reparei que está a ter dificuldade em pousar a pata esquerda no poleiro e em vez de segurar o poleiro com 2 dedos pela parte de trás apenas um deles está agarrado ao poleiro, por isso o problema parece-me ser apenas naquele dedo que ele não consegue agarrar. Não vejo um inchaço, pelo menos se há não é muito pronunciado. É possível que por exemplo o dedo esteja deslocado? Ele parece conseguir mexer os outros dedos por isso penso que não seja a pata partida.

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Joel Araújo Dom 18 Ago 2013, 22:43

Boas RicardoS,
sem fotos e sem ver a ave, parece-me ser difícil qualquer pessoa diagnosticar!! Lamento não poder ajudar, pois não tenho dados concretos e não gosto de dar palpites!!!

Cumprimentos
Joel Araujo
Joel Araújo
Joel Araújo

Mensagens : 81
Data de inscrição : 29/06/2010
Idade : 42
Localização : Santa Maria da Feira

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Seg 19 Ago 2013, 00:45

vou ver se amanhã consigo tirar foto, mas como não tem inchaço, sangue ou outras coisas anormais, fiz um desenho só para explicar como tem os dedos.
Caturra - problemas na pata 10dikye
o normal é estarem 2 para a frente e 2 para trás, no caso da pata esquerda da minha caturra agora tem apenas 1 para trás e 3 para frente, não sei é se o que pertence estar para trás está assim porque não o consegue dobrar por lhe magoar por estar dorido ou até mesmo partido, ou se de alguma maneira pode ter deslocado o dedo, às vezes lá está com a pata um pouco apoiada no poleiro, outras vezes fica só mesmo com a pata direita apoiada e levanta a outra.

o meu medo é que seja o dedo partido ou deslocado, às vezes é melhor ser alguma coisa mesmo visivel, assim sem inchaço nem nada de diferente na pele ainda custa mais a entender o que poderá ser.

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Seg 19 Ago 2013, 21:44

hoje lá consegui tirar-lhe umas fotos. hoje a pata está mais inchada que ontem e estou a ficar mais preocupado pois ao olhar para ela sinto que doi-lhe mais. a perna não me parece estar inchada, é mesmo só o "pé".
tenho 2 poleiros, ainda lhe meti apenas 1 e muito baixo tal como a comida para não se esforçar muito e não ter o perigo de cair, mas andou grande parte da tarde a andar sobre as grades, embora a custo, que decidi meter-lhe novamente o poleiro mais alto pois gosta de estar lá.

estou com medo que não sobreviva, embora não esteja como as aves que estão muito mal, quando se metem num canto do chão, mas como não dá para ir a nenhum veterinário, se for algo que precise mesmo de tratamento não se safa. este já o tenho há uns 10/11 anos por ia-me custar muito se não se safasse...Crying or Very sad

fotos
Caturra - problemas na pata 10ct02c
Caturra - problemas na pata 2ntkccw
Caturra - problemas na pata 7171ue
Caturra - problemas na pata 10ct02c

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Convidado Ter 20 Ago 2013, 08:51

Pelo que me parece o problema vem da pata, é o mais comum também, mas por fotos é impossível dizer com certeza.
Penso que ela prendeu a pata em algum sitio, não me parece partida, pois se fosse a pata "baloiçava", tenha à disposição cálcio e dê-lhe vitaminas durante 5 dias para a ajudar. Pode ir sempre a um veterinário para ver o que ele diz...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Qua 11 Set 2013, 16:57

passado quase 1 mês ainda está viva mas piorou muito.

deixou de conseguir estar no poleiro e há cerca de 1 semana a outra pata começou a ficar igual, tem agora a comida e agua no fundo da gaiola e ja nem tem poleiros, custa-lhe muito a mexer-se, apenas com a ajuda do bico a segurar nas grades se vai mexendo no chão da gaiola e está sempre a mexer nas suas patas, estão ambas inchadas, mas não muito, ainda assim não consegue mexer os dedos. ainda não está naquela fase de estar sempre com os olhos fechados, mas obviamente está em sofrimento.

ficou agora claro que é algum tipo de doença, infelizmente não posso ir a nenhum veterinario pois onde vivo as clinicas não são especializadas em aves e mesmo assim por mais que tenha pena do bicho não tenho possibilidades economicas de pagar uma consulta.

pesquisando na internet vi que poderia ser artrite ou gota, mas infelizmente parece-me que ja nao deve haver nada a fazer, agora é esperar que venha a sua hora e não sofra muito.

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Qua 11 Set 2013, 18:39

Boa tarde Ricardo.
Se é assim há muito tempo e a outra pata também, é Coccidiose. Este parasita ataca as articulações.
Tente arranjar o mais urgente possível este medicamento e cumpra à risca as instruções do fabricante http://www.goldpet.pt/produto/1842/coccimir-po-50gr

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Qua 11 Set 2013, 19:13

muito obrigado sr. Ferreira!

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Qua 11 Set 2013, 19:19

Desculpe só mais uma pergunta, o produto pode-se encontrar à venda em farmácias ou tenho que mandar vir pelo site?

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Qua 11 Set 2013, 19:53

Boa tarde Ricardo.
Não sei se a farmácia onde vai tem relação com a Zoopan, nada como preguntar, se calhar o melhor será fazer a compra no sitio

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Qua 11 Set 2013, 20:11

Já telefonei para uma farmacia e não tinham, também fui à Agricentro e não havia, como moro no interior as opções não são muitas para procurar o produto.
Vou ter mesmo que encomendar online, a ver se quando cá chega ainda está vivo e ainda dá para fazer alguma coisa.

Este macho tenho-o há uns 12 anos, mas nesse tempo tive também outras 2 femeas, ambas morreram com uma doença em que lhe inchava os intestinos e tinham diarreia com um cheiro esquesito, e tendo agora pesquisado a doença que o senhor me disse vi que para além de poder se manifestar nas patas um dos sintomas é também as diarreias e inchaço do ventre, ao menos já soube o porquê de terem morrido, até deixei de comprar femeas e deixei-o sozinho pois não percebi o porquê das femeas terem morrido daquela doença.

Acho que vou ter de comprar a comida noutro lado já que é a 3ª caturra infectada com o mesmo parasita.

Mais uma fez obrigado pela informação sr. Ferreira, ao menos vou tentar fazer alguma coisa para salvar o meu Pascoal, já estava sem saber o que fazer e conformado que ia morrer, assim ao menos ainda tenho alguma esperança embora sabendo que tendo a doença já afectado as 2 patas e o produto ainda deve demorar a chegar, não tenho grandes ilusões.

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Qui 12 Set 2013, 18:32

Boa tarde Ricardo.
Não se esqueça de meter o seu nome no fim da cada mensagem.
Não adianta ir comprar comer a outro lado porque é a mesma coisa, o que tem que fazer alem da medicação é lavar com lixivia as instalações onde tem os pássaros.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Qui 12 Set 2013, 18:45

O produto já está encomendado e pago, agora é esperar chegar a casa, mas como agora se mete o fim de semana ainda deve demorar.

Apenas o tenho a ele numa gaiola e normalmente está sempre bem de higiene, todos os dias lhe mudo o papel, água, e comida, onde às vezes fica mais suja a gaiola é nas partes laterais pois ele gosta de estar sempre nas pontas e suja mais aí, mas normalmente de 15 em 15 dias a gaiola é toda lavada e esfregada ficando sempre limpinha.

Hoje a gaiola onde está foi lavada, e enquanto ele estava fora da gaiola ainda deu um vôo, é sinal que ainda tem algumas forças, apesar de notar perfeitamente que está mais magro quando pego nele, pois agora nem come pipas, apenas vais comendo as sementes em forma de bolinhas e maça que nos ultimos dias tenho-lhe metido na gaiola.


Mais uma vez obrigado pelas dicas sr. Ferreira.

Cumprimentos, Ricardo.

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Qui 12 Set 2013, 19:03

Boas novamente Ricardo.
Não adianta lavar a gaiola, tem que a desinfectar com produtos próprios ou com lixivia que sempre fica mais barato e de eficácia comprovada.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Sex 13 Set 2013, 12:18

O coccimir já chegou hoje de manhã e já lhe estive a dar tudo direitinho, como ele bebe pouca água até já o obriguei a beber um bocadinho mas não custou nada.

Cumprimentos, Ricardo.

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Sáb 14 Set 2013, 12:30

sr. Ferreira quando puder esclareça-me esta dúvida, mesmo se por milagre se conseguir safar da doença, visto que já está em estado avançada, acha que poderá recuperar a mobilidade nas patas?

Um dos problemas com isto é que está sempre muito suja por baixo ainda lhe dou uma especie de banho por baixo so com agua para tirar a maior sujidade, mas como fazem muito coco pouco tempo depois fica suja de novo.

Abraço, Ricardo

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Ter 17 Set 2013, 12:17

Bom dia Ricardo.
Muito difícil recuperam, o parasita ataca as articulações ao ponto de ficarem para sempre assim (artrite)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Ter 17 Set 2013, 13:46

Obrigado pela resposta.

Eu cheguei a pensar que fosse artrite devido à idade pois apesar de eu o ter há 11 anos, o meu avô teve-o 1 ano e tinha-o comprado na feira onde me lembro que quando o comprou tinha ar de já não ser um novato por isso é possível que já seja velhote, ainda assim pensei que era dificil ser artrite pois atacou muito depressa.

As outras minhas 2 caturras que morreram de coccidiose tinham diarreira e pontinhos pretos nas fezes, este não tem.

Ainda assim não interessa se é artrite devido à idade ou devido à coccidiose já que não recuperará, agora é sofrer até falecer, que espero que seja para breve pois ele que gostava tanto de andar nos poleiros e de um lado para o outro e agora apenas fica todo os dias no mesmo sitio da gaiola, deve ser terrivel para uma ave viver assim.

Cumprimentos, Ricardo

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Ter 17 Set 2013, 14:14

Boa tarde Ricardo.
Há diversos tipos de coccídeos e que atacam diversas partes do corpo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Dom 22 Set 2013, 13:16

Boa tarde sr Ferreira
A minha caturra fez o tratamento de 3 dias a tomar o remedio, 3 dias a descansar, e terminou ontem novamente 3 dias de remedio, agora já nao lhe dou mais nada?
Como era previsivel devido ao estado avançado continua sem alterações, nem para melhor nem para pior, continua com a paralisia das patas e magro.

Abraço, Ricardo

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Dom 22 Set 2013, 19:48

Boa tarde Ricardo.
Não perdes nada em administrar mais 3 dias sem fazer descanso mas em vez de utilizares água natural utiliza água destilada ou desmineralizada.
O modo como devias ter administrado era de uma semana seguida e caso não visses melhoras administrares mais 3 dias. Ao fim deste tempo todo se ainda for viva e passado pelo menos uma semana após o ultimo dia a antibiótico, administra Anima Strath (podes dar a todos) durante um mês sendo, 3 gotas para 100ml de água ou uma colher de chá para um litro de água.
*Muito importante* 
Seja que produto for que se meta na água é para se fazer todos os dias, pois ao fim de 24.00 horas estão alterados e podem matar, se igual modo não devem apanhar Sol.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Dom 22 Set 2013, 20:01

Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento.
Eu já tinha pesquisado aqui no forum mais informações por isso já sabia e usei sempre água destilada e fazia todos os dias meio litro e usava a medida de meio litro que estava marcada na colher que vinha com o remedio.

Hoje como não tinha a certeza ja não lhe dei nada, sendo assim vou-lhe dar mais 3 dias.

Abraço, Ricardo

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  ricardoS Qua 02 Out 2013, 00:18

Boa norte sr. Ferreira.

Infelizmente o meu bichinho deve estar nas suas ultimas horas de vida, há 5/6 dias a doença começou a atacar em força os intestinos, o ventre começou a inchar e há 4/5 dias que não faz fezes, nos ultimos dias tem estado quase as 24h do dia com a cabeça enrolada para trás, já há 2 noites que penso que no dia seguinte a acordar vai estar morto, mas amanhã já deve estar mesmo pois já está quase de lado, cabeça baixa de lado, ainda respira mas não deve ser por mais muito tempo, por mim preferia que já tivesse morrido desde que começou a atacar o ventre, deve ter dores horriveis e sofrer imenso, espero mesmo que morra o mais depressa possível pois é o melhor para ele e para mim que me dá imensa pena recordar as brincadeiras que fizemos nos ultimos 11 anos e agora está a sofrer daquela maneira Crying or Very sad 

Não sei se tenho coragem para comprar mais caturras, a mulher dele que foi a 1º que comprei morreu da mesma doença passados 3 ou 4 anos e também que custou muito pois era muito mansinha e deixava-me fazer tudo, agora este vai da mesma doença, acho que vou mas é começar a ter peixinhos que esses não devem dar tanta pena quando morrem.

Pela ultima vez, obrigado pelas informações sr Ferreira

Abraço Ricardo

ricardoS

Mensagens : 14
Data de inscrição : 18/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Ferreira Qua 02 Out 2013, 12:42

Bom dia Ricardo.
Lamento tanto o dela como o teu sofrimento, isto nas doenças dos pássaros se não actuarmos logo é uma gaita.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra - problemas na pata Empty Re: Caturra - problemas na pata

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos