Forum do Ferreira
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caturra possivelmente com ácaros

2 participantes

Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qua 29 Ago 2012, 01:03

Boa noite,

Antes de descrever o problema que assola esta caturra, permita-me elogiar o seu trabalho com este site que oferece ajuda a todos os que querem dar o melhor às suas aves. Obrigado por dispensar o seu tempo com as dúvidas que por aqui vão aparecendo e por partilhar o seu conhecimento sobre o assunto, o que permite atenuar a dificuldade em encontrar veterinários realmente formados para tratar pássaros.

Passemos à caturra:

A ave em questão está a meu cargo. Não sei nada sobre a mesma. Disseram-me que é macho e tem entre um e dois anos, mas não posso confirmar nada disso. Tem sempre à disposição Osso de choco, bloco de iodo e barra de Grit (foi me vendido como sendo Grit prensado em forma de barra que a ave vai roendo...). Tem, obviamente, sempre água limpa e mistura de sementes comprada a quilo em loja de animais, borrifada em Acariasma e guardada em tupperware. Não consigo fazer com que coma fruta ou vegetais. A gaiola e acessórios são cuidadosamente lavados com água e sabão e depois com uma esponja embebida em vinagre todos os fins de semana.

No início de Julho começou a mudar as penas, mas essa muda ainda continua, o que acho estranho. No fim de Julho reparei que as unhas estavam muito grandes e que se coçava muito. Pensando que se tratasse de parasitas externos apliquei spray Tabernil. Continuou a coçar-se. Poucos dias depois reparei que lhe faltavam penas em redor dos olhos, embora seja muito pouco, e que engolia em seco. Após ler cuidadosamente vários tópicos aqui no fórum cheguei à conclusão de que se poderia tratava de ácaros. Comprei Pulmosan através da Internet e comprei também Complexo-B. Fiz a primeira aplicação do Pulmosan exactamente como indicado pelo Sr. Ferreira nos outros tópicos (duas gotas debaixo de cada asa; uma gota na nuca) respeitando os períodos de tempo indicados. Esta caturra não é de grandes confianças pelo que é muito difícil segurá-la. Contudo o Pulmosan foi bem aplicado e no meio da confusão gerada pelo seu carácter irrequieto ela chegou a beber uma gota ou duas do próprio conta-gotas... pale
Passados 21 dias, neste caso, no Sábado passado, apliquei a segunda dose de Pulmosan e está a fazer os 5 dias de Complexo-B. Que eu me tenha apercebido parece já não engolir em seco e nas zonas em volta dos olhos noto o que parecem ser pequenas penas a despontar. A ave tem energia e come normalmente, mas a plumagem está um pouco mal tratada, com dois tons de amarelo e por vezes a ave grita por algo que lhe parece picar e coça-se embora também isso esteja a diminuir assim como a "caspa" que deita das penas. Quanto às fezes, variam muito de dia para dia: geralmente são pequenas, verdes e brancas, mas tem dias que são um pouco líquidas.

Será que é mesmo ácaros? Estou a proceder bem? É normal levar tanto tempo? Quanto tempo demora uma muda de penas?

Eu gostaria de colocar fotos, mas o sistema do fórum diz que eu não tenho permissão para postar links externos e eu iria utilizar o Imageshack para colocar as fotos... Sad


Por fim, e dada a sua larga experiência na matéria, todas estas viroses não são perigosas para os humanos?!?... Eu lavo as mãos sempre que mexo na gaiola ou algo do pássaro, é suficiente?
Desde já muito obrigado pela sua atenção Sr. Ferreira e peço desculpa pela extensão do tópico.

Cumps,

V.Ramos (Pardal)

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qua 29 Ago 2012, 01:08

Esqueci-me de referir que a caturra em questão é uma Lutino, mas antes tinha apenas um tom de amarelo e agora parece ter dois.

Cumps,

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qua 29 Ago 2012, 01:19

Finalmente as imagens da caturra, suas fezes (atenção que estas variam muito!) e do grit, do iodo e do osso de choco.

[url=Caturra possivelmente com ácaros Dsc01636xv]Caturra possivelmente com ácaros Dsc01636xv[/url]

[url=Caturra possivelmente com ácaros Dsc01644x]Caturra possivelmente com ácaros Dsc01644x[/url]

[url=Caturra possivelmente com ácaros Dsc01641y]Caturra possivelmente com ácaros Dsc01641y[/url]

[url=Caturra possivelmente com ácaros Dsc01637lb]Caturra possivelmente com ácaros Dsc01637lb[/url]


A pequena mancha de sangue na asa foi o resultado da segunda aplicação de Pulmosan: a ave esvoaçava desesperada pela gaiola enquanto eu a tentava apanhar e acabou por se magoar mas já sarou, foi uma coisinha de nada.

Cumps,

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Qua 29 Ago 2012, 13:01

Bom dia Ramos.
Há parte de ela ter bebido indevidamente o Pulmosan está tudo bem aplicado, isto se relmente aplicou na pele e não nas penas.
Se continua activa é porque as gotas que supostamente tenha engolido não lhe afectaram o cérebro (O Pulmosan não é nehum insecticida no sentido da palavra, ele actua no cérebro dos parasitas levando-os a não saberem alimentarem-se e acabam por morrerem há fome).
Este ano também noto nos meus psitacídeos uma mudança de penas mais lenta que o costume, talvez devido ao tempo ser muito seco, caso ela não tome banho é borrifa-la com água tépida. As penas de facto estão enxovalhadas, isso deve-se a falta de nutrientes por não comer fruta e vegetais.
Administre na água de beber 5 gotas de Aminovit-L para 100ml de água durante duas semanas seguidas para ajudar no desenvolvimento das penas e não só.
Esse bloco é tudo menos GRIT. O GRIT é (mistura de casca de ostra, coral, tijolo e carvão, tudo triturado e lavado) aqui vai uma foto ampliada para ver como é.
http://naturezaemcasa.no.sapo.pt/alimenta%E7%E3o%20e%20cuidados%20aves/grit.JPG
Quanto hás fezes não vejo nada de anormal.
Quanto a umas vezes por outras serem mais liquidas tem a ver com a quantidade de água que bebe, as aves defecam e urinam ao mesmo tempo.
Penso que esteja tudo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qua 29 Ago 2012, 15:00

Boa tarde Sr. Ferreira,

Muito obrigado pela sua resposta; muito obrigado pelo seu tempo.

De facto, a ingestão do Pulmosan foi falta de jeito meu e podia ter tido consequências graves, mas o Chico (é como se chama)embora não seja agressivo detesta que lhe toquem com mais que um dedo, o que dificulta tudo. No

Confirmo que a primeira aplicação do Pulmosan foi bem feita; a segunda foi razoável, só consegui aplicar na nuca mas ficou na pele e não nas penas.

Ele está de facto activo, interage bastante com os brinquedos, emite os seus sons e ao cair da noite gosta de abrir e bater as asas com muita força.

Confirmo que nas peladas em redor dos olhos noto umas penitas minusculas a surgir, mas espero que nasçam mais porque ainda são poucas e fraquitas.

A partir de hoje vou colocar sempre um pedacinho de fruta ou vegetais. Mesmo que não lhe ligue como de costume é para aguçar a curiosidade.

Vou tratar de arranjar Grit a sério, nem que tenha de o encomendar no PetVendas e farei o mesmo para o Aminovit. Aqui no Algarve é muito difícil comprar o que quer que seja, por isso se tiver de encomendar online só irei receber daqui a uma semana ou semana e meia. Mad

Acha que devo aplicar o spray Tabernil?

Daqui a duas ou três semanas voltarei a dar novidades.

Muito obrigado pela atençã Sr. Ferreira. Wink

Bem haja

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Qua 29 Ago 2012, 18:28

Boa tarde Ramos.
Não perde nada em aplicar o Insecticida da Tabernil, mais que não seja fica perfumado lol! mas não se esqueça de primeiro tirar a água que tiver na gaiola e só a volta a meter passado mais ou menos 2 horas para não se molhar e tirar algum que fique nas penas, faça uma aplicação dois dias seguidos e depois passado 21 dias torna a fazer mais 2 dias.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qua 29 Ago 2012, 23:03

Assim farei.

Volto a dar notícias daqui a duas ou três semanas.

Muito obrigado Sr. Ferreira.

Bem haja,

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qui 13 Set 2012, 12:42

Olá Sr. Ferreira,

Tal como combinado, passadas duas semanas de aplicação do Aminovit-L volto a dar novidades.

De facto, nas peladas em redor dos olhos noto claramente muitas penas pequeninas, mas elas não crescem.

A ave continua bastante activa e terminou a queda das penas, contudo a plumagem continua sem brilho e estragada como se vê nas fotos que pus atrás.

Neste momento só se coça na cabeça.

Noto que espirra várias vezes por dia e por vezes parece ter ranho embora não saia nada e parece rouca.

Entretanto, por descuido apanhou correntes de ar. Será que se constipou?

Ela tem Grit à disposição (desta vez é mesmo <Grit).

Não sei o que fazer. Faço uma terceira aplicação do Pulmosan?...

Após uma pesquisa exaustiva de tópicos reparei que alguém disse que quando as caturras ficam com as penas mais amareladas que o costume pode ser problemas de fígado. Olhando para as fotos da minha caturra que pus atrás, o que acha?

Obrigado pela atenção.

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Qui 13 Set 2012, 13:50

Boa tarde Ramos.
Verifique as fezes, se continuarem normais é porque continua com ácaros, nesse caso tem que fazer uma 3ª aplicação e mais 5 dias a Complexo-B.
Agarre na caturra e verifique se vê alguma macha escura no lado direito do ventre (junto ao peito)

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qui 13 Set 2012, 15:09

Obrigado pela sua resposta, sr. Ferreira.

As fezes estão mais ou menos na mesma, o que varia muito é a quantidade: umas vezes são muito pequeninas outras vezes são enormes e formam uma espécie de "poça" no fundo da gaiola que se torna rígida ao secar. Por vezes quando faz cocó parece uma bisnaga de pasta de dentes a ser espremida tal é o volume das fezes! Shocked

Ela recusa-se a comer fruta ou vegetais por mais que eu insista. O máximo que consigo é fazê-la dar uma bicada e nada mais. Mad

Quanto à mancha escura não vejo nada, mas no Sábado quando aplicar o Pulmosan volto a investigar melhor.

É sempre muito complicado aplicar o Pulmosan pois a ave não deixa, arma um grande escandalo e chega a magoar-se ao tentar fugir. Desta vez vou ter de o fazer sozinho pois a pessoa que costuma ajudar-me diz que não quer torturar mais o animal por uma "esquisitisse minha". Sem comentários... No

No Sábado, se detectar a tal mancha darei notícias, caso contrário sigo com o Pulmosan e Complexo-B e para não o incomodar desnecessariamente apenas darei novidades quando as houver.

Uma última pergunta: se fôr um problema mais sério existe risco real de contaminação para os humanos? Que prevenção adoptar? Exclamation

Muito obrigado pela sua atenção.

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qui 13 Set 2012, 15:12

Esqueci-me de assinar no fim. Embarassed

Bem haja Wink

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Sex 14 Set 2012, 12:56

Bom dia Ramos.
Quando me responder sobre a mancha diga-me também a cor das fezes.
Quando a agarrarem tapem a cabeça com um pano que assim ela não vê e fica quieta.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Sex 14 Set 2012, 21:44

Boa noite Sr. Ferreira,

Já apliquei o Pulmosan: duas gotas na nuca e duas gotas no peito. Porquê no peito? Porque ao apalpá-la consegui afastar as penas do peito e encontrar uma zona de pele acessível e de boa dimensão.
A aplicação foi bem feita. Há pouco fui ver a ave e ela ainda estava ensopada de Pulmosan nos locais de aplicação.

As fezes são verde escuro com zonas brancas e o volume voltou ao normal.

Não tem nenhuma mancha ou volume no peito, mas antes tivesse... o peito parece um balão de ar e o osso da quilha nota-se um pouco ao tacto. Crying or Very sad
Ao desviar as penas reparo que a pele tem muita caspa.
O anús está limpinho e perfeitinho.
A ave continua activa e come normalmente, só não pega é na fruta e nos vegetais, como sempre.

Eu sei que é mau sinal...

Ao recomendar-me alguma coisa diga-me se é possível encontrar também nas farmácias, caso as lojas de animais não o tenham e uma vez que por internet demora sempre uma semana ou mais.

Existe risco de contágio para os humanos?

Muito obrigado pela sua atenção.

Bem haja

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Sáb 15 Set 2012, 11:36

Bom dia Ramos.
Penso que de cada vez que aplicou o Pulmosan tivesse tirado toda a água da gaiola para ele não tomar banho.
Mandei ver se tinha a mancha no ventre e não no peito.
A caspa é normal nas aves e nota-se mais quando elas não têm uma banheira para tomarem banho ou não serem borrifadas por nós com alguma frequência.
Não há perigo para os humanos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Sáb 15 Set 2012, 14:16

Boa tarde Sr. Ferreira,

Estou a cumprir o processo todo do Pulmosan e Complexo-B como o sr. sempre indica.

Desculpe mas eu não sei distinguir o peito do ventre numa ave... Embarassed

Mas não há problema porque eu inspecionei a ave desde o pescoço até ao anus e não encontrei mancha nenhuma, apenas a achei magra e noto também as penas frágeis.

As peladas em redor dos olhos estão a diminuir.

Posso estar a dizer uma grande asneira mas, as aves não têm duas camadas de penas sendo que por debaixo das penas normais e grandes existe uma penugem que parece algodão? Se assim fôr essa camada não existe, basta desviar as penas normais e aparecem grandes zonas de pele, embora não existam falhas na distribuição das penas.

Deixou de espirrar e já não ouço ranho.

Entretanto, finalmente, começou a comer maçã!!! E parece gostar.

O resto come normalmente, não a vejo comer muito de cada vez nem estar sempre no comedouro. Bebe várias vezes água e sempre que o faz faz uma cantoria breve, mas hoje está calor.

As fezes são verdes e brancas, mas vão escurecendo em direcção ao castanho claro embora estejam muito líquidas (hoje até consegui ver grit nas fezes).

A que sinais devo estar alerta para diagnosticar porcarias como clamidiose ou enterite?

Obrigado pela sua atenção.

Bem haja

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Dom 16 Set 2012, 23:51

Boa noite Ramos.
As aves aquaticas é que têm 2 camadas de penas, as caturras não são patos lol!
O ventre é a parte onde estão as tripas e o rabiosque Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qui 18 Out 2012, 10:25

Bom dia Sr. Ferreira,

Peço desculpa por recuperar o meu tópico que já tem algum tempo, mas gostaria de lhe dar novidades acerca da minha caturra e pedir mais um conselho.

Depois do tratamento que lhe fiz noto claras melhorias: arrisco afirmar que os ácaros internos estão pelo menos controlados, talvez eliminados, pois a caturra deixou de engolir em seco. As unhas não cresceram mais e o bico está normal e limpo. A ave está muito activa (como aliás sempre esteve) e muito raramente espirra ou funga. Os olhos estão normais, não estão lacrimejantes (aliás nunca estiveram); a ave não deita nada pelo nariz.

As únicas situações que persistem são:

A plumagem está muito melhor, mas ainda não recuperou o brilho e ainda noto penas em mau estado. A muda terminou por completo. A ave coça-se muito pouco e só na cabeça.

As fezes não conseguem estabilizar, são verdes e brancas e são muito volumosas, chegando mesmo a ter um tom de verde citrino quase fluorescente. Foi precisamente isso, e após ler aqui vários tópicos para evitar incomodá-lo, que me levou a iniciar no passado dia 13/10/2012 a aplicação diária de FP 20/20 em pó na dose curativa em água destilada e cumprindo a bula. Esse tratamente vai terminar no próximo sábado 20/10/2012 a que se seguirão 5 dias de Complexo-B. Noto que desde que iniciei este tratamente as fezes da ave são mais consistentes e de um verde mais escuro. Também durante as duas semanas passadas eliminei as semente de girassol da dieta da ave, substituindo-as por mistura de piriquito e fruta que agora interrompi pois a bula do FP 20/20 assim o indica e voltei a acrescentar girassol e a mistura de caturra à mistura de piriquito. A ave continua elegante. O osso da quilha não está saliente mas a ave está claramente leve. Depois de terminar o FP 20/20 vou tentar colocar uma foto das fezes, pois já não sei o que são fezes normais nesta ave...

A ave come e bebe normalmente nas quantidades habituais. No Sábado passado inspeccionei a ave e não tinha nenhuma mancha escura ou inchaço no ventre e reparei que a densidade da plumagem melhorou visivelmente.

Acha que estou a fazer bem? Embarassed

Quanto às penas, se continuarem em mau estado e depois de terminado o FP 20/20 e o Complexo-B e deixar passar alguns dias para limpar o organismo, acha que devo usar o Backs Parasiten?

Desde já agradeço a sua atenção.

Cumps,

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Sáb 20 Out 2012, 12:02

Bom dia Ramos.
A cor normal das fezes são acastanhadas/pretas com o centro branco.
Se ver que as fezes continuam verdas administre mais 5 dias o FP20/20.
Sim, a seguir ao Complexo-B pode aplicar o desperasitante externo.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qua 24 Out 2012, 14:59

Boa Tarde Sr. Ferreira,

A minha caturra está hoje no 5º dia de Complexo-B, depois de ter feito 7 dias de FP20/20 na dose curativa e não noto melhoras nenhumas. Aliás estou a ficar muito preocupado com uma falha na plumagem do ventre que aos poucos vai aparecendo sob a forma de um corte de alto a baixo... é isto a que chamam a "Faca"?... Atenção, o osso da quilha não está saliente, nem é visível, mas as penas dessa zona por vezes parecem desviar-se formando um risco e basta tocar ao de leve para sentir o osso.
As fezes não estabilizam de forma nenhuma: continuam a alternar entre verde escuro e verde claro com muito branco, são volumosas e têm bastante urina que ao secar forma uma mancha esverdeada no papel do fundo da gaiola.
A Ave não funga, espirra por vezes, não tem ranho, não está em bola nem com as penas eriçadas, mas parece cada vez mais magra, apesar de continuar activa e ter uma respiração normal e não abanar a cauda ao respirar. Não noto nenhum durão no ventre.

A plumagem continua a ter dois tons de amarelo que alguém algures neste fórum já disse poder ser sinais de problemas de fígado.
No fundo a ave continua igual às fotos que pus no início do tópico.

Por tudo isto, esta noite ao limpar a gaiola e preparar a água e comedouro para o dia seguinte (só posso fazer isso à noite) vou já iniciar mais 5 dias de FP 20/20 como o Sr. Ferreira disse, na dose curativa. Acha correcto?

Depois desses 5 dias volto a dar 5 dias de Complexo-B ou já é demais para este mês?

Desculpe estar a incomoda-lo. Estou um pouco confuso com tudo isto. Estou consciente de que a ave pode não durar muito mas quero fazer o que me fôr possível pois acabei por me afeiçoar bastante a ele, gosto de tratar bem todos os animais e custa-me ver o pássaro assim.

Uma ida ao veterinário está fora de questão: os donos da ave não autorizam e costuma ser muito caro; além de que a única vantagem seriam as análises às fezes pois quanto ao resto o Sr. Ferreira está a fazer um trabalho digno de um profissional.

O que me aconselha? Será que a ave está assim por eu a estar a intoxicar?!?... Mas eu cumpro tudo certinho.

Muito obrigado por tudo

V.Ramos


Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Qua 24 Out 2012, 19:47

Boa noite Ramos.
Se ainda só lhe deu uma dose completa de FP20/20, administre outra na fórmula curativa e diluido em água destilada, dispensa o Complexo-B a seguir. Quanto há plumagem pode ser parasitas exteriores, repare se vê penas roídas.

O pássaro é para fazer criação ou simplesmente ave de companhia, digo isto porque se for só ave de companhia podemos tentar um antibiótico mais potente mas que tem como efeito esterilizar os machos.

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Qua 24 Out 2012, 20:53

Boa noite Sr. Ferreira,

Muito obrigado pela atenção.

Penas roídas ainda só vi uma. A ave quase não se coça.
Vou fazer então mais uma dose curativa de FP 20/20.

A caturra não é para criação, é apenas animal de estimação que é muito estimado.

Espero que não seja preciso nada mais forte.

Se não ocorrer nada entretanto, volto a dar notícias daqui a uma semana.

Bem haja

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Dom 04 Nov 2012, 20:11

Boa Noite Sr. Ferreira,

Desculpe o meu atraso em dar novidades mas tive uma semana bastante complicada.

Já terminei a segunda dose curativa de FP 20/20.

As fezes voltaram a ser acastanhadas, embora claras e a ave está, como sempre, muito activa, embora magra. As fezes já não são tão líquidas e o anus está limpo.

Eis algumas fotos:

Caturra possivelmente com ácaros Dsc01657rj



Caturra possivelmente com ácaros Dsc01659n



Caturra possivelmente com ácaros Dsc01662e



Caturra possivelmente com ácaros Dsc01641y

A foto das fezes é a mesma que no início do tópico porque representa bem o estado actual das mesmas.

Perdoem-me o "cenário" de fundo das fotos mas foi o único sítio que encontrei com melhor luminosidade para a ocasião. Embarassed

A plumagem continua irregular.

Vê algo que lhe chame a atenção nas fotos?
Eu penso que agora vou fazer um intervalo em tanta medicação.

Muitíssimo obrigado pela sua atenção e pela sua ajuda! cheers

Bem haja cheers

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Ferreira Seg 05 Nov 2012, 12:29

Bom dia Vitor Ramos.
A ave está impecável e bem cheia de musculo Very Happy

Um abraço, Ferreira
Ferreira
Ferreira
Admin

Mensagens : 11846
Data de inscrição : 18/05/2010
Idade : 75
Localização : Vendas Novas

http://www.forumdoferreira.com

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Pardal Seg 05 Nov 2012, 14:53

Obrigado pela ajuda. Wink

Bem haja!

V.Ramos

Pardal

Mensagens : 26
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Algarve

Ir para o topo Ir para baixo

Caturra possivelmente com ácaros Empty Re: Caturra possivelmente com ácaros

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos