Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mutações de caturras

3 participantes

Ir para baixo

mutações de caturras Empty mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Qua 12 Jun 2013, 17:49

Boa tarde Sr. Ferreira, Bluehawk e restantes membros do fórum.

Duas questões:

1º - Tenho um casal de caturras em que a fêmea é face-branca lutino canela (não sei se é assim o nome, foi me vendida como albina mas devo ter sido enganado porque não lhe noto os olhos vermelhos) e o macho é cinzento face-branca.
Este casal já tirou três posturas em que todos os filhos são face-brancas cinzentos ou canelas. Mas tirou também alguns face-brancas cinzentos mas com a cabeça quase toda branca ou com manchas mas só na zona da nuca e pescoço. Serão arlequim?

2º - Tenho um casal em que a fêmea é lutina face-amarela e o macho é cinzento face-branca. Os filhos deste casal serão portadores de face-branca lutino? 

Desde já obrigado pela atenção.

Tiago Rodrigues

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Qui 13 Jun 2013, 11:33

tiago30 escreveu:Boa tarde Sr. Ferreira, Bluehawk e restantes membros do fórum.

Duas questões:

1º - Tenho um casal de caturras em que a fêmea é face-branca lutino canela (não sei se é assim o nome, foi me vendida como albina mas devo ter sido enganado porque não lhe noto os olhos vermelhos) e o macho é cinzento face-branca.
Este casal já tirou três posturas em que todos os filhos são face-brancas cinzentos ou canelas. Mas tirou também alguns face-brancas cinzentos mas com a cabeça quase toda branca ou com manchas mas só na zona da nuca e pescoço. Serão arlequim?

2º - Tenho um casal em que a fêmea é lutina face-amarela e o macho é cinzento face-branca. Os filhos deste casal serão portadores de face-branca lutino? 

Desde já obrigado pela atenção.

Tiago Rodrigues

1º - Tiago, porque diz que a femea do 1º casal é também canela? Para ter crias canelas, basta que o macho seja portador de canela.
Além disso não existem albinos na caturras, existem sim aves brancas ou face-branca ino (lutino) por isso não vê olhos vermelhos (porque não existem albinos nesta especie).
O ter aves canelas e face branca é porque o macho é portador de canela e de arlequim (essas crias com a cabeça branca são realmente arlequins, herdado do pai)
2º - no 2º casal terá sempre crias cinza, sendo os machos portadores de ino e as femeas de face branca, se os pais não forem portadores de mais nada.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Sex 14 Jun 2013, 22:23

Boa noite. Sr António, a caturra branca que tenho é esta: 

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/203/t2hq.jpg/

O que me disseram foi que pode ser uma face branca canela ou canela lutino.
O que acha?

Já agora as lutinas, tanto face amarela como branca não têm os olhos vermelhos e pes rosados?

Tiago Rodrigues

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Dom 16 Jun 2013, 21:58

Boa noite, para mim é uma face branca ino (isto é, o que vulgarmente chamam de albino), sendo que não existe albino nas caturras.
MAs de uma vista de olhos no site, embora com alguns nomes de mutações não totalmente correctos, parece-me vbom
http://paraisodosanimais.no.comunidades.net/index.php?pagina=1160715637
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Qua 19 Jun 2013, 12:57

https://2img.net/r/ihimizer/img526/1779/duuu.jpg

https://2img.net/r/ihimizer/img194/8867/94d1.jpg

https://2img.net/r/ihimizer/img46/1707/ym07.jpg

No site que me indicou fazem indicação de mutações combinadas de Lutino-canela. 
Gostava que confirmasse, se puder, se é mesmo face branca ino pois assim os filhos serão portadores. 

Desde já obrigado pela disponibilidade, 

Tiago Rodrigues

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Sex 21 Jun 2013, 09:11

Existem lutino canela, lutino perola, lutino arlequim etc, mas algumas são dificeis de perceber e outras diciceis de obter.
Em relação à sua é uma face branca ino.
Se ainda não tirou nenhum face-branca ino é porque possivelmente o macho não é portador de ino.
Esse macho a meu ver será portador de canela e arlequim.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Qua 03 Jul 2013, 20:02

Boa tarde Sr. António.

Para ver se estou mais entendido nesta questão da genética, por favor confirme-me:

O meu casal Cinzento FB X Lutino FB tem tirado filhotes arlequim, canela e cinzentos FB.
Assim posso dizer que o macho é Cinzento FB/canela/arlequim e a fêmea é Lutina FB/ canela/arlequim ???

Outra coisa, já agora, se juntar esta fêmea com um macho Cinzento FA/ino poderei ter crias "albinas"?

cumprimentos, Tiago Rodrigues

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Qui 04 Jul 2013, 08:35

tiago30 escreveu:Boa tarde Sr. António.

Para ver se estou mais entendido nesta questão da genética, por favor confirme-me:

O meu casal  Cinzento FB X Lutino FB tem tirado filhotes arlequim, canela e cinzentos FB.
Assim posso dizer que o macho é Cinzento FB/canela/arlequim e a fêmea é Lutina FB/ canela/arlequim ???

Outra coisa, já agora, se juntar esta fêmea com um macho Cinzento FA/ino poderei ter crias "albinas"?

cumprimentos, Tiago Rodrigues

1 - Bom dia, os filhotes arlequim e canela também são face branca?Em principio sim mas confirme.
Se todos os filhotes forem FB, então basta que o macho seja como diz (cinz FB/canela/arlequim), para para ter filhotes Canela FB, arlequimFB e cinza FB, a femea só tem de ser LutinaFB(albina/branca)/arlequim (não precisa de ser portadora de canela)
2 - se juntar com um macho cinza (mutação selvagem)/ino só irá ter filhotes cinza e lutinos (para ter albinos (face branca ino) o macho tem de ser ou face branca/ino ou cinza/face branca/ino )

Entretanto responda à primeira questão para ter a certeza e espero ter ajudado alguma coisa
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Qui 04 Jul 2013, 16:07

Boa tarde,

Sim sr António. Todos os filhos são FB.

Tiago

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Sex 05 Jul 2013, 09:08

tiago30 escreveu:Boa tarde,

Sim sr António. Todos os filhos são FB.

Tiago

Ok então mantenho tudo o que disse na resposta anterior.
Não aconselho o macho cinza selvagem.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Sex 05 Jul 2013, 12:04

Boa tarde Sr António. Espero não andar a chateá-lo muito.

Ando fascinado com isto da genética e então andei a simular os casais que tenho.
Acontece que tenho um casa Cinza/opalino lutino X Lutina e ao simular em dois simuladores diferentes obtive resultados diferentes.
Pode-me ajudar a verificar o qual está mais correcto?
Este casal ainda só fez uma postura onde só nasceu um filhote e é Lutino.

Cumprimentos, Tiago


gencalc.com
1.0 natural /ino-opaline(pearl)
x 0.1 ino

% from all 1.0
35.0% 1.0 ino /opaline(pearl)
15.0% 1.0 ino
35.0% 1.0 natural /ino
15.0% 1.0 natural /opaline(pearl) ino

% from all 0.1
35.0% 0.1 natural
15.0% 0.1 ino
35.0% 0.1 opaline(pearl) ino
15.0% 0.1 natural opaline(pearl)


kirstenmunson.com
Mother:Lutino
Father:Grey Split To {X1: Lutino Pearl}

male offspring:
50% Lutino Split To {X1: Pearl}
50% Grey Split To {X2: Lutino}

female offspring:
50% Lutino Pearl
50% Grey

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  avilandiapt Sex 05 Jul 2013, 12:55

Olá,

Parece-me que um calculador está a considerar o crossing-over e o outro não.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Sex 05 Jul 2013, 13:40

avilandiapt escreveu:Olá,

Parece-me que um calculador está a considerar o crossing-over e o outro não.

Cumps.
Ricardo M.

Sim também penso que será isso, eu pessoalmente não uso o gencalc.com (não gosto mesmo), mas o kirstenmunson.com é o melhor que conheço para caturras.


Há outro que também costumo usar, que me deixa acrescentar algumas mutações à minha vontade mas o kirstenmunson.com é melhor:
http://kippenjungle.nl/kruisingFlexCO.html?DATA=S;Cockatiel%20Calculator;;F;valk/;jpg;1,G;Cin;Cinnamon;S;L,G;Ino;Ino;S;L,G;Op;Opaline%20Pearl;S;L,G;Ych;Yellow%20Cheek;S;,G;W;White%20Face;;,G;S;Pied;;,A;Cin;Cin+;S;;D;;W;,A;Cin;cin;S;Cinnamon;R;;;,A;Ino;Ino+;S;;D;;W;,A;Ino;ino%5Epd;S;Pallid;R;;;,A;Ino;ino;S;Ino;R;;;,A;Op;Op+;S;;D;;W;,A;Op;op;S;Pearl;R;;;,A;Ych;Ych+;S;;D;;W;,A;Ych;ych;S;Yellow%20cheek;R;;;,A;W;W+;;;D;;W;,A;W;w%5Epa;;Pastel%20face;R;;;,A;W;w;;White%20face;R;;;,A;S;S+;;;D;;W;,A;S;s;;Pied;R;;;,C;NVL;;;Wildtype;,C;CO;Cin;Ino;3;,C;CO;Ino;Op;30;
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Seg 07 Out 2013, 17:38

Boa tarde António, Ricardo e Sr. Ferreira.

Desculpem a minha insistência nesta questão da genética mas tenho umas dúvidas. Pretendo formar casais mas no kirstenmunson.com não consigo acertar com os genotipos dos pais.

Então é assim, um macho FB x fêmea Canela (normal), tenho tirado muitas mutações diferentes, FB, lutino, FB opalino, cinzentos e se não estou confundido tambem ja tirou canelas (normais)

no simulador nao consigo acertar com as mutaçoes dos pais. Será que o crossing-over tem alguma coisa a haver? Já agora o que é isso do crossing-over?

Cumprimentos, Tiago Rodrigues

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Ter 08 Out 2013, 09:03

tiago30 escreveu:Boa tarde António, Ricardo e Sr. Ferreira.

Desculpem a minha insistência nesta questão da genética mas tenho umas dúvidas. Pretendo formar casais mas no kirstenmunson.com não consigo acertar com os genotipos dos pais.

Então é assim, um macho FB x fêmea Canela (normal), tenho tirado muitas mutações diferentes, FB, lutino, FB opalino, cinzentos e se não estou confundido tambem ja tirou canelas (normais)

no simulador nao consigo acertar com as mutaçoes dos pais. Será que o crossing-over tem alguma coisa a haver? Já agora o que é isso do crossing-over?

Cumprimentos, Tiago Rodrigues
Tiago, parece-me que tens aí um super macho, deve ser portador de ino, canela e perola, não deve ter a ver com crossing-over.
E a femea talvez portadora de FB.
Que dá: machos e femeas cinzas, femeas lutinas (ino), machos e femeas canelas, e muitos outros mas tens ideia de que sexos são as crias que tens?
Pois só assim é que conseguiremos saber que mutações os pais portam com certeza.
O crossing-over é um pouco mais técnico. É o cruzamento de cromossomas aquando da sua primeira fase da meiose, que vai resultar num novo reajustamento em mutações que em situação normal não se cruzariam por causa da dominancia das mutações.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Ter 08 Out 2013, 12:41

os sexos nao sei todos mas as perola FB eram femeas, as lutinas tambem, um FB normal macho e um cinzento tambem normal, as outras nao sei pk muitas vendi sem se notar o sexo.

Tendo tirado lutinos, certo é que este macho é portador de ino?

cumprimentos, Tiago Rodrigues

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Ter 08 Out 2013, 13:33

tiago30 escreveu:os sexos nao sei todos mas as perola FB eram femeas, as lutinas tambem, um FB normal macho e um cinzento tambem normal, as outras nao sei pk muitas vendi sem se notar o sexo.

Tendo tirado lutinos, certo é que este macho é portador de ino?

cumprimentos, Tiago Rodrigues
Pois, eu apostava mesmo que o macho é portador de ino, canela e perola e a femea portadora de FB porque para teres femeas lutino e perola o macho tem de ser portador e para teres machos FB a femea tem de ser portadora.
Até te podem aparecer albinos.
Tens aí um grande casal.
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  tiago30 Ter 08 Out 2013, 16:37

Obrigado Sr António.

Sim, além de me darem variedade e qualidade também dão em quantidade.
Só param de criar mesmo quando tiro o ninho, e nascem quase sempre os ovos todos Very Happy

Mais uma vez obrigado

Cumprimentos, Tiago

tiago30

Mensagens : 62
Data de inscrição : 25/06/2012
Idade : 35
Localização : Pombal

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  bluehawk Qua 09 Out 2013, 08:34

tiago30 escreveu:Obrigado Sr António.

Sim, além de me darem variedade e qualidade também dão em quantidade.
Só param de criar mesmo quando tiro o ninho, e nascem quase sempre os ovos todos Very Happy

Mais uma vez obrigado

Cumprimentos, Tiago
Wink fixe
bluehawk
bluehawk

Mensagens : 234
Data de inscrição : 02/06/2010
Idade : 47
Localização : Rogel/Mafra

http://bluecavies.blogs.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  avilandiapt Qua 09 Out 2013, 14:38

Olá,

O crossing-over acontece ou pode acontecer quanto tens no mesmo cromossoma genes-alelo responsáveis por diferentes mutações. Quando estão cada um no seu cromossoma a transmissão é independente entre eles mas se estiverem no mesmo cromossoma podem formar (ou desfazer) diferentes combinações, mais ou menos frequentes, dependendo da distância a que estão uns dos outros.

Neste caso também me parece que o macho será múltiplo portador (ino/canela/opalino (pérola)) e a fêmea portadora de face branca (azul). É muito engraçado porque tiras muitas coisas diferentes mas nada interessante quando se quer criar mais a sério e controlar a genética das aves.
Como já disse o António, deste casal, pelo que indicas, além de cinzentos, só vais tirar machos canela. Ino e opalino serão sempre fêmeas (podes ir vendo e confimando isso, pois também é assim que se vai percebendo melhor a genética).
Os calculadores são úteis e giros mas se perceberes as bases da transmissão genética (recessivos, dominantes, ligados ao sexo são as 3 essenciais) consegues compreender mais facilmente a maior parte do que precisas para trabalhar as cores. Depois há uma outra genética que já tem muito menos a ver com estas regras simples mas que só interessa para quem leva a selecção a sério.

Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

mutações de caturras Empty Re: mutações de caturras

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos