Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crias de gould emboladas.

2 participantes

Ir para baixo

Crias de gould emboladas. Empty Crias de gould emboladas.

Mensagem  Isabel Lopes Qua 06 Fev 2013, 15:43

Boa tarde Sr. Ferreira, como está?
Venho, uma vez mais, pedir-lhe os seus valiosos conselhos para 2 situações. Vou iniciar com a principal e a que mais me preocupa.
1ª situação: - Tenho 3 crias de gould com 41 dias, que ainda estão com os bengalins. Uma das crias está embolada, põe a cabeça para trás, teve o rabito sujo das fezes (agora já não está) e as fezes aparentam ser normais, castanhas com a ponta branca e consistentes. Desde 2ª feira, visto ter lido aqui outras situações no fórum, que lhe estou a dar o FP 20/20, 0,8 ml por dia com seringa, na forma curativa como me havia indicado para outra situação, e também lhe estou a dar papa com seringa 3 vezes ao dia, uma vez que o noto muito magro e que os bengalins já não o alimentam, pois a fêmea já começou com uma postura.
Na semana passada administrei-lhes ( a todos, pais adoptivos inclusivé) durante 4 dias o Aminovit L, julgando eu que este precisava de desemburrar, mas sem resultado.
Um dos irmãos é muito activo e come muito bem.
Outro irmão está também a começar a ficar embolado, embora vá comendo sózinho e já começa com o rabito sujo.
Serão estes 0,8 ml suficientes para este que está pior? Devo separá-lo e aos irmãos dos bengalins? O que devo fazer?
Estão a comer ração da Versele Laga (coloco um pouco de milho alvo branco), papas da Wite Molen azul e Papabiotex da Orniex e têm grit à disposição.
Anexo uma foto para ver como estão. O que se vê 1º é o mais embolado. O 2º depois do bengalim, está a começar a embolar. À direita está o mais activo que por enquanto não lhe noto nada.
2ª situação: - O casal de goulds (pais dos pequenotes referidos acima), um deles, pois ainda não descobri qual, está a fazer fezes cinzentas com feitio de um caracol.
De 9 a 19 de Janeiro, conforme me indicou (7 + 3 dias caso não visse melhoras) estiveram a tomar o FP 20/20 na forma curativa. De 23 a 28, complexo B. Há uma semana dei-lhes, também, durante 4 dias o Aminovit L, uma vez que ela estava a fazer uma nova postura.
A comida é a mesma que mencionei acima para os pequenotes.
É grave esta situação? Que devo fazer?
É a 1ª vez que tenho e crio goulds.

Agradeço-lhe a atenção.
Um beijinho
Isabel Lopes

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/407/77267123.jpg/

Isabel Lopes

Mensagens : 122
Data de inscrição : 02/12/2012
Localização : Évora

Ir para o topo Ir para baixo

Crias de gould emboladas. Empty Re: Crias de gould emboladas.

Mensagem  Ferreira Qui 07 Fev 2013, 15:14

Boa tarde Isabel Lopes.
Vejo o Gould entufado mas nada preocupante tendo em conta que está na altura critica.

Para ser franco fico bastante aborrecido e sem vontade de ajudar quando alguém tira os filhos aos pais pelo simples prazer de fazerem deles um brinquedo ou julgarem que os pais não os tratam bem. De igual modo meterem os pássaros a criarem fora do seu ciclo reprodutor que no caso dos Goulds considero um crime porque os pássaros não se fazem, só fazem a muda final no ano seguinte e são aves que depois só acabam por se reproduzirem quando já bastante velhas.
O desmame assim como a muda de penas é a altura mais crítica na vida de um pássaro, ora os filhos Gould com 41 dias estão precisamente nessa fase já que desde que alimentados pelos pais, aos 45 dias de vida já comem sosinhos levados pelos machos até ao comedouro e os diamantes dos cantos do bico estão a secar.
Não administre mais antibiótico aos desgraçados porque lhes está a provocar tudo, desde a morte das bactérias boas responsáveis pela flora intestinal a criar uma grande resistência hás bactérias causadoras da morte dos passarinhos.
Como estão muito depauperados em termos de resistência fisica, aconselho-a a administrar antes Anima Strath, sendo 3 gotas para 100ml de água durante o tempo que estiverem com os pais até comerem bem sozinhos e depois quando os diamantes dos cantos do bico já estiverem secos e muda-los para outra gaiola mais uma semana a Anima Strath para evitar o stress da muda para outro alojamento. Depois dar água limpa durante 2 dias, a seguir vai administrar durante 15 dias 3 gotas de vinagre de cidra para 100ml de água, para recuperarem a flora intestinal, mas fazendo um intervalao a meio de dois dias a água. Quando se separam para outra gaiola temos que redobrar atenções porque há muitos que não sabem onde está em especial o bebedouro, sabe-se isso quando se vê um Goulds de olhos serrados há procura de algo, neste caso basta apanhar o Gould e por dentro da gaiola meter o bico no bebedouro e tirar a mão devagar para ele beber e ficar a saber onde se encontra o dito.
Normalmente as fêmeas devido há febre do choco as fezes vêm alteradas. Torno novamente a dizer-lhe que considero um crime estar a criar Goulds fora da época de criações.
Mande fora essas papas da Orniex porque devem ser as responsaveis de todos os males, é um artigo que tem pouca saida e por conseguinte estragam-se com muita facilidade, ter também em atenção às papas Hitte Molen, ver o prazo, ter as papas em sitio escuro, bem fechadas, de modo que não apanhem humidade.

Um beijinho, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos