Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

qual a melhor agua

4 participantes

Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty qual a melhor agua

Mensagem  joao barros Ter 11 Jun 2013, 00:48

boas.. Sr.ferreira...


ca estou com mais 1a questao..estes dias em conversa com um amigo que cria roseicollis, falavamos da passarada ate que chegamos á questao da agua e ele contou-me que ja lhe tinham falado que o ideal era mesmo a agua da companhia, ja pensei tambem em dar agua de garrafa comprada ou entao ferver a do poço... era 1a situaçao que gostava de esclarecer pois a agua do poço cá de casa nao é grande coisa daí que poderei estar a fazer mal em dar as aves....

abraço joao barros


joao barros

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 38
Localização : barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  avilandiapt Ter 11 Jun 2013, 08:24

Olá,

Se TU não bebias essa água do poço, as aves também não a devem beber.
Na minha opinião, prefiro usar água engarrafada.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  RC Ter 11 Jun 2013, 13:18

Muito se tem falado pelo forum do uso de água destilada (PH neutro) aquando do uso de antibióticos para não cortar o efeito.
Contudo, após alguma pesquisa, a única exigência que se coloca no tipo de água a utilizar nas aves (e humanos) é que seja potável. Admitindo que nem todas as torneiras tem água potável, ou seja, poderão não estar totalmente isentas em germes ou metais pesados, esta situação não é frequente e, quando tal acontece, é de forma muito esporádica e por períodos muito curtos que não chegam a causar mossa na saúde, uma vez que o efeito negativo vem sempre por acumulação por utilização de forma prolongada.
Recomenda-se, sim, nunca utilizar água não tratada, ou seja, água de poços ou furos, mesmo que pareça estar em óptimas condições pois só uma análise química e microbiológica revelará o seu estado.
É conhecido que as tetraciclinas (tetraciclina, oxitetraciclina, clorotetraciclina, dixiciclina) são afectadas na presença de grandes quantidades de cálcio. Porém, também nestes casos se trata de uma não questão, uma vez que as quantidades de cálcio existentes na água potável (das torneiras ou engarrafadas) são muito residuais, mesmo nas águas alcalinas, ou seja, a quantidade de cálcio existente em qualquer tipo de água potáve, é muitíssimo inferior à quantidade de cálcio existente na alimentação habitual das aves canoras ou outras aves.
Usar ou não água com o PH neutro é uma falsa questão, pois, se tal fosse necessário teríamos que também que controlar o PH do alimento que as aves ingerem. Apenas uma recomendação é válida: Não utilizar suplementos de cálcio (complexos minerais ou blocos minerais) nos dias em que se fazem tratamentos com tetraciclinas ou quando se utilizam medicamentos que indiquem na bula, literatura ou rótulo, tal recomendação.
Se o criador de aves utilizar sempre medicamentos controlados, ou seja, medicamentos sujeitos a registo pelas entidades competentes, basta que sigam as indicações dos mesmos pois o dossier exigido para homologação tem que demonstrar, através de evidências e experiências científicas oficialmente controladas a nível mundial, que os dados apresentados são totalmente exactos. Infelizmente a maior parte dos produtos existentes no mercado não estão homologados e autorizados, mesmo os comercializados por empresas bem implantados no mercado à muitos anos. Os produtos dessas empresas podem ou não ser de confiança, podem ou não ter controlo de qualidade, podem ou não ter dentro da embalagem o que exibem no rótulo. Pode-se afirmar que esses produtos continuam a existir porque o consumidor não sabe como verificar se o produto é de qualidade controlada. Porém é fácil fazer esse controlo, bastando consultar o Portal da DGAV (Direcção Geral de Alimentação e Veterinária) onde são indicados todos os produtos registados e, os que aí não estiverem estão ilegais mesmo estejam à dezenas de anos no mercado.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  avilandiapt Ter 11 Jun 2013, 14:39

Olá,

A questão não é uma "falsa questão".
O uso de água destilada em que situação for é um exagero. Existem muitas formas de "água" quando se fala em características químicas. Água filtrada, água desionizada, água destilada, água de osmose, água tamponada, enfim... A maioria dela tem uso e relevância em termos de análise mas não tanto de alimentação.
Quando se fala em usar água "destilada", muitas vezes o termo não está a ser bem usado (nem sempre o pH é neutro). Basicamente, é uma água sem sais dissolvidos. Se alguém tentar provar água destilada percebe o porquê de não ser muito agradável! As características organolépticas da água são dados precisamente pelos sais dissolvidos.
Não é que faça mal, mas dai a fazer bem em relação a água "normal", não vejo a utilidade. Isto sem considerar que em algumas situações pode realmente ser prejudicial pois, como não tem sais, poderá alterar o equilibrio osmótico importante na absorção de alguns sais (potássio, por exemplo).
Aliás falar só de pH nas condições em que normalmente falamos também não é correcto pois o pH é influenciado por vários factores que não apenas o sais (temperatura é o mais evidente).
Pessoalmente prefiro usar (e usei muitos anos) água engarrafada como forma de estabilizar parâmetros e evitar fornecer uma água potável mas com outras características menos controláveis, entre elas precisamente as canalizações.
A preocupação das interacções da água com medicamentos é relativa, tem mais impacto no produto metermos, por exemplo, um probiótico descapsulado em água de torneira do que a maioria dos antibióticos que referiram.
Eu percebo a questão, mas o pH dos "alimentos" (a água pode ser um alimento por si...) apenas é "possível" em solução, pelo que estará sempre dependente da água. Uma água destilada, sem sais, perde o poder tampão permitindo por isso variações muito mais bruscas de pH.

Em relação à qualidade e registo de produtos na verdade o processo é bem mais complexo e vai muito além disso. Mas se vamos por ai, então basta olhar para a publicidade e alegações a alguns produtos para uso humano que se vê diariamente...

Pode-se afirmar que esses produtos continuam a existir porque o consumidor não sabe como verificar se o produto é de qualidade controlada.

Continuam a existir porque o nível de informação do consumidor é, por regra, baixo logo a sua capacidade crítica de perceber/avaliar os produtos é também reduzida e muito sensível à promoção e marketing do mesmo, tenha este um fundamento ou não. E porque se os mercados fossem todos "perfeitos" não deviam existir e não existiam. Mas não são! Quem trabalha nisto sabe bem ao que me refiro e como é possível apresentar, legalmente, um produto de muitas formas/ponto de vista. Infelizmente, com tanta regulamentação, alguma da qual totalmente absurda, continua a permitir-se, por exemplo, que sejam produzidos e comercializados certos produtos por pessoas sem qualquer formação e conhecimento técnico na área.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  RC Ter 11 Jun 2013, 14:53

Ricardo (Avilandia)

Na tua opinião, qualquer água, desde que potável é viável na alimentação das aves.
A questão prendia-se no uso dos antibióticos. Mesmo assim és da opinião que a potável é preferível à destilada no uso de antibióticos?
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  Ferreira Ter 11 Jun 2013, 14:58

Boa tarde Ricardo Carvalho.
Estou a ver que andas a ler umas coisas por aí.
Vê-se mesmo que estás virado para a teoria e desligado do prático dia a dia.
Manda fazer análises há água das redes publicas em especial Zona Centro Litoral e Sul e ficas espantado com a quantidade de cálcio que a água tem, isto para não se falar em toda a zona do Algarve.
Quanto ao resto, sem comentários porque não os merecem.

Um abraço, Ferreira

Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  avilandiapt Ter 11 Jun 2013, 15:15

Olá,

Sim, desde que tenha qualidades de ser água potável não será por ai que se criam problemas. Mas como o Sr. Ferreira disse e bem, a noção de "potável" pode ter muito que se lhe diga em algumas regiões.
Agora se estamos a falar de se todas as águas potáveis são iguais, claramente que não! Mas para isso fazer diferença em termos práticos muitas outras coisas têm de estar tão bem "oleadas" que na vasta maioria dos casos ao nosso nível não se controlam/justificam.

No caso de medicação não me preocupa se não for feito mas sempre usei e recomendo que qualquer produto dado na água, seja este medicamento ou outro, seja usado com água engarrafada sempre que possível.

Cumps.
Ricardo M.

avilandiapt

Mensagens : 83
Data de inscrição : 03/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  Ferreira Ter 11 Jun 2013, 18:22

Boa tarde Ricardo Carvalho mais uma vez.
Alem do que já foi escrito, eu não recomendo água destilada ou desmineralizada por imposição, eu recomendo pelo sentido prático, é que há muita gente que não consome água engarrafada e muito menos a irá dar aos pássaros, no entanto práticamente toda a gente a tem em casa por causa dos ferros de engomar e assim juntam o util ao agradável.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  joao barros Ter 11 Jun 2013, 21:40

é pahhh obrigado...

assim esta bem... embora 1 pouco confuso.... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy ..mas ok.. agua engarrafada para os bichinho e vamos embora...


abraço...

joao barros

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 38
Localização : barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty ÁGUA DESTILADA

Mensagem  RC Qui 13 Jun 2013, 10:49

Olá Sr. Ferreira,

Pelo que me parece ficou chateado com a minha intervenção.
Eu, no meu post, apenas expus a conclusão a que cheguei após leitura em diversas fontes. Importa, também, salientar que quando me referia a água potável era com mínimo de qualidade e não de origem duvidosa. 
Informo, ainda, que sempre admirei o seu forum e nunca coloquei em causa os seus sábios conhecimentos e paciência para os partilhar. Por norma tenho seguido à risca os seus conselhos incluindo o uso de água destilada para a administração, quando necessário, de antibiótico.
Face ao exposto espero que entenda a minha partilha de opinião e que não se chateie, pois estamos cá para ajudar uns aos outros.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  Ferreira Qui 13 Jun 2013, 12:29

Bom dia Ricardo Carvalho.
De maneira nenhuma eu é que fiquei admirado e nada mais por teres investigado Very Happy, muito mais se poderia falar sobre a vergonha que vai na água da rede publica, por exemplo a quantidade de fosfatos e ácido sulfúrico nos aquíferos devido ao adubo foliar, a quantidade de água pesada a correr livremente para o rio Zêzere das minas de urânio da Vilariça

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  joao barros Sex 14 Jun 2013, 00:01

vá... nao quero ninguem chateado, pra mais num topico aberto por mim..Very Happy:lol:

estou brincando..

fico é admirado com os conhecimentos desta malta.. estou sempre aprender.... parabens..

obrigado 

abraço..joao barros..

joao barros

Mensagens : 65
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 38
Localização : barcelos

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  Ferreira Sex 14 Jun 2013, 11:48

Bom dia João Barros.
Não estou chateado com ninguém e muito menos com o amigo Ricardo Carvalho.
O que acontece é que fiquei admirado de ele fazer investigação, uma vez que o normal era ele pedir-me para que lhe explicasse o que pretendia saber.
Não é estar-me a gabar mas considero-me uma pessoa culta a cima da média, estou atento a tudo o que me rodeia e todos os assuntos me interessam aprofundo-os até há infima parte, claro que os 65 anos também ajudam Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

qual a melhor agua  Empty Re: qual a melhor agua

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos