Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Goulds - expulsão das crias do ninho

3 participantes

Ir para baixo

Goulds - expulsão das crias do ninho Empty Goulds - expulsão das crias do ninho

Mensagem  Luís Gomes Qui 01 Nov 2012, 04:44

Boa noite Sr. Ferreira,

Como tenho apenas 8 casais de bengalins para 6 casais de goulds, deixei um dos meus melhores casais a criar directo (também porque começaram mais tarde e já não tinha bengalins disponíveis). A fêmea é de final de 2010 e o macho é de final de 2011. Começaram a criar juntos este ano pois comprei-os a criadores diferentes.

Nesta primeira postura puseram 7 ovos, todos galados, tendo nascido todos. Das 7 crias que nasceram há dois dias, deixaram morrer 3, sendo que duas morreram no ninho (pareceu-me que "pisadas") e a terceira foi atirada para fora do ninho. Tem atirado também outras crias para fora do ninho, já com alguma comida no papo, mas tenho conseguido apanhá-las ainda vivas e voltar a colocá-las no ninho. As questões que coloco são:
1 - Tenho praticamente a certeza de que é o macho que atira as crias para fora do ninho. Acha que se colocar o separador na gaiola e deixar só a fêmea a tratar das crias esta abandona-as?
2 - É melhor separá-los com um separador opaco ou com um de rede, deixando-os assim verem-se um ao outro?
3 - Tenho um casal de bengalins que começaram agora a pôr ovos (tem 2). Acha que cuidarão destes goulds recém nascidos se os colocar no ninho deles?

Obrigado,
Luís Gomes



Última edição por Luís Gomes em Sex 02 Nov 2012, 16:59, editado 1 vez(es)
Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds - expulsão das crias do ninho Empty Re: Goulds - expulsão das crias do ninho

Mensagem  Ferreira Qui 01 Nov 2012, 13:05

Bom dia Luís Gomes.
Sim é o macho que faz isso.
Pode esperimentar a meter um separador mas opaco para não se verem.
Se os bengalins passarem a maior parte do tempo dentro do ninho pode experimentar, mas duvido que os aceitem por ainda andarem a pôr, tudo depende do macho uma vez que são eles que mais fazem pelas crias.
Se os outros bengalins tiverem filhos mas que a diferença de idades seja de 2 ou 3 dias pode juntar um ou dois.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds - expulsão das crias do ninho Empty Re: Goulds - expulsão das crias do ninho

Mensagem  RC Qui 01 Nov 2012, 15:49

Luís Gomes escreveu:Têm atirado também outras crias para fora do ninho, já com alguma comida no papo, mas tenho conseguido apanhá-las ainda vivas e voltar a colocá-las no ninho.

É algo como isto. Não é por acaso que a maioria dos criadores usam os Bengalins.

View My Video (Vê o video até ao fim)

Ou colocas nos Bengalins ou terás de ter paciência.
RC
RC

Mensagens : 175
Data de inscrição : 24/06/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds - expulsão das crias do ninho Empty Goulds - expulsão das crias do ninho

Mensagem  Luís Gomes Sex 02 Nov 2012, 16:56

Boa tarde Sr. Ferreira,

Mais uma vez obrigado pelos conselhos.

Separei o casal com separador opaco como aconselhou e a fêmea para já está a dar conta do recado sozinha.
Com que idade dos filhotes é que acha que posso tirar o separador?

Já agora dou-lhe conta de outra situação. Nasceram hoje cinco crias de um outro casal, mas este experiente (macho de 2010 e fêmea de 2011). Mais uma vez as cinco foram postas fora do ninho, sendo que uma já estava morta quando as encontrei. Mais uma vez tentei o mesmo truque e tirei o macho, mas desta vez com menos sucesso. Trata-se de um casal que já tinha criado junto e que tem uma ligação muito forte, pelo que a fêmea ficou a piar pelo macho e não voltou logo para o ninho. Como os filhos já estavam muito frios, tentei uma solução de recurso: Tenho um casal de bengalins que está a criar dois gouls já com 25 dias e que já tinha iniciado nova postura. Dos três ovos que já tinham posto tirei dois e coloquei lá os quatro goulds. Como estavam a alimentar os outros e ao mesmo tempo revezavam-se no ninho por causa do choco, fiquei na expectativa de que dessem de comer aos novos. Para meu agrado espreitei há pouco (não há como um dia de férias para estas coisa Very Happy) e já têm algum comer no papo. O pior vai ser logo à noite quando os dois goulds maiores forem também para o ninho.Vamos ver se não os abafam confused.

Creio que os machos expulsam os filhos para começarem nova criação. Certo? Há alguma coisa que se possa fazer para facilitar a criação directa? Ou é só paciência e perder muitas crias No. No caso do primeiro casal não estranhei pois foi a sua primeira criação, mas este casal já é experiente.

Por último, tenho reparado que os casais a quem dou a Vitamina E + Se da Avizoon ficam com diarreia, fezes muito líquidas e algo esverdeadas (na zona líquida). É normal, ou será que o produto que lhes estou a dar pode estar estragado? Está dentro da validade, de qualquer das formas.

Um abraço,
Luís Gomes

Luís Gomes
Luís Gomes

Mensagens : 64
Data de inscrição : 18/03/2012
Idade : 56
Localização : Leiria

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds - expulsão das crias do ninho Empty Re: Goulds - expulsão das crias do ninho

Mensagem  Ferreira Sáb 03 Nov 2012, 12:35

Bom dia
Luís Gomes.
Para que um casal de Goulds criem bem a sua prol têm que serem eles a escolherem-se como parceiros caso contrário embora o macho gale a fêmea e tenham 10 anos mas se não escolherem-se vão sempre abandonarem as crias. Normalmente a partir dos 2 anos de idade e desde que não vejam outros parceiros acabam por consiliarem-se e criarem sem problemas.
Eu não tirava o separador até eles comerem sozinhos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Goulds - expulsão das crias do ninho Empty Re: Goulds - expulsão das crias do ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos