Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Separação de crias - alimentação. Outras questões.

2 participantes

Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Luís Gomes Sex 16 Nov 2012, 02:15

Boa noite Sr. Ferreira,

Antes de mais dou-lhe conta de que salvo as crias que perdi porque os pais as puseram fora do ninho no primeiro dia (nos que tenho a criar directo) não tive até à data uma única perda, e já tenho 26 novos goulds aparentemente em grande forma, alguns já com 40 dias Smile. Para este sucesso em muito terão contribuido os seus concelhos, os quais agradeço mais uma vez Wink.

Aproveito para lhe pedir a opinião em relação ao seguinte: Estou a usar nos gould, nos primeiros 15 dias, o suplemento Promocria da Avizoon, o qual tem uma série de nutrientes e vitaminas que são anunciados como facilitando a viabilidade e o desenvolvimento das crias. A minha experiência em outras espécies com este produto foi muito boa e raramente perco uma cria. Embora o resultado com os gould esteja a ser o mesmo, gostaria que me desse a sua opinião se acha que no caso dos gould não os poderá deixar efectivamente fortes no início mas mais fragilizados no futuro, uma vez que estes suplementos, naturalmente, não se dão permanentemente. Esta dúvida surge pois como sabe é o primeiro ano em que os estou a criar.

Um abraço,
Luís Gomes


Última edição por Luís Gomes em Sáb 24 Nov 2012, 19:32, editado 1 vez(es)
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Ferreira Sex 16 Nov 2012, 21:44

Boa noite Luís Gomes.
Ora bem, toda a ornitologia está feita e a pensar nas aves europeias em especial os canários e não em aves em especial da Austrália em especial os de regiões desérticas ou semi-desérticas como o caso dos diamante Gould vai daí a maioria dos reconstituintes ou fortificantes serem há base de Vitamina-A, ora a Vitamina-A dada em excesso aos Goulds e por no seu habitat natural não existir ou quando existe é em períodos muito curtos (quando chove) é um produto tóxico para eles porque o organismo não se desenvolveu para a assimilar, dito isto. Como já a tomam nas papas em especial no ovo, não os devemos subcarregar com tal vitamina a não ser nos períodos mais criticos que são, desmame, mudança de instalações e muda de penas. É preferivel administrar-lhes Aminovit-L ou Anima Strath que são muito completos, a partir dos 30 dias de vida até fazerem uma semana depois de os mudar para uma voadeira e depois só quando entrarem em muda de penas que será mais ou menos 2 meses depois da separação, lá para junho/Julho.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Luís Gomes Sáb 24 Nov 2012, 19:30

Boa noite caro Sr. Ferreira,

As minhas crias dos Goulds continuam em grande Very Happy. Até agora não morreu uma única ave (excepção para um bengalim fêmea com um ovo atravessado, de que não me apercebi logo). Já separei as primeiras crias e estão bem. Também em relação ao casal de goulds em que coloquei o separador, porque o macho estava a pôr os filhotes para fora, a fêmea está a dar conta do recado e mantém os quatro filhos vivos e bem alimentados e já lá vão 25 dias.
Feito o ponto de situação Wink alguns pedidos de ajuda:
1 - Devo continuar a ter papa disponível nos goulds novos depois de os separar e até quando?
2 - Os goulds novos separados devem ficar sózinhos durante alguns dias ou posso juntá-los logo a outros goulds novos (mais ou menos da mesma idade)?
3 - De um dos casais de gould que tenho a criar directo (1ª criação do casal) nasceram hoje as crias, que para já não expulsaram do ninho. Porém, um dos pais (não sei qual) começou a fazer fezes liquidas/pastosas cor de caramelo (a "pasta" é toda desta cor). O casal parece bem e não tenho outras aves doentes. Faz ideia do que possa ser?
4. Com este tempo (temperaturas mínimas da ordem de 16º e máximas 18º) a papa aguenta nos comedouros três dias sem se estragar? Papa Witte Molen.

Antecipadamente grato,
Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Ferreira Dom 25 Nov 2012, 13:13

Bom dia Luís Gomes.
Quer sejam os Goulds novos querem sejam os Goulds velhos a partir do momento que comecem a criar até fazerem a muda devem ter sempre papa há disposição, eles próprios quando não precisarem de proteína animal a deixam de comer, isso lá para o Verão.
Se a voadeira comportar todas as crias pode-as ir juntando que não fazem mal entre elas até pelo contrário, os novos adiantam-se por não terem de andarem há procura onde está o comer e a água e assim não passam fome.

O ano está a ser muito humido, aconselho-o a meter só a quantidade de papa de modo que a comam toda no máximo 2 dias.

Normalmente são as fêmeas que fazem essas larachadas com a febre do choco, mas também pode ser ponta de salmonelas. É estar atento e assim que veja algo fora do normal no comportamento administrar FP20/20.

Nessa fêmea que está a criar os filhos sozinha e como já têm 25 dias, administre durante uma semana Aminovit-L ou Anima Strath para desemburrarem mais rápido.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Luís Gomes Seg 26 Nov 2012, 00:14

Boa noite Sr. Ferreira,

Desculpe incomodá-lo outra vez, dê-me só mais uma dica: Em sua opinião quantos goulds novos posso ter nas seguintes gaiolas sem estarem apertados e poderem exercitar-se:
- Gaiolas de 100 x 40 x 40
- Gaiola de 150 x 90 x 50.

Quanto às fezes de um dos casais que estão a criar directo depois do nascimento dos filhos devia ter razão, pois já voltaram ao normal.

Um abraço e a ver se não o incomodo mais nos próximos dias Embarassed

Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Ferreira Seg 26 Nov 2012, 13:21

Bom dia Luís Gomes.
Na primeira gaiola fazendo conta que tem 4 poleiros, pode meter no máximo 20 pássaros.
Na segunda, depende da quantidade de poleiros e a posição dos mesmos, mas talvez uns 80.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Luís Gomes Ter 18 Dez 2012, 23:59

Caro Sr. Ferreira,

Antes de mais um Bom Natal cheers

As minhas criações de goulds continuam bem. 39 aves anilhadas. 21 já independentes. 0 baixas (para principiante não está mal Wink).
Dos 6 casais de goulds, tenho 3 a criar directo, 2 com a ajuda dos bengalins e 1 em que a fêmea ainda não ganhou cio (paciência). Venho mais uma vez solicitar-lhe mais algumas opiniões que vou enumerando para facilitar.

1) Num dos casais que criou directo, tive que tirar o macho pois este começou a expulsar os filhotes logo que nasceram. Estes, que já estão independentes, foram criado só pela fêmea. Quanto ao macho (azul peito roxo) deixou de ter o bico bem branco (como quando estão com o cio) e vejo algumas penas pequenas na gaiola.
- É possível que tenha entrado em muda?
- Entretanto juntei-lhe novamente a fêmea e vejo que o ninho, que eu fiz em parte, teve algum arranjo com a fibra de coco. Podia dizer-me se é só o macho que normalmente faz o ninho - sinal de que este estaria a voltar ao activo Very Happy - ou a fêmea também o pode fazer?

2) Nos outros dois casais que criaram directo, ambos abandoram o ninho tinham os filhotes nascido apenas há 2/3 dias. É normal? Como eram duas ninhadas de 4 e 6 (aqueceram-se uns aos outros) e onde estão nunca desce dos 15/16º sobreviveram todos. Mas não sei se em Janeiro vai ser assim.

3) Diga-me se concorda com a seguinte administração do Aminovit L:
- Quando os filhos saem do ninho (23/25 dias) dou 5 dias de aminovit L, especialmente para os pais que me parecem um pouco mais debilitados;
- Quando separo as crias (45 dias) dou-lhes, já na nova gaiola, mais 5 dias de aminovit L por causa do stress.

4) Apesar de não me morrerem aves, tenho uma série de casais (goulds e bengalins) que tem as fezes como as da fotografia (muito esverdeadas). Não é de agora e já há bastante tempo que acontece. Serão problemas de fígado? Nas aves novas isto não acontece.


[url=Separação de crias - alimentação. Outras questões. Img5066i][URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/254/img5066i.jpg/][IMG]


Obrigado e mais uma vez Boas Festas,

Luís Gomes
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Ferreira Qua 19 Dez 2012, 17:30

Boa tarde Luís Gomes.
O ninho é feito pelos dois ou seja, o macho carrega os materiais e a fêmea ajeita-os.
Se o macho perdeu a cor do bico e está em muda é mais que certo que parou as galações, com isso não quer dizer que não gale mas a fazer a muda torna-se perigoso porque são dois desgastes enormes para um pássaro.
Quidado com a administração de compostos com Vitamina-A.
Basta administrar o Aminovit-L quando os separar dos pais durante uma semana e depois quando entrarem em muda duas semanas.
Do modo como apresentam as fezes aquosas esverdeadas tudo leva a querer que de facto é problemas de figado, mas também pode ser parafitose.
Vai fazer um tratamento para o figado e depois logo se vê se a coisa continua ou não, já me devia ter dito á mais tempo, vamos lá ver se não têm nenhuma hepatite.
Compre um frasco de Colina CaP da AviZoon e vai administrar na água de beber 25 gotas para 100ml de água durante 2 semanas seguidas com um intervalo a meio de dois dias água limpa.
Não esquecer que isto é para se fazer todos os dias.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Luís Gomes Sáb 29 Dez 2012, 23:36

Boa noite Sr. Ferreira,

Em relação às fezes esverdeadas, a coisa já está a melhorar bastante com a Colina. Penso que está afastada a hipótese de Parafitose, pois não morreu qualquer ave, nem sequer das crias novas.

Pedia-lhe ainda mais umas opiniões, para encerrar bem o ano Smile

1 - Dos casais que tenho a criar directo, dois continuam a criar os filhotes que ainda só tem 36 dias e deixei-os fazer novo ninho, estando estes a iniciar nova postura. Acha que estou a sobrecarregá-los? Há algum risco de deixarem de alimentar os filhos quando começarem o choco?
2 - Como estes casais foram constituídos já um pouco tarde, estas posturas são apenas as segundas. Acha que devo parar por aqui, pois os novos filhos (se nascerem claro Very Happy ) só estarão independentes lá para o final de fevereiro, ou posso deixá-los fazer uma terceira criação?

De qualquer forma para primeiro ano de criação de Goulds estou muito satisfeito. Mais do que a quantidade (44 goulds novos para 5 casais - há um casal que acho que só vai criar na nossa primavera) estou contente com o facto de ainda não ter morrido um único filhote (com excepção de um ou outro posto fora do ninho na criação directa). Creio também que tenho meia duzia de crias que poderão ser interessantes. Poderia ter mais aves mas tenho apenas 6 casais de bengalins.

Um bom ano de 2013 cheers

Luís Gomes,




Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Ferreira Dom 30 Dez 2012, 14:34

Boa tarde Luís Gomes.
1º- É mais que certo eles abandonarem os filhos se realmente entrarem em choco.
2º- quando são eles a criarem podem fazer 3 criações e quando for a tirar ovos para bengalins podem fazer 5 posturas que não os esgota.
3º- todos os pássaros que nascerem em fins de Fevereiro e por aí adiante até Agosto já não fazem a uda de penas na sua época, só o fazendo no ano seguinte, neste caso só no Verão de 2014.
4º- pelo que lhe disse anteriormente e por amor á espécie e seu ciclo reprodutor, não os meta a criar na nossa Primavera, até porque quer estejam a criar ou não eles entram em muda de penas a partir de Março e vai até Junho/Julho, ora a reproduzirem-se e a fazerem a muda é mais que certo que esses Goulds na época seguinte dizem para ser o amigo Laís a criar.
Não queira ser mais papista que o Papa. Quem tudo quer tudo perde.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11845
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Separação de crias - alimentação. Outras questões. Empty Re: Separação de crias - alimentação. Outras questões.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos